ABA traz para o Brasil o Congresso Mundial da IUAES

IMG 7722-horz
Pictures Winter to Summer 2013 484-horz

O próximo congresso mundial da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) será no Brasil. Concorrendo com duas candidaturas da Índia e uma da Croácia, a candidatura brasileira, liderada pela ABA, venceu com expressiva votação.  Assim, pela primeira vez, desde sua criação em 1934, um congresso da IUAES será realizado na América do Sul (e pela primeira vez abaixo da linha do Equador).
Agradecemos o apoio dos 22 programas de pós-graduação à candidatura do Brasil, e aos/as 48 brasileiros/as presentes no congresso, entre os quais nossos ex-presidentes Ruben Oliven, Gustavo Lins Ribeiro, Carlos Caroso, Bela Feldman Bianco e Miriam Grossi (organizadora da candidatura junto com o Secretário Adjunto Manuel F. L. Filho), que apresentou a candidatura junto com a Presidente Carmen Rial, Ruben Oliven e Andrea Fachel Leal.
O 18th World Congress IUAES, será realizado em julho de 2018 em Florianópolis e terá atividades pré e pós evento em vários lugares do Brasil, com o objetivo de articular internacionalmente a rede nacional de PPGAS e prestigiar iniciativas de associados da ABA que atuam em diferentes cursos de graduação e pós-graduação.
O congresso certamente fortalecerá ainda mais a ABA e a Antropologia Brasileira no contexto das antropologias mundiais e para isto convidamos desde já os/as associados/as a enviarem sugestões para o e-mail iuaes2018@abant.org.br.
Teremos em breve o site do 18th World Congress IUAES no ar.

Clique aqui para ver mais fotos de Alberto Groisman e Luciano Jahnecka.
Confira aqui o folder da candidatura brasileira.
Confira aqui as apresentações dos associados da ABA no IUAES.

separador

UFSC firma acordo com a ABA para organizar IUAES 2018

A Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Profª Roselane Neckel, juntamente com a Pró-Reitora de Pós-graduação, Profª Joana Maria Pedro, receberam a Presidente da ABA, Profª Carmen Rial, o Presidente da ANPOCS, Prof. Gustavo Lins Ribeiro e o ex Presidente da ABA, Prof. Ruben Oliven, para conversarem sobre a proposta da ABA organizar o Congresso da IUAES, à ser realizado em 2018, na UFSC. O encontro foi bastante produtivo e resultou na assinatura de um compromisso entre a ABA e a UFSC.
Leia aqui o texto do acordo firmado entre a UFSC e a ABA.

separador

ABA encontra presidente da IUAES

A possibilidade do Brasil sediar o congresso mundial da IUAES  foi o centro da conversa entre o atual presidente da IUAES, Peter J.M. Nas, e a presidente da ABA, Carmen Rial, em encontro em Leiden, na Holanda, no dia 5 de maio. Os dois discutiram as exigências da proposta que está sendo elaborada pela ABA.  Além do Brasil, também a Índia já confirmou oficialmente sua candidatura ao ICAES 2018, e outras candidaturas poderão se apresentar. A decisão será tomada durante o Congresso da IUAES, em Manchester, em agosto próximo, e, como Peter Nas explicou, a escolha final se dará por votos dos membros da IUAES individualmente na Assembléia Geral e não mais por representação do país, como anteriormente. O ICAES (Congresso da IUAES) nunca foi realizado na América do Sul, o último país nas Américas a sediá-lo foi os Estados-Unidos, em 1998 http://www.iuaes.org/history.html.
A ABA e a IUAES tem mantido um bom diálogo. O ex-presidente da ABA Gustavo L. Ribeiro é um dos seus vice-presidentes e a IUAES apoiou uma moção da ABA em defesa dos povos indígenas em julho de 2012 http://www.iuaes.org/letter_to_aba.pdf.

Skip to content