Informativos

Informativo nº 16/2021 | 16/09/2021

Informativo nº 16/2021 | 16/09/2021
 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 16/2021 | 16/09/2021
destaques da ABA
Webinários da ABA

20/09/2021 – 15h às 17h30
Reinvenções Patrimoniais a partir da perspectiva Afrobrasileira
Comitê Patrimônio e Museus
TV ABAhttps://www.youtube.com/tvaba

22/09/2021 – 10h às 12h
Lançamento do Livro “Tempo e memória ambiental – etnografia da duração das paisagens citadinas”
Comissão Editorial
TV ABAhttps://www.youtube.com/tvaba

24/09/2021 – 15h às 17h
Educação em Movimento – Populações em situações de itinerância
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia
TV ABAhttps://www.youtube.com/tvaba

A ABA diz “Não à Nova Proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental”

O PL 2159/2021, que tramita no Senado Federal, dispõe sobre alterações substantivas nos instrumentos de regulação e controle dos efeitos socioambientais dos grandes empreendimentos no Brasil. Ele representa um retrocesso institucional, ameaçando o meio ambiente e a sociedade Brasileira. 

Se aprovada, essa lei oferece riscos aos direitos constitucionais, sobretudo aqueles que se referem aos povos tradicionais, aos ecossistemas de especial relevância para o país, além de violar os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA)  diz "Não à Nova Proposta de Lei Geral do Licenciamento Ambiental”.

Audiência Pública nesta quinta-feira, dia 16, no Senado, às 8 horas.

Nota da Diretoria da ABA e da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia sobre a participação de portadores de diploma em Antropologia em processos seletivos e concursos públicos na área de Sociologia

Uma preocupação crescente entre alguns associados da ABA diz respeito às restrições que pessoas portadoras de diploma em Antropologia vêm encontrando em processos seletivos e concursos públicos docentes na área de Sociologia. Recentemente, nossa Associação foi interpelada a propósito de um concurso para professor efetivo que exigia “Graduação em Sociologia e/ou Ciências Sociais com Doutorado em Sociologia, Ciências Sociais ou Interdisciplinar”; também sobre uma seleção de professor substituto que exigia “apenas o Doutorado em Sociologia”. A justificativa oferecida em um desses casos era que a “Antropologia é área disciplinar e o doutorado deve ser em área interdisciplinar em Ciências Humanas”.

Terra Indígena Piripkura URGENTE – Comissão de Assuntos Indígenas

A Associação Brasileira de Antropologia – ABA, junto com sua Comissão de Assuntos Indígenas – CAI, vem por meio desta breve nota, mais uma vez, expressar sua preocupação com a grave ameaça que paira sobre a vida e os territórios ocupados por povos e comunidades indígenas isoladas no País.

Manifestação de repúdio sobre a auditagem dos Relatórios Técnicos de identificação e delimitação de territórios Quilombolas – Comitê Quilombos

Estamos diante, portanto, de tentativas deliberadas de desrespeito aos direitos resguardados pela CF de 1988, pelo Decreto 4887/2003 e pela Convenção 169 da OIT. Tais ações, travestidas de auditorias, servem, na verdade, a um revisionismo legal e procedimental, que incide sobre processos de regularização fundiária ainda não efetivados pelo Estado brasileiro, com o objetivo de desestabilizar o curso de uma política pública que responde a reivindicações seculares das comunidades negras e quilombolas em todo o país. Mais uma estratégia de um projeto mais amplo de dissolução de direitos e políticas conquistados no curso do processo de redemocratização brasileiro.

Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (CODEA-ABA) realiza projeto de extensão em parceria com o IFRS-Campus Restinga

Em abril de 2021 o CODEA assinou uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Restinga para a execução do projeto de extensão "Acessibilidade, inclusão e direitos: reflexões a partir dos estudos sobre deficiência". A iniciativa é fruto de uma demanda de estudantes, professores e técnicos da instituição de ensino por uma perspectiva crítica sobre a deficiência.

