Informativos

Informativo nº 11/2021 | 30/06/2021

Informativo nº 11/2021 | 30/06/2021
 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 11/2021 | 30/06/2021
destaques da ABA
Webinário LGBTI+, desafios em tempos de pandemia, dia 30 de junho de 2021, às 18h
Na Semana Temática – Dia Internacional do Orgulho LGBT (Instagram e TV ABA)

Promovido pelo Comitê Gênero e Sexualidade da ABA em parceria com o Projeto Gênero & Desigualdades (Pagu/Unicamp e Numas/USP), pelo Clam/IMS/UERJ e Pelo Ser-tão/UFG, o webinário LGBTI+, desafios em tempos de pandemia reúne cientistas sociais e ativistas com a finalidade de adensar a reflexão a partir desses diagnósticos, de suas pesquisas, e de experiências em âmbito local e para uma contextualização no âmbito regional na América Latina. O objetivo é informar e subsidiar pesquisas e ações em defesa dos direitos fundamentais de LGBTI+.

O webinário está estruturado em torno do debate de duas pesquisas em lançamento, realizadas pelas organizações #VoteLGBT e Instituto Matizes, sobre condições de vida de LGBTI+ durante a pandemia, e sobre barreiras para o reconhecimento institucional da criminalização da LGBTIfobia. Para o debate estão convidados a ativista Amanda Palha (Amotrans/Antra), xs antropólogxs Roberto Marques (URCA e UECE) e Silvia Aguião (Clam/UERJ e AfroCebrap), o sociólogo Luiz Mello (Ser-Tão/UFG) e a pesquisadora e ativista em âmbito internacional Gloria Careaga (UNAM). A organização ficou a cargo de Regina Facchini (Coordenadora do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA; Pagu; PPGAS/Unicamp; Projeto Gênero & Desigualdades), Carolina Parreiras (PPGAS/Unicamp; Numas/USP; Projeto Gênero & Desigualdades) e Sérgio Carrara (IMS/UERJ). A mediação do debate é de Regina Facchini e Sérgio Carrara, ambos integrantes do Comitê Gênero e Sexualidade da ABA.

A ABA, por meio de seu Comitê Gênero e Sexualidade, está promovendo ainda uma semana temática no Instagram em razão do Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho, e convida a todas/os a acompanharem o conteúdo dessas postagens  (instagram.com/aba_antropologia).

Programação da ABA para o mês de Julho de 2021

Durante o mês de julho a ABA realizará diferentes atividades para as quais convida todas/os as/os associadas/os. Serão 4 webinários organizados por Comissões e Comitês da Associação, e 4 participações da ABA na 73ª Reunião da SPBC.

09/07 – 15h – Webinário: Museus, quilombos e estratégias de mobilização e inclusão em tempos de pandemia (Comitês Quilombos, Patrimônio e Museus, e Deficiência e Acessibilidade) – TV ABA
14/07 – 14:30h – Webinário: 500 mil vidas interrompidas (Comissão de Direitos Humanos) – TV ABA
21/07 – 14h – Webinário: From Below: novas políticas da juventude em África (Comitê de estudos africanos) – Transmissão pelo canal DAN-UNB
30/07 – 15h – Webinário: Conversa com premiadas na 1a edição do Prêmio Lélia Gonzalez (Comitê de Antropólogas/os Negras/os) – TV ABA

ABA na 73ª Reunião da SBPC – Transmissão pela TV ABA
19/07 – 14h – MR: saberes e fazeres nas pesquisas sobre relações étnico-raciais em perspectiva interdisciplinar
20/07 – 14h – PN: A COVID-19, a saúde dos povos indígenas e as políticas de enfrentamento
21/07 – 14h – MR: As escolas e a COVID-19: entre o "novo normal" e as velhas desigualdades
23/07 – 14h – MR: Sons, vozes e performances negras: diálogos entre etnomusicologia e antropologia

SBPC lançou

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 21 de junho, às 10h, o “Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade”. A transmissão foi feita pelo canal da SBPC no Youtube.

Além de Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral, respectivamente, presidente e vice-presidente da SBPC, o evento virtual contou com a participação dos integrantes de sua Comissão e de representantes de instituições parceiras na iniciativa: Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), Comissão Arns, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Observatório do Conhecimento, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e das Ciências Sociais Articuladas.

