Outras notícias

Justiça reconhece que Morro dos Cavalos é terra Guarani

O juiz Federal da Vara Ambiental de Florianópolis reconheceu a TI Morro dos Cavalos (SC) como terra Guarani em sentença que confirmou sua Portaria Declaratória.  A sentença é resultado de uma Ação Popular que tramitava desde março de 2009, a qual pretendia anular o processo demarcatório, alegando inexistência de tradicionalidade exigida pelo artigo 231 da Constituição Federal, pois os indígenas seriam de origem paraguaia e a demarcação incentivaria a “imigração ilegal de indígenas aculturados e mestiços”. Renegando tais argumentos, a decisão o Juiz reconheceu que Morro dos Cavalos é de ocupação tradicional Guarani, e entendeu como preconceituosas as adjetivações aos indígenas como “paraguaios e aculturados”, que seriam atribuídas com o objetivo tácito de infirmar os seus direitos garantidos constitucionalmente. Como afirmou o Juiz na sentença: “Não existe uma cultura inferior, como quer fazer crer a parte autora. Ao contrário, existem culturas que merecem uma proteção especial, garantida constitucionalmente, a fim de que não venham a se extinguir no futuro”. Agora só falta a presidenta Dilma Rousseff assinar a Homologação, tão esperada pela comunidade indígena. Assina Dilma!
Leia aqui a sentença.

separador

ABA no XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH

P1000509De 22 a 26 de julho realizou-se em Natal, nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH que teve como tema: Conhecimento Histórico e Diálogo Social. A convite do Presidente da ANPUH, Prof. Benito Schmidt, a Profa. Ellen F. Woortmann, representando a Presidente da ABA Profa. Carmen Rial, participou da Mesa Associações Científicas e Diálogo Social. A Profa. Ellen na sua fala, após fazer um relato da trajetória histórica da ABA desde a ótica acadêmica, destacou a importância das contribuições da entidade em momentos-chave do cenário nacional, tais como na elaboração da Constituição de 1988 e na Rio 92. Destacou também a importância da ABA na defesa dos direitos  de grupos tradicionais em situação de risco  e no apoio a movimentos sociais. A Mesa contou com a participação do Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Prof. Renato Emerson N. dos Santos, e da Profa. Julie Cavignac, representando o Presidente da ANPOCS, Prof. Gustavo Lins Ribeiro.

separador

ABA debate a INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA na 65ª SBPC

A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – 21 a 26 de julho de 2013, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife – terá como uma das conferencias proferidas por João Pacheco de Oliveira, ex-presidente da ABA e coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas. Outras diversas atividades serão promovidos pela ABA, entre os quais as mesas Demandas Políticas Indígenas, Ética, e  Futebol. Destacam-se também os Encontros sobre Museus Indígenas, Fotografia e Ensino e a Sessão Especial em homenagem a John Monteiro. A ABA participa também da mesa organizada pela ANPOCS que discutirá a Internacionalização Acadêmica. E da oficina Ensinar Antropologia em 2013: como, onde e porque?
Leia a programação da ABA aqui.

Programação da SBPC:
Programação Científica –   http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/programapreliminar-65ra-site.pdf;
Programação de pôsteres –  http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/sbpc_65_reuniao_anual_posteres.pdf;
SBPC Jovem –  http://www.sbpcnet.org.br/recife/arquivos/sbpcjovem.pdf;
Lista dos minicursos –   http://www.sbpcnet.org.br/reunioes/recife/lista_mc.php.

separador

Editor anuncia Lília Schwarcz na Vibrant

“Caros sócios da ABA: A partir do seu número 10(2) a sair em 31 de dezembro de 2013, a Vibrant terá uma seção de resenhas de livros.  Para tanto ficamos felizes em anunciar que a professora Lília Schwarcz concordou em ser a nossa Editora de Resenhas. 
As resenhas serão escritas na sua maioria pelos nossos amigos além mar.  Assim, além de podermos contar com a participação de antropólogos que leem português mas que trabalham fora do Brasil, acreditamos que contribuiremos ainda mais para a disseminação da antropologia feita aqui.”

Um abraço,

Peter Fry
Editor, Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology
www.vibrant.org.br

separador

Seminário Cem Anos de Egon Schaden

Com o advento do centenário do nascimento Egon Schaden, a Universidade do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de São Bonifácio, com apoio decisivo da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade Federal de Santa Catarina, se sentiram motivadas para atender ao chamamento da Associação Brasileira de Antropologia e realizar diversas atividades (pesquisa, ensino, extensão) e eventos para marcar de maneira adequada esta ocasião. Estas atividades culminarão no “Seminário Cem Anos de Egon Schaden”, a ser realizado na cidade de São Bonifácio/SC, nos dias 25 e 26 de julho de 2013.

O seminário busca portanto marcar a memória do centenário do nascimento, refletindo sobre a obra de Egon Schaden.

Paralelamente, a organização do seminário busca-se  estimular o processo de resgate da memória de São Bonifácio com a revitalização do Museu Francisco Schaden, o estímulo para a criação do Arquivo Egon Schaden, a disseminação de informações históricas entre professores das redes de ensino presentes no município e diferentes ações que competem para a apropriação da memória da colonização e sua integração ao processo de desenvolvimento do município.

Já confirmaram presença no evento o Presidente de honra da ABA Roque Laraia e a Presidente atual, Carmen Rial, assim como Julio Cesar Melatti (UnB) e outros importante antropólogos brasileiros. Antônio Candido (USP) fará uma intervenção à distancia.

Leia mais em: Informe / Sessão Especial /    http://egonschaden.wordpress.com/ –   http://www.facebook.com/pages/Semin%C3%A1rio-Cem-Anos-de-Egon-Schaden-25-e-26-julho-2013/416676511751965

separador

Projeto dá porte de arma a vigilantes de instituições de ensino federais

Leia mais

separador

Antropologia na França: nova Ameaça

A Presidente da Associação Francesa de Etnologia e Antropologia – AFEA alerta para o perigo da proposta feita pelo Ministério de remover a palavra “etnologia, antropologia” da nomenclatura para licença de títulos. Esta remoção seria diluir a Etnologia e a Antropologia nas Ciências Sociais e, assim, privá-las de todas as especificidades. A petição, que se origina, Seção 20 da CNU, já está em circulação. Assine, no link: http://www.petitionpublique.fr/?pi=ETHNOLOG#.

separador

Manifesto “Arqueologia pelas Gentes: um Manifesto. Constatações e Posicionamentos Críticos sobre a Arqueologia Brasileira em Tempos de PAC”

Leia mais

separador

Antropólogo Luiz Eduardo Soares fala sobre onda de protestos no Brasil

Confira nos links: http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/pensar/2013/06/22/noticia_pensar,143514/entrevista-luiz-eduardo-soares.shtml e http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/06/22/luiz-eduardo-soares-que-vem-depois-da-queda-da-tarifa-500795.asp.

separador

Ato no Senado lança campanha contra privatização do nome Amazônia

Leia mais

separador

Vice-procuradora geral da República, Déborah Duprat, é afastada do cargo

Com o afastamento, Duprat volta a ser sub-procuradora da República. Déborah Duprat, foi afastada do cargo nesta terça-feira (11) pelo procurador-geral, Roberto Gurgel. O motivo não foi informado.

Leia mais

separador

SEM MEDO DE SER FELIZ: Pela afirmação dos direitos humanos como princípio para a prevenção em saúde

Nota pública do Grupo de Trabalho em Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Leia mais

separador

Morre Patika Tembé: O famoso mestre Chico Rico

Leia aqui a nota de falecimento do GEPI-Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas, sediado no Laboratório de Antropologia “Arthur Napoleão Figueiredo” da UFPA-Universidade Federal do Pará.

separador

Conselho Mundial de Associações Antropológicas lança Déjà Lu, Revista Global online

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas acaba de lançar sua revista Déjà Lu que se destina a pluralizar o intercâmbio entre antropólogos a nível global. Trata-se de uma publicação que respeita as decisões acadêmicas feitas pelos pareceristas da comunidade de origem do autor para evitar a imposição de estilos ou cânones internacionais hegemônicos. A Déjà Lu publica artigos que já apareceram nas revistas das associações membros do WCAA. O artigo enviado pela VIBRANT foi o de  Luiz Fernando Dias Duarte (2011). Damascus in Dahlem. Art and nature in Burle Marx’s tropical landscape design. VIBRANT – Virtual Brazilian Anthropology. Vol. 8, no. 1, pp. 496-510. Déja Lu é co-editada pelo ex-presidente da ABA, Gustavo L. Ribeiro.
Leia e difunda em: http://www.wcaanet.org/dejalu/index.html

separador

Posse dos novos Membros Titulares da ABC 2013

Em cerimônia realizada no dia 07 de maio de 2013, no Rio de Janeiro, tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, em sua seção de Ciências Sociais, o Professor Peter Fry, além da historiadora Laura de Mello e Souza.

Leia mais

separador

OSX, de Eike Batista, volta a demitir cerca de 80 funcionários no Açu

Demissões ocorreram no dia 03 de maio para adequação da equipe. Em abril, outros 80 funcionários já haviam sido demitidos.

Leia mais

separador

Documentário sobre o antropólogo Darcy Ribeiro

Um homem de causas, assim pode ser definido Darcy Ribeiro.  No documentário “Darcy – um brasileiro”, dirigido por Maria Maia, o telespectador vai conhecer um pouco desta personalidade, visto por ele mesmo e pela ótica de amigos e colaboradores. As transmissões ocorrerão na TV Senado, no dia 19 de maio e ocorrerão duas reapresentações nos dias 25 de maio e 02 de junho de 2013. Informações: Cartaz / https://www.youtube.com/watch?v=9Bnojwi4EYA&list=UULgti7NuK0RuW9wty-fxPjQ.

separador

SBPC divulga nota de esclarecimento sobre seu posicionamento na Reunião Especial de Alcântara

Na nota, reafirma defender os direitos territoriais das comunidades tradicionais constituídas, nacionalmente, por indígenas, quilombolas, pescadores, extrativistas, artesãos e pequenos agricultores.

Leia mais

separador

Reunião Especial da SBPC em Alcântara leva ciência e educação para comunidades do município

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promoveu em Alcântara, no Maranhão, atividades ao longo da última semana de abril, destinadas a alunos e professores do ensino básico e agentes de saúde do município. É a primeira reunião da SBPC nesse formato, com uma programação toda dirigida para a população, sem conferências nem apresentação de trabalhos científicos. “É uma experiência nova da SBPC”, disse sua Presidente Helena Nader. “O nosso trabalho será inteiramente voltado para a divulgação da ciência e para as necessidades educacionais e de saúde da população.”

Leia mais

separador

ABA apoia o Open Access

A ABA assinou petição em favor do Open Access, sistema de livre acesso à publicações, que apoia a recomendação da Comissão Européia relativa à publicação em acesso aberto (isto é, gratuito para o leitor) dos resultados de investigações científicas financiadas por fundos públicos. A revista Vibrant que desde seu início é publicada em Open Access também se manifestou a favor. O link para a manifestação é http://iloveopenaccess.org/argumentos-em-favor-do-acesso-aberto-para-resultados-de-investigacao/
Leia e assine.

separador

Antropólogas entre os convidados para a Feira de Frankfurt

A ex-presidente da ABA Manuela Carneiro da Cunha, Professora em Chicago e na USP, e a ex-diretora da ABA Lilia Moritz Schwarcz, global Scholar em Princeton e Professora na USP, estão entre os 70 intelectuais brasileiros convidados para a Feira de Frankfurt, que acontecerá em outubro, na Alemanha.

