Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
MC04. Sistematização e análise de dados na pesquisa antropológica

Débora Allebrandt, Hellen Caetano

Este minicurso tem como objetivo apresentar possibilidades e estratégias de sistematização e análise de dados na pesquisa antropológica. Muito se fala sobre a importância das entrevistas, da produção de cadernos e diários de campo. Porém, pouco tem se falado como nóslidamos com nossos dados produzidos em campo. Nosso intuito com essa proposta é desmistificar tais processos, construindo coletivamente formas de tratamento do conjunto de dados obtidos na pesquisa. Para além da lacuna que produz um salto entre o foco na produção de dados para seu produto final - os textos etnográficos, nós temos alguns novos desafios na pesquisa contemporânea. Trata-se da diversidade de fontes e materiais a serem analisados e incorporados aos dados de pesquisa. São entrevistas, relatos de observação, produções de nossos interlocutores; reportagens; filmes, hipertextos, publicações em mídias digitais e documentos variados que compõe as redes e caminhos de nossa incursão na pesquisa. Na primeira sessão, falaremos sobre a importância da organização das referências, de indexadores e a utilização de ferramentas que automatizam as citações e bibliografias. Na segunda sessão, exploraremos as nuances entre nossos roteiros de pesquisa e a sistematização dos dados produzidos. Na última sessão abordamos analise, comparação e cruzamento de dados. Quando consideramos métodos, a ligação entre sistematização, análise e apresentação dos dados deve ser fundamental para todo o processo do fazer antropológico.

Resumos submetidos
Sistematização e análise de dados na pesquisa antropológica (Hellen Caetano)
Autoria: Hellen Caetano
Autoria: Sessão 3 - Analisando, comparando e cruzando dados – Hellen Caetano Neste encontro apresentamos alguns softwares, especialmente de acesso livre como CATMA, que auxiliam na classificação, comparação e análise dos dados e implementamos algumas das categorias que foram desenvolvidas no encontro anterior.
Sistematização e análise de dados na pesquisa antropológica
Autoria: Débora Allebrandt
Autoria: Sessão 1 -Organizando sua biblioteca de referências Você conhece as ferramentas de busca de indexadores? Sabe citar corretamente as referências utilizando normas como ABNT, APA, Chicago? Consegue extrair artigos das plataformas indexadoras? Nesta sessão iremos percorrer os indexadores e as chaves de pesquisa que permitem um maior alcance e precisão das buscas e a construção de uma biblioteca de referências e gestão de artigos através do software Mendeley Desktop. Sessão 2 - O que o roteiro da sua entrevista tem a ver com a sistematização da pesquisa? Quando você construiu seu roteiro de entrevista pensou que ele poderia ser utilizado para iniciar as categorizações da sistematização dos seus dados de campo? Nesta sessão utilizaremos o roteiro de entrevista para criar as primeiras categorias de sistematização; A partir delas iremos trabalhar com a construção de árvores de categorias e subcategorias que permitirão cruzar os dados de pesquisa e ter uma melhor dimensão de seu alcance.