Reunião de comitês e comissões da ABA sobre a revisão da Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012

Em reunião online, promovida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e realizada em 08 de setembro de 2021, membros dos comitês e comissões da ABA iniciaram uma discussão sobre a lei que dispõe a reserva de vagas nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. O Art. 7º estabelece que, “no prazo de dez anos a contar da data de publicação desta Lei, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas” (redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016).

ABA endossa Sugestões da ANPUH ao tema da alteração do Marco Legal da Arquivologia e dos Arquivos Públicos no Brasil

Por solicitação das Nobres Deputadas Erika Kokay e Benedita da Silva após a Audiência Pública de 27/8/2021, segue o texto apresentado. Esse arrazoado é um rol de sugestão ao tema da alteração do Marco Legal da Arquivologia e dos Arquivos Públicos no Brasil.

ABA subscreve sugestões e justificativas apresentadas pelo FNArq ao Projeto de Lei Nº 2789/2021

O Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil – FNArq, a par de parabenizar as Deputadas Erika Kokay e Benedita da Silva pela iniciativa de apresentar o Projeto de Lei que atualiza a Lei nº 8.159/1991, conhecida como Lei de Arquivos, apresenta sugestões para adaptar o Projeto de Lei à teoria da Arquivologia preconizada pelo corpo científico brasileiro da referida área. As sugestões apresentadas foram estudadas por diversos membros das associações profissionais de Arquivologia do Brasil e é referendada por entidades que apoiam o FNArq por reconhecer a sua atuação proficiente diante do cenário científico da área e, também, o cenário mercadológico.

ABA assina Carta Aberta de Instituições da Sociedade Civil para o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública em apoio às cidadãs e cidadãos da República do Haiti

Vimos, por meio desta manifestação, registrar a importância da iniciativa do Governo Federal, amplamente divulgada na mídia, de envio de ajuda humanitária para apoiar o povo do Haiti vitimado em alto número de mortos, desabrigados e desaparecidos, no último dia 14, por mais uma catástrofe ambiental que atingiu principalmente alguns departamentos da região Sul do país.

ABA assina Carta aberta da SBPC contra a PEC 32/2020

A SBPC manifesta sua oposição à PEC n° 32/2020 que, a pretexto de promover uma reforma administrativa, acarreta retrocessos sensíveis no aparelho de Estado. O primeiro ponto e mais significativo é a eliminação da estabilidade do funcionário público. É preciso lembrar que uma das conquistas éticas da Constituição de 1988 foi a exigência de concurso para ingresso no serviço público, implicando a estabilidade do servidor.

Carta Aberta do FCHSSALLA sobre a Gestão da CAPES

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes (FCHSSALLA) vem a público manifestar sua concordância e solidariedade aos/às colegas do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES, do dia 14 de setembro, quando expressam suas legítimas preocupações com a condução da direção da entidade, especialmente neste momento de avaliação quadrienal.

Boletim Ciências Sociais Articuladas

Este boletim é produto de uma iniciativa de defesa das Ciências Sociais brasileiras articulada pela ABAABCPANPOCS e SBS em pareceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (IESP/UERJ).

Nesta 7ª edição, abordamos o Auxílio Brasil que, apesar do evidente aspecto eleitoreiro, surge quando o tema da renda mínima volta a ser discutido em muitos países, na esteira dos danos sociais provocados pela pandemia da Covid-19 e do diagnóstico de que o avanço da desigualdade pode estar na raiz das crises políticas sofridas mesmo em países tidos até há pouco como democracias consolidadas.

O novo programa foi formulado principalmente no âmbito do Ministério da Economia, sob a liderança do ministro Paulo Guedes, diante da inoperância das pastas sociais do gabinete de Bolsonaro. Este boletim detalha a Medida Provisória (MPV) 1061/21, que institui o Auxílio Brasil, e analisar como o tema tem repercutido na Câmara dos Deputados.

Novos Debates

Lançamento v.7 n.1

Nessa edição, há artigos que compõem as já existentes seções Novas Pesquisas e Ensaios, bem como em novas seções, Pedagógicas e Ofício. A seção Resenhas conta com uma parceria com a Editora Unifesp. O Fórum desta edição é intitulado "Localizando a Antropologia Brasileira: contribuições para pensar corpo, lugar e a geopolítica da produção de conhecimento", mobilizando debates sobre formas de produção de conhecimento antropológico no Brasil contemporâneo. 

