Informativos

Informativo nº 04/2021 | 11/03/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 04/2021 | 11/03/2021
destaques da ABA
CAMPANHA DE DESCONTO – ANUIDADE 2021

Considerando a situação política e sanitária que enfrentamos no ano de 2020 e que se alonga por 2021, a ABA optou por não realizar reajuste nas anuidades de 2021. Além disso, os descontos desta campanha foram ampliados, em especial para as categorias aspirantes e pós-graduandos.
Apesar da inflação também ter impactado a Associação, entendemos que cabe a nós, neste momento, um ato de solidariedade para com os/as associados/as que, por razões diversas, possam estar enfrentando dificuldades.
Realize o pagamento da sua anuidade 2021 (vigência: 01/04/2021 a 31/03/2022) e usufrua do desconto, no período de 24 de fevereiro a 30 de abril de 2021. Entre em contato com a Secretaria Administrativa (aba@abant.org.br) verifique sua situação e coloque em dia sua/s anuidade/s.  
Para mais informações sobre os descontos e formas de pagamento, leia mais: http://www.portal.abant.org.br/2021/02/24/campanha-de-desconto-anuidade-2021/.

Comitê de Comunicação

Em janeiro de 2021 foi criado o Comitê de Comunicação da ABA. Sugerido pela gestão 2019-2020, a proposta visa estruturar uma política de comunicação para a Associação, tendo como premissa a relevância do desenvolvimento de estratégias comunicacionais e de divulgação por Associações Científicas no Brasil, neste momento de graves conflitos políticos no campo da produção de conhecimento nacionalmente, especialmente no que tange às Ciências Humanas.
O Comitê de Comunicação, composto por membros da atual Diretoria e da Secretaria, iniciou suas atividades dedicando-se a conhecer as práticas de comunicação da ABA, tanto internas (direcionadas a associadas e associados), quanto externas.
Em fevereiro, o Comitê elaborou um primeiro planejamento de suas atividades para a Gestão 2021-2022. Além da continuidade da divulgação de eventos, produtos acadêmicos e outras informações enviadas à ABA por associadas e associados, ele prevê a produção de conteúdos próprios da Associação, em parceria e com a curadoria de suas Comissões, Comitês e Conselhos, além da Diretoria. Nas próximas semanas, serão contatados todos os Comitês e Comissões pelo Comitê de Comunicação para planejamento e curadoria de conteúdos.
Uma das nn_prioridades do Comitê, nos próximos meses, será acentuar a presença da ABA nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Youtube). Na semana do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, teve início uma reformulação da política da ABA para Instagram, Facebook e Twitter, com a participação e curadoria do Comitê de Gênero e Sexualidade, ao qual agradecemos.
O Comitê de Comunicação contará ainda com uma Comissão de Apoio, ainda em formação, cuja composição ampliada será fundamental para o aprimoramento da política de comunicação da Associação, seu planejamento e monitoramento.
Sugestões e comentários sobre o tema da Comunicação da ABA podem ser enviados para o email aba@abant.org.br, aos cuidados do Comitê de Comunicação.

Comitê de Comunicação
Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Carla Costa Teixeira (UnB)
Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
João Frederico Rickli (UFPR)
Roberto Pinheiro (ABA)
Matheus Gonçalves França (UFG) – Estagiário de Comunicação da ABA

Cumpra-se a decisão do STF! / Nota da ABA, ABCP, ABRASCO, ANPOCS, SBS e SBPC

A Associação Brasileira de Antropologia, a Associação Brasileira de Ciência Politica, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, a Sociedade Brasileira de Sociologia e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência reafirmam seu compromisso com a defesa da liberdade de cátedra nas universidades brasileiras como um princípio constitucional. Manifestamos nossa preocupação com o emprego de instrumentos jurídicos para constranger esse princípio basilar de todo o conhecimento científico, como ocorrido recentemente com docentes da Universidade Federal de Pelotas.