Leia mais

separador

Presidente da ABA em entrevista para a TV Feevale

Carmen Rial fala sobre os diálogos que a Associação, mais antiga das Associações Científicas na área das Ciências Sociais do país, lida diariamente reunindo antropólogos que produzem conhecimento qualificado sobre a realidade social brasileira e suas intervenções nas políticas públicas diante dos desafios da sociedade.
Assista aqui

separador

Comissão Local, da 29ª RBA, reúne-se com a reitora da UFRN

Carmen Rial, presidente da ABA, Elisete Schwade, coordenadora do PPGAS, Lisabete Coradini, chefe do departamento de Antropologia e Julie Cavignac, conselheira da ABA, foram recebidas pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. Trataram da logística para a realização do evento no campus da Universidade, com ótimos resultados. Estiveram também em contato com a presidente da FAPERN, Maria Bernardete de Souza, e obtiveram da FAPERN o financiamento do Centro de Eventos, onde será realizada a abertura da 29aRBA, dia 03 de agosto de 2013.

separador

Novas usinas nucleares podem ir para Minas

As próximas usinas nucleares a serem construídas no Sudeste, depois de Angra 3, podem ser instaladas no norte de Minas Gerais, próximo ao rio São Francisco. A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre os sítios indicados para a construção de centrais nucleares na região. De oito localidades selecionadas no Sudeste, cinco estão no Estado de Minas Gerais.

Leia mais

separador

Empresas fazem mais de 4,5 mil pedidos para explorar de ouro a cobre em terras indígenas

Requerimentos estão concentrados em 17 reservas na Amazônia Legal, como as dos ianomamise dos caiapós. Entre as empresas interessadas estão gigantes, como a Vale, e até multinacionais, como a anglo-sul-africana Anglo American.

Leia mais

separador

Obras do PAC revelam tesouro

Achados arqueológicos, que remetem a civilizações pré-históricas, serão cobertos por hidrelétricas e rodovias; Iphan não acompanha demanda.

Leia mais

separador

Código Florestal: bancada ruralista se articula para derrubar vetos de Dilma

Mal entrou em vigor, o novo Código Florestal (Lei 12.651, de 2012) inicia 2013 sob fogo cruzado. A começar pelo Congresso Nacional, onde a bancada ruralista se articula para a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff. O texto original, aprovado pelos parlamentares em maio do ano passado, já havia sofrido vetos parciais que foram complementados por uma medida provisória. Mas essa MP, após ser modificada no Congresso, também teve nove itens vetados por Dilma, em outubro, sob o argumento de não anistiar desmatadores e garantir a inclusão social no campo. Desde então, um decreto presidencial resgatou a chamada “escadinha”, que traz regras diferenciadas de recomposição das margens desmatadas de rios, de acordo com o tamanho da propriedade.

Leia mais

separador

Deputados divergem sobre PEC que autoriza Congresso a demarcar terras indígenas

Uma Proposta de Emenda à Constituição que transfere para o Congresso Nacional a competência de aprovar a demarcação das terras ocupadas por indígenas é uma das prioridades deste ano da Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso Nacional.

Leia mais

separador

Protesto da ABGLT pela indicação à Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, entidade que congrega 284 organizações em todo território brasileiro protestou pela indicação a CDHM de deputado que tem se pronunciado contra comunidade LGBTT.

Leia mais

separador

Entrevista com Eliane Cantarino O’Dwyer, da Comissão especial de apoio à Presidência da ABA – Laudos Periciais, durante o Ciclo de Encuentros “Trayectorias” em 2012

Veja aqui

separador

Indígena ocupa cargo de professor na UFPA

Com a intenção de promover o multiculturalismo, a Universidade Federal do Pará (UFPA) empossou, pela primeira vez, um indígena que passa a ocupar o cargo de professor efetivo da Instituição. William Dominguez, pertencente à etnia Xacriabá, adotado pelos Assurini, assumiu nesta sexta-feira, 18, na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), o cargo de professor da disciplina Antropologia da Saúde, do curso de Etnodesenvolvimento, do Campus de Altamira.
Leia mais

separador

Sócio da ABA assume presidência da associação de pesquisadores do Brasil na França

Vinicius Kauê Ferreira recém eleito presidente da APEB, também será um dos responsáveis pelo mural ABA-Jovem do site da ABA.

Clique aqui para ler a proposta da nova diretoria da APEB.

separador

Porto do Açu pode prejudicar lavouras em São João da Barra

Veja aqui o vídeo

separador

Carta de Belo Horizonte

Os pesquisadores e pensadores signatários deste documento vêm, há mais de uma década, realizando rigorosas pesquisas que evidenciam, à exaustão, enorme volume e diversidade de situações empíricas em que populações, comunidades tradicionais, povos indígenas e classes populares em geral têm seus direitos ambientais, culturais, territoriais e humanos flagrantemente violados. Invariavelmente, os agentes dessa violação são os responsáveis pelos empreendimentos privados orientados para a acumulação de capital, tais como aqueles investidos no mercado imobiliário, na incineração de resíduos tóxicos, na produção de commodities agrícolas e minerais, na apropriação de recursos hídricos para geração de energia elétrica, para a pesca comercial, para o turismo elitizado, para os monocultivos irrigados etc.

Leia mais

separador

Mapa de Conflitos Ambientais entra em sua segunda fase

Leia mais

separador

Mais da metade da Terra Indígena Yanomami está destinada para a mineração

Índios yanomami rejeitam parecer do Projeto de Lei que pretende regulamentar exploração minerária em suas terras.

Leia mais

separador

Peter Fry, do Conselho Diretor da ABA e Editor da Vibrant, recebe título de Professor Emérito

Nesta última quarta-feira (27/02), às 17h, e,m sessão solene realizada no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), no Largo de São Francisco, o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Carlos Levi, outorgou o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Peter Henry Fry, do Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Peter Fry é doutor em Antropologia Social pela Universidade de Londres, foi Vice- Presidente da ABA na gestão 2006-2008, e possui trabalhos nas áreas de religião, sexualidade e relações raciais. Atualmente, é editor do jornal da Associação Brasileira de Antropologia.

 

separador

 

Posse da Diretoria da ABA – Gestão 2013/2014

A diretoria da ABA foi empossada aos 10 dias do mês de janeiro de 2013, as 19h, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas – ICB/UnB. Clique aqui para conhecer a proposta da Gestão.

Márcia Regina Calderipe Farias Rufino ,Antônio Carlos de Souza Lima ,Ellen Woortmam, Andrea Lobo, Carmen Rial, Manuel Ferreira Lima Filho, Carlos Steil e Renato Athias

Clique aqui para ver outras fotos da posse.

separador

CNPq interrompe financiamento ao SciELO no edital publicações mas continuará financiando com outras fontes

Leia mais

separador

Comitê de especialistas procura candidatos à direção do MAST

Pesquisadores ou tecnologistas brasileiros ou naturalizados que atendam aos requisitos podem se candidatar até 28 de fevereiro.
O Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação (MCTI) abriu processo de seleção de um diretor para o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), localizado no Rio de Janeiro.  A escolha será feita por um comitê de especialistas nomeado pelo Ministro Marco Antonio Raupp.

Leia mais

separador

Tragédia em Santa Maria

Com imensa tristeza, a Associação Brasileira de Antropologia vem a público manifestar sua solidariedade aos familiares, amigos, professores e colegas dos estudantes mortos na tragédia do incêndio na cidade de Santa Maria – RS. A Universidade Federal de Santa Maria, instituição na qual estudavam a maior parte das vítimas, suspendeu as atividades acadêmicas até a próxima sexta-feira, 01 de fevereiro. Nossos sentimentos de condolências dirigem-se, em especial, aos pais e mães que perderam seus filhos tão precocemente e de forma tão brutal. A ABA lamenta as mais de 230 mortes no maior ncêndio no Brasil nos últimos 50 anos  e se solidariza com os familiares, amigos, professores e colegas das vítimas, entre as quais mais de 100 estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e de dois cursos técnicos. Até o momento, não localizamos associados da ABA entre as vítimas.

Leia aqui o ofício que a Presidência da ABA enviou para a Reitoria da UFSM.
Veja aqui a resposta da Reitoria da UFSM.

separador

Antropologia e Islã – Site de pesquisa sobre comunidades muçulmanas

Confira aqui

separador

Manifesto da ABC e SBPC pedindo correção no Projeto de Lei que trata a carreira de docente nas Universidades Públicas Federais

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vêm, manifestar suas preocupações quanto ao Projeto de Lei 4368 que redefine a carreira docente nas Universidades Públicas Federais. Foram detectados aspectos que poderão trazer graves dificuldades, problemas e, por que não dizer, retrocesso, para as Universidades Federais Brasileiras, principalmente no que tange a qualidade da Pesquisa e do Ensino de Graduação e Pós-Graduação.

Leia mais

 

separador

 

Conflitos Socioambientais no leste Maranhense

Problemas provocados pela atuação da Suzano Papel e Celulose e dos chamados gaúchos no Baixo Parnaíba – Relatório de pesquisa.

Leia mais

 

separador

 

A ABA organizou em conjunto com a Associação Americana de Antropologia (AAA) e a Associação Européia de Antropologia Social (EASA) o painel Displacements and Inequalities: Comparative Studies in Global Capitalism apresentado na 111º Reuniâo Anual da AAA, realizada em San Francisco, CA, entre 14 e 18 de novembro

Em continuidade ao pós-evento internacional Deslocamentos, Desigualdades e Direitos Humanos, realizado entre os dias 7 e 8 de julho último na PUC-SP, essas três associações antropológicas apresentaram a seguinte programação no âmbito da reunião anual da AAA.

Leia aqui

separador

Diáspora brasileira

Estudiosos da migração:
Acessem e colaborem com o novo site  DigaiaWiki ( www.digaai.com ), acerca da diáspora brasileira, criado por Álvaro Lima, um brasileiro radicado em Boston.
O DigaiaWiki é um trabalho colaborativo, em constante expansão e aprimoramento, com os leitores enviando textos e artigos acerca da diáspora brasileira. É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas wiki à nossa disposição. Uma característica notável das ferramentas wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva, assim como se faz no DigaaiWiki e em outros projetos que utilizam wikis.

separador

ABC elege seus novos membros titulares e correspondentes

Leia mais

separador

Future Earth

Future Earth is a new 10-year international research initiative that will develop the knowledge for responding effectively to the risks and opportunities of global environmental change and for supporting transformation towards global sustainability in the coming decades.
Future Earth Transition Team proposes three research themes at final meeting in Paris.

Leia mais

separador

O Seminário Internacional “As Formas Elementares: o Centenário de um Clássico”

Confira os vídeos das conferências no link: http://www.durkheim-br.org/p/assista-aos-v.html.

separador

MPF pede suspensão do licenciamento da usina São Luiz do Tapajós

Ibama, Aneel, Eletronorte e Eletrobrás iniciaram os procedimentos sem consulta aos povos indígenas e ribeirinhos e sem Avaliação Ambiental Integrada e Estratégica da bacia do Tapajós.

Leia mais

separador

Participação paga ao governo por exploração mineral pode aumentar

A Câmara analisa proposta que aumenta os valores pagos a título de participação ao governo pelas empresas que exploram recursos minerais. A medida está prevista no Projeto de Lei 3910/12, da deputada Teresa Surita (PMDB-RR) e de outros 11 deputados. A proposta também cria um novo tipo de participação a ser paga nos casos de grande produção ou rentabilidade das minas.

Leia mais

separador

Projeto cria política nacional de produção e consumo sustentáveis

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3899/12, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que institui a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentáveis. O objetivo é criar incentivos para a adoção de práticas de consumo e produção ecológica e economicamente sustentáveis.

Leia mais

separador

Carta aberta ao Congresso Nacional sobre a Reforma Penal (PLS 236)

Reunidos no Seminário Crítico da Reforma Penal organizado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça entre os dias 11 e 13 de setembro de 2012, juristas de todo o Brasil dedicaram-se à análise crítica do Projeto de Lei do Senado n. 236, que propõe um novo Código Penal para o país.

Leia mais

separador

Professora de religião afro chama segurança de ‘macaco’ no Pará

Assista aqui o vídeo.
Leia aqui a carta aberta do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA à Reitora da Universidade do Estado do Pará.
Leia aqui a nota de repúdio do Núcleo de e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-Brasileiros da UFT – NEAFT/UFT.

separador

SBPC e ABC divulgam carta sobre o Código Florestal

Documento foi encaminhado aos senadores na manhã desta terça-feira (25). Confira a íntegra do texto.

