Informativos

Informativo nº 17/2021 | 30/09/2021

Informativo nº 17/2021 | 30/09/2021
 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 17/2021 | 30/09/2021
destaques da ABA
Webinários da ABA

01/10/2021, 14h às 16h30
Direitos humanos e educação sob ataque
Comissão de Direitos Humanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

05/10/2021, 18h às 20h
29 anos do massacre do Carandiru e a vida que pulsa
Comitê Migrações e Deslocamentos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

06/10/2021, 14h às 17h
Abertura da Semana de Visibilidade dos Povos Ciganos
Webinário 1: Ciganos em Portugal
Comissão de Direitos Humanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

07/10/2021, 15h às 17h
Webinário 2: Territorialidades ciganas no Brasil: demandas e tensões
Semana de Visibilidade dos Povos Ciganos

Comissão de Direitos Humanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

08/10/2021, 15h às 17h
Webinário 3: Ciganos no Brasil: trajetórias, campos de atuação e desafios
Semana de Visibilidade dos Povos Ciganos

Comissão de Direitos Humanos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

11/10/2021, 10h às 12h30
Lançamento do Livro "Vinte anos de diálogo: os Esportes na Antropologia Brasileira"
Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

13/10/2021, 09h às 11h30
Aprendendo e ensinando antropologia na pandemia
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

13/10/2021, 14h às 16h
Lançamento do Livro "Arte e Religião: passagens, cruzamentos, embates"
Comissão Editorial de Livros Científicos da ABA
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

14/10/2021, 16h às 18h
Criminalização e desumanização de migrantes e refugiados na fronteira México-Estados Unidos
Webinário Comitê Migracões e Deslocamentos
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

22/10/2021, 15h às 17h
Racismo e/no Ensino superior: cotidiano, experiências e desafios sob a perspectiva docente
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABA: https://www.youtube.com/tvaba

Nota de pesar pelo assassinato do professor José Acioli da Silva Filho e de repúdio à homofobia e crimes de ódio

A Associação Brasileira de Antropologia, por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, do Comitê de Antropologia e Saúde e do Comitê Gênero e Sexualidade, manifesta seu pesar diante do brutal assassinato de José Acioli da Silva Filho, professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. O crime ocorreu no dia 16 de setembro de 2021, em sua própria residência, no bairro do Jaraguá em Maceió-Alagoas. De igual forma, expressamos nossa solidariedade com familiares, colegas, estudantes e ex-estudantes, amigas/es/os e toda a comunidade universitária da UFAL.

Nota em apoio ao Povo Iny-Karajá de Santa Isabel do Morro

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), manifesta sua indignação com a operação policial realizada na manhã de 16 de setembro, na aldeia Santa Isabel do Morro, no Parque Indígena do Araguaia, município de Lagoa da Confusão (TO), que levou à morte do indígena Iny-Karajá Lourenço Rosemar Filho de Mello. A operação ocorreu sem o conhecimento da comunidade ou das lideranças, que relatam terem sido surpreendidos com a chegada da Polícia em caminhonetes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e helicópteros. O uso da força letal do Estado na terra Iny-Karajá, com um resultado trágico, traz consigo o peso de um passado conturbado que marca a história do Médio Araguaia.

NOTA: AVALIAÇÃO QUADRIENAL (2017- 2020) – Ciências Sociais Articuladas

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais-Anpocs, que congrega Programas de Pós-graduação e Centros de Pesquisa, vem a público manifestar preocupação com a Avaliação Quadrienal (2017-2020) diante dos últimos eventos que culminaram na suspensão das atividades em andamento. Contamos com o apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Também assinam a nota as associações nacionais abaixo relacionadas.

Nota da ANPED: A Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação é Nossa!

A ANPEd acompanha com grande atenção o caso da paralisação da Avaliação Quadrienal 2021, por processo judicial, e está participando de diversos fóruns de sociedades científicas nos quais analisam e debatem a situação. A paralisação da avaliação, assim como os encaminhamentos dos ora responsáveis pela condução da CAPES em relação a estes processos, suscitam inúmeras preocupações.

Antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha é a vencedora do Prêmio Almirante Álvaro Alberto

A premiação da pesquisadora acontecerá em cerimônia virtual, dia 6 de outubro de 2021, com início às 18 horas, durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências, com transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no YouTube.

