Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

Informativo n° 11/2017 | 17/07/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 11/2017  |  17/07/2017
ABA assina Manifesto sobre as agressões ao Povo Laklãnõ/Xokleng
 
destaques da ABA
 
ABA assina Manifesto de repúdio e esclarecimento sobre as agressões ao Povo Laklãnõ/Xokleng em face à Barragem Norte
0
0
 

Neste momento de enorme fragilidade para milhares de pessoas do Vale do Itajaí (SC), decorrente das fortes chuvas, e consequentemente pela ameaça real de inundações, voltam a ser visíveis os impasses que envolvem a Barragem Norte e a comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng.
Reiteradamente, a veiculação de informações sobre a operação da Barragem Norte negligenciam o processo histórico e as denúncias acerca dos impactos de sua construção à comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng, preferindo retratar sua “periculosidade” ao Vale do Itajaí, colocando-os na situação de invasores, quando na verdade foi (e ainda é) a Barragem Norte que “invadiu” e transformou – e continua modificando – a Terra Indígena. A veiculação destas notícias perpetua o desconhecimento do que ocorre ao “outro lado da Barragem Norte”, produzindo na sociedade uma visão distorcida dos fatos, produtora de marginalização, discriminação e invisibilidade da população indígena no Vale do Itajaí.
Há anos, estudos, pesquisas e manifestações denunciam os impactos da construção da Barragem Norte ao Povo Laklãnõ/Xokleng, processo que se assevera diante das constantes e históricas inoperâncias do Poder Público.
Leia a íntegra da Manifestação e as adesões recebidas em:  http://comin.org.br/noticias/noticia/id/245.

0
0
V Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais – Tradicionalmente outro futuro
0
0
 

O Colóquio foi organizado pela Universidade de Kassel, Alemanha, ocorreu na cidade de Hofgeismer, entre os dias 23-27 de junho de 2017. Essa foi a primeira vez que o colóquio acontece na Alemanha, desde a primeira versão sediada na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, em Montes Claros/MG, em 2009. Além da cidade norte mineira, o colóquio teve uma de suas edições na Universidade Federal de Rondônia – UFRO, em Porto Velho-RO. A edição alemã contou com a participação de representantes de comunidades indígenas do Brasil, como os Tuxá e os Xacriabá, comunidades tradicionais da Amazônia, da Índia, da África e do continente europeu, além de pesquisadores dos quatro continentes, incluindo membros do Comitê Quilombos e do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA, e de representantes das entidades de cooperação internacional. Após três dias de intensas reflexões, quatro moções foram aprovadas pela assembleia de participantes.
Confira as moções:  http://www.aba.abant.org.br/files/20170712_5966408cf0843.pdf.

0
0
A internacionalização das CHSSA é tema de seminário realizado pelo FCHSSA
0
0
 

Nos dias 22 e 23 de junho representantes de várias instituições participantes do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, reuniram-se no Auditório do CNPq, em Brasília, para a realização do Seminário “A internacionalização das CHSSA: dimensões conceituais”.

0
0
18o Congresso Mundial da IUAES
0
0
 

O 18o congresso da IUAES, o primeiro em solo Sul Americano, será em Florianópolis no próximo ano, entre 16 e 20 de julho. Em breve estará no ar o site do 18o congresso da IUAES, com a chamada para propostas de painéis.

0
0
WAU aos associados da IUAES e aos representantes das Associações que integram o WCAA
0
0
 

A União Antropológica Mundial (WAU), resultado da aliança entre a IUAES e o Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), está finalizando a redação de seus estatutos e em breve abrirá consulta para avaliação e sugestões de aprimoramento. Poderão participar dessa consulta os associados da IUAES e os representantes das mais de 50 Associações de Antropologia que compõem o WCAA. O Conselho Mundial de Associações Antropológicas foi fundado no Brasil, em 2004, na RBA de Olinda. A IUAES foi fundada em 1948 mas tem origem em congressos que se realizavam desde 1865.

0
0
Vibrant
0
0
 

A Vibrant divulga chamada para o Dossiê “Gramática da [pós] violência: identidades, guerras, corpos e fronteiras”, de seu vol. 15, ano 2018. Os textos devem ser enviados até 30 de setembro de 2017. Informações:  http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-gramatica-da-pos-violencia-identidades-guerras-corpos-e-fronteiras/.

CAPA ATUAL Volume 13, Number 2 – Animals in anthropology:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-13-n-2-122016/.

