Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
MR48: "Política de Terreiros": entre os conflitos, violações e as mobilizações por reconhecimento de direitos dos povos tradicionais de matriz africana

Coordenação: Ana Paula Miranda (UFF)

Debatedor/a: Rosiane Rodrigues de Almeida (UFF)
Participantes: Ilzver de Matos Oliveira (PUC-PR), Marlon Marcos (UNILAB), Wanderson Flor do Nascimento (UnB)

Resumo:
A atuação política dos afrorreligiosos fez surgir na esfera pública um ativismo orientado pelo reconhecimento do pertencimento étnico-racial-religioso como um marcador da luta antirracista. Discutir a constituição de uma “Política dos Terreiros” está motivada pela ideia de que o terreiro é um território que se institui a partir de solidariedades e disputas intragrupais, conformadoras de modos de vida próprios. Optamos por uma abordagem interdisciplinar para que se tenha uma perspectiva multidimensional sobre os conflitos e as formas de mobilização que envolvem os terreiros, voltados ao enfrentamento às violações dos direitos individuais, coletivos e difusos.
O ativismo dos afrorreligiosos tem como principais frentes de lutas a politização das demandas dos terreiros nas áreas da Educação, Segurança Pública, Saúde, Cultura, Segurança Alimentar e Nutricional, Artes, Direito etc. Destaca-se ainda as disputas inerentes à (re)produção de conhecimentos, dentro e fora das universidades, que muitas vezes negou a existência de organização política dos terreiros.
A mesa pretende debater ainda como a diversidade étnico-racial-religiosa dos agentes é influenciada pela diversidade da conformação sócio-histórica do campo das religiões afro-brasileiras, a partir da confluência dos povos oriundos do continente africano no contexto de diáspora forçada, já que muitas vezes o debate é reduzido a uma perspectiva “yorubacêntrica”, ocultando as demais tradições que compõem esse universo.

Palavras chave: política de terreiros; afrorreligiosos; reconhecimento de direitos