Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
MR16: Desafios contemporâneos sobre a ética em pesquisa: o plural em questão em tempos inquietantes!

Coordenação: Fabio Reis (UFF)

Debatedor/a: Hully Falcão (Fiocruz)
Participantes: Alexandre Martins (Instituto Politécnico de Portalegre), Monica Savedra (UFF), Mariano Daniel Perelman (UBA-CONICET)

Resumo:
A proposta da presente Mesa Redonda consiste em desenvolver uma discussão sobre as diferentes formas emprestadas à regulação e governança científica no domínio da ética em pesquisa. Tomando como foco os diferentes campos de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas, tal proposição tem como interesse olhar contrastivamente esses modelos de controle da pesquisa, seja do ponto de vista dos contextos socioculturais, seja quanto às distinções internas entre as áreas do conhecimento no que diz respeito às múltiplas compreensões do que possa ser a "ética" da pesquisa. Essa Mesa é produto das atividades do Comitê de Ética em Pesquisa nas Ciências Humanas da Associação Brasileira de Antropologia, que tem como objetivo difundir o debate sobre o tema da ética em pesquisa e, simultaneamente, da produção de reflexões que possam culminar em possíveis medidas e caminhos para a conformação de uma governança científica da ética em pesquisa pautada por princípios democráticos, republicanos, correspondentes à diversidade de práticas dos pares das suas respectivas áreas do conhecimento e aberta ao diálogo entre perspectivas plurais.

Palavras chave: governança, científica, pesquisa
Resumos submetidos
Instituciones, ética y validación del conocimiento en Argentina
Autoria: Mariano Daniel Perelman
Autoria: La presentación busca dar cuenta del modo en que el sistema científico son centrales para comprender los modos de producción. Para ello, la presentación se centra en el caso argentino, más específicamente en la implicancias de ser investigador del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET). Por otro lado, también interesa discutir el modo en que producimos conocimiento, el modo en que se valida ese conocimiento y la ética en el proceso de investigación