Comitê Inserção Profissional do/a Antropólogo/a

Relatório de atividades do Comitê Inserção Profissional do/a Antropólogo/a​ / Gestão 2021-2022

Leia mais

Relatório de atividades do Comitê Inserção Profissional do/a Antropólogo/a / Gestão 2019-2020

Leia mais

Nota do Comitê Inserção Profissional do Antropólogo

O Comitê de Inserção Profissional do Antropólogo (a) da ABA e Coletivo de Profissionais em Antropologia (aPROA), se manifestam contra o atual contexto de ameaças, constrangimentos e vulnerabilização do exercício profissional ocasionado pela ação de determinadas forças políticas e econômicas, bem como de segmentos do Estado, que se opõem à prática antropológica e à efetivação  de direitos coletivos de minorias étnicas e sociais.
Confira aqui a íntegra da nota.

Profissionalização do Antropólogo

foto 1
Alicia Casttels, Carmen Rial, Henyo Baretto e Edviges Ioris

Foi realizado em Florianópolis, dia 20 de junho, mais um encontro para discutir a regulamentação da profissão do antropólogo, assim como a regulamentação proposta para a Ética na pesquisa. O encontro, organizado por Edviges Ioris, teve a presença da Presidente da ABA e do Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Henyo Trindade Barretto Filho. Assista aqui a palestra de Henyo. Veja aqui o cartaz.
Depois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Henyo falará sobre o assunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em junho; na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em agosto. Em breve divulgaremos a programação, com data e local destas atividades.

Evento ABA/Sul debate profissionalização

O evento ABA em Pelotas, sobre Formação e Profissionalização dos(as) Antropólogos(as), realizado pela UFPel entre os dias 15 e 16 de maio “foi um sucesso”, nas palavras do diretor da ABA Carlos Steil. Ele explicou: “O debate foi muito rico e esclarecedor das possibilidades, dos limites, dos problemas e das vantagens em se avançar no processo de reconhecimento e regulação da profissão de antropólogo. Ao mesmo tempo, a discussão procurou manter uma articulação deste processo com a formação e os novos campos e postos de trabalho que vem se abrindo para a antropologia na sociedade. Por fim, o fato de contarmos com a presença dos arqueólogos, que fazem parte do curso de graduação e pós em antropologia e arqueologia, deu ao evento um sentido mais abrangente e situou a antropologia num contexto mais geral da profissionalização no Brasil”. Veja aqui a programação do evento e aqui o relatório.

Breve Relato sobre as Perspectivas de Regulamentar a Profissão de Antropólogo: atividades e resultados parciais

O presente relatório descreve a atuação que tivemos em relação ao tema da regulamentação da profissão de antropólogo ao longo da gestão da Presidência da professora Bela Feldman-Bianco. Em suas linhas gerais, ele reproduz e atualiza o relato oral que foi feito por ocasião da reunião do Conselho Diretor da ABA, realizada no dia 02 de julho de 2012 nas dependências da PUC-SP, antecedendo a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia.
Leia mais / Leia aqui a Nota Informativa nº 1.525, de 2011 / Leia aqui a minuta de proposta de PL ao Senado.

Skip to content