Diante de outras tentativas de cerceamento da liberdade de cátedra, o Supremo Tribunal Federal já se manifestou sobre a INCONSTITUCIONALIDADE da mobilização de processos administrativos com o intuito de coibir o exercício da liberdade do pensamento e de sua manifestação. De fato, essas liberdades são constitutivas do próprio conceito de Universidade. É preciso que a decisão do STF seja cumprida.

Leia aqui o PDF da nota.

Nota do Comitê Migrações e Deslocamentos sobre migrantes retidos na divisa entre Brasil e Peru

Carta de Intenções do Comitê de Antropólogas Negras e Antropólogos Negros da Associação Brasileira de Antropologia para a Gestão 2021-2022

Roda de Conversa

É com muita felicidade e satisfação que anunciamos as nossas atividades do mês de março. Para começar, trazemos na abertura das atividades o debate e reflexão partindo de corpos ancestrais e pesquisadoras da ABIA. A primeira mesa de conversa terá como tema Indígenas mulheres pesquisadoras da ABIA e conhecimentos ancestrais, que acontecerá no dia 12 de março de 2021, a partir das 18H (Horário de Brasília), com transmissão pelo canal da TV ABA.

Nosso objetivo é discutir diferentes experiências e formas de conhecimentos indígenas que as mulheres antropólogas trazem e como isso tem contribuído com suas lutas coletivas, seja pela demarcação de seus territórios, seus corpos e espíritos.

A ciência indígena está nas indígenas mulheres que transitam em diferentes lugares, demarcando histórias na escrita e na oralidade de seus povos.

Convidamos a todas e todos que queiram refletir e participar deste diálogo.

#PesquisadorasIndígenas
#IndígenasMulheres
#CienciaIndígena

SBPC recebe apoio de mais de 90 entidades em proposta para recuperar recursos de CT&I no PLOA 2021 / ABA assina
Manual com as demandas dos setores com impacto na ciência brasileira foi encaminhado para as lideranças partidárias e deputados e senadores da Comissão Mista do Orçamento (CMO)

ABA assina Nota da SBPC e SBC sobre o Impacto da PEC 186/19 no setor de P&D&I

ABA assina Manifesto das pessoas negras contra o racismo nos cursos de música

Boletim da IUAES destaca ABA

O newsletter da IUAES, a ser publicado agora em março, destaca em suas notícias os protestos da ABA. Nele se lê:

A Associação dos Antropólogos Brasileiros (ABA) fez duas declarações que foram então endossadas pelo comitê gestor da WAU e agora estão disponíveis nas redes sociais.
A primeira delas enfatiza as desigualdades dentro da comunidade antropológica, pesando a produção e o reconhecimento do conhecimento antropológico como desproporcionalmente localizado nos centros de poder do mundo; reduzindo a maioria das regiões "menores" a "objetos", em vez de agentes de tal produção. A WAU apoia fortemente a equidade e a diversificação interna da comunidade antropológica e o envolvimento de acadêmicos locais como parceiros iguais na produção de documentos de conhecimento. A Fundação Wenner-Gren, que lançou o programa "Engaged Research Grant", com objetivos semelhantes, também endossou a Moção da ABA e seu endosso pela WAU.
Em outra moção marcante, a academia brasileira também apontou que o peso das carências e inadequações que surgem na esteira de uma crise médica é rapidamente transferido para aqueles já vulneráveis, convertendo a crise médica em social. Embora estivessem se referindo especificamente ao Brasil, situações semelhantes são quase globais, especialmente em países já divididos ao longo de muitas linhas de fratura do ‘outro’. Existem outros fatores críticos, como a negação da epidemia, uma abordagem não científica e obscurantista em lidar com a situação como se ela não existisse. Essa atitude tomada no nível de liderança de ponta pode levar a um desastre generalizado, como exemplificado no caso dos EUA e também do Brasil.
O advento da vacina destacou ainda mais as desigualdades e clivagens, não apenas dentro dos países, mas entre eles.
O conselho de administração da WAU emitiu uma declaração de apoio, endossando a carta que usa o termo português “Basta” (não mais) para esta discriminação e marginalização. A WAU com suas câmaras constituintes, se posiciona coletivamente contra todas as formas de discriminação e injustiça.