Leia mais

separador

Nota de repúdio da Sociedade Brasileira de Sociologia

A Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS – vem, de público, manifestar veemente repúdio ao modo desrespeitoso com o que o jornalista Luis Nassif tratou a pesquisa em sociologia, mediante crítica grosseira e desqualificada ao trabalho do sociólogo e professor Dr. Josimar Jorge Ventura de Morais, da Universidade Federal de Pernambuco.

Leia mais

separador

Desempenho fraco do ensino médio público estimula mudanças curriculares

O Ministério da Educação estuda um novo modelo de ensino, em que as atuais 13 disciplinas serão distribuídas em apenas 4 grandes áreas. Na Câmara, uma comissão especial também estuda novos modelos para o ensino médio.

Leia mais

separador

Ensino técnico desperta interesse de alunos e qualifica a mão de obra

O ensino profissionalizante vem se destacando como uma alternativa para despertar o interesse dos alunos e qualificar a mão de obra no País. Professores e alunos acreditam que o ensino técnico é uma opção para os estudantes que precisam ingressar logo no mercado de trabalho e que buscam uma qualificação adequada, capaz de garantir um bom emprego.

Leia mais

separador

Detenção de diretor do Google traz à tona discussão sobre legislação da internet

Polêmica envolvendo a detenção de diretor do Google no Brasil poderia ser evitada com legislação mais clara sobre crimes cibernéticos. A opinião é do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, deputado Eduardo Azeredo, do PSDB mineiro, que também integra a comissão especial que analisa o novo marco civil da internet (PL 2126/11).

Leia mais

separador

Vídeos da 28ª RBA

Especial sobre a 28ª RBA realizada pela TV/PUC –  http://www.youtube.com/watch?v=S2upvvNUYiw
Cerimônia de abertura da 28ª reunião brasileira de antropologia – http://www.youtube.com/watch?v=i5pLftEGFxw
Continuação da cerimônia de abertura da 28ª reunião brasileira de antropologia – http://www.youtube.com/watch?v=DD2HlhFsva4
Conferência do Prof. Alfredo Wagner – http://www.youtube.com/watch?v=ThG3Fm6D49I
Noticiário especial de 28 minutos sobre a 28º RBA – http://www.youtube.com/watch?v=S2upvvNUYiw

separador

Documentários premiados pelo Pierre Verger exibidos na TV PUC a partir de 01 de setembro de 2012

O Prêmio Pierre Verger aglutina as mais importantes produções de documentários produzidos por antropólogos.
Pela primeira vez na TV, essas produções serão exibidas em forma de série.
Os vídeos foram exibidos ao longo do Congresso da Associação Brasileira de Antropologia, em julho de 2012, e podem ser assistidos na TV-PUC.
Estréias: sábado (01/09) para domingo (02/09), 00 hs
Reprise 1: quartas-feiras seguintes, 16 hs / Reprise 2: quintas-feiras seguintes, 15 hs
NET (canal 11) e TVA (canais 71 ou 187) ou ainda no site: www.cnu.org.br.

separador

MPF/MS: Suspensa instalação de novas hidrelétricas no Pantanal

Justiça acolhe argumentos do MP e licenciamentos ambientais serão paralisados até realização de estudo de impacto cumulativo.

Leia mais

separador

Na Zaga e nas Artes

Confira aqui o blog, que integra o Setor de Pesquisa dos Estudos Culturais do PACC, da UFRJ, coordenado por Heloisa Buarque de Hollanda. A responsável pelo blog é Rosza W. Vel Zoladz e tem sessenta posts digitados, da autoria de pesquisadores brasileiros e internacionais, e já conta com cerca de seis mil seguidores que se deparam com debates sobre futebol-arte(s) examinados como jogo.

separador

ANPG promove Caravana a Brasília pela Valorização das Bolsas de Pesquisa   

Entre os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2012 será realizado a Caravana dos Pós-Graduandos a Brasília pela Valorização Permanente das Bolsas de Pesquisa, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

Leia mais

separador

29 de Agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Neste dia de luta e visibilidade das mulheres lésbicas a ABA sugere a leitura do texto da antropóloga Suely Messeder (Universidade do Estado da Bahia) sobre o cotidiano de mulheres que tem experiências amorosas/sexuais com outras mulheres publicado na Revista Universidade e Sociedade do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)
Título: “Quando as lésbicas entram na cena do cotidiano: uma breve análise dos relatos sobre mulheres com experiências amorosas /sexuais com outras mulheres na heterossexualidade compulsória”.
Acesse o texto completo em: http://portal.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-1113956493.pdf / Divulgação

separador

Entidades de  Direitos Humanos da UFPB repudiam a prisão arbitrária e ilegal dos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e a Comissão de Direitos Humanos e o Centro de Referência de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba repudiam o tratamento ilegal, constrangedor e abusivo praticado pela administração penitenciária do PB1, e por policiais militares, dispensado aos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos-CEDH-PB, durante uma fiscalização institucional, no dia 28 de agosto, para averiguar denúncias de familiares de presos sobre irregularidades cometidas naquela unidade prisional.

Leia mais

separador

Evento deve estimular novo modelo de desenvolvimento nacional da ciência

A realização do Fórum Mundial de Ciência no Brasil representa um marco na vida científica brasileira e deve estimular a transição do País para um novo modelo de desenvolvimento. Esse foi o tom do discurso de autoridades, pesquisadores e representantes de entidades científicas que participaram ontem (29) da abertura do primeiro dos sete encontros preparatórios para a sexta edição do Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em novembro de 2013, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez em que o evento bianual internacional, criado em 1999, é realizado em um país fora da Hungria.

Leia mais

separador

Painel Challenges in Brazilian Anthropology – AAA

O painel Challenges in Brazilian Anthropology apresentado na Reunião da Associação Americana de Antropologia, realizada em Montreal em novembro de 2011, foi filmado em vídeo e pode ser acessado em: http://www.aaanet.org/cmtes/cwa/Interactive-Videos-and-Blog.cfm. Confira a primeira parte e a segunda parte.

separador

Prêmio Nacional a la Investigación en Antropología Social 2012

O professor Luis Cayón ganhou o Prêmio Nacional a la Investigación en Antropología Social 2012, do Programa Nacional de Estímulos do Ministério da Cultura e do Instituto Colombiano de Antropología e Historia, com a obra “Pienso, luego creo. La teoría makuna del mundo”. Competindo com outras 30 obras inéditas de pesquisadores sêniors e juniores colombianos, a comissão julgadora, formada por antropólogos e historiadores colombianos e estrangeiros, escolheu  por unanimidade o trabalho do professor Cayón, ressaltando a qualidade narrativa da obra, a profundidade da temática e a trajetória de pesquisa do autor. A obra ganhadora é a versão em espanhol da tese de doutorado defendida, em 2010, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, orientada pela Prof. Alcida Rita Ramos. A obra delineia alguns princípios epistemológicos do sistema de conhecimento dos Makuna e analisa como se inter-relacionam os elementos básicos que constituem todos os seres que compõem o universo makuna.

separador

Entrevista, realizada no âmbito da 28ª Reunião Brasileira de Antropologia

Veja aqui

separador

Reunião entre quilombolas de Rio dos Macacos e governo sobre posse de terra termina sem consenso

Após três horas de reunião, governo e integrantes do Quilombo Rio dos Macacos (BA) não chegaram a um consenso sobre a posse da terra reivindicada, na Justiça, pela Marinha e pelos moradores. Outra reunião foi marcada para daqui a 15 dias e, até lá, o governo garantiu que não haverá ações de reintegração de posse.

Leia mais

separador

Homenagem ao Prof. Rafael Menezes Bastos (UFSC)

O professor Rafael J. de Menezes Bastos será o pesquisador homenageado pela “Asociación Argentina de Musicología” e pelo “Instituto Nacional de Musicología ‘Carlos Vega’” na “XX Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología y XVI Jornadas Argentinas de Musicología”. O evento será realizada no Centro Nacional de la Música, na cidade de Buenos Aires, entre os dias 16 e 19 de agosto de 2012.

Leia mais

separador

Entrevista de Maria Manuela Carneiro da Cunha na Folha de São Paulo, 12/08/2012

As duas faces de Dilma – Para antropóloga, governo joga entre a inclusão e o trator.

Leia mais

separador

Pós-evento da RBA é notícia

“Cidades feridas” é um termo com o qual a antropóloga americana Ida Susser, da Universidade da Cidade de Nova York, trabalha há uma década e dá título a um de seus livros. Sob essa denominação, está em questão a combinação entre crise e direcionamento de investimentos de forma pouco democrática. “Pânico e ameaças são pretextos para que o setor público se abra a investimentos privados e limite a participação da sociedade”, afirma Ida. O resultado seria uma reestruturação urbana pouco comprometida com a população local e muito orientada pelos interesses do capital. É sobre esse tema que Ida fez sua apresentação, Deslocamentos para o espetáculo global: remodelar a “cidade ferida”, no seminário internacional Deslocamentos, Desigualdades e Direitos Humanos, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) neste mês.

Leia mais

separador

Otávio Velho defende questionamento do eurocentrismo que marca o pensamento brasileiro   

Ele cita ideias de Tim Ingold, Aníbal Quijano e Ashis Nandy e aborda novas tendências vistas a partir da antropologia,em conferência realizada no último dia da 64ª Reunião Anual da SBPC.

Leia mais

separador

Nota de Esclarecimento   

SBPC reitera sua posição em defesa das ações afirmativas nas universidades públicas, sem prejuízo da qualidade da educação.

Leia mais

separador

Uma leitura de antropólogos e sociólogos sobre o futuro da Amazônia

O enfraquecimento de agências multilaterais de cooperação internacional começa a ameaçar as políticas para conservação da Amazônia Legal. A afirmativa é do presidente do Programa Nova Cartografia Social, Alfredo Wagner de Almeida, que ministrou conferência ontem (26/07/12) na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Leia mais

separador

Nota Pública: Invasão à Sede Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro!

O GTNM/RJ que há 27 anos vem lutando pela memória, verdade e justiça do período de terrorismo de Estado que se implantou em nosso país e, em menos de 10 dias sofreu duas ameaças das forças retrógadas e saudosistas da ditadura civil-militar.
No dia 11 de julho último, cerca das 14 horas, o GTNM/RJ recebeu um telefonema anônimo em que uma voz masculina, demonstrando tranquilidade, declarou: “estou ligando para dizer que nós vamos voltar e que isso aí vai acabar”.

Leia mais

separador

PF busca mais oito suspeitos por morte de cacique

Novas provas apontam que, efetivamente, Nísio foi morto por pessoas vinculadas a uma empresa de segurança de Dourados.

Leia mais

separador

Tradução inédita em português de Evans-Pritchard é publicada na Revista Bagoas da UFRN

A inversão sexual entre os AzandeE. E. Evans-Pritchard.

Leia aqui

separador

Desmonte do IBAMA e da política ambiental brasileira

Em plena ocorrência da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, estamos vendo a política ambiental brasileira agonizando por todos os lados, com extremo desmonte dos órgãos públicos e desvalorização dos servidores.

Leia mais

separador

Presidente da SBPC, principal órgão científico do país, diz que avanço da pesquisa nacional não a tornou influente

Justamente agora que o Brasil atingiu a 13ª posição na produção científica mundial, aumentou a quantidade de universidades federais e o número de pesquisadores, o país deu um “tiro no pé” reduzindo em 22% os recursos federais para ciência, diz a biomédica Helena Nader.

Leia mais

separador

Manifesto em apoio à declaração das organizações sociais no campo

Professores e pesquisadores de diferentes instituições do país declaram apoio ao manifesto conjunto lançado por doze organizações sociais que atuam no campo e que deflagraram uma luta unificada em defesa da Reforma Agrária, dos direitos territoriais e da produção de alimentos saudáveis, no Seminário Nacional de Organizações Sociais do Campo, realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012, em Brasília.