Comitê Migrações e Deslocamentos – Documento final sobre a primeira Plenária Nacional Saúde Migração

A 1ª Plenária Nacional Saúde e Migração foi a primeira iniciativa no Brasil destinada a debater a interface entre saúde e migração para além do âmbito acadêmico – embora não o excluindo -, em suas múltiplas dimensões. A Plenária teve como tema específico “Saúde e Migração em Tempos de Covid-19”, guiando-se pelo fato de que a pandemia explicitou a forma como debater saúde significa atentarmo-nos para diversas esferas de atravessamento das vidas e das relações das populações migrantes e colocando em relevo os determinantes socioculturais da saúde. Ela foi dividida em 8 eixos temáticos: Eixo 1: Gênero e Raça. Eixo 2: Trabalho e Renda. Eixo 3: Inserção, Cultura e Regularização Migratória. Eixo 4: SUS, Seguridade Social, Acesso à Saúde e Interculturalidade. Eixo 5: Saúde Mental. Eixo 6: Educação. Eixo 7: Gestão Biopolítica da Pandemia. e Eixo 8: Moradia.

Os trabalhos foram organizados em atividades autogestionadas propostas pelos inscritos no evento, e divididos em cinco etapas regionais. Nas etapas regionais foram registradas 36 atividades autogestionadas148 propostas aprovadas e 324 participações no total. De maneira desagregada, a Regional Sul, realizada nos dias 28 e 29/06, registrou 9 atividades conduzidas, 123 participações e 36 propostas aprovadas. A Regional Centro-Oeste, realizada nos dias 8/07, registrou 2 atividades conduzidas, 39 participações e 12 propostas aprovadas. A Regional Nordeste, realizada nos dias 15 e 16/07, registrou 9 atividades conduzidas, 80 participações e 54 propostas aprovadas. A Regional Sudeste, realizada nos dias 22 e 23/07, registrou 12 atividades conduzidas, 53 participações e 31 propostas aprovadas. E, por fim, a Regional Norte, realizada nos dias 29 e 30/07, registrou 4 atividades conduzidas, 29 participações e 15 propostas aprovadas. Posteriormente, a Etapa Nacional consolidou, por meio de cinco dias de debates, as propostas aprovadas nas etapas regionais, e lançou as bases para a constituição de uma Frente Nacional pela Saúde de Migrantes e para a proposição de uma Estratégia de Saúde para Migrantes.

Este documento que você tem em mãos é o resultado de todo este processo de debate democrático e participação social. Ao todo, registramos 383 participações, entre migrantes, profissionais e gestores de saúde, acadêmicos, organizações da sociedade civil e executores de políticas públicas. Estiveram representadas 94 organizações de todas as regiões do país, o que representou uma mobilização inédita.

Foram 172 propostas aprovadas e consolidadas neste longo processo, todas apresentadas neste documento. Essas propostas são o primeiro esboço do que pretendemos que se configure como uma Estratégia de Saúde para Migrantes, que será demandada do Poder Público por meio da Frente Nacional pela Saúde de Migrantes. Além disso, nossa expectativa é realizar a Plenária bienalmente, estando a próxima prevista para ocorrer em 2023.

Novos Debates

Lançamento v.7 n.1

Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções Novas Pesquisas e Ensaios, bem como em novas seções, Pedagógicas e Ofício. A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado "Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento", mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo. 

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos leitores a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

in memoriam
Falecimento de Dr. Hugo Ratier (21/09/2021)

A Comissão de Relações Internacionais da ABA lamenta o falecimento no dia 21 de outubro do Antropólogo Prof. Hugo Ratier, Professor Emérito pela UNICEN. Como pesquisador do campo disciplinar da Antropologia Rural. Era reconhecido como um dos primeiros antropólogos da Argentina (1964) na UBA e recebeu homenagem em março deste ano durante a celebração dos 200 anos da Universidade de Buenos Aires.

Veja aqui a nota de pesar do Instituto de Ciencias Antropológicas da Faculdad de Filosofía y Letras da UBA

eventos
Eventos no Brasil
Ciclo de encontros “Género, sexualidade e outros marcadores sociais de diferença”

Data: 30 de setembro de 2021, às 17h30
Informações: https://www.cies.iscte-iul.pt/np4/3113.html

Seminário 10 anos de Ações Afirmativas PPGAS/UFAM

Data: 30 de setembro e 01 de outubro de 2021
Informações: https://www.even3.com.br/acoesafirmativasppgasufam/

Mesa de Debate: Garimpo ilegal em terra indígena
Lançamento Livro: O cerco do ouro: garimpo ilegal, destruição e luta em terras Munduruku

Data: 04/10/2021, às 15h
Informações: https://www.youtube.com/watch?v=zDb_QdLgKNg

III Seminário do DEVIR – O BRASIL (DES)COBERTO: DEBATES CONTEMPORÂNEOS

Data: 05 a 08 de outubro de 2021
Informações: Programação

Celebração dos 25 anos do NER

Data: 04 a 25 de setembro de 2021
Informações: Programação

Reunião Magna Virtual da ABC 2021

Data: 06 a 15 de outubro de 2021
Informações: Cartaz / http://www.abc.org.br/evento/rmagnaabc21/

Webinário Internacional “Antropologia Médica, Saúde Coletiva e Pandemia/Sindemia Global”

Data: 07 de outubro de 2021, às 14h
Informações: Cartaz

Seminário: Rosilene Alvim

Data: 24/10/2021, às 17h
Informações: Cartaz

Eventos no Exterior
WCAA – World Council of Anthropological Associations 11th Webinar

Data: 30 de setembro de 2021, às 10h
Informações: https://www.wcaanet.org/

Conferência virtual sobre Migrações e Exílios nas histórias das Antropologias, no âmbito do projeto de pesquisa Antropologia da Antropologia (ADELA II)

Data: 11 de outubro de 2021
Informações: Cartaz

XII Jornadas de Jóvenes Investigadores en Ciencias Antropológicas

Data: 23 a 27 de novembro de 2021
Informações: https://www.jorjov.com.ar/

oportunidades
Pós-graduação
Lancement concours stage postdoctoral du CIÉRA 2022-2023

Le CIÉRA offre ce soutien salarial dans le but de soutenir un ou une diplômé.e de doctorat à poursuivre des recherches postdoctorales au sein du CIÉRA. Ce stage vise à encourager le nouveau ou la nouvelle diplômé.e à s’ouvrir aux recherches du centre en participant aux travaux de ses membres. Date limite : 15 décembre 2021. Pour tous les détails, veuillez consulter la page dédiée au stage postdoctoral du CIÉRA.

publicações
Chamada para artigos
Chamada pública para publicação de texto em E-Book

Chamada pública para o recebimento de textos que irão compor livro apoiado pelo Projeto “Procad Amazônia: Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”. Prazo para submissões: até 15 outubro de 2021. Informações: Cartaz, Chamada em Portugês, Chamada em Espanhol.

Revistas – Novos números

GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia v. 6, n. 1, 2021, Editora do Volume 6: Francirosy Campos Barbosa – https://www.revistas.usp.br/gis/issue/view/11632.

Livros – Lançamentos 2021

VEIGA, Felipe Berocan (Autor). Baile de gafieira: uma instituição urbana nos quadros da memória carioca. Rio de Janeiro, Editora da UFF (2021)

Podcasts
notícias da mídia/outras
MPF: Justiça suspende avaliação em andamento dos programas de pós-graduação pela Capes

Entidade estava utilizando critérios posteriores ao período de avaliação para ranquear os cursos; nota define a quantidade de bolsas que o programa receberá do governo federal e também se a instituição poderá ou não ter doutorado.

Lançado edital para pesquisas sobre impactos da pandemia

No âmbito do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, o Edital de Seleção Emergencial IV “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – Impactos da Pandemia” tem o objetivo de apoiar projetos voltados à formação de recursos humanos altamente qualificados e ao desenvolvimento de pesquisa acadêmico-científica, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicoscom foco em estudos sobre os impactos sociais, econômicos, culturais e históricos decorrentes da pandemia da COVID-19 nos diversos segmentos da população brasileira.

Chasqui LAEPI – Nota de preocupação com os Warao no DF – Brasil

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI) e o Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) da Universidade de Brasília (UnB), vem expressar extrema preocupação com a situação na qual se encontram os indígenas Warao provenientes da Venezuela e residentes no Distrito Federal na qualidade de refugiados.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretária Adjunta: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support