O “Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade” tem como principal missão registrar, acompanhar, tornar público e encaminhar às autoridades competentes qualquer atentado à liberdade de expressão, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento científico.

Parabéns para Maria Filomena Gregori, coordenadora da Comissão e para Sérgio Carrara, membro da Comissão.

Solicitação assinada pela ABA influencia redação de portaria que dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada de estrangeiros no País

A Solicitação assinada pela ABA (http://www.abant.org.br/files/20210624_60d4e0d462c1f.pdf), e demais entidades da sociedade civil, em atenção à documentação das pessoas que se encontram sem documento de autorização de residência ou de reconhecimento da condição de refugiadas, influenciou a redação da portaria 655/2021 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-655-de-23-de-junho-de-2021-327674155).

O programa Engaged Research Grants da Fundação Wenner-Gren está recebendo até o dia 1 de agosto 2021

Descrição do Programa: Os acontecimentos de 2020 forçaram os/as antropólogos/as a fazer um balanço da história de sua disciplina e da natureza dos relacionamento que constroem ao longo de suas pesquisas. A comunidade da antropologia se vê diante do desafio de levantar questões difíceis sobre as implicações éticas do trabalho que realiza. A melhor forma de avançar o conhecimento em antropologia é contar com novas fontes de insights. A melhor maneira de assegurar que a pesquisa antropológica tenha impacto é garantir que seus projetos sejam significativos para todas as pessoas envolvidas. Ao apoiar projetos que são colaborativos desde seu ponto mais inicial, a Fundação Wenner-Gren espera demonstrar o valor dessa nova abordagem da pesquisa para o campo de modo mais geral.

Informações para submissão de projetos: http://www.wennergren.org/programs/engaged-research-grants 

Workshop com informações sobre como montar o projeto: https://vimeo.com/523869688

A4 envia carta às/aos Senadoras/es sobre preocupação com a tramitação do Projeto de Lei n° 2159 sobre Licenciamento Ambiental

O A4 é composto das seguintes Associações:
Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Não ao PL 490

O Comitê de Relações Internacionais (CRI) apoia Diretoria da ABA em repercutir junto as associações de antropologia mundiais sobre a grave ameaça aos povos indígenas do Brasil, especificamente sobre o ocorrido com a aprovação do PL 490. Leia na íntegra a carta enviada as associações de antropologia pela presidência da ABA: português / inglês.

FUNAI quer identificar e delimitar a TI Piripkuro com grupo técnico “confiável”

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto com sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e seu Comitê de Laudos Antropológicos (CLA) vêm por intermédio desta nota esclarecer a sociedade brasileira em geral, e ao Ministério Público Federal (MPF) em particular, que chegou ao nosso conhecimento a informação de que pessoas sem a mínima qualificação e legitimidade, estão sendo nomeadas na Fundação Nacional do Índio (Funai) para coordenar e realizar estudos de identificação e delimitação de terras indígenas.

Alerta sobre privatização e desvio de finalidade das ações de saúde mental indígena

Divulgamos Ofício Circular nº 54/2021/SESAI/GAB/SESAI/MS, de 31 de março de 2021 enviado para a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) determina que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) a indicarem suas atividades de potencial produtivo para Projeto-Piloto denominado “Empreendorismo para a vida” a ser realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (SEBRAE). Tal iniciativa é indicada como parte do Projeto “Projeto Educação para a Saúde Mental Indígena”, alegadamente fundamentado na Portaria nº 2.759, de 25 de outubro de 2007, que “Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor”.

Comissão de Laicidade e Democracia da ABA apoia evento de comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBT

Sob coordenação do Professor Marcelo Natividade, antropólogo e jornalista, live Comemorativa do Dia Internacional do Orgulho LGBT, recebeu o Reverendo Cristiano Valério (Igreja da Comunidade Metropolitana/SP) e o Babalorixá Sidnei do Xangô (CCRIAS-Suzano/SP) para debater o tema “Religião e LGBTIfobia: onde estamos nessa luta?”.

O evento foi parte de uma programação mensal que recebeu lideranças religiosas para discussão de temas atuais, no I Diálogos em Religião, políticas públicas e Direitos Humanos, parceria entre a Comissão de Laicidade e Democracia da ABA, o Laboratório de estudos dos marcadores da diferença (LAMAS) e o Projeto Artivismos (UFC) e a Linha de Pesquisa GIRA – Religião e Políticas de Sexo e Gênero (GESER/UFRJ).

