Logo Facebook Logo Twitter Logo TV ABA facebook 318-136394-3

VII Prêmio Antropologia e Direitos Humanos

VII PRÊMIO ANTROPOLOGIA E DIREITOS HUMANOS
Edição 2016 – “Antropologia e Direitos Humanos: direitos, conflitos e cidadania”
Inscrições prorrogadas até 06 de novembro de 2016

Acesse o edital em PDF aqui;
Acesse a Ficha de inscrição em word aqui;

A Associação Brasileira de Antropologia premiará trabalhos sobre o tema dos Direitos Humanos.

Os/As candidatos/as ao prêmio deverão enviar seus trabalhos à secretaria do Prêmio até o dia 01 de novembro de 2016. O resultado do prêmio será anunciado através da página da ABA (www.portal.abant.org.br), a partir do dia 01 de dezembro.

Há vários anos, a ABA elegeu os Direitos Humanos como tema de seu concurso de monografias, em virtude da contribuição crítica que a Antropologia tem oferecido a esse campo teórico e político. A formação antropológica aguça a sensibilidade crítica e relativizadora, o que ajuda a questionar preconceitos, evitar fundamentalismos de todo tipo e a reconhecer os "direitos" dos outros. Como antropólogos e antropólogas contemporâneos, sabemos que os direitos humanos – sua definição e alcance – estão no centro de inúmeros embates políticos e que, em muitos contextos, acabam sendo veículos para discursos e intervenções etnocêntricas. Por outro lado, sabemos também que a universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado de nossa prática profissional.

Nesta perspectiva o prêmio ABA/Direitos Humanos busca estimular novas reflexões sobre o tema, enfatizando particularmente os aspectos relativos aos temas de “Direitos, conflitos e cidadania”. Esperamos que este concurso represente um incentivo adicional ao debate sobre o papel da antropologia no mundo contemporâneo e que esse debate possibilite o redimensionamento de nossa atuação profissional, sobretudo no que diz respeito ao campo dos direitos humanos.

EDITAL

Do Objetivo

Art. 1. O VII Prêmio “Antropologia e Direitos Humanos: Direitos, conflitos e cidadania” objetiva estimular, apoiar e divulgar trabalhos que versem sobre a contribuição da Antropologia para várias áreas relativas à temática dos Direitos Humanos.

Da Habilitação

Art. 2. Poderão se inscrever:

  1. na categoria Doutorado - doutores ou doutorandos/as em Antropologia associados/as à ABA, ou orientados/as por associados/as à ABA;
  2. na categoria Mestrado - mestres ou mestrandos/as em Antropologia associados/as à ABA, ou orientados/as por associados/as à ABA;
  3. na categoria Graduação – graduados/as ou graduandos/as em cursos de Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Ciências Sociais Aplicadas associados/as à ABA na categoria associado/a aspirante, ou orientados/as associados/as à ABA.


No ato da inscrição, o/a candidato/a deve explicitar em que categoria está concorrendo.

Art. 3. O VII Prêmio Antropologia e Direitos Humanos: “Direitos, conflitos e cidadania” será concedido a um trabalho em cada categoria, estipulada no artigo 2°.

Parágrafo único. Caberá à Comissão Julgadora decidir sobre a conveniência de atribuição de menção honrosa. Na hipótese da Comissão Julgadora entender que nenhum dos trabalhos seja merecedor de prêmio, poderá optar pela não concessão de prêmio ou no caso de empate, sugerir a divisão do prêmio entre dois ou mais concorrentes. 
Da premiação

Art. 4. Os trabalhos premiados serão publicados em e-book editado pela Associação Brasileira de Antropologia.

Parágrafo único. A inscrição no concurso implica cessão de direitos de publicação dos trabalhos premiados aos seus promotores, independentemente de autorização específica posterior à premiação, pelo período de 02 (dois) anos a contar da premiação.

Do Tema

Art. 5. Os trabalhos devem envolver o tema “Antropologia e Direitos Humanos: Direitos, conflitos e cidadania”, podendo ser análises etnográficas, estudos de caso e reflexões sobre direitos humanos na interface com os seguintes temas: desigualdades sociais, jurídicas, políticas, econômicas; direitos de cidadania; violências e processos institucionais de administração de conflitos; minorias e grupos socialmente vulneráveis (nacionais, étnicos, religiosos, sexuais, etários, comportamentais).

Da inscrição

Art. 6. A seguinte documentação deve ser encaminhada para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. :

1. Ficha de inscrição específica do Prêmio (disponível no site da ABA www.portal.abant.org.br) / Clique aqui para baixar a Ficha de inscrição em word.

2. O trabalho, com, no máximo 30 (trinta) páginas, incluindo bibliografia e anexos, e ser formatado em tamanho A 4, fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, com margens 2,5 cm, páginas numeradas e notas de rodapé ao final de cada página.

3. Currículum Lattes atualizado na pagina do CNPq.

4. Cópia escaneada do diploma de doutorado, mestrado ou graduação; ou, quando estudante, declaração do programa de pós-graduação ou do curso de graduação ao qual está vinculado/a.

As inscrições serão recebidas até às 24hs do dia 01 de novembro, sendo necessário incluir no envio os 4 documentos mencionadas no Art. 6.

Art. 7. Só serão aceitos trabalhos individuais.

Art. 8. Cada concorrente só poderá enviar um trabalho.

Art. 9. A inscrição estará efetivada quando o concorrente concluir as 5 etapas do Art. 6 e receber a confirmação, por e-mail, do recebimento do envio. O ato de inscrição implica aceitação, pelo concorrente, das disposições regulamentares.

Da comissão julgadora

Art. 10. A comissão julgadora será composta por membros designados pela diretoria da ABA, dentre pesquisadores com reconhecimento na área temática. A qualidade de membro da Comissão Julgadora é incompatível com a de concorrente ou de orientador/a nos trabalhos concorrentes.

Parágrafo único. A Comissão Julgadora tem autonomia para pronunciar a decisão final, sendo esta decisão irrecorrível.

Dos critérios de avaliação

Art. 11. Para a avaliação do Prêmio Antropologia e Direitos Humanos, serão avaliados: a originalidade do tema abordado, a pertinência teórico/metodológica da análise proposta, a qualidade da redação, nos casos que corresponda a adequação das imagens ao conteúdo e discussão bibliográfica.

Do Do Cronograma 

Etapa

Data
Inscrição do trabalho, com o preenchimento do formulário especifico do prêmio e submissão do diploma e do artigo via e-mail. Até 01/11
Avaliação dos trabalhos pela Comissão Julgadora. De 03/11 até 01/12

 

Disposições gerais

Art. 12. Só serão divulgados os nomes dos contemplados com prêmios.

Art. 13. Os trabalhos que não se enquadram neste regulamento serão desclassificados.

Art. 14. Os vencedores do VII Prêmio “Antropologia e Direitos Humanos: Direitos, conflitos e cidadania” serão anunciados através do site da ABA no dia 01 de dezembro.

Art. 15. Os trabalhos premiados serão publicados na versão encaminhada ao concurso, ou ajustados, conforme decisão da comissão.

Art. 16. Eventuais dúvidas sobre o Concurso poderão ser sanadas mediante consulta eletrônica, dirigida à Coordenação do Prêmio Antropologia e Direitos Humanos - Dúvida, por meio do seguinte e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .