Informativo n° 01/2018 | 18/01/2018

Acompanhe a ABA em suas redes sociais
Informativo n° 01/2018  |  18/01/2018
ABA divulga inscrições nos painéis do Congresso da IUAES
destaques da ABA
18º Congresso Mundial IUAES

O ano de 2018 se inicia com intensa preparação do 18th IUAES World Congress que acontecerá em Florianópolis (Brasil) de 16 a 20 de julho de 2018. Temos 230 Painéis aceitos, oriundos de 67 países de todos os continentes. As inscrições de papers para painéis e outras atividades estão abertas de 8 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018 pelo site  http://www.iuaes2018.org/site/capa.
Nota da ABA/CAI sobre o assassinato do professor indígena Laklãnõ-Xokleng, Marcondes Namblá, da Terra Indígena Laklãnõ

A Associação Brasileira de Antropologia e sua Comissão de Assuntos Indígenas vêm somar-se às várias manifestações de pesar, indignação e anseio por justiça frente ao perverso assassinato por espancamento do professor indígena Laklãnõ-Xokleng, Marcondes Namblá, da Terra Indígena Laklãnõ, situada no município de José Boiteux, no alto vale do Itajaí. Marcondes recentemente aprovado no primeiro concurso público para professor indígena realizado pelo Estado de Santa Catarina, lecionava na Escola Laklãnõ.  O martírio de Marcondes soma-se a pelos menos dois outros crimes recentes igualmente bárbaros, também ocorridos no litoral de Santa Catarina.

Conclamamos autoridades e instituições públicas de todos os níveis de governo a promover campanhas de sensibilização sobre a importância do respeito aos modos de vida e aos direitos dos povos indígenas garantidos pela Constituição e sobre as graves violações de tais direitos, no passado e no presente, para que estas não se perpetuem.

Confira a íntegra da Nota aqui.

Vibrant
v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance:  http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.
Novos Debates
Volume 2, Número 2 –  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.
eventos
Eventos no Brasil
IX Congresso Internacional da ABEH 2018: “Diversidade Sexual, Gênero e Raça: Diálogos Brasil – África”
Data: 28 a 30 de novembro de 2018
Local: Fortaleza/CE
Informações:  http://congressoabeh.unilab.edu.br/index.php/inscricoes/
Eventos no Exterior
7º Congresso da Associação Antropológica Portuguesa – APA 2019
Data: 04 e 08 de junho de 2019
Data: Lisboa- Portugal
Informações:  http://www.apantropologia.org/apa/tag/vii-congresso-apa/ /  https://www.facebook.com/apantropologia
oportunidades
Pós-graduação
Mestrado na UFRRJ
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abre seleção para a turma 2018 do Curso de Mestrado Acadêmico. Inscrições até 16 de janeiro de 2018. Informações:  https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf;jsessionid=F91ACCFDA6EE5558DC81134CAAA611E3.producao2i1.
Concursos e seleções
Concurso para Professor na PUC/RS
O Programa de Pos-Graduação em  Ciências Sociais (PPGCS), da PUC/RS, torna pública a abertura de processo seletivo  de  docente  em  Ciência  Política  para  atuar  em  tempo  integral  (40h)  nos  cursos  de graduação e pos-graduação em Ciências Sociais. Inscrições até 19 de janeiro de 2018. Informações: Edital.
publicações
Chamada para artigos
Revista Iluminuras
A Revista Iluminuras divulga chamada de artigos para seu número 46 intitulado Imagem e Descolonização: imaginários plurais em movimento. As contribuições devem ser enviadas até 16 de fevereiro de 2018, através do e-mail  iluminuras@ufrgs.br com cópia para  anaelisa.freitas.ufpr@gmail.com. Informações:  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/announcement/view/893.
Revistas – Novos números
Revista Iluminuras, Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS, v. 18, n. 45 (2017): Antropologia de cidades medias –  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/issue/view/3388.
Revista Plural, da Associação Latinoamericana de Antropología (ALA) – n. 1, v. 1, ano 1: Antropologías desde América Latina y del Caribe –  http://www.asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/index.php/plural/revista-plural.  A Moção de apoio e solidariedade à ABA está disponível na publicação.
notícias da mídia/outras
Nota de repudio – assassinato de prostitutas em Belém, Pará
O GEMPAC – Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará, e os signatários da Nota, repudiam e cobram providências para o esclarecimento da série de assassinatos de prostitutas que está em curso na região central de Belém/PA desde o 01 de janeiro/18.
Em quatro dias, o número de pessoas assassinadas na região metropolitana de Belém já passaram de 50. Entre estas, estão várias mulheres prostitutas associadas ao GEMPAC, sendo 4 somente na região da Campina, perto do Ver-o-Peso e da sede do GEMPAC.
Confira a Nota:  http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR103964.
DESAFIOS BRASA Resolution against threats to Higher Education, October 2017
Informativo do WCAA – Dez/17
Confira em:  https://www.wcaanet.org/downloads/informativo/WCAA_newsletter_IX_1712.pdf.
Pesquisa Global sobre Antropólogos
Ainda dá tempo de responder ao questionário da WCAA sobre a prática da Antropologia no mundo. Acesse em:  https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7.
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.
Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Skip to content