Check
ISBN: 978-65-87289-23-6
SE12. As grafias da antropologia e suas costuras

Coordenação: Aina Guimarães Azevedo (UFPB), Luis Felipe Kojima Hirano (UFG)

Sessão 1
Participante(s): 
Emiliano Ferreira Dantas (CRIA), Maria Suely Kofes (Unicamp), Sylvia Caiuby Novaes (USP)
Debatedor(a): Patrícia dos Santos Pinheiro (UFPB)

Sessão 2
Participante(s): 
Arissana Braz Bomfim de Souza (UFBA), Ralyanara Moreira Freire (Ciranda da Arte - Seduc/GO), Tatiana Helena Lotierzo Hirano (USP)
Debatedor(a): Mariana da Costa Aguiar Petroni (UNILAB)

Sessão 3 - Roda de Conversa entre todos/as os/as expositores/as:
Participante(s): 
Arissana Braz Bomfim de Souza (UFBA), Emiliano Ferreira Dantas (CRIA), Maria Suely Kofes (Unicamp), Ralyanara Moreira Freire (Ciranda da Arte - Seduc/GO), Sylvia Caiuby Novaes (USP), Tatiana Helena Lotierzo Hirano (USP)

Resumo: 
Nos últimos anos, estamos vivenciado na antropologia aquilo que tem sido chamado de "virada gráfica" (CAUSEY, 2013), notadamente com o retorno do desenho em nossa prática, não apenas como forma de descrição etnográfica, mas também como reflexão sobre o fazer antropológico. Ocupando um espaço "ambíguo" entre a escrita e a imagem, o desenho complexifica as relações entre esses termos e traz contribuições para pensar outras grafias, que a antropologia vem trabalhando já faz algum tempo, mas que nem sempre foram pensadas ou enfatizadas como inscrições gráficas, como a própria etnoGRAFIA, bioGRAFIA, GRAFismos indígenas, fotoGRAFIA e filme (cinematoGRAFIA), entre outras grafias. Ainda que esses modos de expressão guardem particularidades irredutíveis, a ideia das mesas que compõem este Simpósio Especial é pensar "as grafias da antropologia e suas costuras". A costura significando aqui suas articulações na diferença, na complementaridade, em suas contraposições, justaposições e criações conjuntas. O suposto é que a multiplicação dos modos de fazer antropológico possam alargar as maneiras como percebemos e tecemos relações em campo e na difusão de nossas pesquisas na dimensão pública, caminho que nos parece imprescindível para a antropologia contemporânea. Roda de Conversa entre todos/as os/as expositores/as