Cooperação

Acordo de Cooperação Técnica entre a ABA e o Ministério Público Federal

O Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Antropologia, firmado no ano de 2007 e renovado até os dias de hoje, tem por objetivo a colaboração a que se propõe a Associação e o MPF na realização de estudos, pesquisas e elaboração de laudos antropológicos periciais, que permitam subsidiar e apoiar tecnicamente os trabalhos, judiciais e extrajudiciais, do MPF, em questões que envolvam direitos e interesses de populações indígenas, remanescentes de quilombos, grupos étnicos, minorias e outros assuntos referentes às suas atribuições. A ABA indicará profissionais de seu quadro de associados/as para a elaboração de laudos.

Acordo de Cooperação Técnica
Resolução da ABA para Laudos Antropológicos
Tabela de honorários (ano 2022)
Publicação da assinatura do Acordo no DOU

PFDC e associações de ensino firmam cooperação para acompanhar casos de assédio contra profissionais da educação

Termo de cooperação firmado, no dia 03 de dezembro de 2018, entre a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e quatro entidades nacionais de educação superior: a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
As associações signatárias se comprometem a sistematizar e encaminhar à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão as denúncias de assédio contra seus afiliados. Em contrapartida, o órgão do Ministério Público Federal se responsabiliza por acolher essas informações e providenciar os encaminhamentos necessários. O objetivo da iniciativa é proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento – seja em artigos, pareceres, relatórios, laudos, aulas e demais atividades acadêmicas.

Notícias: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/informativos/edicoes-2018/dezembro/pfdc-e-associacoes-de-ensino-firmam-cooperacao-para-acompanhar-casos-de-assedio-contra-profissionais-da-educacao.

Acordo de Cooperação Técnica entre a ABA e a ENFAM

Este acordo, firmado no dia 30 de maio de 2017, tem por objetivo a cooperação técnico-científica para a realização de ações educacionais intermediadas pelo acompanhamento especializado na área de antropologia com vistas à ampliação e à aplicação do estudo antropológico em conteúdos desenvolvidos nos programas de formação para magistrados.

Acordo de cooperação técnica entre a ABA e o INCRA

Este acordo, firmado no dia 30 de setembro de 2011, tem por objetivo fortalecer os trabalhos de regularização fundiária dos territórios quilombolas desenvolvidos pelo INCRA, a partir da colaboração entre os partícipes, por meio da interlocução de profissionais da área de antropologia, interessados em ampliar e difundir conhecimento científico em prol da elaboração de estudos técnicos, apoio, avaliação e divulgação da política pública e estímulo a pesquisa na área quilombola.

Fundo ABA no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Skip to content