Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

Informativo n° 16/2017 | 28/09/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 16/2017  |  28/09/2017
ABA protocola Carta de repúdio à extinção da RENCA na Presidência da República
 
destaques da ABA
 
18º Congresso Mundial IUAES
0
0
 

Estão abertas as inscrições para Painéis Abertos e Painéis Fechados no 18° Congresso Mundial IUAES ( https://www.facebook.com/iuaesbrazil/photos/gm.352327125226405/1952780401628906/?type=3&theater), realizado pela primeira vez em países do Sul do Mundo, no Brasil, cidade de Florianópolis. A cidade, capital do Estado de Santa Catarina no Sul do Brasil, é conhecida também como "Ilha da Magia". Suas 42 praias contribuem para tornar a cidade capital turística do Mercosul. Confira o Facebook do Congresso:  https://www.facebook.com/iuaesbrazil.
Acesse o link  http://www.pt.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=424 para ler as normas das atividades e realize a sua inscrição:  http://www.pt.iuaes2018.org/inscricoes/capa.

0
0
Carta de repúdio à extinção da RENCA
0
0
 

A ABA e mais 22 (vinte e duas) Associações/Sociedades Científicas manifestam preocupação com o adequado cumprimento dos dispositivos legais relativos aos direitos humanos e ambientais e pedem a revogação das medidas que extinguem a RENCA e abrem a área à exploração minerária.
A Carta foi protocolada pela ABA na Presidência da República e encaminhada, por e-mail e pelos correios, aos seguintes destinatários: Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ministro do Meio Ambiente, Ministro de Minas e Energia, Advogada Geral da União, Procuradora Geral da República/MPF, Coordenador da 6ª Câmara-PGR/MPF, Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente da FUNAI e Presidente do INCRA.
Leia a íntegra da Carta aqui.

0
0
Nota do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA em Defesa da Resolução nº 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia
0
0
 

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio do seu Comitê Gênero e Sexualidade, manifesta seu apoio à resolução 01/1999 do Conselho Federal de Psicologia, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual, vedando explicitamente a participação desses profissionais em eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades.
Confira a Nota aqui.

0
0
Vibrant
0
0
 

v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance:  http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.

Chamada para o Dossiê “Gramática da [pós] violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras” / Contribuições até 30 de setembro de 2017.

0
0
Novos Debates
0
0
 

Volume 2, Número 2 -  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Seminário Raposa Serra do Sol e os direitos dos povos indígenas
Data: 04 de outubro de 2017
Local: UnB
Informações: Cartaz

0
0
 

IV EMBRA - Encontro de Antropologia México – Brasil
Data: 04 a 06 de outubro de 2017
Local: Unicamp, IFCH, Auditório Fausto Castilho
Informações: Cartaz / Programação

0
0
 

II Memória das Áfricas: Patrimônios das Diásporas nas Américas e Caribe
Data: 17 a 19 de outubro de 2017
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Informações: Cartaz /  https://proextcirs.wixsite.com/memoriadasafricas/home /  https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf

0
0
 

IV Seminário de Antropologia da UFSCar
Data: 20 a 23 de novembro de 2017
Local: UFSCar, São Carlos/SP
Informações:  https://ivsaufscar.wixsite.com/ivsaufscar/normas-de-submissao /  https://www.facebook.com/SeminarioAntropologiaUFSCar/

0
0
 

I Simpósio Nacional: Saúde Mental, crianças e infâncias: abordagens socioculturais
Data:  27 e 28 de novembro de 2017
Local: UNIFESP, Santos/SP
Informações:  https://saudementalinfancias.wixsite.com/simposionacional / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

0
0
 
oportunidades
 
Concursos e seleções
0
0
 

Edital para contração de consultoria especializada em na Coordenação de Atividades Produtivas Sustentáveis do Plano de Gestão Territorial e Ambiental do Povo Xikrin da Terra Indígena Trincheira
O objetivo do edital é a contratação de consultoria especializada para assessoria e coordenação das atividades produtivas sustentáveis de manejo e comercialização da safra de 2018 da Castanha do Pará da Terra Indígena Trincheira Bacajá, como uma das atividades produtivas sustentáveis prioritárias do plano de gestão territorial e ambiental Xikrin da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Inscrições até 28 de setembro de 2017. Informações: Edital.

0
0
 

Edital para contração de consultoria especializada em na Coordenação de Atividades Produtivas Sustentáveis do Plano de Gestão Territorial e Ambiental do Povo Xikrin da Terra Indígena Trincheira
O objetivo do edital é a contratação de consultoria especializada para assessoria e coordenação das atividades produtivas sustentáveis de manejo e comercialização da safra de 2018 da Castanha do Pará da Terra Indígena Trincheira Bacajá, como uma das atividades produtivas sustentáveis prioritárias do plano de gestão territorial e ambiental Xikrin da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Inscrições até 28 de setembro de 2017. Informações: Edital.

0
0
 

Concurso para Professor na UFRR
A Universidade Federal de Roraima divulga a abertura do processo seletivo de 2 vagas para Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Inscrições: 11 a 29 de setembro de 2017. Informações:  http://ufrr.br/ppgants/.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Áltera Revista de Antropologia
A Áltera Revista de Antropologia divulga chamadas de artigos para o dossiê Desafios da atuação de antropólogos: problematizando a formação, ética e narrativas de trabalho. O prazo para submissões é dia 01 de outubro de 2017. Informações: Cartaz.

0
0
 

Revista Percursos
A Revista Percursos (FAED/UDESC) convida pesquisadores e pesquisadoras interessados em divulgar resultados de investigações, bem como reflexões teórico-metodológicas sobre o tema "Povos e Comunidades Tradicionais: Desafios Contemporâneos". O prazo para submissões é dia 30 de novembro de 2017. Informações: Divulgação.

0
0
Lançamentos - Livros ABA
0
0
 

Gás, Fumaça e Zoada: laudo antropológico sobre impactos das usinas termoelétricas do Complexo Parnaíba para populações tradicionais

ABA lança o Livro Gás, Fumaça e Zoada: laudo antropológico sobre impactos das usinas termoelétricas do Complexo Parnaíba para populações tradicionais, organizado por Maristela de Paula Andrade.
Clique aqui para visualizar em PDF.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Renca: Temer revoga polêmico decreto que ameaça reservas da Amazônia
0
0
 

Governo volta atrás na proposta de abrir a região, entre Pará e Amapá, para exploração de mineradoras. Alta de desmatamento na floresta amazônica era consequência inexorável.
Confira:  https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/25/politica/1506372008_097256.html.

0
0
Temer decide revogar decreto que abriria Renca à mineração privada
0
0
 

O governo Michel Temer voltou atrás e anunciou, nesta segunda-feira, que anulará o decreto que autorizou a abertura da gigantesca Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na Amazônia, à mineração privada, após uma onda de críticas de ambientalistas e celebridades dentro e fora do país.
Confira:  https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2017/09/25/interna_internacional,903441/temer-decide-revogar-decreto-que-abriria-renca-a-mineracao-privada.shtml.

0
0
Funai defende participação de indígenas no debate sobre a MP da Mineração
0
0
 

Funai defende participação de indígenas no debate sobre a Medida Provisória que dispõe sobre regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais (MPV 790/2017). O assunto foi discutido em audiência pública na Comissão Mista que examina MP. O relator da Medida Provisória, senador Flexa Ribeiro (PSDB – PA), defendeu a regulamentação da atividade para impedir a mineração clandestina.
Ouça os detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Iara Farias Borges:  http://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2017/09/funai-defende-participacao-de-indigenas-no-debate-sobre-a-mp-da-mineracao.

0
0
Manifestações recentes da SBPC (e outras entidades) relacionadas especialmente ao grave quadro de recursos para CT
0
0
 

Para ler os documentos clique nos links a seguir:
Carta ao Presidente da República
Solicitação (reiterada) ao Ministro Kassab solicitando reunião do Conselho Nacional de CT
Relato de reunião na Finep sobre o FNDCT
Posicionamento da SBPC acerca da Medida Provisória sobre o FNDCT
Manifestação sobre a RENCA
Carta à Capes sobre a questão do Portal de Periódicos
Carta ao STF sobre ADINs relativas ao Código Florestal

0
0
Carta denúncia da situação atual da Ciência e Tecnologia no nosso país
0
0
 

A comunidade científica e tecnológica brasileira assiste, estarrecida, a um processo de abandono e desmonte das suas instituições geradoras de conhecimento. Tal processo, iniciado ainda no governo passado, atinge agora o seu perigoso ápice, ameaçando quase um século de conquistas obtidas a duras penas. O orçamento das Unidades de Pesquisa do MCTIC, congelado há cinco anos, sofreu um corte adicional de 20%, no início do ano e um contingenciamento de 44%, há pouco mais de três meses. Os institutos do MCTI possuem orçamento suficiente apenas para as despesas que ocorrerem até setembro, o que repete situação de triste memória, que aconteceu no ano passado. Estão em risco os pagamentos dos contratos de terceirização, além de energia elétrica e outras despesas absolutamente correntes. Autoridades sinalizam que os problemas deste ano serão solucionados sem dizer quando nem como e se calam quando se pergunta sobre 2018 (quando o projeto de lei orçamentária prevê a repetição do orçamento final deste ano até agora, já cortado e contingenciado).
Confira a carta aqui.

0
0
Fórum Rio – Em Defesa da Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura, na Luta pela Democracia e Justiça Social
0
0
 

Universidades públicas, institutos federais de educação, saúde e ciência e tecnologia, instituições de ciência e tecnologia localizados no Estado do Rio de Janeiro, irmanados com a sociedade civil democrática, reunidos, resolvem criar, na data de hoje, um Fórum de Instituições Públicas e da Sociedade Civil Democrática para defender o patrimônio científico, cultural e educacional brasileiro: Fórum Rio – Diálogos Críticos sobre a Crise.

0
0
Carta denuncia por Operación Huracán
0
0
 

Los abajo firmantes, profesores, investigadores y estudiantes de la Escuela de Antropología de la Universidad Academia de Humanismo Cristiano, manifestamos nuestro rechazo a la llamada Operación Huracán cuyo resultado ha sido la detención de dirigentes sociales mapuche ampliamente conocidos y de público accionar y su posterior formalización por asociación ilícita terrorista, construyendo una supuesta red que abarca a todas las organizaciones y comunidades mapuche del sur de Chile. Creemos que con medidas como esta se está persiguiendo no sólo a los indígenas, sino también criminalizando al movimiento social en nuestro país.
Vemos con preocupación la dictación de órdenes de detención que van dirigidas a descabezar el movimiento indígena, específicamente en la Araucanía, en un contexto de reiterados desconocimientos de las legítimas demandas que han realizado históricamente los mapuche en pos del reconocimiento, la igualdad y la no discriminación. La huelga de hambre que sostienen varios comuneros y que ha sido denunciada entre otros organismos por el Colegio de Antropólogos de Chile, encabezado por su presidente Rosamel Millaman y ahora la persecución indiscriminada de los dirigentes indígenas, son evidencia de que nuevamente se ha escogido el camino de la represión para enfrentar las históricas demandas de los pueblos indígenas, con medidas de fuerza, amparadas en una legislación abiertamente criticada por sus arbitrariedades y por su indebido proceso.
Lo que ha ocurrido las últimas semanas ha evidenciado que, tanto en Chile como en Argentina, se ha iniciado un nuevo proceso de persecución y criminalización de la demanda mapuche, con la represión como única alternativa posible para abordar el conflicto. Hacemos un llamado a las autoridades para que antepongan un diálogo simétrico, el reconocimiento político y la negociación con todos los involucrados, que permita zanjar demandas históricas al amparo del Convenio 169 de la OIT, la Declaración de las Naciones Unidas sobre los Derechos de los Pueblos Indígenas y con el irrestricto respeto a los derechos humanos y al debido proceso.
Escuela de Antropología Universidad Academia de Humanismo Cristiano.
FIRMAN
1. Dr. Claudio Espinoza Araya, Director Escuela de Antropología.
2. Dra. Claudia Arellano Hermosilla, Docente Escuela de Antropología UAHC.
3. Dra.© Maira Arriagada Solís (Docente Escuela de Antropología UAHC)
4. Profesor Miguel Bahamondes Parrao (Docente Escuela de Antropología UAHC)
5. Profesor José Bengoa Cabello (Docente Escuela de Antropología UAHC y Escuela Superior Campesina de Curaco de Vélez)
6. Dra. Consuelo Biskupovic Zimmermann (Docente Escuela de Antropología UAHC)
7. Dr.© Guillermo Brinck Pinsent (Docente Escuela de Antropología UAHC)
8. Dr. Luis Campos Muñoz (Docente Escuela de Antropología UAHC)
9. Dra.© Adriana Capaldo Broccato (Docente Escuela de Antropología UAHC)
10. Dra. Mayarí Castillo Gallardo (Docente Escuela de Antropología UAHC)
11. Dra.© Paula Contreras Rojas (Docente Escuela de Antropología UAHC)
12. Mg. Sascha Cornejo Puschner (Docente Escuela de Antropología UAHC)
13. Dra. Francisca Fernández Droguett (Docente Escuela de Antropología UAHC)
14. Mg. Consuelo Laso Sanzi (Docente Escuela de Antropología UAHC)
15. Mg. Cristian Morales Pérez (Docente Escuela de Antropología UAHC)
16. Dra. Marie Karolyne Núñez Syrt (Docente Escuela de Antropología UAHC)
17. Dr.© Elías Padilla Ballesteros (Docente Escuela de Antropología UAHC)
18. Dra. Andrea Seelenfreund Hirsch (Docente Escuela de Antropología UAHC)
19. Profesor Gerardo Silva Sonatore (Docente Escuela de Antropología UAHC)
20. Mg. José Varas Insunza (Docente Escuela de Antropología UAHC)
21. Dr. Francisco Vergara Edwards (Docente Escuela de Antropología UAHC)
22. Asamblea de Estudiantes de Antropología UAHC

0
0
Documentário sobre trabalho escravo com a participação da antropóloga Elieyd Sousa de Menezes, que foi premiada em primeiro lugar na 3º Edição do Prêmio ABA/GIZ
0
0
 

Confira:  https://www.youtube.com/watch?v=PhRDUT9C6io&feature=youtu.be.

0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)


Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Anos anteriores

Informativos 2016
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2016.
separador
Informativos 2015
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2015.
separador
Informativos 2014
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2014. 
separador
Informativos 2013
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2013.
separador
Informativos 2012
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2012.
separador
Informativos 2011
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2011.
separador
Informativos 2010
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2010 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2010
separador
Informativos 2009
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2009 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2009
separador
Informativos 2008
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2008 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2008
separador
Informativos 2007
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2007 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2007
separador
Informativos 2006
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2006 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2006