Nota de apoio à pesquisadora Aline Passos de Jesus Santana

Através dessa Nota, a Associação Brasileira de Antropologia expressa apoio e solidariedade à pesquisadora Aline Passos de Jesus Santana, doutoranda em sociologia pela Universidade Federal do Sergipe. Aline foi denunciada pelos crimes de “intolerância religiosa” e “difamação” ao ter questionado publicamente manifestações feitas por outrem contra segmentos sociais minoritários, como mulheres, pessoas LGBTQIA+, negras e negros e indígenas.

Esclarecemos que é papel de cientistas sociais das áreas de antropologia, sociologia e ciência política atentar para manifestações que expressem preconceitos, falácias e violações a direitos humanos. Nesse sentido, é nosso dever desconstruir falácias sobre “infanticídio indígena” que são instrumentalizadas para ferir a autodeterminação dos povos indígenas, reiterando estereótipos negativos contra estas populações com dados falsos e usos conceituais equivocados de nossas disciplinas. Também é nossa responsabilidade acompanhar os processos de expressão de modos de existência diversos, no escopo da defesa da dignidade humana, repudiando toda e qualquer forma de discriminação e violência e enfrentando discursos que elegem determinado coletivo como “inimigos” a serem combatidos. Colocar-se, de maneira firme, diante de manifestações discriminatórias e falseadas não deveria ser interpretado como difamação e intolerância, mas como parte da promoção de um debate honesto, cientificamente embasado e orientado para a defesa dos direitos humanos. A busca por criminalizar quem participa do debate é indício de um modo de cerceamento persecutório que não condiz com nosso estado democrático de direito.

Sendo assim, reiteramos nossa solidariedade com Aline Passos de Jesus Santana e nosso compromisso com a liberdade de expressão, o respeito à diferença e a defesa das minorias. Por fim, solicitamos que as denúncias contra a pesquisadora sejam retiradas, ou arquivadas pelas instituições responsáveis.

Brasília, 19 de agosto de 2021.

Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Leia aqui a nota em PDF.

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support