Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

Informativo n° 11/2017 | 17/07/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 11/2017  |  17/07/2017
ABA assina Manifesto sobre as agressões ao Povo Laklãnõ/Xokleng
 
destaques da ABA
 
ABA assina Manifesto de repúdio e esclarecimento sobre as agressões ao Povo Laklãnõ/Xokleng em face à Barragem Norte
0
0
 

Neste momento de enorme fragilidade para milhares de pessoas do Vale do Itajaí (SC), decorrente das fortes chuvas, e consequentemente pela ameaça real de inundações, voltam a ser visíveis os impasses que envolvem a Barragem Norte e a comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng.
Reiteradamente, a veiculação de informações sobre a operação da Barragem Norte negligenciam o processo histórico e as denúncias acerca dos impactos de sua construção à comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng, preferindo retratar sua “periculosidade” ao Vale do Itajaí, colocando-os na situação de invasores, quando na verdade foi (e ainda é) a Barragem Norte que “invadiu” e transformou – e continua modificando – a Terra Indígena. A veiculação destas notícias perpetua o desconhecimento do que ocorre ao “outro lado da Barragem Norte”, produzindo na sociedade uma visão distorcida dos fatos, produtora de marginalização, discriminação e invisibilidade da população indígena no Vale do Itajaí.
Há anos, estudos, pesquisas e manifestações denunciam os impactos da construção da Barragem Norte ao Povo Laklãnõ/Xokleng, processo que se assevera diante das constantes e históricas inoperâncias do Poder Público.
Leia a íntegra da Manifestação e as adesões recebidas em:  http://comin.org.br/noticias/noticia/id/245.

0
0
V Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais – Tradicionalmente outro futuro
0
0
 

O Colóquio foi organizado pela Universidade de Kassel, Alemanha, ocorreu na cidade de Hofgeismer, entre os dias 23-27 de junho de 2017. Essa foi a primeira vez que o colóquio acontece na Alemanha, desde a primeira versão sediada na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, em Montes Claros/MG, em 2009. Além da cidade norte mineira, o colóquio teve uma de suas edições na Universidade Federal de Rondônia – UFRO, em Porto Velho-RO. A edição alemã contou com a participação de representantes de comunidades indígenas do Brasil, como os Tuxá e os Xacriabá, comunidades tradicionais da Amazônia, da Índia, da África e do continente europeu, além de pesquisadores dos quatro continentes, incluindo membros do Comitê Quilombos e do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA, e de representantes das entidades de cooperação internacional. Após três dias de intensas reflexões, quatro moções foram aprovadas pela assembleia de participantes.
Confira as moções:  http://www.aba.abant.org.br/files/20170712_5966408cf0843.pdf.

0
0
A internacionalização das CHSSA é tema de seminário realizado pelo FCHSSA
0
0
 

Nos dias 22 e 23 de junho representantes de várias instituições participantes do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, reuniram-se no Auditório do CNPq, em Brasília, para a realização do Seminário “A internacionalização das CHSSA: dimensões conceituais”.

0
0
18o Congresso Mundial da IUAES
0
0
 

O 18o congresso da IUAES, o primeiro em solo Sul Americano, será em Florianópolis no próximo ano, entre 16 e 20 de julho. Em breve estará no ar o site do 18o congresso da IUAES, com a chamada para propostas de painéis.

0
0
WAU aos associados da IUAES e aos representantes das Associações que integram o WCAA
0
0
 

A União Antropológica Mundial (WAU), resultado da aliança entre a IUAES e o Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), está finalizando a redação de seus estatutos e em breve abrirá consulta para avaliação e sugestões de aprimoramento. Poderão participar dessa consulta os associados da IUAES e os representantes das mais de 50 Associações de Antropologia que compõem o WCAA. O Conselho Mundial de Associações Antropológicas foi fundado no Brasil, em 2004, na RBA de Olinda. A IUAES foi fundada em 1948 mas tem origem em congressos que se realizavam desde 1865.

0
0
Vibrant
0
0
 

A Vibrant divulga chamada para o Dossiê “Gramática da [pós] violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras”, de seu vol. 15, ano 2018. Os textos devem ser enviados até 30 de setembro de 2017. Informações:  http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-gramatica-da-pos-violencia-identidades-guerras-corpos-e-fronteiras/.

CAPA ATUAL Volume 13, Number 2 – Animals in anthropology:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-13-n-2-122016/.

0
0
Novos Debates
0
0
 

A Novos Debates divulga chamada de colaborações para seu v.1 n.3. As contribuições devem ser enviadas até 30 de julho de 2017, através do e-mail novos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Volume 2, Número 2 -  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Ciclo de Palestras "Patrimônio Cultural em Debate"
Data: 28 de julho a 20 de outubro de 2017
Local: Universidade Federal de Sergipe - UFS, Campus São Cristóvão - SE
Informações:   http://patrimonioemdebate.blogspot.com.br/

0
0
 

IV Seminário do LETRA (Laboratório de Estudos sobre Tradições - UFCG)
Data: 10 e 11 de agosto de 2017
Local: UFCG
Informações: Programação /  http://letraufcg.com/

0
0
 

IV Jornada de Pesquisa sobre Infância e Família
Data: 21 a 23 de agosto de 2017
Local: PUC/RS, Porto Alegre/RS
Informações:   https://ivjornadainfanciae.wixsite.com/ivjornadainfancia

