NORMAS PARA SOLICITAÇÃO DO SELO ABA PARA A PUBLICAÇÃO DE LIVRO

No cumprimento de sua missão de promover, produzir e difundir o conhecimento antropológico, a ABA incentiva seus associados e suas associadas a publicar o resultado de seus estudos e debates, assim como de suas pesquisas e análises, na forma de livros, conferindo-lhes o Selo ABA e publicando-os em sua página de livros.

As normas gerais, aqui detalhadas, estão em consonância com os princípios e procedimentos expressos na Política Editorial da ABA e visam garantir o rigor científico, a qualidade técnica e a adequação ética dos textos publicados. E, como consta em sua Política Editorial, “A ABA não financia os livros propostos nem fornece orçamentos referentes ao seu processo de produção para fins de processos licitatórios ou afins”. Os recursos financeiros para a produção dos livros são de inteira responsabilidade do/as proponentes.

  1. Proposta da obra

    A proposta do livro, a ser avaliado para publicação com o Selo ABA, deve ser acompanhada das seguintes informações:
    1. Atestar que a inscrição do/a proponente como associado/a da ABA está vigente e que ele/a está em dia com a anuidade.
    2. Escolher uma das categorias de livros que compõem o Selo ABA, conforme explicitado na sua Política Editorial: a) Pesquisa: Livros temáticos, de caráter teórico e etnográfico, que resultam de projetos de pesquisa, de teses e dissertações, de redes de pesquisa, de eventos científicos; b) Propedêutica: Livros didáticos e paradidáticos, voltados para a divulgação científica e o ensino da antropologia; c) Controvérsia: Livros que apresentem, para o público em geral, o debate sobre uma questão do momento, presente na conjuntura social, política e acadêmica; d) História: Livros que resgatam a trajetória da antropologia, com foco em autores e autoras, temas e conceitos que marcaram a formação do pensamento antropológico.
    3. Indicar o tipo de livro: autoral, coletânea ou outro.
    4. Indicar a origem do livro: projeto de pesquisa individual; tese ou dissertação; projeto institucional com financiamento; mesa redonda ou GT de congresso; Comitê ou Comissão da ABA; Projeto institucional da ABA etc.
    5. Apresentar o texto integral da obra, contendo as seguintes informações:
      1. Título da obra.
      2. Nome do/a autor/a ou do/as organizador/as com filiação institucional, e- mail e o número de seu Orcid.
      3. Sumário.
      4. Sinopse da obra.
      5. No caso de coletânea, indicar o título de cada capítulo, com o nome e a filiação institucional de seus/suas respectivo/as autore/as.
         
  2. Avaliação da obra

    Ao receber o texto com as informações especificadas no item acima, o livro passará por um processo de avaliação técnica e de mérito científico, que segue os seguintes procedimentos:

    Avaliação técnica: Ao receber a proposta, a CELCA fará a análise do material e das informações encaminhadas para avaliar se o livro está de acordo com os critérios definidos pela Política Editorial da ABA.
    Avaliação de mérito por pares: Uma vez aprovados pela CELCA, as propostas seguem dois procedimentos.
    1. Os textos que não passaram por um processo prévio de avaliação de mérito serão encaminhados para pareceristas ad hoc, que detenham o domínio sobre o tema abordado pelo livro.
    2. Para os textos que passaram anteriormente por um comitê científico de avaliação de mérito acadêmico (concurso público, banca de tese ou dissertação, comitês científicos de congressos etc.) serão solicitadas duas cartas de recomendação da obra para publicação, emitidas por pesquisadores reconhecidos da área, que não constem entre o/as organizadore/as ou autore/as do livro.
       
  3. Submissão da obra

    Uma vez concluído o processo de avaliação, tendo o livro sido aprovado nas duas instâncias avaliativas, o/as proponentes deverão submetê-lo para publicação com o Selo ABA, atendendo aos seguintes requisitos:
    1. Apresentar o livro revisado e editorado na sua íntegra, constando, quando for o caso, as alterações sugeridas pelo/as pareceristas, incorporadas ao texto.
    2. Declaração, assinada por um/a revisor/a profissional, atestando que o texto passou por um processo de revisão gramatical, ortográfica e de normatização bibliográfica.
    3. Quando se trata de um livro traduzido, deverá ser adicionada uma declaração, assinada pelo/a tradutor/a profissional que realizou a tradução.
    4. Apresentar documentação que ateste os recursos disponíveis para viabilizar a publicação do livro.
    5. Quando o livro contar com a parceria de uma editora ou estiver associado a um projeto institucional, o/a proponente deve apresentar uma carta de interesse da editora ou da instituição gestora do projeto em estabelecer a parceria com ABA Publicações.
    6. Termo de cessão de direitos de imagens pertencentes a terceiros, nos casos em que se aplique.
    7. Termo de cessão de direitos autorais do/a autor/a, ou organizador/as à ABA Publicações, no caso de livro autoral.
    8. Termos de cessão de direitos autorias de cada autor/a de capítulo ao organizador/a principal do livro.
    9. No caso de coletânea, informar o título e resumo de cada capítulo, com o nome do/a autor/a, a sua filiação institucional, e-mail e o número do seu Orcid.
    10. Texto de apresentação do/a autor/a e/ou organizador/as do livro e do/as autore/as de cada capítulo, no caso de coletâneas, com dados sobre sua formação, sua atuação e seus principais interesses de pesquisa (entre 200 e 400 caracteres, com espaços).
    11. Texto para orelha (entre 1.200 e 1.600 caracteres, com espaços).
    12. Texto para quarta capa (resumo da obra, 400 a 600 caracteres, com espaços).
       
  4. Orientações para editoração do livro

    Projeto Gráfico: Os livros publicados com o Selo ABA podem ter diferentes modelos gráficos.
    a) A ABA possui um modelo gráfico padrão para os livros publicados com seu Selo, que pode ser adotado pelo/as organizadore/as e autore/as dos livros. Este modelo será disponibilizado para o/as autore/as e organizadore/as pela ABA.
    b) O/As autore/as e organizador/as podem propor um outro modelo gráfico para o seu livro, o qual deverá passar pela avaliação da CELCA e a aprovação da Diretoria da ABA.

    Itens indispensáveis, que devem constar nos livros publicados com Selo ABA: Nos livros, publicados com o Selo ABA, devem, necessariamente, constar, independentemente do modelo gráfico utilizado, os seguintes itens:
    1. Capa e contracapa.
    2. Título e subtítulo da obra, quando houver subtítulo.
    3. Nome do/as autore/as e/ou organizadore/as do livro.
    4. Nome do/as autore/as de cada capítulo, no caso de coletâneas.
    5. Sumário.
    6. Apresentação da obra e/ou introdução.
    7. Logo padrão da ABA Publicações.
    8. Ficha Catalográfica, elaborada por bibliotecária profissional.
    9. ISBN.
    10. DOI do livro e dos capítulos, quando se tratar de coletânea.
    11. Indicação do/as responsáveis pela: editoração, revisão, projeto gráfico e capa.
    12. Nominata da Diretoria da ABA.
    13. Nominata da Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA.
    14. Nominata do Conselho Editorial da ABA.
    15. As ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos etc.) devem estar inseridas na obra com títulos completos, indicações de fontes e notas adicionais, quando necessárias.
    16. As referências devem constar do final da obra ou dos capítulos, no caso de coletâneas, limitando-se, estritamente, às obras citadas.
       

Brasília, 22 de setembro de 2021.