Notas

 

NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES ÀS COMUNIDADES KAIOWA E GUARANI DE GUAPO’Y MI TUJURY E DE KURUPI/SANTIAGO KUE, EM MATO GROSSO DO SUL

  No  dia 24 de junho, última sexta-feira, ocorreram episódios de violência em Mato Grosso do Sul, contra duas comunidades dos povos Kaiowa e Guarani. Os fatos aí envolvidos apresentam uma gravidade extrema e é neste sentido que a ABA (Associação Brasileira de Antropologia), a ABIA (Articulação Brasileira de Indígenas …
Leia mais…

Nota sobre a decisão do STJ a respeito do rol de procedimentos da ANS: rol taxativo mata!

O Comitê de Antropologia e Saúde e o Comitê Deficiência e Acessibilidade, vinculados à Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vêm, por meio desta, externar sua enorme preocupação com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, no último dia 08/06/2022, definiu, por 6 votos a 3, que os planos …
Leia mais…

Manifestação de  apoio as Lideranças Quilombolas de Salvaterra (PA)

Lideranças das comunidades quilombolas de Salvaterra (PA) e estudantes da UFPA estão sendo criminalizadas por Calúnia, Injúria Difamação na Vara Única de Salvaterra por reagirem a uma postagem de cunho racista ( processo n. 0800110-51.2022.8.14.0091).  Tal criminalização é feita em meio ao  contexto comemorativo  nas redes sociais do  resultado do …
Leia mais…

Despedida para Bruno e Dom, com grande lamento, tristeza e indignação

No dia 5 de junho último, o servidor público e indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips deveriam chegar de barco a Atalaia do Norte, no Amazonas. Eles nunca chegariam. Por onze dias o Brasil e o mundo assistiram a filmagens dos rios e das …
Leia mais…

PEDIDO DE VERIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DA DECISÃO JUDICIAL  DE SENTENÇA DE NULIDADE DO PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PELO INCRA. DA COMUNIDADE QUILOMBOLA CÓRREGO DE UBARANAS, MUNICIPIO DE ARACATI- CEARÁ

ASSUNTO: Solicitação de verificação da conformidade da decisão judicial- Ação de Sentença de NULIDADE do processo administrativo de identificação, reconhecimento e demarcação, delimitação do territorial do Quilombo Córrego de Ubaranas, no município de Aracati/Ceará (Processo: Ação ordinária de pedido de nulidade do processo administrativo do INCRA N° 54130.003129/2010-01). O Comitê …
Leia mais…

Endereço Postal:
Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970
Endereço físico:
UNB – Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ISC – Instituto de Ciências Sociais
Térreo – Sala AT – 41/29 – Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:
Fale conosco
E-mail: aba@abrant.org.br
Celular: +55 (61) 98594-9104
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hrs

Skip to content