Recebemos submissões em fluxo contínuo

Aceitamos submissões em fluxo contínuo para todas as seções, além de propostas de Fórum. A fim de promover o debate, convidamos também nossos leitores a enviarem respostas aos fóruns já publicados, assim como a textos publicados em outras seções. Mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/.

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

in memoriam
Falecimento de Mauro Guilherme Pinheiro Koury (29/08/2021)

Leia na íntegra a nota elaborada por orientandos/as em memória do Professor Mauro Koury: http://linktr.ee/abaantropologia e a Nota de Pesar do Comitê de Antropologia Visual – CAV: http://www.abant.org.br/files/20210901_612fd3574bd53.pdf.

Falecimento de Professora Lourdes Bandeira (12/09/2021)

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a SBS e a ANPOCS comunicam o falecimento da Professora Lourdes Bandeira, docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, ocorrida no dia 12 deste mês. (…) Lourdes Bandeira, era Professora Titular desde 2005 e teve uma atuação marcante no Departamento de Sociologia da UnB, formando gerações e gerações de cientistas sociais enquanto docente e pesquisadora. (…) Foi uma intelectual pública na defesa dos direitos humanos e empenhada na luta em defesa dos direitos das mulheres, denunciando em vários de seus trabalhos as diversas práticas de violência contra as mulheres. Seu falecimento representa uma grande perda para as ciências sociais do país e uma forte lacuna na luta pela defesa da democracia no Brasil, num momento tão obscuro.

https://anpocs.com/index.php/ciencias-sociais/destaques/2595-nota-de-pesar-profa-lourdes-bandeira

eventos
Eventos no Brasil
XIV ENANPEGE – Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

Data: 10 a 15 de outubro de 2021
Informações: https://enanpege.com.br/

I Seminário do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFGD

Data: 22 a 26 de novembro de 2021
Informações: https://www.even3.com.br/seminarioppgsufgd/

Eventos no Exterior
Conversatorio Arte urbano y arquitectura patrimonial

Data: 17 de setembro de 2021
Informações: http://www.enba.edu.uy/index.php/articulos/1573-conversatorio-arte-urbano-y-arquitectura-patrimonial

EASA-Teaching Anthropology Network
What is Anthropological Engagement in teaching and learning?

Data: 25 de novembro de 2021
Informações: http://www.abant.org.br/files/20210914_61409c7c902ae.pdf

Congreso IUAES 2021 – Yucatán

Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/

Congress IUAES 2022 – St. Petersburg

Data: 25 a 31 de maio de 2022
Informações: http://iuaes2022.spb.ru/

VIII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – APA

Data: 06 a 09 de setembro de 2022
Informações: https://apa2022.apantropologia.org/
Envio de propostas de painéis: até 10 de dezembro de 2022

publicações
Chamada para artigos
Revista Brasileira de Ciências Sociais – RBCS

A Revista Brasileira de Ciências Sociais (Rev. Bras. Ci. Soc.) é uma das principais revistas interdisciplinares no âmbito das ciências sociais no Brasil e responde à missão de veicular a produção acadêmica de ponta nas três grandes áreas que conformam tanto o corpo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) quanto a própria tradição das ciências sociais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Busca-se cumprir o prazo de até 30 dias para o Desk Review e uma média de 6 meses até a decisão final sobre o artigo. Confiram as novas normas de submissão e enviem seus trabalhos.

Chamada CNPq nº 15/2021 – Programa Editorial

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq torna pública a presente Chamada e convida os interessados a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos, com objetivo de apoiar propostas que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento, de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País. Prazo para submissões: 04 de outubro de 2021. Informações: Chamada CNPq nº 15/2021.

Revistas – Novos números

Ayé, Revista de Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – v. 3 n. 01 (2021): Dossiê: As contribuições de intelectuais negras para as ciências humanas e sociais – https://revistas.unilab.edu.br/index.php/Antropologia/issue/view/35.