O debate ocorreu no dia 28 de junho e foi transmitido no CANAL do Youtube NEPP-DH-UFRJ: https://www.youtube.com/channel/UCMWhAeplok0JrDuI4_YK2Pg.

Repercussões da Moção sobre Decolonização da Antropologia da 32RBA

A ABA recebeu nesta última semana e-mail de Chandana Mathur informando que o Conselho Executivo da Associação Europeia de Antropólogos Sociais (EASA) concordou em endossar a Moção sobre Decolonização da Antropologia aprovada na 32 RBA, bem como informamos que esta moção foi enviada a todos os PPG de Antropologia. Leia aqui a Moção na íntegra.

Alerta sobre privatização e desvio de finalidade das ações de saúde mental indígena

Em Ofício Circular nº 54/2021/SESAI/GAB/SESAI/MS, de 31 de março de 2021, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) determina que os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) a indicarem suas atividades de potencial produtivo para Projeto-Piloto denominado “Empreendorismo para a vida” a ser realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Pequenas Empresas (SEBRAE). Tal iniciativa é indicada como parte do Projeto “Projeto Educação para a Saúde Mental Indígena”, alegadamente fundamentado na Portaria nº 2.759, de 25 de outubro de 2007, que “Estabelece diretrizes gerais para a Política de Atenção Integral à Saúde Mental das Populações Indígenas e cria o Comitê Gestor”.

SBPC divulga resultado das eleições para Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais

Com 60% de participação – o maior índice dos últimos dez anos – terminou a votação nas eleições para renovação da Diretoria, Conselho e Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Renato Janine Ribeiro, filósofo e ex-ministro da Educação, será o novo presidente da entidade; Fernanda Sobral, socióloga, vice-presidente e Miriam Pillar Grossi, antropóloga, uma das Diretoras.

A ABA parabeniza a Profa. Miriam Pillar Grossi pela expressiva votação e envia seus votos de um profícuo trabalho.

Novos Debates

ESTAMOS RECEBENDO SUBMISSÕES EM FLUXO CONTÍNUO

Estamos aceitando submissões em todas as seções para o v.7. Destacamos a criação de novas seções que buscam ampliar o escopo de debates promovidos pela revista: Pedagógicas, Variações e Ofício.Confira mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

in memoriam
Falecimento de Nanblá Gakran (26/06/2021)

Homenagem  do NEPI UFSC  a Nanblá Gakran, chanceler do povo Laklãnõ-Xokleng, que faleceu dia 26./06/2021.

Nanblá, do povo Laklãnõ-Xokleng, foi professor na Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC; foi o primeiro indígena a realizar doutorado em linguística, antes das cotas. Uma perda lastimável!

eventos
Eventos no Brasil
Dialogar Intergeracionalmente

Data: 29 de junho de 2021
Informações: http://www.ceil-conicet.gov.ar/los-50-del-ceil/

Oficina Acessibilidade em Ambientes Digitais

Data: 06, 13, 27 e 20 de julho e 03 de agosto de 2021
Informações: Programação
Inscrições: até 30 de junho no email navisual@ufrgs.br

X ENABET

Data: 08 a 12 de novembro de 2021
Informações: https://www.even3.com.br/xenabet/

III Festival do Filme Etnográfico do Pará

Data: 16 e 21 de novembro de 2021
Informações: https://festivaldopara.com.br/2021/

X SERNEGRA

Data: 23 a 26 de novembro de 2021
Informações: https://www.even3.com.br/sernegra2021/ / sernegra2021@gmail.com
As inscrições podem ser feitas até 18/07/2021 pelo link: https://forms.gle/krK1fH4bAFzmJCHQ

 

Eventos no Exterior
Presentación de la Memoria por los 75 años da la AIP – Asociación Indigenista del Paraguay

Data: 30 de junho de 2021
Informações: Programação / Cartaz

WCAA – Consejo Mundial de Asociaciones en Antropología 10° Seminario Virtual

Data: 08 de julho de 2021
Informações: Cartaz / https://ceasmexico.wordpress.com/2021/06/24/desde-latinoamerica-insurreccion-y-antropologia-10-seminario-virtual-del-wcaa/

Congreso IUAES 2021 Yucatán


Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/
Até o dia 10 de julho o intercongresso de Yucatán da IUAES recebe propostas para Painéis.

