Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

Informativo n° 18/2017 | 14/11/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 18/2017  |  14/11/2017
Último dia para propostas de painéis no Congresso da IUAES
 
destaques da ABA
 
18º Congresso Mundial IUAES
0
0
 


Lembramos que a submissão para painéis foi prorrogada até hoje (14 de novembro de 2017). Envie sua proposta no site do Congresso:  http://www.pt.iuaes2018.org/inscricoes/capa.

Para dúvidas entre em contato através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

0
0
ABA e seu Comitê Migrações e Deslocamentos manifestam preocupação com o destino do Conselho Nacional de Imigração - CNIg
0
0
 

Confira o ofício, para o Subchefe da Seção de Assessoria Jurídica, que foi protocolado na Casa Civil:  http://www.aba.abant.org.br/files/20171110_5a05bae78e41b.pdf.

0
0
ABA e seu Comitê Quilombos se manifestam em defesa da Comunidade Quilombola Indígena Cupuaçu/Boa Vista, Barcarena (PA)
0
0
 

Confira o ofício, que foi enviado ao Procurador da República no Pará, com cópia para Procuradores, Fundação Cultural Palmares e 6ª Câmara:  http://www.aba.abant.org.br/files/20171110_5a05ae7716cd2.pdf.

0
0
Nota da ABA em apoio à presença da filósofa Judith Butler no Brasil
0
0
 

Grupos conservadores se manifestaram contra a vinda da filósofa Judith Butler acusando-a de ser promotora da “ideologia de gênero”, quando, de fato, a filósofa é uma das mais importantes teóricas que desenvolveram as teorias de gênero, assentadas em estudos disciplinares e interdisciplinares no mundo acadêmico a partir dos anos setenta e oitenta.  Judith Butler é doutora em Filosofia pela Universidade de Yale, professora no Departamento de Literatura Comparada e no Programa de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, Berkeley. É autora de 15 livros, dos quais seis traduzidos no Brasil por diferentes editoras.

Butler é uma das convidadas do colóquio “Os fins da democracia - Estratégias Populistas, Ceticismo sobre a Democracia e a Busca por Soberania Popular”, promoção conjunta entre Berkeley e a USP.  Butler é também convidada para ministrar conferência no SESC Pompéia em São Paulo.

A premissa do Colóquio e da conferência no SESC Pompéia é a liberdade de pensamento, a possibilidade de crítica, e a capacidade de colocar em debate questões relevantes para o conjunto da sociedade como a democracia, a diversidade de gênero e a convivência com a diferença.

A ABA, vem a público manifestar apoio integral à presença da professora Judith Butler no Brasil. Em recente entrevista ao jornal O Estado de São Paulo declarou:  “Me sinto muito triste com tudo isso, já que a postura de ódio e censura está baseada no medo, medo das mudanças, medo de deixar os outros viverem de uma maneira diferente da sua. Porém, é essa habilidade de viver com a diferença entre todos nós o que irá nos sustentar a longo prazo”.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA

0
0
Resultado da 3ª chamada de filiação e mudanças de categoria
0
0
 

A ABA dá as boas-vindas aos/às 24 novos/as associados/as (08 efetivos/as, 01 colaborador, 09 pós-graduandos/as, 01 correspondentes e 05 aspirantes) e saúda os/as 7 associados/as que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as - Arlete Fonseca de Andrade, Elis do Nascimento Silva, Helciane de Fátima Abreu Araujo, Joana Cabral de Oliveira, Jurandir Santos de Novaes, Ricardo Nei de Araújo, Simone Lira da Silva e Sheila Nunes da Silva;

Colaborador - Mario Igor Shimura;

Pós-graduandos/as - Amanda Karine Monteiro Lima, André Filipe Justino de Morais, Dalcides dos Santos Aniceto Júnior, Helena Moura Fietz, Jéssica Cunha de Medeiros, Jhéssika Angell Alves e Silva, Paula Grazielle Viana dos Reis, Ruth Paes Ribeiro e Tanize Machado Garcia;

Correspondentes - Paula Maria Guerra Tavares e Victoria Irisarri;

Aspirante - Arancha Micaelle dos Santos Pereira, Everton da Costa Pimentel, Gabriela Lauterbach Silva, Natacha de Souza Costa e Suzana Morelo Vergara Martins Costa;  

Mudanças de categoria (pós-graduandos/as para efetivos/as) – Breno da Silva Carvalho, Rhuan Carlos dos Santos Lopes, Rogerio Lopes Azize, Rumi Regina Kubo, Silvia Aguião e Sônia Rocha Lucas;

Mudanças de categoria (pós-graduanda para correspondente) – Victoria Irisarri.