Profa. Manuela Carneiro da Cunha recebe Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos

A profa. Manuela Carneiro da Cunha, ex-presidente da ABA, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos outorgado pela UNICAMP e pelo Instituto Vladimir Herzog, por sua atuação pela diversidade cultural, segurança alimentar e conservação ambiental, com destaque para a valorização do patrimônio cultural e saberes dos povos indígenas e a salvaguarda dos direitos das gerações futuras. Veja aqui o certificado. E leia aqui a notícia publicada no site da Unicamp a respeito da premiação.

Novos Debates

Acaba de sair o novo número de Novos Debates, com destaque para o Fórum "Periódicos sob impacto: repercussões e perspectivas sobre o Qualis Referência" que discute as mudanças em curso nas políticas de avaliação de revistas acadêmicas brasileiras pela CAPES. Ele reúne textos de editoras/es e pesquisadoras/es envolvidos nas políticas de avaliação de revistas nacionais e internacionais, como Olivia Cristina Perez, Jacob Carlos Lima, Luiz Augusto Campos, Anete Ivo, Moisés Lopes, Marcos Aurélio da Silva e John Gledhill. Nas palavras dos editores Vinicius Kauê Ferreira (UFRJ), Mariane da Silva Pisani (UFT) e Rafael Fernandes (UNIR): Estamos também muito contentes com a publicação das primeiras resenhas de nossa parceria com a Editora Unifesp.

A editoria também destaca a Chamada Especial para o número dedicado à produção de antropólogas/os negras/os. Estamos aceitando submissões para diversas seções da revista (Novas Pesquisas, Composições e Resenhas), além do Fórum temático. Também neste número, firmamos parceria com diferentes editoras como a Papeis Selvagens, Hucitec, Secult, Letramento e Autêntica.

Saiba mais em: http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
III Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe

Data: 02 de março a 01 de abril de 2021
Informações: https://trabalhoetrabalhadoresnaamericalatinaecaribe.net/

IV RAS – Reunião de Antropologia da Saúde

Data: 22 a 24 de setembro de 2021
Local: Recife/UFPE (formato on-line)
Informações: Cartaz / Primeira circular

Eventos no Exterior
VI Congresso Mexicano de Antropologia Social e Etnologia (COMASE)

Data: 16 a 19 de março de 2021
Informações: https://comase.org/
Caso tenha interesse ou interesse em acompanhar o VI COMASE, convidamos você a se inscrever como participante do congresso, é gratuito! Você pode acessar todas as atividades do congresso gratuitamente. O formulário de inscrição está disponível em: https://comase.org/2021/registro-asistentes/.

EASA-Teaching Anthropology Network Webinar
Teaching and Learning Anthropology during the Pandemic. Dilemmas, Challenges and Opportunities

Data: 17 de março de 2021, 12hs
Informações: https://www.facebook.com/EASATeaching/

Conferência on-line da Sociedade Portuguesa De Antropologia E Etnologia – Spae
Conferencista: Professora Doutora Clara Saraiva

Data: 25 de março de 2021
Informações: https://www.facebook.com/Spae-Sociedade-Portuguesa-De-Antropologia-E-Etnologia-242375295851375/photos/3602215826533955

Conferência seguida de debate on line
Conferencista: Lina Santos Mendonça

Data: 22 de abril de 2021
Informações: https://www.facebook.com/Spae-Sociedade-Portuguesa-De-Antropologia-E-Etnologia-242375295851375/photos/3638275639594640

Conferência seguida de debate on line
Conferencista: Cebaldo De León Smith Inawinapi

Data: 17 de junho de 2021
Informações: https://www.facebook.com/Spae-Sociedade-Portuguesa-De-Antropologia-E-Etnologia-242375295851375/photos/3659463250809212

Exposições
Documentário “Transformações Técnicas”, realizada coletivamente por Carlos Sautchuk, Eduardo Di Deus, Fabiano Bechelany, Guilherme M. Fagundes, Júlia Brussi, Lucas Marques, Pedro Stoeckli Pires e Simone Soares

Neste curta-metragem são apresentadas oito situações de transformações técnicas em diferentes regiões do Brasil: pesca, pastoreio, caça, plantio de seringueiras, carpintaria naval, rendas de bilro, manejo do fogo no cerrado e fabricação de objetos religiosos.
A obra é resultado de um projeto de pesquisa empreendido por antropólogos da Universidade de Brasília, enfocando os sentidos das técnicas e das transformações na perspectiva das populações locais.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/196002053
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Nen Ga Vi – uma retomada kanhgág em movimento, de Nyg Kuitá Kaingang e Paola Gibram

Este documentário apresenta reflexões e performances dos integrantes do coletivo de juventude kaingang Nẽn Ga, da Terra Indígena Apucaraninha, localizada no norte do estado do Paraná, na região sul do Brasil. Mostra a ligação do movimento Nẽn Ga com a escola indígena, explorando as formas pelas quais os kaingang contemporâneos refletem sobre as usurpações culturais e existenciais decorrentes dos muitos anos de contato com os brancos e não-indígenas e a necessidade urgente de se retomar as práticas e conhecimentos kanhgág que lhes foram proibidos ou violados.
link: https://vimeo.com/385950401
Facebook: https://www.facebook.com/LISA.USP

oportunidades
Concursos e Seleções
Teste seletivo para professor/a substituto/a na UFPR

O Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná – DEAN/UFPR torna torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de professor substituto da carreira de magistério superior, com Área de Conhecimento: Teoria Antropológica | Matéria Específica: Teoria Antropológica. Inscrições a partir de 18 de março. Informações: http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/testes_seletivos.html.

Concurso para bolsa FONCyT – PREJET

O Programa Juventude, Educação e Trabalho (PREJET) do Centro de Pesquisas Sociais (CIS-IDES) do CONICET prevê a realização de concurso para atribuição de bolsa FONCyT por 3 anos, no âmbito do projeto PICT n.º 03547, intitulado: “O gênero nos vínculos educação-formação-trabalho. Desigualdades, estratégias institucionais e novas demandas”. Encerramento da chamada: 15 de março de 2021. Informações: http://www.foncyt.mincyt.gov.ar/bolsa_becas/?prov_search=2&area _search=4&apellido_search= Jacinto&titulo_search=&keywords=&buscar=Buscar.

publicações
Chamada para artigos
Revista Ñanduty

A revista eletrônica Ñanduty é o periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFGD, o qual possui área de concentração em Antropologia Sociocultural e três linhas de pesquisa, a saber: (1) Etnicidade, Diversidade e Fronteiras; (2) Etnologia, Educação Indígena e Interculturalidade; (3) Arqueologia, Etno-história e Patrimônio Cultural, recebe trabalhos para compor o dossiê "Lugar, política e interseccionalidade na produção do conhecimento antropológico". Submissões: 30 de abril de 2021. Informações: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/nanduty.

Revista Fotocronografias

A Revista fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos, divulga chamada para envio de artigos para seu volume 07, n.16 – (Sobre) vivências em tempos de pandemia: memórias em ensaio. Prazo para submissões: 30 de março 2021. Informações: https://medium.com/fotocronografias.

Revista GIS

A GIS – Gesto, Imagem, Som – Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte, publica chamada para artigos.
Instigados pelos saberes religiosos inteligíveis e sensíveis das religiões tradicionais e das diversas formas de pertencimento espiritual que escapam à estrutura formal religiosa, mas conectam o ser humano com aquilo que ele chama de sagrado, buscamos neste dossiê construir um mapa das representações que perpassam suas imagens, suas performances que evidenciam rituais e pertencimentos sagrados. As formas expressivas ganham nuances diferenciadas em espaços religiosos, tendo em vista determinadas restrições, o que faz com que o pesquisador tenha que lançar mão de estratégias estéticas e de pesquisa diferenciadas para compor seu universo imagético e performático. O universo simbólico dos rituais religiosos, as digressões entre religião e política, as expressões de decolonialidade, o corpo entregue à devoção e outras análises que envolvam discussões sobre expressões sensíveis por meio de imagens, performances, poesias etc., serão bem vindas.    
Prazo para submissões: 30 de abril de 2021. Informações: https://www.revistas.usp.br/gis/.

