Informativos

Informativo nº 05/2021 | 25/03/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 05/2021 | 25/03/2021
destaques da ABA
CAMPANHA DE DESCONTO – ANUIDADE 2021

Considerando a situação política e sanitária que enfrentamos no ano de 2020 e que se alonga por 2021, a ABA optou por não realizar reajuste nas anuidades de 2021. Além disso, os descontos desta campanha foram ampliados, em especial para as categorias aspirantes e pós-graduandos.
Apesar da inflação também ter impactado a Associação, entendemos que cabe a nós, neste momento, um ato de solidariedade para com os/as associados/as que, por razões diversas, possam estar enfrentando dificuldades.
Realize o pagamento da sua anuidade 2021 (vigência: 01/04/2021 a 31/03/2022) e usufrua do desconto, no período de 24 de fevereiro a 30 de abril de 2021. Entre em contato com a Secretaria Administrativa (aba@abant.org.br) verifique sua situação e coloque em dia sua/s anuidade/s.  
Para mais informações sobre os descontos e formas de pagamento, leia mais: http://www.portal.abant.org.br/2021/02/24/campanha-de-desconto-anuidade-2021/.

Nota de repúdio da ABA ao licenciamento ambiental apressado e indevido de empreendimentos minerários em Minas Gerais

Imigrantes Venezuelanas submetidas a processos ilegais de deportação em massa em Roraima

Gabinete do Departamento de Migrações responde a Nota Crise humanitária com migrantes retidos na fronteira entre o Brasil e o Peru

Confira aqui a resposta do Gabinete do Departamento de Migrações à Nota do Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA.

Os Antropólogos e seus eternos Vietnans

Sobre a polêmica indicação do missionário evangélico para a Coordenadoria dos Índios isolados da FUNAI e sua formação antropológica.
Por Luis Roberto de Paula (UFABC), da CAI/ABA
https://www.pagina13.org.br/os-antropologos-e-seus-eternos-vietnans/

Roda de Conversa
Mulheres indígenas da ABIA dialogam: Direito & Saúde

Data: 26 de março de 2021, às 18h
Link de transmissão: https://youtu.be/rMEeG-3H2gY

Para encerrar a última atividade  do mês, convidamos todas e todos para mais uma atividade da ABIA com apoio da ABA. A roda de conversa“ desafios e perspectivas na saúde e direito indígena: Vozes das mulheres pesquisadoras da ABIA”.  Acontecerá no dia 26 de março de 2021, a partir das 18h (Horário de Brasília), com transmissão pelo canal da TV ABA.

Nosso objetivo é trazer um debate com mulheres indígenas em diferentes contextos, trazendo seus desafios suas perspectivas de acordo com sua área de atuação, seja ela na saúde, na luta por território e direito. Discutindo diferentes conhecimentos indígenas, suas experiências e como isso tem refletido em suas lutas coletivas no cenário atual.

Contamos com a sua participação!
#CiênciaIndígena
#Indígenas Mulheres
#Abia
https://www.instagram.com/p/CMx8WeUHKdg/?igshid=xfl41b8xpli0

Comissão Organizadora:
Comitê de Antropólogxs Indígenas da ABA
Comissão de Comunicação da ABIA
Braulina Baniwa
Eriki Aleixo Wapichana
Tarisson (Awa) Nawa
Taily Terena
Yara Macuxi
Cássio Xukuru-Kariri
Joana Porto

Reconfigurando o corpo e a sociedade para o acesso coletivo

Anahí Guedes de Mello, Olivia von der Weid e Valéria Aydos, membros do Comitê Deficiência e Acessibilidade, participaram às 14h do dia 25 de março de 2021, a convite da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, do Abaçai Cultura e do Museu da Inclusão, da live "Reconfigurando o Corpo e a Sociedade para o Acesso Coletivo", com transmissão na página do Museu da Inclusão no Facebook <https://www.facebook.com/museudainclusao>. O evento dialogou sobre o processo de concepção da Contracartilha sobre Acessibilidade da ABA-Anpocs-UERJ, uma cartilha não convencional de acessibilidade produzida pelas integrantes deste Comitê.

Outorga do Titulo de Professor Emérito ao Prof. Antonio Augusto Arantes Neto

Prof. Antonio Augusto Arantes Neto, ex-presidente da ABA, recebe a Outorga do Titulo de Professor Emérito. Assista aqui a Sessão Solene.

Conferencia Magistral – Carmen Rial

Profª Carmen Rial, ex-presidente da ABA, realizou conferência magistral no VI Congreso Mexicano de Antropología Social y Etnología, México no dia 19 março 2021: Palestra intitulada Inmigrantes, expatriados, refugiados, desplazados. La danza de las categorias em encuentros etnográficos. Assista a conferência: https://youtu.be/H0P-aA46rgQ.

A ABA dá as boas-vindas aos/às novos/as associados/as (19 efetivos, 05 colaboradores, 07 pós-graduandos e 03 aspirantes) e saúda os/as que agora estão em nova categoria

Lembramos que para efetivar a filiação é indispensável quitar a anuidade 2021.

Efetivos/as – Carla Ramos Munzanzu, Danielle Maia Cruz, Denise Moraes Pimenta, Flávia Freire Dalmaso, Kenia Cristina Martins Alves, Luciana Barroso Costa França, Maria da Conceição Salazar Cano, Patricia Alves Ramiro, Alvatir Carolino da Silva, Edson Benedetti Ruiz, Fábio Mallart Moreira, Felipe Evangelista Andrade Silva, Guilherme Moura Fagundes, Ivana Dos Santos Teixeira, Luciane de Oliveira Rocha, Marcos Cristiano Zucareli, Pedro Henrique Ribas Fortes, Rodrigo Charafeddine Bulamah e Yann Pellissier;

Pós-graduandos/as – Beatriz Ribeiro Machado, Cinthya Lana Cardoso Oliveira, Laís Ambiel Marachini, Lidiane Carvalho Amorim de Sousa Dourado, Marceles Oliveira Rocha, Mônica Sousa Pereira e Francisco Reginaldo da Silva Santos;

Colaboradores/as – Fábio Magalhães Candotti, João Damasceno Gonçalves Figueiredo Júnior, Roberto Cordoville Efrem de Lima Filho, Felisa Cançado Anaya e Rachel Barros de Oliveira;

Aspirante – Brunna Louise Ribeiro Silva, Eduardo Parreira da Silva e Matheus Cordulino da Silva;

Mudanças de categoria (Pós-graduandos/as para efetivos/as) – Aline Correia Antonini, Anelise Fróes da Silva, Bárbara Andréa Silva Copque, Bruno Goulart Machado Silva, Caetano Kayuna Sordi Barbará Dias, Camila Pierobon Moreira Robottom, Diego Pérez Ojeda del Arco, Fabíola Mattos Pereira, Francisco Cleiton Vieira Silva do Rego, Marcus José da Silva Cardinelli, Michel Lobo Toledo Lima, Mislene Metchacuna Martins Mendes e Natália Bouças do Lago.

Novos Debates

ÚLTIMOS DIAS DA CHAMADA ABERTA PARA O V.7

Logo estamos encerrando as submissões para todas as seções do v.7, n.1 de Novos Debates. Destacamos a criação de novas seções que buscam ampliar o escopo de debates promovidos pela revista: Pedagógicas, Variações e Ofício. Confira mais em nosso site: http://novosdebates.abant.org.br/chamada-de-trabalhos-para-v-7-n-1-2021/

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
Ciclo de Debates: Confinamentos antes, durante e depois da COVID-19: entre distopias e ideologias

Data: 16, 23 e 30 de março de 2021
Transmissão: https://www.ims.uerj.br/2021/03/07/confinamentos-antes-durante-e-depois-da-covid-19-entre-distopias-e-ideologias/

4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Data: 23 a 26 de março de 2021
Informações: https://zandaeventos.com.br/ppgs/

Festival “Quando começa o século 21?”

Datas: Março a Junho de 2021
Informações: As transmissões acontecem pelo YouTube e nas redes sociais do Nexo. Serão encontros entre um cientista social e uma personalidade dedicada à articulação e difusão de conteúdos científicos para conversar sobre temas centrais da agenda pública brasileira e mundial

4ª edição do projeto Diálogos sobre Egon Schaden

Data: 4 de abril de 2021, às 19h
Informações: https://www.institutoegonschaden.com.br/projeto-dialogos-traz-o-arquivo-egon-schaden-como-tema-em-abril/

XII Seminário de Arqueologia do CAHL/UFRB

Data: 12, 13 e 14 de abril de 2021
Informações: https://semaix.wixsite.com/xiisema

45º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 19 a 27 de outubro de 2021
Informações: https://www.anpocs2021.sinteseeventos.com.br/
 

VIII ReACT – Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia

Data: 22 a 26 de novembro de 2021
Local: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Informações: https://react2021.faiufscar.com/#/
O período de submissão de propostas de Seminários Temáticos (STs) para a VIII ReACT é de 15 março a 20 abril de 2021.

Exposições
Documentário: “Estive em Brasília, lembrei de você”, dirigido por Carla Teixeira e Igor Cerqueira

Apresentamos Estive em Brasília, lembrei de você, uma produção audiovisual do IRIS, dirigida por Carla Teixeira e Igor Cerqueira, sobre os dilemas da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, na qual mais de 1.200 delegados indígenas discutiram os rumos da saúde indígena no Brasil.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/canaliris/estive-em-brasilia
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Documentário: “Batendo Bilros”, dirigido por Júlia Brussi

Apresentamos Batendo bilros, uma produção audiovisual do IRIS, dirigida por Júlia Brussi, sobre o universo da renda e o cotidiano das rendeiras do Ceará, a partir das ações, das posturas corporais, dos engajamentos e dos gestos envolvidos nessa prática.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/canaliris/batendo-bilros
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

publicações
Chamada para artigos
Revista Runa

RUNA Archivos, a revista do Instituto de Ciências Antropológicas da Universidade de Buenos Aires, convida você a enviar contribuições para o dossiê "Debates atuais sobre educação e diversidade cultural na América Latina". A chamada foi estendida até 10 de abril de 2021. Informações: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/runa/about/submissions#authorGuidelines.

Revista ACENO

ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste divulga chamada para artigos para o dossiê temático: Retomadas e re-existências indígenas, negras e quilombolas (Vol. 8, n. 17, maio a agosto de 2021). Prazo final de submissão: 30 de abril de 2021. Informações: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/announcement/view/218.

Revista identidade!

identidade! é um periódico online semestral multidisciplinar de livre acesso (ISSN 2178-437X) do Grupo de Pesquisa Identidade da Faculdades EST (Escola Superior de Teologia), publica chamada de artigos para o dossiê "Experiências da Encruzilhada" – V.26 /nº 1/2021. Prazo de envio: até 30 de abril 2021. Informações: www.est.edu.br/periodicos.

Revista Educação Online

A revista Educação Online, publicada pelo Departamento de Educação da PUC-Rio, tem o prazer de divulgar a presente chamada para o dossiê Antropologia, Arte e Educação. Prazo para submissão: 15 de junho de 2021. Informações: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/index.

Revista Habitus

A revista Habitus, editada pela PUC Goiás/IGPA está recebendo artigos, resenhas, dossiê acadêmico, entrevistas e resumos de teses e dissertações para os próximos números: Vol. 19, n. 1 (2021) – Dossiê "Os bens culturais frente a mudança climática" e Vol. 19, n. 2 (2021) – Dossiê Temático: Arqueologia da Guerra e da Violência. Prazo para submissões: 31 de agosto de 2021. Informações: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/index.

Revista Etcétera

Etcétera é uma publicação digital da Área de Ciências Sociais do Centro de Pesquisas “María Saleme de Burnichon”, pertencente à Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), lembramos que as chamadas são permanentes e estamos recebendo contribuições para as diversas seções. Informações: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/etcetera/index.

Revistas – Novos números

Encartes – revista digital multimídia em ciências sociais do Centro de Pesquisas e Altos Estudos em Antropologia Social (CIESAS), do El Colegio de la Frontera Norte (El Colef) e do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Oeste (ITESO) cujo objetivo é a publicação de artigos e resenhas que sejam produtos de pesquisas e contribuam com resultados originais para a área – Vol 4, Núm. 7 (2021) – https://encartes.mx/.