0
0
Novos Debates
0
0
 

A Novos Debates divulga chamada de colaborações para seu v.1 n.3. As contribuições devem ser enviadas até 30 de julho de 2017, através do e-mail novos O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Volume 2, Número 2 -  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Ciclo de Palestras "Patrimônio Cultural em Debate"
Data: 28 de julho a 20 de outubro de 2017
Local: Universidade Federal de Sergipe - UFS, Campus São Cristóvão - SE
Informações:   http://patrimonioemdebate.blogspot.com.br/

0
0
 

IV Seminário do LETRA (Laboratório de Estudos sobre Tradições - UFCG)
Data: 10 e 11 de agosto de 2017
Local: UFCG
Informações: Programação /  http://letraufcg.com/

0
0
 

IV Jornada de Pesquisa sobre Infância e Família
Data: 21 a 23 de agosto de 2017
Local: PUC/RS, Porto Alegre/RS
Informações:   https://ivjornadainfanciae.wixsite.com/ivjornadainfancia

0
0
 

IX Semana de Antropologia e Arqueologia e II Seminário de Etnologia e Museus
Data: 06 a 09 de novembro de 2017
Local: Programa de Pós-Graduação em Antropologia e no Museu de Etnologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná
Informações:  http://seman.arq.br/2017/ /  https://www.facebook.com/semanarq/  / Submissão de resumos para GTs de 20 de julho a 01 de setembro de 2017

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado e Doutorado na UnB
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília - PPGAS/UnB divulga a abertura de inscrições para a Seleção de Mestrado e Doutorado para ingresso de estudantes em março de 2018. Inscrições: Mestrado de 03 a 17 de julho de 2017 e Doutorado de 03 a 31 de julho de 2017. Informações:  http://www.dan.unb.br/ppgas-selecao /  http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422.

0
0
 

Mestrado em Antropologia no PPGA/UFPB
O Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba divulga o processo seletivo de Mestrado para ingresso em 2018. Inscrições: 21 de agosto a 05 de setembro de 2017. Informações:  http://www.cchla.ufpb.br/ppga/?p=1043.

0
0
 
publicações
 
Lançamentos - Livros 2017
0
0
 

Jardim, Denise F. (2017). Imigrantes ou refugiados? Tecnologias de Controle e as fronteiras. Jundiaí: Paco Editorial.

0
0
Revistas - Novos números
0
0
 

Sociabilidades Urbanas - Revista de Antropologia e Sociologia do GREM/UFPB, v1, n2, de julho de 2017 -  http://www.cchla.ufpb.br/grem/sociabilidadesurbanas/.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais – DEHS do CNPq responde as demandas do FCHSSA
0
0
 

Confira a resposta da Profª Adriana Maria Tonini ao Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas:  https://blogfchssa.wordpress.com/2017/07/04/resposta-da-profa-adriana-maria-tonini-diretora-de-engenharias-ciencias-exatas-humanas-e-sociais-dehscnpq-as-demandas-do-forum/.

0
0
Dossiê aponta ameaças ao Direito Humano à água em comunidades afetadas pelo Projeto Minas-Rio
0
0
 

As denúncias dos impactos dos grandes projetos de mineradoras em Minas Gerais ganham reforço em 30/06/17, com o lançamento do dossiê “Ameaças e violações ao direito humano à água em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas”.

O relatório, produzido pelas Margaridas, traz de forma detalhada os danos causados pelo Projeto Minas Rio às comunidades dos dois municípios mineiros, resultado de uma pesquisa sobre o conflito minerário na região, desenvolvida entre dezembro de 2015 e maio deste ano. Além de visitas às comunidades, foram feitas análises de inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público Estadual, relacionados a violações do direito humano à água.

Realizamos o trabalho com o apoio de lideranças locais, moradores/as e organizações como o coletivo REAJA, Comissão Pastoral da Terra (CPT), a Cáritas Brasileira e o MAM - Movimento Pela Soberania Popular na Mineração, o documento aponta graves ameaças causadas pelo empreendimento da mineradora Anglo American, como a diminuição e destruição de nascentes, restrição do acesso à água pela população, escassez de água para a atividade de cultivo e ausência de qualidade da água na região.

Ao final do dossiê, fazemos recomendações aos Ministérios Públicos estadual e federal, ao Estado de Minas Gerais e ao Conselho Nacional de Justiça no sentido de fiscalizar os danos causados às comunidades atingidas pelo Projeto Minas Rio e buscar responsabilização para a mineradora Anglo American, que tenta iniciar a Fase 3 do empreendimento, garantindo mais 28 anos de exploração minerária da região.

Acesse aqui o dossiê completo:  https://goo.gl/GnZ8Bc

0
0
STF retomará o julgamento da ADI n° 3239/04
0
0
 

Em 16 de agosto de 2017, Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) n° 3239/04, que tem por finalidade julgar o Decreto Federal n° 4887/03, que regulamenta os procedimentos administrativos para titulação dos territórios quilombolas, para assim cumprir com a determinação constitucional contida no art. 68 do ADCT. No julgamento se decidirá se a atual política de titulação de terras continuará, a depender da decisão do STF sobre a constitucionalidade do decreto. O julgamento da ADI 3239/04 está atualmente empatado, com um voto pela constitucionalidade do decreto, da Ministra Rosa Weber, e outro voto pela inconstitucionalidade, do Ministro Cesar Peluso.

0
0
CONAQ em defesa do direito constitucional quilombola à terra: Não haverá trégua aos racistas
0
0
 

STF retomará em 16 de agosto de 2017 o julgamento do Decreto Federal nº 4887/03.

0
0
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)


Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureira Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Prédio do ICS - Instituto de Ciências Sociais - Térreo - Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF