Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
OF03. Podcasts e Antropologia: formas de produção, possibilidades de uso no ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica

Soraya Fleischer, Paula Lacerda, Camilla Iumatti Freitas, Marina de Barros Fonseca, Thiago Coacci

O cenário informacional e educacional nos últimos anos tem configurado uma demanda por novas formas de construir uma relação entre o conhecimento produzido na academia como parte da agenda social e em contextos de ensino, comunicação e divulgação científica. Nesse cenário, o podcast se destaca na ampliação da produção científica e de construção de outras sensibilidades em outros contextos de ensino-aprendizagem. A partir da experiência da Rádio Kere-kere, uma rede de podcasts de Antropologia e Ciências Sociais criada em 2020, a oficina pretende estimular práticas colaborativas sobre podcasts como material didático, de pesquisa, extensão e divulgação científica. A oficina está organizada em torno de três sessões. Na primeira sessão, abordaremos aspectos da pré-produção (conceito, metodologia, roteiro, pesquisa de materiais, formato e planejamento). Na segunda, discutiremos a produção em si (gravação, edição, trilhas e ambientações sonoras, organização dos arquivos). Na terceira, teremos como foco a pós-produção (publicação, divulgação, disseminação em redes sociais, diálogos e retornos de ouvintes). Com a oficina, nosso objetivo é fomentar o debate sobre o uso de podcasts em Antropologia, bem como proporcionar um espaço coletivo de aprendizado e diálogo, que discuta formas de fazer e de criar podcasts e seus roteiros, os aspectos técnicos e tecnológicos envolvidos nesta produção e as formas de publicizar e divulgar, por meios também digitais, os produtos finais.

Resumos submetidos
A pré-produção de um podcast
Autoria: Camilla Iumatti Freitas
Autoria: Nesta sessão iremos trazer aspectos conceituais e metodológicos a partir de nossas experiências sobre a pré produção na construção de episódios e/ou séries de um Podcast. Essa é a fase em que delineamos a narrativa que queremos oferecer ao pensarmos num tema a ser produzido. Por isso, nessa etapa é importante entendermos qual será o fio condutor da história que queremos contar, além do formato e dos recursos que iremos lançar mão para dar vida às ideias concebidas para o episódio e/ou série. Portanto, nesta sessão da oficina ofereceremos às/aos participantes modelos de planejamento que envolvem as etapas para metodologia, reuniões de planejamento, definição de materiais a serem utilizados (entrevistas, textos, músicas, poesias, entre outros), roteiros e cronograma de execução
Produzindo sem orçamento
Autoria: Marina de Barros Fonseca
Autoria: A sessão será uma defesa da necessidade de Antropologues se aventurarem no mundo da podosfera, mesmo sem manejo perfeito das etapas de produção, para povoar esse mundo sonoro com perspectivas antropológicas e não nos mantermos tão afastados do cotidiano das pessoas. Gravar um podcast é como olhar para um espelho, analisando sua própria fala e capacidade de escuta. Dito isso, a segunda oficina é um espaço de exposição e reflexão sobre como fazemos um podcast com baixo, ou melhor, nenhum orçamento. Este é o caso da maioria dos podcasts da nossa rede Kere-Kere e, por isso, vemos a importância da rede para compartilharmos e aprendermos juntes. A partir da nossa realidade no Conversas da Kata, vamos trazer uma reflexão, digamos assim, “mais técnica” do processo de produção de um podcast: quais as ferramentas? onde buscamos apoio? e depois de gravar, faz o quê mesmo? Trataremos sobre softwares gratuitos de edição, formas de upar para tocadores, produção de vírgulas sonoras e algumas dicas de como contornar a falta de equipamentos e um estúdio para gravação. Falaremos também sobre algo que é essencial tanto para a vida acadêmica como para a produção de podcast: organização.
Estratégias de difusão
Autoria: Thiago Coacci
Autoria: Você já criou seu podcast, gravou os episódios, editou, mas e aí? Nessa sessão, conversaremos sobre o processo de pós-produção do podcast, que envolve a hospedagem, construção de público, divulgação, a manutenção financeira e outros assuntos. Algumas das perguntas que nortearão nossa conversa são: como construir um público? Como fazer com que seu podcast chegue até mais pessoas? Em quais redes sociais eu preciso estar e como melhor utilizá-las? E ainda mais importante, como fazer tudo isso com baixo orçamento e equipe pequena?