Zero-a-Seis – publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas – v. 23 n. 43 (2021): Dossiê: Migrações Internacionais e Infâncias – https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3070.

Podcasts

Campo – Novo episódio do podcast Campo: um podcast de Antropologia – EP#2.3 – Ochy Curiel – https://spoti.fi/2MIE4fc
Site: https://www.podcastdeantropologia.com.br/post/ep-2-3-ochy-curiel
Instagram:  https://www.instagram.com/campopodcast/
Twitter: @CampoPodcast
Facebook: fb.me/CampoPodcast

Campo – Novo episódio do podcast Campo: um podcast de Antropologia – EP#2.4 – Zora Hurston- https://spoti.fi/38FU09Z
Site: https://www.podcastdeantropologia.com.br/post/ep-2-4-zora-hurston
Instagram:  https://www.instagram.com/campopodcast/
Twitter: @CampoPodcast
Facebook: fb.me/CampoPodcast

Livros – Lançamentos 2021

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (Autor)(2021). Cotidiano e pandemia no Brasil: emoções e sociabilidades. Recife: Grem-Grei Edições.
https://grem-grei.org/editora-grem-grei/

Livros – Lançamentos 2020

GARAÑO, Santiago (Autor)(2020). Memorias de la prisión política durante el terrorismo de Estado en la Argentina (1974-1983). La Plata : Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación.

notícias da mídia/outras
Observatório Sistema de Justiça Criminal e Povos Indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) lançou no dia 24/03 o Observatório Sistema de Justiça Criminal e Povos Indígenas, um espaço colaborativo entre lideranças, pesquisadores(as) e sujeitos que atuam no sistema de justiça criminal, em diversas áreas do conhecimento, para monitorar medidas jurídicas e a situação concreta dos povos indígenas inseridos no sistema de justiça criminal na qualidade de investigados(as), processados(as) ou em fase de execução de penal. Informações: https://apiboficial.org/observatorio-de-justica-criminal/

Professor da Faculdade de Direito da UnB encaminha Declaração desta Faculdade sobre a liberdade de ensino

Estratégias de desinformação põe em risco vidas indígenas

Conforme relatado em nota que divulgamos aos associados e associadas no informativo anterior, na última semana do mês de fevereiro chegou até nós relatos de associados informando que comunidades indígenas estavam sendo alvo de estratégias digitais de desinformação e disseminação de notícias falsas sobre a vacina contra a Covid-19. Até no Xingu, disse-nos a médica Sofia Mendonça (Unifesp), “que tinha altas coberturas de vacinação, estão mais baixas e algumas aldeias estão recusando… É inacreditável o poder das fake news! Precisa conversar muito”. Abaixo está o link da matéria produzida pela jornalista da BBC News Brasil Juliana Gragnani, de 22/03, onde a enfermeira Indianara Ramires Machado (Dourados, MS) dá o recado: “Se não tivesse o negacionismo do governo e a frente radical das igrejas pentecostais, estaríamos em uma melhor situação de vacinação."
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56433811.amp

Projeto de Lei quer alterar a Lei n° 6.001/1973 e dificultar a demarcação de Terras Indígenas

Reintroduzido na pauta da Câmara dos Deputados por várias vezes ao longo dos últimos 14 anos, o Projeto de Lei (PL) n. 490/2007, só aguarda o parecer do Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), atualmente controlada pela bancada ruralista e da mineração, para ir à votação no Plenário. Em 2008 e 2009 ele foi respectivamente aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e rejeitado Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM). Na prática cria uma série de obstáculos ao reconhecimento do direito à terra dos povos indígenas, podendo inclusive introduzir na forma da lei o denominado “marco temporal”. Se aprovado, ou o texto original ou o substitutivo aprovado na CAPADR, em ambos casos o Congresso Nacional (leia-se ruralistas, mineradores e associados) terá o poder de dar a última palavra em relação a toda e qualquer proposta de Terra Indígena. Se aprovado, cai por terra mais um direito indígena estabelecido na Constituição de 1988 e em normativas internacionais. Informações: https://outline.com/TTS9VE.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support