Leia mais

separador

Intelectuais entregam à Presidência manifesto a favor da reforma agrária

Professores e pesquisadores da questão agrária de diferentes instituições do Brasil entregaram ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o “Manifesto de Intelectuais em Apoio à Declaração das Organizações Sociais do Campo”. Após receber documento com mais de duas mil assinaturas, Carvalho disse ver com bons olhos a união dos movimentos sociais para a discussão de um novo ciclo da questão.

Leia mais

separador

Caravana faz registro inédito de canção guarani no Brasil

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010, dezessete estudantes da Universidade Federal da Bahia, percorreram nove países da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela) no que foi denominada Caravana da Integração, uma realização da Iniciativa UFBA Latina (INULAT).
O documentário Tempo da Travessia (2012) é o mais novo resultado desta importante iniciativa. O documentário está inscrito em diversos festivais nacionais e internacionais, e o trailer, com a música em destaque, pode ser visto no portal www.tempodatravessia.com.br. Confira aqui a nota na íntegra.

separador

Polícia Civil procura índia carajá de 12 anos desaparecida em Aruanã, GO

Mayara Kelly Kubiru dos Santos foi levada de sua aldeia no dia 4 de abril.

Leia mais

separador

Premio Iberoamericano LASA para Alejandro Grimson

Leia mais

separador

Servidores do IBAMA denunciam pressões de Governo Federal por Licenças de obras do PAC

Em carta divulgada no dia 31 de maio, servidores do Ibama, Instituto Chico Mendes (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) denunciam as situações de assédio moral e falta de autonomia que sofrem para que grandes projetos de infraestrutura sejam aprovados sem os devidos requisitos ambientais e sociais exigidos pela lei.

Leia mais

separador

Conselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições de representantes da Sociedade Civil

Estão abertas as inscrições para o processo que irá eleger os membros da sociedade civil para compor os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), no mandato de 2012 a 2014. Veja aqui os detalhes

separador

Xingu +23, 15.06: liberando o Xingu

O dia começou ainda noite nesta sexta. Às 4h da manhã o acampamento do Xingu +23 na vila de Santo Antonio estava de pé, carregando os ônibus com picaretas, enxadas, pás, mudas de açaí, panelas, o resto do boi abatido na quarta, cruzes e tralhas. As 5h, a caravana se dirigiu para o canteiro de obras da ensecadeira de Belo Monte, barragem provisória que cortou o rio e que havia sido construída nos últimos dias a menos de 200 metros da comunidade.

Leia mais

separador

Censura da Secretaria dos Direitos Humanos a relatório do CDDPH é atentado violento à democracia

Maria do Rosário quer retirar capítulo sobre violações de Belo Monte a Direitos Humanos de relatório do CDDPH.

Leia mais

separador

Carta aberta dos cientistas sociais mineiros à prefeitura de Belo Horizonte

Em carta aberta à prefeitura de Belo Horizonte, cientistas sociais mineiros pedem a inclusão da profissão em editais para assistência social. Leia aqui a carta. Como a ABA tem noticiado, antropólogos e sociólogos já constam como parte das equipes previstas pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Leia aqui as notícias sobre o tema.

separador

Formatura de Licenciatura Intercultural Indígena simboliza marco histórico na UFG

Turma especial representa compromisso da universidade com seu projeto de ações afirmativas.

Leia mais

separador

Ataque à Constituição

A bancada ruralista da Câmara dos Deputados se uniu novamente em torno de uma bandeira que pode levar a um retrocesso que anulará décadas de conquistas sociais em nosso país: a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania admitiu a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215/2000 e de outras dez anexas a ela.

Leia mais

separador

Mandados de reintengração de posse são cumpridos em São João da Barra

A área, desapropriada pela CODIN, vai dar lugar ao distrito industrial do entorno do Super Porto do Açu.

Leia mais

separador

Manifesto de Intelectuais em Apoio à Declaração das Organizações Sociais no Campo

As organizações sociais que atuam no meio rural e que, recentemente, deflagraram uma luta unificada em defesa da Reforma Agrária e de políticas de desenvolvimento rural com distribuição de renda, entre outros aspectos, lançaram o manifesto durante o Seminário Nacional de Organizações Sociais do Campo, ocorrido em 27 e 28 de fevereiro de 2012, em Brasília.

Leia mais

Assine no link: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=MANIF03 o abaixo-assinado que será encaminhado à presidente Dilma Rousseff

separador

Núcleo de Estudos da Religião, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRGS

O site do NER, http://www6.ufrgs.br/ner/, passou por uma reformulação que resultou em várias novidades. Além de apresentar os projetos, integrantes, publicações do NER, o site agora abriga conteúdos de interesse geral, com renovação freqüente: relatos de campo, textos de opinião, links para vídeos de eventos e entrevistas, etc. O site aguarda visitas, oferecendo a opção de registro de email para a notificação de atualizações.

separador

Amazonas forma primeiro mestre indígena em Antropologia pela UFAM

Leia mais

separador

Índios brasileiros de várias etnias se reúnem no Parque da Água Branca

Os índios brasileiros, considerados em sua totalidade, falam cerca de 180 línguas diferentes.
Para lembrar a cultura indígena e suas riquezas, acontece no Parque Água Clara, durante todo o mês de abril, o Oca di Versos – Awê de literatura indígena.

Leia mais

separador

Ação judicial questiona corte de áreas na floresta amazônica

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, propôs na quinta-feira (09/02/12) uma ação direta de inconstitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal contra uma medida provisória que reduz sete áreas protegidas na Amazônia para fazer hidrelétricas.

Leia mais

separador

Carta/manifesto dos extrativistas e agroextrativistas para criação da Resex do Cerrado

Leia mais

separador

Nota da pastoral dos migrantes em apoio aos haitianos

Leia mais

separador

Associação Americana de Antropologia seleciona o simpósio Challenges in Brazilian Anthropology: A Global View para ser divulgado em vídeo interativo e blog

O vídeo interativo e blog do simpósio Challenges in Brazilian Anthropology: A Global View, apresentado na 110° Reunião Anual da Associação Americana de Antropologia realizada em Montreal em  novembro de 2011,   já está disponível em: http://vimeo.com/36345085 (primeira parte) e http://vimeo.com/36347899 (segunda parte).

Também estão sendo disponibilizados os vídeos interativos e blogs de:

1) Non-Hegemonic Anthropology ‘Le Manifeste de Lausanne’ – http://vimeo.com/36297478.
2) Fieldwork Training in the Field: The Global Legacies of a Mexican Model – http://vimeo.com/36301924.   
3) Sleeping with an Elephant: Traces, Tidemarks and Legacies of an Engaged Canadian Anthropology Parte 1 e 2 (a partir de 14/02).

separador

Governo Federal institui GT Interministerial para regulamentar convenção 169 da OIT

O Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência e o Ministro interino das Relações Exteriores baixaram portaria instituindo um Grupo de Trabalho Interministerial  para estudar, avaliar e apresentar proposta de regulamentação da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre Povos Indígenas e Tribais, no que tange aos procedimentos de consulta prévia. O GT terá prazo de 180 dias, prorrogáveis por no máximo outros 180, para concluir seus trabalhos.

Leia mais

separador

Agricultores e pescadores sofrem intimidação e violência no Complexo Industrial Portuário do Açu

Leia mais

separador

Bonecas Karajá: Novo Patrimônio Cultural Brasileiro

Além de uma referência cultural nas aldeias indígenas, as Bonecas Karajá representam, muitas vezes, a única fonte de renda das famílias.

Leia mais

separador

O Haiti é o Outro

Uma das principais notícias deste início de 2012 é a entrada massificada de imigrantes haitianos pelo extremo norte do Brasil. Frise-se que não bastassem todas as desgraças que já aconteceram ao longo de sua história, a última convulsão política levou à ocupação de seu território por forças de paz da ONU – lideradas pelo Brasil, inclusive – o que foi sucedido por furacões, um enorme terremoto que varreu seu território e, ainda, uma epidemia de cólera – isso tudo, junto aos problemas da operação das Nações Unidas e a sua própria problemática interna, deixa o Haiti em uma situação profundamente vulnerável. A partir daí, o movimento migratório se estabelece como forma de resistência fundamental.

Leia mais

separador

VIBRANT no SciELO

A Vibrant está entrando na coleção SciELO. Após um longo processo e uma avaliação positiva, foi aprovado o ingresso da revista da Associação Brasileira de Antropologia no sciELO, o que deverá ser efetivado nas próximas semanas. VIBRANT agradece o apoio recebido do CNPq e, mais recentemente, da CAPES.

separador

Blog for all anthropologists in the world

The World Council of Anthropological Associations website– http://www.wcaanet.org –has a blog, which can potentially serve as a world forum for anthropologists to debate with one another. There really aren’t many such sites today, and we want to make this such a site. So far, my students and I have written the blogs on the site — we haven’t publicized it yet. But now that the quirks have been ironed out, it’s open to everyone. You can add comments to the site, or even better, write your own blog, on any anthropological topic you choose, and we’ll put it on the site: just send it to me at cmgordon@cuhk.edu.hk, and I’ll put it on. You can write on any anthropological  topic at all, as long as it would be of some interest to anthropologists beyond those of your own society.  We look forward to hearing from you!  Writing in English is preferred, but we are open to other languages as well.  Please be in touch!

separador

Documentário espanhol revela a Nova Luz que mata o velho centro de SP

“LUZ” mostra as consequências de uma revitalização urbana sem benefício social e que apaga o valor histórico do bairro.

Leia mais

separador

Forte presença da ABA no Intercongresso da IUAES em Nápoles 2012

Gustavo Lins Ribeiro (UNB ex-presidente da ABA), fará a conferencia de abertura no inter-congresso da IUAES ((International Union of Anthropological and Ethnological Sciences), que terá como tema Issues of Legitimacy: Entrepreneurial Culture, Corporate Responsibility and Urban Development, a ser realizada em Nápoles, na Itália, de 10 a 14 de Setembro de 2012. Além da abertura, dois painéis estão sendo organizados por antropólogos de instituições brasileiras: Imagining economic strategies: empowerment paths in the neoliberal stage: rhetoric and practices (org: Alex Vailati (Federal University of Santa Catarina, alexvailati@gmail.com) e Urban Immigrant Entrepreneurs, “Rich” Immigrants? Cross Cultural and  Ethnic Business in Mixed Cities (org:Carmen Rial (Dep. Anthropology/Federal University of Santa Catarina, carmenrial2@gmail.com) e Bela Feldman-Bianco (presidente da ABA/Unicamp, bfb@uol.com.br)

As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas para estes e outros painéis do congresso em http://www.anthrojournal-urbanities.com/confna2012/. Convidamos os associados da ABA a participarem do congresso, que está sendo organizado pela comissão de Urban Anthropology e pela comissão Enterprise Anthropology da IUAES.

separador

Documentário Cantos da Floresta

Confira o documentário Cantos da Floresta que registra  os encontros do Mawaca com 6 diferentes povos indígenas pela Amazônia: Ikolen-Gavião, Paiter Suruí, Karitiana, Kaxinawa (Huni Kuin), Comunidade Bayaroá (Tukano, Desana, Tariana) e Kambeba http://vimeo.com/34079566 (Eduardo Pimenta).

Veja aqui

separador

Funai apura assassinato de criança indígena no Maranhão

Crime teria ocorrido entre setembro e outubro do ano passado, na Terra Indígena Arariboia, no município de Arame, a 469 km de São Luís.

Leia mais

separador

Carta aberta à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Tocantins e a população em geral

A injúria tem marcado a construção social de sujeitos que escapam a heterossexualidade e as normas de gênero. O principal alvo desta violência tem sido lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A homofobia traduz-se pela finalidade de “desumanizar o outro e torná-lo inexoravelmente diferente” (BORRILLO, 2010[1]).

Leia mais

separador

Nota de Repúdio à Violência Homofóbica – Site do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades

Justiça para antropólogo Cleides Amorim.