0
0
Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica - Gilberto Velho
0
0
 

A Professora Bela Feldman-Bianco, Coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos e ex-Presidente da ABA, recebeu o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica - Gilberto Velho no dia 23 de outubro de 2017, por ocasião da abertura oficial do 41º Encontro Anual da ANPOCS.  A Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais - ANPOCS concede tal Prêmio às/aos pesquisadoras/es com excelência nas contribuições acadêmicas, produção intelectual e trabalho institucional em prol das Ciências Sociais. Bela Feldman-Bianco é uma das principais referências para as pesquisas sobre migrações internacionais no Brasil, na América Latina, na América do Norte e na Europa.

0
0
Pesquisa do Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA)
0
0
 

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é membro fundador, está realizando uma pesquisa global sobre práticas antropológicas. Convidamos aos associados da ABA a responder as perguntas da pesquisa a partir do link https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7.  
Num esforço de ampliar o acesso, a WCAA forneceu a pesquisa em inglês e espanhol. As perguntas são bastante simples e não devem demorar mais de 10 minutos. A pesquisa está aberta até 31 de janeiro de 2018. Obrigado antecipadamente por participar desta pesquisa que busca ter um perfil global da atuação na nossa disciplina.
A WCAA realizará sua reunião bienal em Florianópolis, a partir do dia 12 de julho de 2018, e devem comparecer mais de 30 Presidentes de Associações Nacionais de Antropologia. O encontro está sendo apoiado financeiramente pela Wenner Gren e pelo antropólogo Gordon Mathews, que fez uma doação a WCAA para auxiliar no deslocamento de delegados de Associações que não dispõem de fundos.
Não deixe de responder ao questionário:  https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7.
Bela Feldman-Bianco, ex-Presidente da ABA, foi homenageada na ANPOCS com a medalha Gilberto Velho de excelência acadêmica.
A revista Anais da Academia Brasileira de Ciências está aberta a artigos de Antropologia e da área de ciências humanas de modo geral. Leia aqui as instruções aos autores  http://www.scielo.br/revistas/aabc/iinstruc.htm.

0
0
Vibrant
0
0
 

v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance:  http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.

0
0
Novos Debates
0
0
 

Volume 2, Número 2 -  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

II Seminário Internacional de Sociologia e Antropologia Pragmática no Cone Sul: O espaço público em diversos contextos
Data: 16 e 17 de novembro de 2017
Local: UFF
Informações: Cartaz / Programação

0
0
 

8º FIFER - Festival Internacional do filme etnográfico do Recife
Data: 20 a 23 de novembro de 2017
Local: Caixa Cultural Recife
Informações:  http://www3.ufpe.br/filmedorecife/

0
0
 

I Semana de Antropologia da Universidade Federal de Sergipe: Desafios da Alteridade
Data: 21 a 24 de novembro de 2017
Local: Universidade Federal de Sergipe – UFS, Campus São Cristóvão
Informações: Chamada

0
0
 

Seminário 10 anos do PPGA/UFBA - Antropologia na Bahia: inovações, desafios e encruzilhadas
Data: 22 a 24 de novembro de 2017
Local: UFBA - FFCH
Informações: Convite

0
0
 

X SECONE
Data: 22 a 25 de novembro de 2017
Local: Tocantinópolis/TO
Informações: Edital / Cronograma

0
0
 

Seminário Internacional “10 anos de cooperação entre museus”
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasília/DF
Informações:  http://www.ibermuseus.org/10-anos/programacao-seminario-internacional-10-anos-de-cooperacao-entre-museus-museologia-ibero-americana-e-a-declaracao-de-salvador/

0
0
Eventos no Exterior
0
0
 

XII Reunión de Antropología del Mercosur
Data: 04 a 07 de dezembro de 2017
Local: FHyCS, UNaM - Posadas/Misiones
Informações: Convocatória ALA para GT /  http://ram2017.com.ar/

0
0
 

XI Jornadas de Jóvenes Investigadores en Ciencias Antropológicas
Data: 06 a 10 de agosto de 2018
Local: Buenos Aires/Argentina
Informações: Primeira Circular

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado em Museologia na UFBA
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Museologia, da Universidade Federal da Bahia  (PPGMUSEU-UFBA),  torna  público o  Edital para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado, no Semestre 2018.1. Inscrições: 09 de novembro a 10 de dezembro de 2017.Informações:  http://www.ppgmuseu.ffch.ufba.br/sites/ppgmuseu.ffch.ufba.br/files/ppgmuseu_edital_selecao_para_mestrado_2018.pdf.