Revista Habitus

A revista Habitus, editada pela PUC Goiás/IGPA está recebendo artigos, resenhas, dossiê acadêmico, entrevistas e resumos de teses e dissertações para os próximos números, Dossiê "Os bens culturais frente a mudança climática" e Dossiê Temático "Arqueologia da Guerra e da Violência". Informações: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/index.

Revista Wamon

A Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM divulga chamada para dossiê “Os conflitos ambientais nas lógicas das alteridades”. Informações: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/169.

Revistas – Novos números

Áltera – Revista de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba – v. 3 n. 11 (2020): Dossiê "Os cuidados" em sua dimensão prática e afetiva.

Cadernos NAUI – Revista eletrônica de periodicidade semestral organizada pelo NAUI – Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC – Vol. 9, n° 17, jul-dez 2020.

Fotocronografias – O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos – Vol.07 num.15–2021 – Imagem, diversidade sexual e de gênero, decolonialidade: olhares "de fora do eixo".

GIS – Gesto, Imagem e Som – Revista de Antropologia v. 6, n. 1, 2021 – https://www.revistas.usp.br/gis/issue/view/11632.

Mundaréu – Podcast de Antropologia – # 11 – Estamos ligadas por cordões umbilicais – https://mundareu.labjor.unicamp.br/11-estamos-ligadas-por-cordoes-umbilicais/.

Sociabilidades Urbanas – Revista de Antropologia e Sociologia, volume 5, Número 13, de março de 2021 – https://grem-grei.org/numero-atual-socurbs/.

Livros ABA – Lançamentos 2020

GROSSI, Miriam Pillar;  OLTRAMARI, Leandro Castro;  FERREIRA, Vinicius Kauê (Orgs.)(2020). Família, gênero e memória: diálogos interdisciplinares entre França e Brasil. Florianópolis (SC): Tribo da Ilha.

Clique aqui para visualizar em PDF

Livros – Lançamentos 2020

MATTOS, Mayara Ferreira (Autora)(2020). O risco nas/das margens: a ocupação Pomar do Cafezal na sua interação com a governabilidade. São Paulo: Editora Dialética.
https://loja.editoradialetica.com/humanidades/o-risco-nasdas-margens

Livros – Lançamentos 2021

BESSA, Altamiro Sérgio Mol (Org.)(2021). A unidade múltipla: ensaios sobre a paisagem. Belo Horizonte : Escola de Arquitetura da UFMG.
https://sites.arq.ufmg.br/posgraduacao/arquiteturaeurbanismo/wp-content/uploads/2021/03/A-Unidade-mu%cc%81ltipla.-Ensaios-sobre-a-paisagem-.pdf

notícias da mídia/outras
Manifestação sobre a PEC 186/2019: Auxilio sim, desmonte não!

Salvar vidas urgentemente!

Diante do agravamento da crise sanitária da Covid-19, que está levando ao colapso o sistema de saúde em vários estados, a Abrasco alerta para a urgente necessidade do Brasil superar a negligência e a desorganização impostas pelo governo federal ao enfrentamento da crise e passar a tratá-la seriamente.

Nota de denúncia do apagão da ciência e chamado da ANPG a toda rede do movimento nacional de pós-graduandos para defesa da vida e do orçamento do conhecimento

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) vem a público denunciar os perigos que ameaçam a sociedade brasileira com a possibilidade de termos, a partir de março, um verdadeiro apagão na educação e na ciência.

Comissão da Assembleia Legislativa do Pará aponta violações e possível execução de Isac Tembé, morto em ação policial

Após diligência no local do assassinato do jovem Tembé, relatório da Comissão de Direitos Humanos aponta inconsistências do relato policial e cobra investigação do caso.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support