Leia mais

separador

UFF terá curso de graduação em segurança pública já em 2012

Os candidatos aprovados no exame do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) terão uma nova opção para escolha de curso, em janeiro, no âmbito do Sistema Integrado de Ensino Superior (SISU). A Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou em novembro último a criação do Curso de Graduação em Segurança Pública. O mesmo já se encontra cadastrado no e-mec e disponível para o exame vestibular 2012. São 120 vagas no total: 60 vagas para o primeiro semestre de 2012 e mais 60 para o segundo. O horário das aulas será predominantemente noturno.
A proposta partiu da Faculdade de Direito, tendo sido elaborada por professores e pesquisadores da mesma e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/UFF). Segundo Roberto Kant de Lima, coordenador do InEAC e um dos idealizadores do curso, o objetivo é a formação de profissionais que se dediquem à pesquisa e elaboração de políticas públicas na área. “O desafio é trazer para o campo da segurança pública métodos e técnicas avançadas de administração de conflitos, modernizando a relação entre a sociedade e o Estado”, afirma.
O curso tem caráter multidisciplinar, onde diferentes conhecimentos das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas concorrem para analisar criticamente a cultura punitivo-repressiva tradicional brasileira. As ênfases do curso estão na pesquisa, na reflexão crítica comparada e no compromisso de se pensar os problemas da segurança pública pela ótica da sociedade. Segundo Kant, trata-se de uma proposta que busca introduzir no mercado um profissional diferenciado, que analisa desde múltiplos pontos de vista as possibilidades de adoção de metodologias para mediação de conflitos, prevenção da violência e uso adequado e legal dos recursos institucionais disponíveis para o exercício legítimo da força.
O curso tem duração de quatro anos, dividido em oito semestres. Ao final, os formandos recebem o título de bacharel em segurança pública, tornando-se aptos a atuar nas funções de pesquisa, assessoria, consultoria, gestão, planejamento, avaliação e execução de políticas públicas na área.

separador

Desenvolvimento e destruição

Nosso colega e vice-presidente da ABA, Luiz Fernando Dias Duarte, aborda na sua coluna de dezembro da revista Ciência Hoje, as contribuições críticas de uma antropologia voltada ao enfrentamento direto dos desafios que o projeto de desenvolvimento econômico apresenta para o planeta e as sociedades contemporâneas. Leia mais

separador

Prêmio Capes de Tese Ruth Cardoso

Rosana Pinheiro Machado, associada da ABA, concorreu com cerca de 20 áreas do conhecimento da CAPES e ganhou o Grande Prêmio Capes de Tese Ruth Cardoso.

Leia mais

separador

CAPES passa a apoiar Revista VIBRANT

A VIBRANT – Virtual Brazilian Anthropology, periódico on-line editado pela ABA, pela ABA, foi uma das duas  revistas indicadas  pelo Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES para receber apoio financeiro dessa fundação. A Revista de Arqueologia da SAB foi a outra indicada. A forma e os requisitos para o apoio ainda não estão definidos.

separador

Genocídio indígena no MS: mais uma vítima fatal

No último dia 09 de dezembro de 2011, mais uma liderança Guarani-Kaiowá veio a falecer no Mato Grosso do Sul, em decorrência de seqüelas de um atentado sofrido há dois anos. Rosalino Lopes, lideranças do Aty Guasu do Pyelito-kue-Mbarakay, com 50 anos de idade, morreu por complicações decorrentes de tiros que recebeu em um atentado sofrido em 09 de dezembro de 2009, na reocupação do Pyelito kue-Mbarakay.  Nos últimos dois anos, Rosalino permaneceu paralisado, lutando pela recuperação.
Após grave piora no quadro clínico, foi hospitalizado, mas não resistiu. Antes de morrer Rosalino Lopes deixou muitas mensagens:
“Estou morrendo por causa de tekoha terra em que nasci”; “Queria muito retornar viver em Pyelito kue com minha família”; “Tentei retornar, mas fui judiado e morri por Pyelito kue-Mabrakay”. “Comuniquem todos os parentes indígenas e autoridades federais que a bala-tiro que recebi dos pistoleiros que está me matando”; “Não aguentei mais”.
Estas são algumas das mensagens e últimas palavras que Rosalino Lopes deixou.
A ABA pede ampla divulgação da grave situação em que se encontram os grupos indígenas no Mato Grosso do Sul e solidariza-se com todos os que  evidam esforços para que mensagens como a de Rosalino surtam efeito.

Leia mais

separador

Antropólogo relata como PM o espancou na Paulista

O antropólogo Danilo Paiva Ramos, de 30 anos, conta como foi espancado pela Polícia Militar na noite do domingo (04/12/11), na Avenida Paulista.

Leia mais

separador

Documento Final da Oficina-seminário sobre conteúdo e regras de aplicação do direito de consulta livre, prévia e informada no Brasil

A Rede de Cooperação Alternativa (RCA), juntamente com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), o Ministério Público Federal (MPF), o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac), da Universidade de Brasília, promoveram, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2011, uma oficina-seminário sobre a aplicação do Direito de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) dos povos indígenas e comunidades tradicionais no Brasil.

Leia aqui

separador

Moção da ANPOCS sobre Belo Monte

Os cientistas sociais reunidos no 35º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), realizado em Caxambu/MG, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2011, vêm reiterar as preocupações manifestadas em ofício encaminhado à Presidente da República, por 20 Associações Científicas, em maio do ano corrente, referentes ao processo de implementação do Projeto Belo Monte.

Solicitamos uma resposta àquele ofício por parte da Presidência da República. Destacamos a necessidade de atenção especial  à observância dos Direitos Humanos e Constitucionais, sobretudo a consulta aos Povos Indígenas, bem como o cumprimento da legislação ambiental em vigor.

Caxambu, 27 de outubro de 2011.

separador

ABA organiza painel na reunião anual da AAA

Uma versão expandida do painel “Challenges in Brazilian Anthropology: A Global Overview” vai ser apresentado na reunião anual da Associação Americana de Antropologia (AAA), no próximo mês de novembro. O painel foi originalmente montado para o congresso da International Union of Anthropological and  Ethnological Sciences (IUAES), realizado em julho, na Austrália. Veja aqui a configuração original da mesa. O painel teve ótima repercussão no evento, suscitando mensagens de elogio e estímulo de pesquisadores estrangeiros. Vale destacar a mensagem recebida de Thomas Reuter, presidente do Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), assinalando a importância de se apresentar a produção antropológica brasileira em eventos internacionais.   Veja aqui as mensagens recebidas.

A nova edição do painel pode ser conferida na programação do encontro da AAA, clicando aqui

separador

Atividades da ABA na semana de Ciência e Tecnologia

Leia mais

separador

Quiseram me derrubar pelo fato de eu ser gay, afirma ex-reitor da Federal de Rondônia

José Januário de Oliveira Amaral não resistiu à pressão: após ser eleito e reeleito reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia), decidiu renunciar ao cargo na última quarta-feira (23). A ele, creditam a maioria dos problemas pelos quais passa a universidade: obras paradas, laboratórios prestes a explodir, salas abandonadas e verbas que desapareceram.

Leia mais

separador

Reitor da Universidade Federal de Rondônia é chamado a se explicar em Brasília

Audiência hoje (23/11) com Haddad pode levar ao afastamento ou à renúncia do dirigente da Unir.

Leia mais

separador

Open Letter to the European Commission on Socio-economic Sciences and Humanities research in the new FP, 2014-2020

Leia mais

separador

Governo bloqueia recursos e exclui 41 comunidades da Semana da Consciência Negra

O Conac-AP acusa o governo de ter estabelecido critérios político-partidários para favorecer movimentos negros durante o evento.

Leia mais

separador

Ataque contra comunidade Kaiowá Guarani registra morte e desaparecimentos

O saldo é de um indígena assassinado, quatro desaparecidos e uma porção de feridos no acampamento Tekoha Guaiviry, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã (MS), onde uma comunidade Kaiowá Guarani foi atacada por um grupo com cerca de 40 pistoleiros – munidos com armas de groso calibre – na manhã desta sexta-feira (18/11).

Leia mais 

separador

Relatório CA Antropologia – EDITAL MCTI CNPq MEC CAPES n 07/2011-11-08

As solicitações encaminhadas para concorrer a este Edital, que trata de chamada para financiamento de projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento cientifico e tecnológico e inovação do país nas áreas da CHSSA, foram avaliadas de 7 a 11 de novembro pelo CA Antropologia.

Leia mais

separador

Manifesto Público de Organizações Indígenas e Indigenistas

Durante audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, nesta quarta-feira, dia 09/11/11, organizações indígenas e indigenistas de todo o país divulgaram um manifesto público de indignação e repúdido contra a publicação pelo Governo Federal da Portaria Interministerial de número 419, assinada pelos ministros da Justiça, Meio Ambiente, Saúde e Cultura, que visa regulamentar, de acordo com os interesses do governo, a atuação da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Cultural Palmares (FCP), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Ministério da Saúde quanto à elaboração de pareceres em processos de licenciamento ambiental de competência federal, a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais

separador

Perversidade e Autoritarismo: Governo Dilma Edita Portarias de Restrição e Desconstrução de Direitos  Territoriais Indígenas e Quilombolas

Nós, organizações indígenas e indigenistas, vimos a público manifestar nossa perplexidade e indignação diante das medidas administrativas e políticas do governo da presidente Dilma Rousseff relativas aos povos indígenas, aos quilombolas e ao meio ambiente. Tais medidas restringem o alcance dos direitos constitucionais dos povos indígenas e das comunidades quilombolas; impõem limites à participação destas nas discussões, debates e decisões a serem tomadas sobre os programas e empreendimentos econômicos que afetam direta ou indiretamente suas comunidades, terras, culturas, história e as suas perspectivas de futuro; bem como, asseguram celeridade e lucratividade exorbitantes aos empreendimentos das grandes corporações econômicas, especialmente as empreiteiras.

Leia mais

separador

Cerca de 60 organizações indígenas e indigenistas lançam manifesto nesta quarta-feira (09/11)

Manifesto público contra medidas adotadas pelo governo federal que desconstroem os direitos territoriais de indígenas e quilombolas.

Leia mais

separador

Associações da área de Ciências Sociais pedem ampliação do programa Ciência sem Fronteiras

A ABA protocolou, no último dia 29/09, carta ao presidente do CNPq assinada pelas associações científicas de ciências sociais (ABA, SBS, ABCP, ANPOCS e ABRI) questionando o fato de esta área estar de fora do programa de bolsas para estudo no exterior “Ciência sem Fronteiras”. O programa, lançado pelo CNPq este ano, prevê um grande investimento em bolsas de estudo para graduação nos Estados Unidos em algumas áreas consideradas prioritárias para a política de ciência e tecnologia. Entre as áreas, porém, não há nenhuma no campo das ciências humanas ou sociais.

Na carta, as associações julgam que não se pode prescindir do papel fundamental desempenhado por cientistas sociais para analisar os impactos de questões relacionadas ao desenvolvimento social e tecnológico na vida cotidiana, recomendando ao CNPq a alocação de bolsas de estudos no exterior como incentivo à formação de excelência de jovens pesquisadores de ciências sociais.

A ABA enviou ainda solicitação aos programas de pós-graduação em antropologia solicitando que os mesmos se manifestem junto ao CNPq no sentido de reforçar o pedido de ampliação do Programa Ciência sem Fronteiras.

Leia mais a carta encaminhada ao Presidente do CNPq.

Leia aqui a resposta do CNPq

separador

Incra abre licitação para produzir relatórios antropológicos de 158 territórios quilombolas

O Incra lançou, nesta quarta-feira (17), um processo de licitação a fim de contratar empresas, fundações, organizações não-governamentais, entre outras pessoas jurídicas, para elaborar relatórios antropológicos de 158 territórios quilombolas em 16 estados. O objetivo é acelerar o processo de regularização das áreas, que culmina com a concessão do título de propriedade da terra às comunidades, beneficiando 15,9 mil famílias.