2021 AAA Hybrid Annual Meeting

Data: 17 a 21 de novembro de 2021
Informações: https://annualmeeting.americananthro.org/

Exposições
Documentário: A Força do Pinga-Fogo, dirigido por Guilherme Moura

A Força do Pinga-Fogo, uma produção audiovisual do IRIS, dirigida por Guilherme Moura, sobre o papel de um objeto técnico no manejo do fogo no Cerrado.

Link para ver o documentário: https://vimeo.com/canaliris/pingafogo
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

publicações
Chamada para artigos
Nova Revista Amazônica

A Nova Revista Amazônica é um periódico trimestral do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Bragança, divulga chamada para o Dossiê História e Ambientes na Amazônia. Prazo para submissões: 28 de julho de 2021. Informações: https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/index.

Revista Wamon

A Revista Wamon, revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM divulga chamada de artigos  “ENTRE AS MÁSCARAS: OLHARES ETNOGRÁFICOS SOBRE O MUNDO EM PANDEMIA”. Submissões: 30 de setembro de 2021. Informações: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/154.

Coletânea: Mundo Rural Contemporâneo na Bahia

Convidamos professores(as) e pesquisadores(as) de todo o Brasil, América Latina e países de língua portuguesa para a produção de livro coletânea em temas que abordem a temática Mundo Rural Contemporâneo na Bahia, que contará com o selo editorial da Pinaúna Editora.

A publicação dessa coletânea busca trazer contribuições para a compreensão e discussão dos temas da Agricultura Familiar na Bahia. Serão aceitos para análise artigos que dialoguem com os eixos temáticos propostos.

A Coleção tem como Coordenador Editorial Danilo Uzêda da Cruz,  Historiador (UEFS), Doutor em Ciências Sociais (UFBA) e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS). Pós-Doutorado em Desigualdades Globais e Justiça Social (FLACSO/UNB).

Informações: https://www.pinaunaeditora.com.br/2021/06/21/colecao-mundo-rural-contemporaneo-na-bahia/.

Revistas – Novos números

Revista Iluminuras, publicação semestral de trabalhos e colaborações prioritariamente inéditos sob a forma de artigos e matérias diversas como noticiários e entrevistas, em português, espanhol, francês ou inglês – v. 22, n. 56 (2021) Arte, imagem e resistências urbanas – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/4380/showToc.

Livros ABA – Lançamentos 2021
Da água ao vinho : tornando-se classe média em Angola

Tradutor
Alexandre Branco Pereira

PDF

Em julho, a Aba Publicações tem o prazer de anunciar o lançamento do livro "Da água ao vinho", trabalho da pesquisadora Jess Auerbach sobre a classe média angolana.

“Da água ao vinho” explora como Angola mudou desde o fim da guerra civil em 2002. Seu foco está na classe média – definida como aqueles com uma casa, um carro e uma educação – e seu consumo, aspirações e esperanças para suas famílias. Parte-se da pergunta “o que está funcionando em Angola?” em vez de “o que está errado?” e faz uma escolha deliberada e política de dar atenção à beleza e à felicidade na vida cotidiana em um país que teve uma história incomumente conturbada. Cada capítulo enfoca um dos cinco sentidos, com a introdução e a conclusão provocando uma reflexão sobre propriocepção (ou cinestesia) e curiosidade. Várias mídias são empregadas – poesia, receitas, fotos, quadrinhos e outros experimentos textuais – para envolver os leitores e seus sentidos. Escrito para um público amplo, este texto é um excelente complemento para o estudo da África, do mundo lusófono, do desenvolvimento internacional, da etnografia sensorial e da escrita etnográfica.

Livros – Lançamentos 2021

ALZAMORA, Geane; COUTINHO, Ângelo; ZILLER, Joana (Orgs.)(2021). Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG. 
https://editoraufmg.com.br/#/pages/obra/887

Podcasts

Bievcast
#02 – Como vai você?

Campo podcast de antropologia
[Série sentidos do tempo – Altamira]
#02 – o rio Xingu

Compósita
#11 – Festas que fazem sujeitos

Larvas Incendiadas 
#62 – Mães, ativismos e prisões

Museológicas Podcast
LGBTI+ poder e diferença no Brasil contemporâneo
Vacina contra a covid-19

Olhares Podcast
#085 Feminismo asiático

Sensibilidades Antropológicas
#04 – Breves anotações de um falar poético: o que ouvi no campo

Urbanidades 
#55 – Pensando Brasília a partir do cotidiano escolar

notícias da mídia/outras
Lei Geral do Licenciamento ou…
“Lei Geral do Facilitamento”?

O presente texto foi produzido após a leitura da proposta legislativa referente ao Projeto de Lei 37290 de 2004, bem como dos documentos a ele apensados. Conhecido por Lei Geral do Licenciamento, o PL foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 13 de maio de 2021 (…)

Em nossa leitura, identificamos e refletimos sobre alguns pontos problemáticos dessa proposta. Entre estas reflexões, deduzimos que alguns de seus parágrafos e incisos deixam nítido, em várias ocasiões, seu objetivo de restringir as avaliações de impactos sobre o licenciamento de empreendimentos, contribuindo para um processo de facilitação na concessão da licença ambiental (…)

Para ler o documento em sua íntegra, consulte: https://geografia-socio-ambiental.webnode.com/

Entrevista:

Estratégias de enfrentamento à pandemia nas comunidades indígenas

https://www.beiradorio.ufpa.br/index.php/nesta-edicao/528-entrevista-resistir-para-continuar-existindo

O dia em que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados envergonhou a nação brasileira

Subtrair, subverter e enfraquecer direitos constitucionais dos povos indígenas aos seus territórios, autodeterminação e modos de vida é permitir o avanço inexorável das atividades predatórias sobre o patrimônio natural e cultural de todos os brasileiros.

Répudio da Cacique Nina, liderança do povo Katokin, Pariconha/AL, em oposição a PL 490

Assista aos vídeos:
Cacique Nina repudio1.mp4
Cacique Nina repudio2.mp4

Nota pública de repúdio ao governo Bolsonaro marca encerramento de Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais

Manifesto apoia a luta e defesa dos Direitos Indígenas e das Populações Tradicionais

Após três dias de intensos debates, o IV Seminário Internacional sobre Povos Indígenas, Fronteiras e Geopolítica da América Latina: uma Proposta para a Amazônia terminou ontem, 17 de junho de 2021, com a leitura de uma nota pública de repúdio ao governo federal brasileiro contra as violações das garantias constitucionais dos Povos Indígenas, comunidades Quilombolas e Populações Tradicionais.

O manifesto é da Rede do Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica na América Latina, através de suas diferentes instituições e público participante, em sintonia com a organização do evento, o Laboratório de Estudos Panamazônicos, Prática de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS), do Departamento de Antropologia e do Programa de Antropologia Social (PPGAS), Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

– – – – – –

O IV Seminário

Com a participação de 19 instituições, 27 palestrantes, 775 pessoas inscritas, o IV Seminário Internacional sobre Povos Tradicionais, Fronteiras e Geopolítica da América Latina: uma Proposta para a Amazônia aconteceu de 15 a 17 de junho, virtualmente. O evento foi uma realização do Laboratório de Estudos Panamazônicos, Práticas de Pesquisa e Intervenção Social (LEPAPIS), do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (DAS/UFAM); Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Social (IFCHS/UFAM), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Gratuito e destinado a estudantes, professores, lideranças indígenas, ribeirinhas, quilombolas, representantes dos órgãos públicos, organizações não governamentais, sociedade civil interessada, o IV Seminário se propôs a debater temas de importância crucial para a Amazônia das próximas décadas.

O IV Seminário foi transmitido pelo canal do LEPAPIS no YouTube, por onde podem ser acessadas todas as apresentações: https://bit.ly/2RhzaZ1.

Estudo: Mortes evitáveis por Covid-19 no Brasil

Estudo "Mortes evitáveis por Covid-19 no Brasil", que foi apresentado hoje na CPI da Covid-19 pelo grupo ALERTA do qual a SBPC faz parte. Entre os quatro autores do estudo está a nossa colega Lígia Bahia, secretária regional da SBPC no RJ.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support