0
0
 

Pós-doutorado na Pontificia Universidad Católica do Chile
O Centro de Pesquisa para o Gerenciamento Integrado de Riscos de Desastres - CIGIDEN reúne quatro universidades e pesquisadores de diversos campos (por exemplo, Engenharia, Sociologia, Antropologia, Ciências da Terra, Estudos Urbanos e Psicologia). O objetivo do CIGIDEN é produzir pesquisas de nível de excelência e interdisciplinar em todos os aspectos do ciclo de desastres (preparação, resposta, participação, recuperação e mitigação) e para mitigar o desastre construindo mais comunidades resilientes. Inscrições: 15 de dezembro de 2017. Informações:  Divulgação.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Revista Tessituras
A Tessituras, Revista de Antropologia e Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, divulga que estará recebendo artigos para o Dossiê: Casa, corporalidade e gênero em contextos camponeses e de povos tradicionais. As contribuições devem ser enviadas até 31 de março de 2018. Informações:  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/index.

0
0
Lançamentos - Livros 2017
0
0
 

CONCEIÇÃO, Joanice (2017). Irmandade da Boa Morte e Culto de Babá Egum: Masculinidades, Feminilidades e Performances Negras. Jundiaí: Paco Editorial.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Convite aos Associados das Sociedades Associadas à SBPC
0
0
 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem a satisfação de convidá-lo(a) a integrar o nosso quadro de associados. Criada em 1948 por um grupo de cientistas de renome no país, desde sua fundação a SBPC exerce papel destacado na agenda política nacional em temas que transcendem a ciência e a tecnologia e adentram nos campos tangentes da educação, da saúde, do meio ambiente, da agricultura, da energia, dos direitos humanos, entre outros.
Além de cerca de 140 sociedades científicas brasileiras associadas à SBPC, também contamos com sócios individuais, sobretudo pesquisadores, professores e estudantes de todo o país. Portanto, a sua participação, como sócio da SBPC, é fundamental para o fortalecimento crescente da representatividade que exercemos nos diversos fóruns de decisão política de âmbito nacional em que temos assento, como o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); a Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO); o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), entre outros.
O fato de já ser sócio da sociedade científica de sua especialidade, além de dar direito a um desconto na anuidade da SBPC, contribuirá para fortalecer e valorizar o escopo de nossa atuação em inúmeros fóruns de interesse das Associadas que tratam de questões de fundamental importância da sociedade brasileira. Portanto, reiteramos o convite para que se associe à SBPC, o que pode ser feito por meio de formulário no Setor de Sócios de nosso site, ou enviando uma mensagem para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Esperando contar com sua colaboração nesta campanha e colocando-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos, enviamos nossas cordiais saudações.
Diretoria da SBPC

0
0
Anuário Antropológico DAN/UnB
0
0
 

Anunciamos que o periódico do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, o Anuário Antropológico, conta com uma nova editora, a Profª Soraya Fleischer e uma nova secretaria executiva, Barbara Marques.
Aproveitamos a oportunidade para informar nosso novo endereço eletrônico: // O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. " target="_blank"> O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Todos os encaminhamentos deverão ser feitos ao novo e-mail.

0
0
O Brasil ascende ao destaque de Poluidor Mundial
0
0
 

Emissões do Brasil sobem 9% em 2016:  http://www.ihu.unisinos.br/573028-emissoes-do-brasil-sobem-9-em-2016.

0
0
Artigo sobre Candidatura à Liderança Indígena para a Presidência do México
0
0
 

Confira no link:  http://www.jornada.unam.mx/2017/10/26/opinion/019a2pol.

0
0
Declaración sobre graves acontecimientos en la Universidad Nacional de Asunción, Paraguay
0
0
 

Ante la necesidad de un avance significativo de las ciencias sociales en Paraguay y luego del reciente Primer Congreso Paraguayo de Ciencias Sociales, realizado en Asunción del 11 al 13 de julio de 2017, las y los estudiantes de la Escuela de Ciencias Sociales y Políticas dependiente de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Asunción, evaluaron en sus espacios asamblearios la concreción de los dos puntos finales de la Declaración del Congreso. En ellos, se exhorta a las autoridades académicas y políticas competentes a fundar la Facultad de Ciencias Sociales, así como a instituir la carrera de Antropología en dicha universidad.

0
0
Declaração de Córdoba lançada no último Encontro do Movimento Internacional para uma Nova Museologia
0
0
 
  1. do  MINOM,  presentes  em  Córdoba,  Argentina,  entre  os  dias  9  e  14  de outubro de 2017, repudiam os golpes contra a democracia, os direitos humanos e os direitos da natureza (a Pachamama, a Mãe Terra), entendidos como direitos integrais.
0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)


Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF