Informativo n° 13/2017 | 17/08/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 13/2017  |  17/08/2017
Antropologia mobiliza contra o fim dos direitos fundamentais e originários
 
destaques da ABA
 
ABA assina documento sobre ataques aos direitos dos povos indígenas
0
0
  Instituições encaminharam o documento a ONU e a OEA.
Confira aqui o documento em português e aqui em inglês.
0
0
Nota da ABA/CAI sobre Genocídio no MS
0
0
 
0
0
Direito Quilombola: a ABA defende! O Decreto 4.887 é Constitucional!
0
0
  Convidamos a todos e todas para se juntarem à nossa Campanha pela Constitucionalidade do Decreto 4887/2003, através da promoção de debates públicos sobre o tema em suas universidades, escolas, instituições, associações, divulgando a nossa campanha nas suas redes de contato e, sobretudo encaminhando carta de manifestação aos ministros do STF em defesa do Decreto.

Clique aqui para acessar o PDF da Campanha.

0
0
Nota da ABA e sua Assessoria de Meio Ambiente em repúdio ao Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira
0
0
  A ABA e sua Assessoria de Meio Ambiente repudiam as ações do Programa de Revitalização da Industria Mineral Brasileira, considerando o caráter excepcional e antidemocrático desta reforma proposta pela via de medidas provisórias, em função da ausência do debate sobre seus efeitos com organizações e movimentos da sociedade e, especialmente, com os povos e comunidades que sofrem os efeitos mais diretos das atividades produtivas do setor minero-extrativista.
Confira a íntegra da Nota aqui.
0
0
Presidente da ABA participa da Mesa de Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos
0
0
  A Presidenta ABA, Lia Zanotta Machado; o subprocurador-geral da República, Luciano Mariz Maia; o defensor público federal e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Comunidades Indígenas da Defensoria Pública da União (DPU), Lucas Cabette Fábio, denunciaram a agenda de retrocessos promovida pelo atual governo, que já sinalizou que pretende adotar o marco temporal como critério.
Leia alguns detalhes da audiência em:  http://www.reginasousa.com/destaques/623-comissao-tenta-evitar-adocao-do-marco-temporal-para-demarcacao-de-terras-indigenas.
0
0
Pesquisa de gênero denuncia “movimento neoconservador”
0
0
 

A ABA realizou a Mesa sobre Gênero, Desigualdades, Educação e Justiça, com a participação de sua Presidente Lia Zanotta Machado, sua Diretora Regina Facchini e sua Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto, na 69ª Reunião Anual da SBPC.
Confira a matéria publicada no site da UFMG:  https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/pesquisadora-de-genero-denuncia-movimento-neoconservador/.

0
0
“Vivemos batalha final da legitimação das terras indígenas no Brasil”
0
0
  Confira a entrevista do Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da ABA, Prof. Henyo Trindade Barretto Filho, à RFI Brasil:  http://br.rfi.fr/brasil/20170809-vivemos-batalha-final-da-legitimacao-das-terras-indigenas-no-brasil-diz-antropologo-0.
0
0
Para que serve a antropologia?
0
0
  O Diretor da ABA, Prof. Lorenzo Macagno, encerrou o Evento de Extensão Produções da Antropologia problematizando a ideia de que o saber antropológico deva se submeter a imperativos utilitaristas imediatos, e discorrendo sobre os imperativos que constituem a seu ver o pensamento antropológico: o do significado, o da observação, o imperativo cosmopolita e o imperativo ético.
Confira o vídeo no link:  https://www.youtube.com/watch?v=XTmi79bJ6BI.
0
0
Vídeos do Seminário “A internacionalização das CHSSA: dimensões conceituais”
0
0
  O seminário foi realizado nos dias 22 e 23 de junho na sede do CNPq. Os vídeos encontram-se disponíveis no canal do YouTube do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil e podem ser acessados por meio dos links:
 https://youtu.be/-kgj5bHmI3g (22 de junho) e  https://youtu.be/stfja1jOXRQ (23 de junho) ou  https://wordpress.com/post/blogfchssa.wordpress.com/846.
0
0
Carta do FCHSSA ao Ministro Kassab – situação do CNPq: queremos menos promessas e mais respostas
0
0
 
0
0
Artigo do vencedor do Prêmio Heloísa Alberto Torres 2016/ABA foi publicado na Revista Sociedade e Cultura da UFG
0
0
  A II Edição do Prêmio Heloísa Alberto Torres ocorreu no ano de 2016, com resultado anunciado na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA (João Pessoa/PB). O vencedor (melhor artigo, dissertação de mestrado) foi Alexandre Jorge de Medeiros Fernandes (UnB), orientado por Kelly Cristiane da Silva (UnB), que teve seu artigo publicado na Revista Sociedade e Cultura da Universidade Federal de Goiás.
Confira o artigo em:  https://www.revistas.ufg.br/fchf/article/view/47124/23405.
0
0
Repercussão do livro Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades
0
0
  Confira a entrevista do Instituto Humanitas Unisinos – IHU com Jane Felipe Beltrão a respeito do livro: Beltrão, Jane Felipe & Lacerda, Paula Mendes (orgs.). 2017. Amazônias em tempos contemporâneos: entre diversidades e adversidades. Brasília/Rio de Janeiro. ABA Publicações/Mórula Editorial. ISBN 978-85-656-7949-7. A publicação é um paradidático e na entrevista Jane Beltrão fala de atualidades em relação a situação dos povos indígenas.
Confira a entrevista em:  http://www.ihu.unisinos.br/570189-povos-da-amazonia-padecem-de-tratamento-colonial-entrevista-especial-com-jane-beltrao.
0
0
Indigenous peoples boxed in by Brazil’s political crisis
0
0
  Clique aqui para ler o artigo de Manuela Carneiro da Cunha, ex Presidente e membro do Conselho Diretor da ABA.
0
0
Vibrant
0
0
  v. 14, n. 1/Janeiro-Abril 2017: On Ritual and Performance:  http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-14-n-1-01-042017/.

Chamada para o Dossiê “Gramática da [pós] violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras” / Contribuições até 30 de setembro de 2017.

0
0
Novos Debates
0
0
  A Novos Debates divulga chamada de colaborações para seu v.1 n.3. As contribuições devem ser enviadas até 30 de julho de 2017, através do e-mail  novosdebates@gmail.com.

Volume 2, Número 2 –  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
  IV Workshop de Acesso ao Patrimônio Genético e/ou Conhecimento Tradicional Associado “O Novo Marco da Biodiversidade e o Trabalho Científico no Brasil”
Data: 31 de agosto de 2017
Local: UFF, Campus da Praia Vermelha, em Niterói/RJ
Informações: Cartaz / Programação / Inscrições no link  http://bit.ly/UFFGenIV
0
0
  Congresso Internacional Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas
Data: 09 a 11 de outubro de 2017
Local: UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Informações:  https://congressohumanidades.wordpress.com/
0
0
  Seminário Memória das Áfricas
Data: 17 a 19 de outubro de 2017
Local: UFRN
Informações:  https://proextcirs.wixsite.com/memoriadasafricas/home
0
0
  IV Cirkula: Antropologia e interseccionalidades: democracia, política e participação
Data: 27 a 30 de novembro de 2017
Local: UFPE e Instituto Ricardo Brennand
Informações:  https://cirkula.org /  https://www.facebook.com/cirkulaufpe/
0
0
Eventos no Exterior
0
0
  III Jornadas Internacionales de Antropología del Conflicto Urbano
Data: 13 a 15 de dezembro de 2017
Local: Buenos Aires, Argentina
Informações: Primeira Circular
0
0
Exposições
0
0
  O inferno nunca se farta
Data: 03 de agosto a 03 de novembro de 2017
Local: IFCH – Unicamp
Informações:  https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/biblioteca/fernando-tacca-inferno-nunca-se-farta
0
0
 
oportunidades
 
Concursos e seleções
0
0
  Concurso para Professor na UFV
A Universidade Federal de Viçosa divulga a abertura do processo seletivo para Professor Visitante. Inscrições até 17 de agosto de 2017. Informações:  http://www.soc.ufv.br/?campusvicosa=departamento-de-ciencias-sociais-2.
0
0
Pós-graduação
0
0
  Mestrado e Doutorado em Antropologia no PPGAS/UFG
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás divulga o processo seletivo para Mestrado e Doutorado. Inscrições: 07 de agosto a 06 de setembro de 2017. Informações:  https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/99188-mestrado-edital-de-selecao-2018 /  https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/99189-doutorado-edital-de-selecao-2018.
0
0
  Mestrado e Doutorado na UFPE
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco divulga o processo seletivo para ingresso no Mestrado e no Doutorado. Inscrições: 01 a 15 de setembro de 2017. Informações:  https://www.ufpe.br/ppga/noticias/-/asset_publisher/oWaVxar42FhR/content/selecao-pos-graduacao/39562?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.ufpe.br%2Fppga%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_
INSTANCE_oWaVxar42FhR%26p_p_lifecycle%3D0%26p_ p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-5%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D4.
0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
  Revista Sociedade e Cultura
A Revista Sociedade e Cultura, editada semestralmente pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e ligada aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia, em Antropologia Social e em Ciência Política da FCS/UFG, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Coleções, Colecionadores e Práticas de Representação”. Serão aceitos artigos escritos em português, inglês ou espanhol e as contribuições devem ser enviadas diretamente para os organizadores através do e-mail  dossiecolecoes@gmail.com até 05 de novembro de 2017. Informações: www.revistas.ufg.br/index.php/fchf / Chamadas.
0
0
  Revista Espaço Ameríndio
A Revista Espaço Ameríndio divulga chamada para o Dossiê Povos Indígenas e Ditaduras na América Latina. As contribuições serão recebidas até 31 de maio de 2018 e a publicação ocorrerá em final setembro de 2018. Informações:  http://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/announcement /  http://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/about.
0
0
  Portal de Periódicos da ANPOCS
O Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOCS é uma iniciativa que visa o desenvolvimento e livre acesso a pesquisa científica relacionada às Ciências Sociais, bem como a qualificação dos seus periódicos.
Confira aqui a divulgação e acesse o Portal de Periódicos em:  http://anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/periodicos-eletronicos-2.
0
0
Lançamentos – Livros 2017
0
0
  LOPES, José Rogério (32017). Colecionismo, arquivos pessoais e memórias patrimoniais. Porto Alegre: Cirkula.
0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Aula Magna e Ato em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas
0
0
  Na data em que se comemora o Dia do Advogado, 11 de agosto de 2017, nos jardins e no Auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito, como parte da programação oficial da semana de recepção aos calouros, a Articulação dos Povos Indígenas do País (Apib), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas(CONAQ), a Universidade de Brasília e juristas renomados promoveram uma Aula Magna e Ato em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas e Quilombolas. A atividade aconteceu antecedendo um conjunto de julgamentos decisivos para a manutenção e consolidação dos direitos desses povos e comunidades que ocorrerão no próximo dia 16 de agosto no Supremo Tribunal Federal.
Veja a divulgação em:  http://noticias.unb.br/component/agenda/agenda/1204.
0
0
Corpos de indígenas são encontrados enterrados em fazenda de MS
0
0
 

Ossadas foram achadas às margens de córrego em fazenda de Iguatemi, no sul do estado. Polícia suspeita que sejam de desaparecidos há um ano. Ex-funcionário da propriedade é suspeito.
Confira a matéria em:  http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/corpos-de-indigenas-sao-encontrados-enterrados-em-fazenda-um-ano-apos-desaparecimento-em-ms.ghtml.

0
0
Dia Internacional dos Povos Indígenas é marcado pela luta ao direito à vida
0
0
 

Golpe jurídico-parlamentar no Brasil também ameaça direitos indígenas.

Confira a matéria em:  http://www.cut.org.br/noticias/dia-internacional-dos-povos-indigenas-e-marcado-pela-luta-ao-direito-a-vida-8e3a/.

0
0
A SBPC e a ABC encaminharam carta ao MCTIC sobre a necessidade urgente de recursos para o CNPq
0
0
 
0
0
Nota do Comitê PIBIC sobre as bolsas do CNPq
0
0
  O Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 2 de agosto de 2017, vem a público expressar indignação com as notícias veiculadas em relação aos cortes no orçamento do CNPq e à suspensão do pagamento de bolsas de estudo. O programa de bolsas de iniciação científica e tecnológica é uma iniciativa única no mundo na formação de alunos de graduação, preparando gerações de pesquisadores e contribuindo para a soberania nacional. Os estudantes beneficiários têm a oportunidade de obter treinamento avançado em laboratórios de pesquisa, preparo para carreiras inovadoras, e inserção na Pós-Graduação. Existente desde a fundação do CNPq, em 1951, o Programa de Iniciação Científica é um patrimônio da comunidade científica e de toda sociedade brasileira. Este Programa nunca sofreu descontinuidade mesmo em momentos mais graves de crise econômica e durante governos de diferentes matizes ideológicas.
Em um momento em que nos deparamos com cortes já concretizados na CAPES, FAPERJ e outros órgãos de fomento, estas notícias causam enorme preocupação em relação à continuidade do PIBIC, uma vez que o CNPq é responsável pela concessão de 50% das bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) na UFRJ.
Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade.
Repudiamos os cortes anunciados no orçamento do CNPq, compreendendo que estes inviabilizam a existência da própria agência e o futuro do país.
0
0
Manifesto das Instituições e Sociedade Civil Democrática em Defesa da Ciência
0
0
 
0
0
Alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB
0
0
  Foi publicada a nova legislação da educação, envolvendo o ensino médio e também mudanças no fundamental.
Não são mais obrigatórias: Sociologia, Filosofia, Artes, Educação Física, Música.
Não é mais obrigatório o ensino de cultura afrobrasileira.
Não é mais garantida a universalidade do ensino básico.
Não é mais garantida a gratuidade do ensino público básico (tanto no fundamental quanto no médio).
Não é mais obrigação do Estado garantir educação infantil para todos.
 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm
 http://www.planalto.gov.br/…/_Ato2015-…/2016/Mpv/mpv746.htm…
No link da LDB indicado acima encontra-se no corpo do texto as alterações dessa MP.
Nesse novo formato eles anulam todos os parágrafos incluídos pelas leis 10.639 e 11.645.
Veja mais essa aberração do judiciário. Vamos denunciar.
O cúmulo será a aprovação da Nova LEI ORGÂNICA da Magistratura Nacional (LOMAN).
O projeto cria, por exemplo, auxílio-educação para filhos com até 24 anos de juízes, desembargadores e ministros do Judiciário em escolas e universidades privadas; auxílio-moradia equivalente a 20% do salário; transporte, quando não houver veículo oficial; reembolso por despesas médicas e odontológicas não cobertas por plano de saúde, e licenças para estudar no exterior com remuneração extra.
Se você repassar para somente dois amigos nas primeiras horas , em 28 horas toda população brasileira vai tomar -conhecimento desse ABSURDO.
Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente ata gerar está progressão de números.
0
0
Sugestões de Melhoria para a Plataforma Brasil
0
0
  Até o dia 18 de agosto de 2017 está disponível a consulta para o recebimento de sugestões para melhorias no site da Plataforma Brasil. O formulário é de fácil preenchimento e está disponível no link:  http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=33279.
0
0
Manifestação do DAN em repúdio às demissões de funcionários/as terceirizados/as da UnB
0
0
 
0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureira Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content