O aviso de licitação – na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço global, por lote – foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17). Os interessados terão até as 10h do dia 29 de agosto para enviar as propostas de realização do trabalho, que envolve levantamento de campo, pesquisas etnográficas, bibliográficas e documentais para a caracterização histórica, econômica, sociocultural e ambiental das comunidades.

Leia mais

separador

Carta de apoio ao Povo Yanomami

O Conselho Indígena de Roraima-CIR, organização dos povos indígenas Macuxi, Ingarikó, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai Wai, Wapichana, Yanomani e Yekuana, no Estado de Roraima, considerando os dispositivos constitucionais fundamentais aos povos indígenas, além da Lei 6.001/73, da Convenção 169 da OIT, extremamente preocupado com a situação dos Povos Indígenas Yanomami, vem pelo presente expor e requerer.

Leia mais

separador

Abaixo-assinado Royalties do Petróleo: Educação e C,T&I

A Câmara dos Deputados deverá colocar em votação no próximo dia 05 de outubro a PL nº 8.051/2010, que determinará as regras de partilha dos royalties provenientes da exploração de petróleo na camada do pré-sal. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) chamam a sua atenção para a importância de se garantir recursos para as áreas de educação e de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) nos Contratos de Partilha e no Fundo Social.
A sua assinatura é fundamental na petição “Royalties do Petróleo: Educação e C,T&I”, em prol da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Se ainda não assinou, por favor assine e divulgue o abaixo-assinado disponível em: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051

separador

Ypo’i: menos um Guarani, mais indignação e dor

A comunidade não se sente segura. No total, relatam, são 7 pistoleiros que trabalham para as três fazendas da área.

Leia mais

separador

Ausência de regulamentação dificulta cumprimento de convenção sobre direito indígena

Especialistas criticaram hoje (10), em seminário realizado em Brasília, a falta de regulamentação de norma que prevê a consulta prévia de povos indígenas e tribais sobre medidas legislativas ou administrativas que os afetem diretamente. A regra está na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 2003. Os desafios para a regulamentação do direito à consulta prévia de povos indígenas foram o principal tema do encontro.

Leia mais

separador

Terror às vésperas da demarcação

Protestos de indígenas no Mato Grosso do Sul, que esperam voltar às terras dos ancestrais, mas enfrentam resistência de governo e violência dos fazendeiros.

Leia mais

separador

Atividades da ABA no Encontro Anual da ANPOCS

A ABA organiza em parceria com outras associações diversos eventos no próximo Encontro Anual da ANPOCS, a se realizar na próxima semana, em Caxambu.

Leia mais

separador

Associadas da ABA são premiadas no 35º Encontro Anual da ANPOCS

No último Encontro Anual da ANPOCS, três colegas receberam reconhecimento pela qualidade de seus trabalhos. Heloisa Pontes, professora do Departamento de Antropologia da Unicamp, recebeu o prêmio de melhor livro pelo seu Intérpretes da Metrópole (Edusp, 2011) Lucía Eilbaum, bolsista PRODOC do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do INCT-InEAC, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado, por seu trabalho ‘O bairro fala’: conflitos, moralidades e justiça no conurbano bonaerense, orientado por Roberto Kant de Lima e Sofia Tiscornia. Registramos ainda menção honrosa para Isadora Lins França, por sua tese de doutoramento Consumindo lugares, consumindo nos lugares: homossexualidade, consumo e subjetividades na cidade de São Paulo, orientada por Júlio Assis Simões na Unicamp. A ABA congratula-se com as colegas por esta merecida premiação.

separador

Audiências da Usina São Manoel são adiadas por 90 dias

Liminar foi em favor de ação movida por promotores de Justiça e procuradores da República do Pará e Mato Grosso. Desde quarta (19/11) índios mantém reféns na aldeia Kayabi

Leia mais

separador

GT da Funai para identificar e demarcar terras indígenas só com autorização da presidenta

Conforme o apurado junto a fontes governamentais, toda a abertura de Grupo de Trabalho (GT) da Fundação Nacional do Índio (Funai) para identificação e demarcação de Terra Indígena, já há alguns meses, deve passar pelo gabinete da presidenta Dilma Rousseff – conforme ela mesmo exigiu.

Leia mais

separador

Clima de medo em Rondônia

Professores e alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entraram em greve, não por melhorias salariais, mas por melhores condições de trabalho e estudo. No estado de Rondônia, alunos estão sendo ameaçados, professores universitários presos, deputados agredidos pela Polícia Federal e jornalistas coagidos por essa mesma polícia

Leia mais
Leia aqui o ofício que a ABA enviou ao Ministério da Justiça.

separador

Apoio da ABEPSS à carta  enviada conjuntamente pela ABA, ANPOCS, ABCP, ABRI e SBS ao Glaucius Oliva, presidente do CNPQ, sobre a ausência das ciências sociais e humanas no edital do programa Ciência sem fronteiras

Leia mais

separador

Diagnóstico que retrata a situação da saúde na Terra Indígena do Vale do Javari é entregue à Sesai

Relatório sobre a saúde dos povos indígenas do Vale do Javari (AM) foi entregue nesta quinta-feira (27/10) a Antônio Alves, titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde. O diagnóstico médico-antropológico baseou-se em entrevistas feitas entre abril e setembro de 2011, em Atalaia do Norte, Tabatinga e Manaus e em depoimentos de lideranças indígenas, de profissionais de saúde e organizações indígenas e traz recomendações para resolver de forma permanente a questão.

Leia mais

separador

O petróleo e o futuro do Brasil

O país do subdesenvolvimento agradece aos senadores que não mostraram interesse em aplicar a verba dos royalties na construção do futuro da nação.
Na última quarta-feira, dia 19/10, o Senado da República aprovou em votação simbólica o projeto de lei nº 448, referente à partilha dos royalties do petróleo.
Foi uma decisão que vira as costas para o desenvolvimento do país e despreza nossas futuras gerações. Os senadores optaram pela distribuição de uma riqueza razoável (15% do valor do petróleo extraído) para o governo federal e para todos os Estados e municípios brasileiros mediante critérios frágeis, sem objetivos definidos e sem compromissos com a sociedade.

Leia mais

separador

Parlamentares se mobilizam para aprovar PEC das terras indígenas

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal analisa nesta terça-feira a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215/2000) que dá ao Congresso Nacional a prerrogativa de aprovar ou não a demarcação de terras para comunidades indígenas.

Leia mais

separador

Museu do Índio teme desalojo e exige direitos frente ao Estado

Os povos acupantes do Museu do Índio, no Rio de Janeiro, alertam para a ameaça de serem desalojados e que seja demolido o prédio do Museu do Índio, tombado em 1997, devido à especulação imobiliária e às obras da Copa. Reivindicam o direito de gerir com autonomia a memória e a cultura indígenas, neste prédio onde residiu Marechal Rondon, fundador do SPI (primeira versão da FUNAI). A principal proposta é a criação de uma Universidade Indígena.

Leia mais

separador

Relatório da Comissão de Avaliação da Área de Antropologia no CNPq – Julgamento de outubro de 2011

A comissão apresentou às instâncias superiores do Conselho sua consternação ante recursos tão limitados, sem nenhuma possibilidade de ampliação do universo de alocação. Recebeu a informação de que se trata do resultado de um elevado contingenciamento de sua verba orçamentária. Também foi garantido que as limitações se aplicaram a todas as áreas de conhecimento.

Leia mais

separador

Universidades têm oportunidade para desenvolver projetos de inclusão digital da juventude rural

O Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital (SID), e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria-Geral da Presidência da República, lançam edital para selecionar projetos de extensão propostos por universidades federais e institutos de ensino superior (Ifes) voltados para a inclusão digital da juventude rural. Ao todo serão investidos R$ 10 milhões em iniciativas inovadoras de todo o território brasileiro.

Leia mais

separador

Seminário sobre Mudanças Climáticas e REDD

Documentos finais do Seminário sobre Mudanças Climáticas e REDD promovido pelo Conselho Indígena de Roraima nos dias 04 a 06 de outubro, com a participação de lideranças indígenas de todas as regiões e etnias do estado de Roraima.

Leia mais

separador

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 – Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos

O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.

Leia mais

separador

Homenagem a Profª Aracy Lopes da Silva

O Departamento de Antropologia da USP e o LISA, Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, homenageou a Aracy Lopes da Silva. O evento ocorreu dia 07 de outubro de 2011, no LISA
Rua do Anfiteatro, Conjunto Colméias, Favo 10, Cidade Universitária, São Paulo. Informações: Convite.

separador

Ética igual, pesquisas diferentes por: Luiz Fernando Dias Duarte

No Brasil, as mesmas regras para a condução de estudos biomédicos valem para as pesquisas nas ciências humanas. Na sua coluna de setembro, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte destaca a impertinência da situação e como ela atrapalha as pesquisas em sua área.

Leia mais

separador

Para a comunidade científica brasileira de antropologia

Participantes do CA/CS CNPq Área Antropologia, se dirigem aos pesquisadores em antropologia no Brasil para informar sobre os resultados do Edital Universal 14/2011-09-28.

Leia mais

separador

Premiação III Festival do Filme Etnográfico

Dia 29 de setembro de 2011, no Cinema da Fundação – Derby – Recife/PE, ocorreu a premiação do III Festival do Filme Etnográfico.

Confira os trabalhos premiados

separador

Homenagem a Mestre das Ciências Sociais – Eunice Ribeiro Durham

O Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas – NUPPs realizou, no dia 30 de setembro, o seminário especial da série Homenagem a Mestres das Ciências Sociais em que se homenageiam grandes mestres e inspiradores da área. A primeira homenageada foi a Profa. Dra. Eunice Ribeiro Durham, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e ex-presidente da ABA.

Leia mais

separador

Ipea divulga chamada para apoio a periódicos nacionais

O Ipea lançou nesta sexta-feira, 1º de julho, seleção pública de propostas para publicação de periódicos brasileiros em ciências humanas. O objetivo da iniciativa é incentivar a publicação de periódicos científicos brasileiros de forma a fortalecê-los para que atinjam nível de excelência nacional e/ou internacional.
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao Ipea apenas via internet até as 18h de 31 de agosto de 2011. Por meio da Chamada Pública nº 001/2011 do Subprograma de Apoio a Projetos Especiais do Ipea (PROESP), é possível saber todos os detalhes da seleção.

Endereço no site: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=9147:ipea-divulga-chamada-para-apoio-a-periodicos-nacionais&catid=2:dides&Itemid=5.

separador

Abaixo-assinado Royalties do Petróleo: Educação e C,T&I

Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Ministros da Casa Civil, da Fazenda e do Planejamento do Brasil; Congresso Nacional do Brasil

Clique aqui

separador

ABA participa de encontro entre antropólogos brasileiros e mexicanos

Diversos integrantes do conselho diretor da ABA participaram do I Encontro entre Antropólogos Mexicanos e Brasileiros, realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, na cidade do México. O evento, organizado pelo CIESAS (Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social) e pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília buscou estreitar contatos e fomentar parcerias entre pesquisadores dos dois países. Ao final do encontro, o vice-presidente da ABA, Luiz Fernando Dias Duarte, participou de mesa com a presidente do Colegio de Etnólogos y Antropólogos Sociales do México (CEAS), Antonieta Gallart, em que se discutiram desafios conjuntos e possíveis parcerias entre as instituições.

Veja aqui o programa completo do evento.

Leia Mais

separador

Recursos do Pré-Sal para educação, ciência e tecnologia

A ABA enviou carta à Presidência da República, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Casa Civil endossando posição da SBPC e ABC sobre destinação de royalties do petróleo para educação, ciência, tecnologia e inovação. As entidades apoiam a proposta da relatoria do PPL nº 8.051/2010, que deve ser votado ainda este mês na Câmara dos Deputados, para retomar as receitas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) relativas aos royalties dos atuais Contratos de Concessão, bem como um percentual de 30% para educação e C,T&I do total de recursos dos royalties de partilha destinados aos Estados, Municípios e Distrito Federal. Estima-se que esse percentual gere cerca de R$ 3,97 bilhões – quantia que possibilitaria dar um salto na qualidade do nosso ensino, especialmente na educação básica.