0
0
 

IX Semana de Antropologia e Arqueologia e II Seminário de Etnologia e Museus
Data: 06 a 09 de novembro de 2017
Local: Programa de Pós-Graduação em Antropologia e no Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná
Informações:  http://seman.arq.br/2017/ /  https://www.facebook.com/semanarq/  / Submissão de resumos para GTs de 20 de julho a 01 de setembro de 2017

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado e Doutorado na UnB
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília - PPGAS/UnB divulga a abertura de inscrições para a Seleção de Mestrado e Doutorado para ingresso de estudantes em março de 2018. Inscrições: Mestrado de 03 a 17 de julho de 2017 e Doutorado de 03 a 31 de julho de 2017. Informações:  http://www.dan.unb.br/ppgas-selecao /  http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422.

0
0
 

Mestrado em Antropologia no PPGA/UFPB
O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba divulga o processo seletivo de Mestrado para ingresso em 2018. Inscrições: 21 de agosto a 05 de setembro de 2017. Informações:  http://www.cchla.ufpb.br/ppga/?p=1043.

0
0
 
publicações
 
Lançamentos - Livros 2017
0
0
 

Jardim, Denise F. (2017). Imigrantes ou refugiados? Tecnologias de Controle e as fronteiras. Jundiaí: Paco Editorial.

0
0
Revistas - Novos números
0
0
 

Sociabilidades Urbanas - Revista de Antropologia e Sociologia do GREM/UFPB, v1, n2, de julho de 2017 -  http://www.cchla.ufpb.br/grem/sociabilidadesurbanas/.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais – DEHS do CNPq responde as demandas do FCHSSA
0
0
 

Confira a resposta da Profª Adriana Maria Tonini ao Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas:  https://blogfchssa.wordpress.com/2017/07/04/resposta-da-profa-adriana-maria-tonini-diretora-de-engenharias-ciencias-exatas-humanas-e-sociais-dehscnpq-as-demandas-do-forum/.

0
0
Dossiê aponta ameaças ao Direito Humano à água em comunidades afetadas pelo Projeto Minas-Rio
0
0
 

As denúncias dos impactos dos grandes projetos de mineradoras em Minas Gerais ganham reforço em 30/06/17, com o lançamento do dossiê “Ameaças e violações ao direito humano à água em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas”.

O relatório, produzido pelas Margaridas, traz de forma detalhada os danos causados pelo Projeto Minas Rio às comunidades dos dois municípios mineiros, resultado de uma pesquisa sobre o conflito minerário na região, desenvolvida entre dezembro de 2015 e maio deste ano. Além de visitas às comunidades, foram feitas análises de inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público Estadual, relacionados a violações do direito humano à água.

Realizamos o trabalho com o apoio de lideranças locais, moradores/as e organizações como o coletivo REAJA, Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Cáritas Brasileira e o MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, o documento aponta graves ameaças causadas pelo empreendimento da mineradora Anglo American, como a diminuição e destruição de nascentes, restrição do acesso à água pela população, escassez de água para a atividade de cultivo e ausência de qualidade da água na região.

Ao final do dossiê, fazemos recomendações aos Ministérios Públicos estadual e federal, ao Estado de Minas Gerais e ao Conselho Nacional de Justiça no sentido de fiscalizar os danos causados às comunidades atingidas pelo Projeto Minas Rio e buscar responsabilização para a mineradora Anglo American, que tenta iniciar a Fase 3 do empreendimento, garantindo mais 28 anos de exploração minerária da região.

Acesse aqui o dossiê completo:  https://goo.gl/GnZ8Bc

0
0
STF retomará o julgamento da ADI n° 3239/04
0
0
 

Em 16 de agosto de 2017, Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 3239/04, que tem por finalidade julgar o Decreto Federal n° 4887/03, que regulamenta os procedimentos administrativos para titulação dos territórios quilombolas, para assim cumprir com a determinação constitucional contida no art. 68 do ADCT. No julgamento se decidirá se a atual política de titulação de terras continuará, a depender da decisão do STF sobre a constitucionalidade do decreto. O julgamento da ADI 3239/04 está atualmente empatado, com um voto pela constitucionalidade do decreto, da Ministra Rosa Weber, e outro voto pela inconstitucionalidade, do Ministro Cesar Peluso.

0
0
CONAQ em defesa do direito constitucional quilombola à terra: Não haverá trégua aos racistas
0
0
 

STF retomará em 16 de agosto de 2017 o julgamento do Decreto Federal nº 4887/03.

0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)


Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureira Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Anos anteriores

Informativos 2016
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2016.
separador
Informativos 2015
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2015.
separador
Informativos 2014
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2014. 
separador
Informativos 2013
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2013.
separador
Informativos 2012
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2012.
separador
Informativos 2011
Clique aqui para acessar os informativos emitidos pela ABA no ano de 2011.
separador
Informativos 2010
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2010 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2010
separador
Informativos 2009
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2009 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2009
separador
Informativos 2008
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2008 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2008
separador
Informativos 2007
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2007 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2007
separador
Informativos 2006
Faça o download dos informativos emitidos pela ABA no ano de 2006 clicando no link abaixo. O arquivo está no formato PDF.
Informativos ABA 2006