Acessibilidade

A atuação da Subcomissão de Acessibilidade propõe trazer o foco para a superação das barreiras propondo práticas de acesso que sejam acolhedoras das nossas múltiplas corporalidades. Visamos a expansão dos padrões corponormativos e a diversificação das interações, contemplando diferentes formas de estar no mundo e de aprender.

Promovemos a acessibilidade a partir de três perspectivas: (i) o uso de recursos normativos tais como Libras, legendagem e audiodescrição profissional, para superar as barreiras tecnológicas e comunicacionais; (ii) o fomento de uma cultura do acesso em ambientes acadêmicos, investindo na convocação de mudanças de atitude e de comportamento por todas as pessoas; (iii) a aposta em uma perspectiva estética daacessibilidade, que desenvolve estratégias poéticas de acesso que nascem junto com as obras ou com os materiais a serem disponibilizados para todas e todos.

Nossa expectativa é de que o encontro com as diferenças das deficiências promova a ampliação e a diversificação das formas de interagir, comunicar, perceber, tocar e se deslocar em ambientes virtuais ou presenciais.

Clique na imagem para os slides de acessibilidade em ambientes digitais. 

Clique aqui para acessar a contracartilha de acessibilidade em aquivo Word (acessível para leitores de tela).

Clique na imagem abaixo para acessar os slides produzidos pela Subcomissão de Acessibilidade.

Arquivos relacionados:

Slides – cartilha acessibilidade

Contracartilha_versão acessível leitor de telas_versão final.d

ACESSIBILIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL_ UMA CONTRACARTILHA_versaofinal-1.pdf

Skip to content