Clique aqui para assinar a petição organizada pela SBPC e ABC.

Leia mais

separador

Índios são proibidos de falar guarani em escola de MS

Três estudantes da etnia caiuá foram proibidos de utilizar o idioma nativo, o guarani, nas dependências de uma escola da rede municipal em Campo Grande (MS).

Leia mais

separador

A pedido de associados da ABA, Bela Feldman-Bianco está disponibilizando on line a palestra “Entre Ciência e Política: Desafios Atuais da Antropologia” que proferiu na sessão de abertura da III REA

Leia aqui

separador

A pedido de associados da ABA, Bela Feldman-Bianco está disponibilizando on line a palestra “Entre Ciência e Política: Desafios Atuais da Antropologia” que proferiu na sessão de abertura da III REA

Leia aqui

separador

Ato de abertura do curso de graduação em antropologia da UFF

Regina Abreu, membro do GT Patrimônio e Museus, representou a ABA no ato de abertura do curso de graduação em antropologia da UFF realizado no dia 15 de agosto de 2011.

separador

Debate “O lugar do cientista social: desafios e perspectivas” na USP

Ronaldo de Almeida (Unicamp) representou a ABA no debate “O lugar do cientista social: desafios e perspectivas”, promovido pelo Ceupes/USP, realizado no dia 16 de agosto de 2011.

separador

Nota sobre a difícil situação dos indígenas de Marãiwatsede

Em agosto de 1966, cerca de duzentos e cinqüenta índios Xavante foram deslocados por meio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) da região de Marãiwatsede para a Missão Salesiana na aldeia Xavante de São Marcos,400 km ao sul. Cerca de duas semanas depois, quase cem deles morrem de sarampo.

Leia aqui a nota na íntegra

separador

Campanha em favor dos Xavante de Marãiwatsédé

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança campanha em favor da comunidade Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Mato Grosso. A campanha “Cumpra-se Marãiwatsédé!” apóia o pedido dos Xavante pela desintrusão imediata da terra, ou seja a retirada dos invasores não-índios da área, determinada judicialmente em 2007 e confirmada pelo TRF da 1ª Região, em Brasília, em 2010. A TI. Marãiwatsédé foi demarcada em 1998, mas até hoje os Xavante sofrem com a ação de posseiros que resistem ilegalmente a sair do local.

Leia mais

separador

WCAA disponibiliza lista de periódicos

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é parte, disponibiliza em seu site uma lista bastante completa de publicações mundiais na área. A lista pode ser acessada em http://www.wcaanet.org/publications/other_pub.php. Os colegas brasileiros que editam revistas que não aparecem na lista podem pedir sua inclusão enviando e-mail para o colega Gordon Mathews (cmgordon@cuhk.edu.hk).

separador

CEPPAC realizará Curso de Especialização em Direitos dos Povos Indígenas para a FUNAI

A operacionalização dos direitos dos povos indígenas consiste em um domínio complexo de legislações e normatizações, práticas jurídicas e institucionais distribuídas em instâncias internacionais, constitucionais e infraconstitucionais. O diálogo entre a Antropologia e o Direito tornou-se o caminho para a efetivação dos direitos dos povos indígenas tornando a interdisciplinaridade uma condição sem a qual esses direitos não encontram sua adequada interpretação e implantação.
Nesse sentido, a Universidade de Brasília (UnB), por meio do seu Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), propôs a realização do I Curso de Especialização Lato Sensu em Direitos dos Povos Indígenas.
O curso será iniciado em outubro de 2011 e deverá formar cerca de 50 alunos em sua primeira turma que será restrita aos funcionários do órgão indigenista.

Leia mais

separador

Indígenas do Brasil e exterior reúnem-se em Campo Grande

Indígenas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e países reúnem-se em Campo Grande, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2011, para discutir a relação entre seus saberes tradicionais e a universidade.

Leia mais

separador

Funai pressiona e Câmara esvazia projeto de combate ao infanticídio

Mudança elimina possibilidade de processar servidores por omissão de socorro em aldeias.
Prática de abandonar ou enterrar bebês resistiria em cerca de 20 etnias; governo federal não se manifesta sobre o tema.
 

Leia mais

separador

Anistia para os imigrantes: um direito transformado em calvário pela Policia Federal

Coordenador do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e Coordenador Internacional da Articulação Sulamericana Espaço Sem Fronteiras (ESF)

Leia mais

separador

Notícias sobre as populações tradicionais do Norte de Minas em movimento de autodemarcação de RDS.

Confira os links:
http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/planeta-minas/comunidades-tradicionais-de-minas-1
http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/planeta-minas/comunidades-tradicionais-de-minas-2
http://www.youtube.com/watch?v=4FlN1xQWfWY
http://racismoambiental.net.br/2011/07/informe-dos-vazanteiros-e-quilombolas-da-retomada-de-minas-gerais/

separador

Pelo imediato afastamento do juiz da condução do processo que apura os assassinatos do casal extrativista de nova ipixuna

Ao completar dois meses dos assassinatos de José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva, os familiares do casal e os movimentos sociais que a esta subscrevem,vem a público manifestar e requerer.

Leia mais

separador

1º Lugar do Festival Nacional de Cinema – Paulínia/SP

O documentário À margem do Xingu: Vozes não consideradas, ganhou o primeiro lugar na categoria documentário no voto do Júri popular do festival nacional de cinema, na cidade de Paulínia/SP.

Leia mais

separador

Comitê de Assessoramento de Ciências Sociais do CNPq

Carlos Caroso, presidente da ABA durante o biênio 2008-2010, foi nomeado para o Comitê de Assessoramento de Ciências Sociais do CNPq, para o período entre setembro de 2011 a julho de 2014.

separador

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 – Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos

O Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), após receber várias sugestões e ter feito consultas a instituições e entidades parceiras na organização deste evento, anuncia a data e o tema principal da SNCT em 2011.

Leia mais

separador

Antropologia na UnB inaugura laboratório audiovisual

No último dia 15/06, o departamento de antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB) inaugurou o IRIS – Laboratório de Imagem e Registro de Interações Sociais. O IRIS nasce como instância do DAN voltada a subsidiar, apoiar e promover o uso de recursos audiovisuais em atividades de pesquisa, ensino e extensão dos docentes e discentes do Departamento. Com um crescente acervo catalogado e equipamentos básicos para produção e edição de imagens e vídeos, o IRIS foi inaugurado com a exibição do documentário “Divino: festa, folia, tradição e fé no litoral do Paraná”, de Lia Marchi, e com a exposição fotográfica “V Kipupa Malunguinho da Jurema Sagrada”, de Pedro Stoeckli Pires. Mais informações: irisdan@unb.br.

separador

O Programa do observatório da imprensa discutiu no último dia 14 de junho a relação da imprensa com os conflitos sócio-ambientais na Amazônia

Leia aqui o artigo sobre o programa.
Acesse aqui o link do programa do observatório

separador

Movimento indígena rompe relações com o governo federal

Indignados com o que classificam como “descaso e a paralisia” do governo federal diante dos “graves problemas enfrentados por mais de 230 povos indígenas”, entidades ligadas à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) decidiram deixar a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).
A comissão é a principal responsável por organizar a atuação dos diversos órgãos federais que trabalham com os povos indígenas. Ela reúne representantes das organizações regionais indígenas, membros do governo e de organizações indigenistas.

Leia mais

separador

Consórcio responsável pela usina hidrelétrica de Estreito é multado

O Ibama multou em R$ 4,5 milhões o Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela operação da Usina Hidrelétrica de Estreito, localizada na divisa entre os estados de Maranhão e Tocantins.

Leia mais

separador

Lideranças Indígenas divulgam manifesto sobre processo de elaboração do Plano Plurianual 2012-2015

Representantes da APIB estiveram presentes ao Fórum de Conselhos Setoriais do Governo entre os dias 24 e 25 de maio em Brasília.

Leia mais

separador

A Imprensa de Ciências Sociais está com uma campanha de porte grátis para o Brasil durante o mês de Junho  

Acessem: http://www.ics.ul.pt/; http://www.imprensa.ics.ul.pt/ e www.imprensa.ics.ul.pt.

separador

Moção aprovada pela Assembléia Geral da ANPUR (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), realizada no Rio de Janeiro, 27 de maio de 2011.

Leia aqui

separador

Nota de morte anunciada

Hoje, 24 de maio de 2011, foram assassinados nossos companheiros, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, assentados no Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, em Nova Ipixuna – PA. Os dois foram emboscados no meio da estrada por pistoleiros, executados com tiros na cabeça, tendo Zé Claúdio a orelha decepada e levada pelos seus assassinos provavelmente como prova do “serviço realizado”.

Leia mais

separador

MPF pede que a Polícia Federal acompanhe investigação sobre assassinatos em Nova Ipixuna

As denúncias de Zé Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva já tinham levado ao fechamento de serrarias ilegais.
 

Leia mais

separador

Líderes de Projeto Extrativista são assassinados em Nova Ipixuna, PA
As ameaças contra a vida do casal de extrativistas começaram por volta de 2008.

Leia mais

separador

Complexo Hidrelétrico do Tapajós ameaça cinco unidades de conservação no Pará
O governo federal deverá encaminhar nas próxima semanas a redução de cinco unidades de conservação na região da BR-163, no Pará. A medida visa liberar quase 80 mil hectares de florestas para a construção de três grandes hidrelétricas nos rios Tapajós e Jamanxim.

Leia mais

separador

Tribunal decide: agricultores tradicionais devem ser ouvidos sobre contaminação por transgênico

Decisão vem à tona no momento em que se discute a liberação do feijão transgênico.

Leia mais

separador

UE dá primeiro passo para restabelecer controle de fronteira

Grupo concordou em examinar mudança em tratado de livre circulação. Países solicitarem revisão por imigração provocada por revoltas árabes.

Leia mais

separador

Projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia” é premiado

O projeto “Nova Cartografia Social da Amazônia”, coordenado pelo colega Alfredo Wagner Berno, da Universidade Federal do Amazonas, recebeu o prêmio “Visionaries Awards” da Fundação Ford, por seu trabalho junto a povos e comunidades tradicionais da Amazônia. O projeto tem permitido a produção de uma cartografia feita pelas próprias comunidades, revelando importantes aspectos de suas representações sobre o espaço e os riscos e dilemas de sua transformação.  

Leia mais no site da ABA.

separador

O filme Gisèle Omindarewa foi convidado a participar do 13º festival de Cinema Brasileiro de Paris

O filme Gisèle Omindarewa, de nossa associada Clarice Peixoto (UERJ) e atualmente membro da coordenação do GT Antropologia Visual,  foi convidado a participar do 13º festival de Cinema Brasileiro de Paris, de 4 a 17 maio, ao lado de filmes de ficção (Nelson Pereira dos Santos é o grande homenageado) e de apenas 10 documentários brasileiros recentes

Leia mais.

separador

Sem resposta, agricultores ameaçados de despejo na Volta Grande vão ao MPF

Sem resposta concreta da Fundação Nacional do Índio (Funai), e ainda passando por problemas de interdição de suas terras, os agricultores da Volta Grande estiveram no Ministério Público Federal (MPF), exigindo que seus direitos sejam garantidos.
 

