Informativo n° 08/2018 | 13/04/2018

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 08/2018  |  13/04/2018
Acerte a sua anuidade com desconto e submeta sua proposta para GTs e/ou MRs – Até 30/04/18
 
destaques da ABA
 
31ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA
 
 
 

Submeta sua proposta de Grupo de Trabalho – GT e/ou Mesa Redonda – MR até o dia 30 de abril de 2018. Confira as regras disponíveis no link:  http://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=393.

Site:  http://www.31rba.abant.org.br/.
Dúvidas:  31rba@abant.org.br.

 
 
Campanha de desconto – Anuidade 2018
 
 
  Aproveite o período da Campanha de pagamento com desconto, até o dia 30 de abril de 2018, e fique em dia com a/as anuidade/s da ABA. Confira as condições aqui.
 
 
18º Congresso Mundial IUAES
 
 
 

Site:  http://www.iuaes2018.org/site/capa.
Dúvidas:  secretariat@iuaes2018.org.

 
 
NOTA PÚBLICA DA ABA EM DEFESA DA DEMOCRACIA
 
 
  A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), ciente da diversidade política de seus associados e associadas, vem a público se manifestar em defesa das liberdades democráticas e dos direitos fundamentais diante de momento crítico em que um ex-presidente, uma das lideranças políticas mais presentes em períodos recentes foi condenado e conduzido à prisão.

Independente da avaliação e opinião política de cada cidadão e cidadã e de cada associado e associada, é incontestável a capacidade de liderança simbólica e efetiva que o ex-presidente Lula representou e representa para a manutenção da defesa dos direitos fundamentais de minorias sociais consagrados na Constituição de 1988 e para a implementação de políticas públicas contra todas as formas de discriminação: raça, etnia, gênero, sexualidade e religião e para a implementação de políticas públicas de combate à pobreza e à fome.  

A ABA teme e se preocupa com a crescente escalada de intolerância, autoritarismo e violência do atual cenário político, social e jurídico.  Ansiamos pela universalização dos direitos cidadãos, por um Executivo e um Legislativo que respeitem os direitos fundamentais de todos e por um Judiciário que atue cada vez mais de forma não-seletiva, política ou socialmente.

A ABA, como associação científica comprometida com os direitos humanos, repudia veementemente todas as formas de intolerância política e se posiciona na defesa dos princípios da democracia e do reconhecimento igualitário dos sujeitos de direito.

O desafio do presente é defender, contra todas as formas de poder arbitrário, a ordem jurídica estabelecida pela Constituição Federal e a garantia constitucional dos poderes legítimos.

Brasília, 11 de abril de 2018.

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA – ABA

Para ler a Nota em PDF clique aqui.

 
 
Vibrant
 
 
  Confira o novo número da Vibrant:

v. 14 n .3 – Setembro/Dezembro 2017: The Urban Peripheries –  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-14-n-3-09-122017/.

Chamada para o Dossiê “Técnica, poder e transformação” (a sair em Vibrant, vol. 16 nº 2, 08/2019)
O dossiê pretende reunir artigos que, a partir de variadas perspectivas teórico-metodológicas, tomam a técnica como tema ou instrumento heurístico, sempre com base em investimento empírico. Data final de submissão de artigos pelo sistema SciELO: 15 de julho de 2018. Informações:  http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/.

 
 
Novos Debates
 
 
  Volume 2, Número 2 –  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
 
 
 
eventos
 
Eventos no Brasil
 
 
  Seminários Temáticos: “Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil que Queremos” / Tema Do Recife: “Ciência, Tecnologia E Inovação”
  Data: 13 de abril de 2018
Local: UFPE, Auditório da Fiocruz
Informações: Programação
 
 
  Lançamento do Livro Desvendando evidências simbólicas. Compreensão e conteúdo emancipatório da antropologia, de Luís Roberto Cardoso de Oliveira
  Data: 18 de abril de 2018
Local: Tiborna Bar e Comedoria, CLN 403, Bl. B, Loja 25 – Brasília/DF
Informações: Divulgação
 
 
 
publicações
 
Chamada para artigos
 
 
  Revista Religião & Sociedade
  A Revista Religião & Sociedade, dedicada ao tema da religião em todas as suas possibilidades de relações com a sociedade, divulga a chamada de artigos para o Dossiê: Religião, arte e cultura. A data limite para envio das contribuições é dia 31 de maio de 2018. Informações:  http://submission.scielo.br/index.php/rs.
 
 
Lançamentos – Livros 2018
 
 
   
  OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de (2018). Desvendando evidências simbólicas. Compreensão e conteúdo emancipatório da antropologia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Consulta pública aos usuários do Censo Demográfico 2020 – Até 30/04/2018
 
 
  O IBGE está realizando o processo de consulta pública sobre o Censo Demográfico 2020. Considerando-se as discussões que desenvolvemos ao longo do ano passado, desde o
Para responder à consulta, acesse:  https://www.ibge.gov.br/consulta-publica-censo-2020.html.
 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content