Notas

 

Manifesto em solidariedade à violência sofrida no Quilombo Alpes, Porto Alegre (RS)

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), através do Comitê Quilombos, solidariza-se com a situação de violência vivenciada pelos moradores do Quilombo dos Alpes, diante da tentativa de invasão de suas casas, por homens armados. A invasão ocorre em meio ao avanço desenfreado do interesse de empreendimentos imobiliários dos territórios quilombola …
Leia mais…

Setembro 2022:  Violências e assassinatos, quem são os responsáveis?

ABA vem a público alertar para o riscos de mais mortes entre povos indígenas nos contextos de violência nas últimas semanas. No sábado (03/09), dois indígenas do povo Guajajara foram mortos no Maranhão, e um outro baleado. Os três são da Terra Indígena Arariboia (MA), sendo um deles integrante do …
Leia mais…

Justiça e reparação para o Povo Indígena Pataxó

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), manifesta sua indignação com os recentes acontecimentos envolvendo o povo indígena Pataxó, quando homens fortemente armados invadiram as aldeias Boca da Mata e Meio da Mata, no extremo sul da Bahia, numa ação promovida por fazendeiros …
Leia mais…

NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES ÀS COMUNIDADES KAIOWA E GUARANI DE GUAPO’Y MI TUJURY E DE KURUPI/SANTIAGO KUE, EM MATO GROSSO DO SUL

  No  dia 24 de junho, última sexta-feira, ocorreram episódios de violência em Mato Grosso do Sul, contra duas comunidades dos povos Kaiowa e Guarani. Os fatos aí envolvidos apresentam uma gravidade extrema e é neste sentido que a ABA (Associação Brasileira de Antropologia), a ABIA (Articulação Brasileira de Indígenas …
Leia mais…

Endereço Postal:
Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970
Endereço físico:
UNB – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ISC – Instituto de Ciências Sociais
Térreo – Sala AT – 41/29 – Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:
Fale conosco
E-mail: aba@abrant.org.br
Celular: +55 (61) 98594-9104
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hrs

Skip to content