Leia mais.

separador

Inauguração do Laboratório de Antropologia Visual da UFPB

No último dia 3 de maio foi inaugurado oficialmente o Laboratório de Antropologia Visual Arandu da UFPB/Campus IV, localizado no município de Rio Tinto (a 50 min. de João Pessoa).
Desde a manhã até a tarde foram exibidos e discutidos filmes do acervo do Laboratório (produções francesas, inglesas e brasileiras na área de Antropologia Visual, além do clássico do cinema novo Aruanda de Linduarte Noronha). Estiveram presentes professores e alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Antropologia da UFPB. O evento foi encerrado com apresentação da banda de reggae Trançagem de Rio Tinto.
O Laboratório compreende espaços para acervo, exibição, produção e processamento de imagem e som em antropologia. Tem como finalidade desenvolver a antropologia visual como área de conhecimento desde a graduaÍ ão, além de estabelecer contatos e intercâmbios com outros núcleos e laboratórios nacionais e internacionais.
Desde 2009 o Laboratório funciona junto ao grupo de pesquisa “Antropologia Visual, Arte, Etnografia e Documentário” e já viabilizou a realização de outros eventos como o Seminário Memória e Imagem no Vale do Mamanguape (2009), a Mostra Itinerante Jean Rouch em João Pessoa (2010) e a Conversa com Realizadores (2010-2011).

separador

IPEA promove reunião com associações da área de humanas: desenvolvimento, publicações e articulação políticas foram os assuntos principais

Das ciências sociais, estiveram presentes a ABA, representada pelo ex-presidente Gustavo Lins Ribeiro; a ABCP, representada por seu secretário-executivo Amâncio de Oliveira; a SBS, representada pela presidente Celi Scalon, e a ANPOCS, representada por seu presidente Marcos Costa Lima.

Leia mais

separador

ABA participa de preparação da 2ª Conferência sobre Desenvolvimento Nacional

No dia 25 de abril a ABA participou de reunião na sede do IPEA, em Brasília, com o presidente do órgão e representantes de várias associações da área de humanas. Na pauta, o envolvimento das ciências humanas na discussão sobre desenvolvimento nacional, em especial na preparação da segunda conferência nacional sobre desenvolvimento, realizada pelo IPEA. Representando a ABA, seu ex-presidente, Gustavo Lins Ribeiro, explanou o longo envolvimento da instituição com a questão do desenvolvimento, por exemplo, através da defesa dos povos indígenas e quilombolas, ou pela participação nos debates sobre a questão ambiental e reassentamentos forçados.

Leia mais detalhes no site da ABA.

separador

SBPC quer adiar votação do novo Código Florestal

Cientistas pedem solução imediata apenas para o decreto sobre regularização de reservas legais. Deputado Marco Maia diz que, por enquanto, está mantida votação na próxima semana.
Leia mais

separador

Indígenas do Amazonas querem divulgar conhecimento dentro das universidades

Leia mais

separador

Capes e CNPq divulgam nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício

Leia aqui

separador

Secretaria-Geral convida sociedade civil para o Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu

Leia mais

separador
Índios reivindicam demarcação de terras, melhora na educação e na saúde – Funai afirma que corte no orçamento atrapalhará trabalhos do órgão

Leia mais

separador

Instalação da Subcomissão Permanente em Defesa da Mulher da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal (discussão da Lei Maria da Penha).  

Leia mais

separador

Participação da ABA no Encontro Nacional dos Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)

Bela Feldman-Bianco, presidente da ABA, Marina D. Cardoso, secretária geral da ABA, Daniel Simião, secretário adjunto da ABA, Lia Machado, ex vice-presidente, e Cíntia Beatriz Müller (coordenadora do GT Quilombos) participam do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Assistência Social, que acontece em Brasília nos dias 30 e 31 de março de 2011, a convite do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Dentre os temas a serem tratados, o processo de reconhecimento das categorias profissionais no âmbito do SUAS é um dos itens principais que demanda a participação da ABA no Encontro. Leia mais a íntegra do documento preparado para o Encontro, que visa contribuir para a definição das funções dos antropólogos no Sistema Único de Assistência Social. O evento será transmitido pela internet a partir de 30/03, às 9h, horário local de Brasília, pelo link: http://v3.webcasters.com.br/Login.aspx?codTransmissao=30919

separador

Luiz Fernando Dias Duarte, vice-presidente da ABA, estréia sua coluna “Sentidos do Mundo” em Ciência Hoje on Line.  

Leia mais

separador

Matéria na Rádio CBN sobre Plano Nacional de Educação. Referências aos quilombolas e indígenas!  

Ouça aqui

separador

Prêmio Franklin Delano Roosevelt de melhor tese de doutorado

Histórias de uma antropologia da Boa Vizinhança: Um estudo sobre o papel dos antropólogos nos programas interamericanos de assistência técnica e saúde no Brasil e no México (1942-1960) defendida por Regina Érica Domingos de Figueiredo (sob orientação de Mariza Correa) na UNICAMP, recebeu o Prêmio Franklin Delano Roosevelt de melhor tese de doutorado.

separador

Pela primeira vez acusados pela morte de um índio são julgados.

Leia mais

separador

Documento Final sobre o I Seminário Comunidades Quilombolas e Unidades de Conservação: aspectos socioculturais e ambientais.  

Acesse aqui

separador

ABA negocia descontos nas inscrições da IX RAM e da III REA para associados em dia com as anuidades

Informamos que todos os sócios da Associação Brasileira de Antropologia que estão em dia com as anuidades da Associação terão desconto de 20% aplicado sobre os valores das taxas de inscrição de todas as categorias de inscritos na IX RAM (Reunião de Antropologia do Mercosul) e na III REA (Reunião  Equatorial de Antropologia), durante os prazos vigentes para tal, que serão oportunamente divulgados pelas organizações desses eventos. Estaremos também iniciando, a partir do dia 15 de fevereiro, a nossa Campanha de Anuidades ABA-2011, para que todos os sócios possam regularizar a sua situação junto à Associação, e usufruir destes e outros benefícios.
Diretoria da ABA

separador
Notícia sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN 3239/2004), que afeta o processo de regularização fundiária dos Territórios Quilombolas. Leia mais
separador
ABA tem nova diretoria: a gestão Desafios Antropológicos

Realizou-se no último dia 11 de janeiro, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, a cerimônia de posse da nova diretoria da ABA. O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Leia mais
separador
Participação da ABA em Encontros dos Trabalhadores da Assistência Social. Leia mais
separador

Justiça autoriza e PF prende Cacique Tupinambá Valdelice

Agentes da Polícia Federal em Ilhéus prenderam preventivamente na tarde desta quinta-feira (03), na sede do município, a cacique Tupinambá Maria Valdelice de Jesus, atendendo a um mandado expedido pela Justiça Federal. Ela não ofereceu resistência no momento da prisão e foi levada para a sede do departamento da PF no município. Leia mais

 

separador

Acompanhe a Campanha contra a Criminalização do Índio, através dos seguintes links:

http://www.indiosonline.org.br
http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/
http://paris.indymedia.org/spip.php?article5592
http://uniaocampocidadeefloresta.wordpress.com

separador

Primeira indígena Pataxó Hahahãe a se formar em Direito na Bahia

Patrícia dos Santos Moraes é a primeira Pataxó Hahahãe a formar-se em direito no estado da Bahia. Patrícia Pataxó vem atuando intensamente na luta indígena no estado e colará grau no próximo mês de fevereiro, junto à Universidade Federal da Bahia. A ABA congratula-se com sua conquista, passo importante para a construção de um Brasil em que as diversidades étnicas e culturais sejam efetivamente vividas e respeitadas.

separador

Jornal da Ciência da SBPC noticia que Governo quer realocar comunidades em Alcântara (MA) para expandir lançamentos.

Leia mais

separador

Abaixo-assinado em favor da permanência do Arquivo Nacional na Casa Civil da Presidência.

Para assinar, clique em http://snipurl.com/1rc9oj.

separador

Noticias do Jornal da Ciência sobre demandas em C&T.

Leia mais

separador

Associações científicas, profissionais e universidades manifestam-se contra a transferência do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça.  

Leia mais

separador

Decreto nº. 7.387 institui o Inventário Nacional da Diversidade Lingüística (INDL).

Leia mais

separador

Pesquisadores e membros de organizações da sociedade civil repudiam ações da política federal e metropolitana de Buenos Aires ante o desalojamento de moradores do Parque Indoamericano 

Leia mais

separador

Transferência de competência para demarcação de terras indígenas para o Congresso gera reação de representação indígena 

Leia mais

separador

Transição institucional do IUPERJ para o IESP/UERJ discutida em entrevista no Boletim da ABCP.

Leia mais

separador

Antropóloga Lux Vidal recebe título de Professora Emérita da USP.

Leia mais

separador

Academia Brasileira de Ciências e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência encaminham proposta de agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil aos candidatos à presidência do PaísLista Ant-Bra avalia opinião comportamento de antropólogos sobre recursos online.

Leia mais

separador

A preservação da memória da Justiça do Trabalho é questão de Justiça.

 Leia mais

separador

Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural.  

Leia mais

separador

ABA pleiteia representação e participação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, que discutirá ética em pesquisa envolvendo seres humanos.  

 Leia mais

separador

Repúdio a arbítrio.

Leia mais

separador

Informações da ABA sobre o Haiti

  • Cooperação internacional é política pública – Profa. Kelly Silva (UnB). Leia mais

  • Haiti, ano zero – folha 24/01/10.pdf
  • O Haiti antes e depois do terremoto – O Globo 24/01/10 – Federico Neiburg.pdf
  • Retificação de informação e esclarecimentos/ABA presta solidariedade aos antropólogos e estudantes que se encontram no Haiti Leia mais
  • Associado da ABA em campo no Haiti relata desastre e situação que se instalou no país Leia mais 
  • Blog para informações: http://lacitadelle.wordpress.com/ 
  • HAITI Direção do IFCH agradece solidariedade Leia mais
  • Artigo de Omar Ribeiro Thomas e Otávio Calegari Jorge sobre a ajuda internacional ao Haiti, publicado na Folha de São Paulo. Leia mais
separador

Câmara aprova concessão de rádio para indígenas e quilombolas.  

 Leia mais

separador

Carta do Presidente da IUAES sobre erro na “Classificação Revisada dos Campos de Ciência e Tecnologia”

Leia mais

separador

CNPq aprova 5.826 bolsas de Produtividade em Pesquisa e os auxílios têm nova vigência  

Leia mais

separador

Alcida Rita Ramos recebe título de Professora Emérita da UnB

A antropóloga Alcida Rita Ramos, um dos principais nomes da Antropologia brasileira, recebeu o título de Professora Emérita da Universidade de Brasília na última sexta-feira, 20 de novembro. A honraria é concedida a docentes aposentados que se destacaram no exercício da atividade acadêmica. Alcida lutou mais de duas décadas pela demarcação das terras dos índios Yanomami.

Leia mais

separador

40 Anos das Ciências Sociais na Universidade de Brasília

Seminário Internacional em Comemoração dos 40 Anos das Ciências Sociais na Universidade de Brasília, tem programação com antropólogos, sociólogos e cientistas políticos e associações científicas.   

Leia mais

separador

CA do CNPq. tem novo representante da área de Antropologia e Roque Laraia é indicado para compor lista tríplice para o CD

O CNPq. escolheu Cornélia Eckert para substituir Roberto Kant de Lima no CA a partir de novembro, quando termina o mandato deste. A partir daquele mês as representantes da área de Antropologia serão Bela Feldman Bianco, que tem mandato até 2010, e Cornélia Eckert.
Para compor a lista tríplice para o Conselho deliberativo da mesma agência foi indicado o Professor Roque Laraia da UNB. Os dois outros membros desta lista foram indicados pela SBS e ABCP.

separador

Critérios do CNPq para julgamento de bolsas de Produtividade em Pesquisa

CNPq divulga proposta de critérios (http://www.cnpq.br/cas/cas.htm) dos Comitês de Assessoramento (CAs) para  julgamento de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), que deverão vigorar até 2011, que serão examinados e
aprovados pelo Conselho Deliberativo (CD) em sua reunião de junho próximo.

Leia mais

separador

Reserva de vagas para povos indígenas na Universidade Federal do Pará

Aprovada ontem (22.06.2009) vagas reservadas para povos indígenas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão colocadas à disposição duas vagas por curso, em todos os cursos ofertados pela UFPA, em todos os campi. Serão aproximadamente 240 vagas. O parecer ad hoc  aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição com o voto de todos os conselheiros e uma abstenção. As lideranças indígenas presentes manifestarão seu contentamento ao Reitor Dr. Alex Fiúza de Mello.

Leia mais

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support