Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
SE04. A gente fala com quem? Desafios da comunicação e da divulgação científica no campo das Ciências Sociais brasileiras

Coordenação: Carly Barboza Machado (UFRRJ)

Sessão 1 - Associações científicas: práticas e desafios da comunicação institucional
Participante(s): 
Bruno Cesar Santos Dias (Abrasco), Carly Barboza Machado (UFRRJ), José Eduardo Leon Szwako (UERJ)
Debatedor(a): Laura Lowenkron (IMS - UERJ)

Sessão 2 - Segurança digital, defesa de direitos e enfrentamentos políticos nas redes
Participante(s): 
Carolina Parreiras (Unicamp), David Nemer (University of Virginia), Isabela Dias Fernandes (O Projeto Tor)

Sessão 3 - Roda de Conversa – Redes Sociais como aliadas na divulgação científica
Participante(s): 
Beatriz Klimeck Gouvêa Gama (IMS/UERJ), Bernardo Fonseca Machado (Unicamp), Camilo Albuquerque de Braz (UFG), Matheus Gonçalves França (UFG), Ramon Pereira dos Reis (SEDUC-PA)

Resumo:
Os últimos anos acentuaram de modo intenso um desafio já presente no campo científico há muito tempo: como comunicar e divulgar conhecimentos científicos para diferentes públicos, em plataformas variadas e utilizando diferentes linguagens. Este Simpósio Especial tem por objetivo promover uma reflexão crítica sobre projetos de comunicação e divulgação científicas desenvolvidos no campo das Ciências Sociais, e da Antropologia em particular, seus alcances e limites. Pretendemos pensar a face comunicativa e pública das Ciências Sociais a partir de suas diferentes dimensões: práticas institucionais de comunicação, presença pública de pesquisadoras/es em mídias diversificadas, usos das redes sociais como divulgação científica, reações do público aos conteúdos apresentados pelo campo das Ciências Sociais - envolvendo inclusive os riscos de ataques virtuais e ameaças -, bem como estratégias de segurança para garantir a continuidade das ações e a proteção de cientistas sociais em suas atividades públicas. Por fim, destaca-se, neste Simpósio, a intenção de promover uma troca reflexiva de experiências entre profissionais envolvidas/os em projetos diversos, valorizando as tantas ações criativas e inovadoras que existem hoje no campo, e buscando incentivar a relevância e a continuidade de práticas comunicativas de perfil público nas Ciências Sociais.