Mediações – vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – v.26, n.2 (2021) – mai./ago – http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/issue/view/1730.

Sociedade e Cultura é uma publicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e de seus programas de pós-graduação em Antropologia Social, Ciência Política e Sociologia – Dossiê “Ciências Sociais e Covid-19: contribuições epistemológicas e desafios metodológicos” – vol. 24 – https://www.revistas.ufg.br/fcs/issue/view/2250.

Livros ABA – Lançamentos 2021
Tempo e memória ambiental : etnografia da duração das paisagens citadinas

Aba Publicações, 2021, ebook
Organização: Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert

A Aba Publicações tem o prazer de anunciar o lançamento do livro “Tempo e memória ambiental – etnografia da duração das paisagens citadinas” organizado por Ana Luiza Carvalho Rocha e Cornelia Eckert.

O evento ocorrerá em 22 de setembro, às 10h, no Canal da ABA no YouTube.

Que paisagens a imaginação descreve para falar as memórias da infância, da juventude ou da vida adulta? Quais os sons e as cores emergem quando recordamos de acontecimentos nas ruas e nos bairros em que vivemos? Estas perguntas abrem a reflexão do livro “Tempo e memória ambiental”. A obra, fruto de um trabalho coletivo e continuado, reúne 14 textos de diferentes autoras e autores. A partir do conceito de memória ambiental, as pesquisas realizam uma etnografia da duração e investigam as paisagens, suas mudanças e o que provocam na imaginação criadora de diferentes gerações em distintas regiões do Brasil e do mundo.

Livros – Lançamentos 2021

NEVES, Zanoni (Org.). Declaração Universal dos Direitos Humanos – 70 anos. Museu Antropológico do Vale do São Francisco, 2021.

Podcasts

Antropotretas
#28 – campos, corres, freelas & jobs

Bievcast
#04 – Como vai você (com Rami Kubo)
#05 – Como vai você (Flávio Silveira)

Campo, um podcast de Antropologia 
Sentidos do Campo 

#4 – O Caso dos Meninos Emasculados parte 2

Compósita
#13 – Masculinidades e sentidos de violência (com Natã Souza)
#14 – Silenciamento e invisibilização do trabalho de mulheres (com Denise Cardoso)

Mundaréu – Mundo na sala de aula
S02E12 – A epidemia e seus remédios
S02E13 –   Garimpeiros, cristais e chapadas

Museológicas Podcast
A descolonização dos povos indígenas no Historia Naturalis Brasiliae (Eliana de Barros Monteiro)
Helena Tenderini e Maria Ivaneida (Série Ibi Ayeyê)

Na real, o que dizer?
#01 – Apresentação

Sensibilidades Antropológicas
#06. O brinquedo do princípio do mundo

Trabalho de Campo
#08  Nações Unidas, desenvolvimento e antropologia (com Flávia Medeiros)
#09  Inovação e Tendências (com Hugo Costa Grippa)

Novos Projetos
Na real, o que dizer?

notícias da mídia/outras
Policy Brief – Atlas da Violência 2021

O Brasil registrou 45.503 homicídios em 2019, o que corresponde a uma taxa de 21,7 mortes por 100 mil habitantes. O número representa uma queda de 22,1% em relação a 2018, porém, segue evidenciando desigualdades sociais, especialmente envolvendo grupos específicos da população, como jovens, mulheres, negros e indígenas, de acordo com detalhamento dos dados reunidos neste documento.

Todas as razões para rejeitar o marco temporal indígena, por Fábio Comparato, Rubens Ricupero, Paulo Artaxo, Oscar Vilhena, Manuela Carneiro da Cunha – Valor Econômico, em 08 de setembro de 2021

Cumpre ao Supremo Tribunal Federal, de uma vez por todas, colocar fim à falaciosa tese do marco temporal, que busca legitimar ocupações e grilagem de terras indígenas ocorridas antes de 1988. E isso por razões de ordem jurídica, moral, ambiental, econômica e política.

CALL FOR PROPOSALS – WAU Online Workshops

WAU, World Anthropological Union, is calling for proposals for WAU Online Workshops

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support