POLÍTICA EDITORIAL DE LIVROS DA ABA - COMISSÃO EDITORIAL DE LIVROS CIENTÍFICOS DA ABA - CELCA-ABA

O projeto Editorial de Livros Científicos da Associação Brasileira de Antropologia – ABA, tem como finalidade estimular a produção de livros eletrônicos (e-books) e impressos, com perfis acadêmico, didático e de divulgação científica, na área da antropologia, conferindo-lhes o Selo da ABA Publicações, o ISBN e o DOI. Os livros publicados com o Selo ABA são, geralmente, produzidos em parceria com editoras públicas ou privadas, com fundos levantados por proponentes dos livros, cabendo à ABA a aprovação da parceria proposta. Eventualmente, a ABA Publicações pode publicar livros sem a parceria com editoras, quando a publicação for do interesse da Diretoria ou quando contar com o financiamento e a editoria exclusiva de proponentes.

A proposição de livros, no âmbito do Editorial ABA, será feita exclusivamente por associados e associadas em dia com a anuidade, podendo, estes, propor tanto livros em coautoria com não associados quanto coletâneas organizadas por pessoas de diferentes áreas do conhecimento. As instituições acadêmicas podem propor livros ao Editorial ABA, desde que haja uma pessoa responsável que responda pelo livro junto à ABA.

Os livros propostos devem refletir preferencialmente o debate atual e enquadrar-se em alguma das temáticas de interesse das Comissões e dos Comitês da ABA. Propostas de livros fora das temáticas podem vir a ser aceitas, sendo que, neste caso, a Comissão Editorial de Livros reserva-se o direito de se pronunciar sobre a pertinência do tema proposto antes de submeter o livro à avaliação dentro do sistema.

Os  livros publicados pela ABA Publicações serão classificados dentro de quatro categorias, a partir da sua natureza e do seu público alvo: a) Pesquisa: Livros temáticos, de caráter teórico e etnográfico, que resultam de projetos de pesquisa, de teses e dissertações, de redes de pesquisa, de eventos científicos; b) Propedêutica: Livros didáticos e paradidáticos, voltados para a divulgação científica e o ensino da antropologia; c) Controvérsia: Livros que apresentem, para o público em geral, o debate sobre uma questão do momento, presente na conjuntura social, política e acadêmica; d) História: Livros que resgatam a trajetória da antropologia, com foco em autores e autoras, temas e conceitos que marcaram a formação do pensamento antropológico. Em cada uma dessas categorias, os livros podem ser publicados tanto de forma individual quanto compor séries e coleções, definidas a partir de temáticas específicas.

A submissão da proposta de um livro é feita por meio de um formulário eletrônico, disponibilizado na página da ABA. Uma vez registrado no sistema, o livro passa por um rigoroso processo de verificação da sua adequação ao modelo e ao padrão estabelecidos pela Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA – CELCA; pela avaliação por pares, indicados pela CELCA, quanto a sua consistência científica; e pelo controle em relação à observância às normas técnicas da ABNT. A CELCA reserva-se o direito de submeter a pareceristas, por ela indicados, mesmo aquelas obras que já tenham recebido pareceres favoráveis ou recomendações para publicação por parte de outras entidades ou por comitês científicos ou de concursos públicos.

A ABA Publicações não publica anais, livros de resumos, guias ou outras obras resultantes de eventos realizados por Departamentos, Programas de Pós-Graduação, Grupos de Trabalho, Associações Profissionais etc., salvo aqueles decorrentes de promoções da própria ABA. Também estão fora do escopo da ABA Publicações obras literárias como romances, poesias e produções afins.

Textos provenientes de trabalhos de investigação, como teses e dissertações ou relatórios de pesquisa e laudos, devem ser adequados ao formato de livro antes de serem submetidos para publicação.

No caso de traduções de idiomas estrangeiros, só serão aceitas obras traduzidas do original, por profissional certificado. Os custos de tradução, revisão, editoração e impressão são de responsabilidade do/da proponente do livro a ser traduzido.

A ABA não financia os livros propostos nem fornece orçamentos referentes ao seu processo de produção para fins de processos licitatórios ou afins. Os aportes de recursos financeiros, levantados por autores e autoras para produção do livro, não garantem a aprovação da obra submetida à análise. E, a existência de recursos para a publicação de uma obra aprovada não implica em sua priorização na ordem de lançamento dos títulos, a qual é estabelecida pela CELCA, levando em conta o planejamento de lançamentos de livros, estabelecido em articulação com a Diretoria e com a Comissão de Comunicação da ABA.

Todos os e-books, com Selo ABA, serão disponibilizados, de forma gratuita, por meio de acesso aberto, na página da ABA. A ABA não comercializa os livros publicados com seu Selo quer sejam e-books quer sejam impressos.

As publicações da ABA (digitais ou impressas) devem seguir os padrões de design gráfico previamente definidos para cada uma das categorias e séries, no intuito de preservar seus estilos e suas identidades visuais. As variações, aplicadas a cada uma das publicações, não devem descaracterizar o padrão gráfico geral da Série e/ou Coleção a que pertence.

Os livros publicados com o Selo ABA devem expor, nas páginas iniciais de seu expediente, o logotipo da ABA Publicações e as nominatas da Diretoria da ABA e da Comissão Editorial de Livros Científicos referentes ao ano da publicação do livro.

Cabe à ABA decidir sobre a oportunidade da reimpressão ou reedição de uma obra. No caso de reedição, o texto deverá estar atualizado substantivamente em relação à versão anterior. Por ocasião da apresentação do original, o/a proponente deverá justificar a reedição e detalhar as atualizações realizadas.
 

Brasília, 05 de julho de 2021.