Informativo nº 03/2021 | 25/02/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 03/2021 | 25/02/2021
destaques da ABA
CAMPANHA DE DESCONTO – ANUIDADE 2021

Considerando a situação política e sanitária que enfrentamos no ano de 2020 e que se alonga por 2021, a ABA optou por não realizar reajuste nas anuidades de 2021. Além disso, os descontos desta campanha foram ampliados, em especial para as categorias aspirantes e pós-graduandos.
Apesar da inflação também ter impactado a Associação, entendemos que cabe a nós, neste momento, um ato de solidariedade para com os/as associados/as que, por razões diversas, possam estar enfrentando dificuldades.
Realize o pagamento da sua anuidade 2021 (vigência: 01/04/2021 a 31/03/2022) e usufrua do desconto, no período de 24 de fevereiro a 30 de abril de 2021. Entre em contato com a Secretaria Administrativa (aba@abant.org.br) verifique sua situação e coloque em dia sua/s anuidade/s.  
Para mais informações sobre os descontos e formas de pagamento, leia mais: https://abateste.assistenciatecnica.space2021/02/24/campanha-de-desconto-anuidade-2021/.

Wenner-Gren endorsement of Motion of 32nd RBA

Novos Debates

Acaba de sair o novo número de Novos Debates, com destaque para o Fórum "Periódicos sob impacto: repercussões e perspectivas sobre o Qualis Referência" que discute as mudanças em curso nas políticas de avaliação de revistas acadêmicas brasileiras pela CAPES. Ele reúne textos de editoras/es e pesquisadoras/es envolvidos nas políticas de avaliação de revistas nacionais e internacionais, como Olivia Cristina Perez, Jacob Carlos Lima, Luiz Augusto Campos, Anete Ivo, Moisés Lopes, Marcos Aurélio da Silva e John Gledhill. Nas palavras dos editores Vinicius Kauê Ferreira (UFRJ), Mariane da Silva Pisani (UFT) e Rafael Fernandes (UNIR): Estamos também muito contentes com a publicação das primeiras resenhas de nossa parceria com a Editora Unifesp.

A editoria também destaca a Chamada Especial para o número dedicado à produção de antropólogas/os negras/os. Estamos aceitando submissões para diversas seções da revista (Novas Pesquisas, Composições e Resenhas), além do Fórum temático. Também neste número, firmamos parceria com diferentes editoras como a Papeis Selvagens, Hucitec, Secult, Letramento e Autêntica.

Saiba mais em: http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
Colóquio Notícias de Um Ano de Pandemia

Data: 26 de fevereiro a 26 de março de 2021, nas manhãs das sextas-feiras (às 10h)
Informações: Caderno Resumo

Seminário Internacional “Técnica e vida: imbricações e desafios etnográficos”

Data: 01 a 04 de março de 2021
Informações: http://lactunb.com.br/transtec/

3º Encontro de Diálogos sobre Egon Schaden – tema Mathilde Schaden

Data: 04 de março de 2021, das 19h às 20h30
Informações: Cartaz
Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP)

Data: 01 a 03 de setembro de 2021
Informações: Cartaz / http://www.anepcp.org.br/
Período de submissão de resumos nas STs será: 23/03/2021 a 10/05/2021.

Eventos no Exterior
Anthropology and Conservation
Virtual Conference

Data: 25 a 29 de outubro de 2021
Informações: https://www.therai.org.uk/conferences/anthropology-and-conservation
Call for Panels opens 18 January 2021 and closes on 12 March 2021 / Call for Papers opens 19 April 2021 and closes on 2 July 2021

Congreso IUAES 2021 (Modalidad Virtual)

Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Local: Yucatán, México
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/

Exposições
Documentário “Bicha Braba”, dir. Soraya Fleischer

Como é conviver com um problema de pressão ou com açúcar no sangue? Como é cuidar de distúrbios tidos como crônicos e incuráveis para o resto da vida? E naqueles dias em que a bicha fica braba?
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/187403391
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Documentário – Laços Brutos, dir. Pedro Stoeckli

A obra aborda a atividade do vaqueiro no trabalho com o búfalo do pântano (Bubalus bubalis) em uma região de várzea amazônica a partir de pesquisa etnográfica.
Realizado para apresentação de tese de doutorado em Antropologia Social defendida na Universidade de Brasília em 2015.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/187403339
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

Mediações é uma publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, voltada para o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais; mantém uma linha interdisciplinar, com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins. Abre chamada de artigos para o Dossiê "O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana" (Mediações, vol. 26, n. 2 – 2021/2). Prazo para Submissões: até 15 de março de 2021. Informações:  http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/301.

Revista Ártemis

A Revista Ártemis – Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades inaugura, em 2012, sua versão impressa, graças aos recursos recebidos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), por meio do Edital Apoio à Publicações de Periódicos Brasileiros em Ciências Humanas, divulga chamada para submissão de artigos para o dossiê "Maternidades e maternagens: representações e contestações". Prazo para submissões: até 21 de março de 2021. Informações: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/announcement/view/651.

ContraCorrente

A ContraCorrente, periódico semestral editorado pela Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), abre chamada de artigos para sua Edição de n. 17 (2021.2) – "Práticas e teorias indígenas da comunicação na América Latina". Período de submissão: de 01 de abril até 30 de junho de 2021. Informações: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/announcement/view/18.

Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía

Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía es una publicación semestral que publica artículos originales e inéditos y da cuenta de producción de vida académica relevante y evaluada cuenta con la financiación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Udelar. Publica chamada para dossiê temático: "Trabalho animal, trabalho humano", vol. 8, nº. 2 (2021). Data limite para submissões: 28 de fevereiro de 2021. Informações: https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/revantroetno/announcement.

Revistas – Novos números

Hawò – revista científica, publicada na versão eletrônica pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás – v. 1 (2020): Antropologia e seus campos – https://www.revistas.ufg.br/hawo/issue/view/2122.

Podcast Selvagerias – Episódio 6 – A herança de Egon Schaden Avanhanmundajá

Quem foram os primeiros antropólogos, aqueles que estiveram lá, que testemunharam em tempo real e participaram na criação das instituições que hoje tomamos como garantidas? Neste episódio investigamos a trajetória de Egon Schaden, professor emérito de Antropologia da Universidade de São Paulo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Antropologia e o fundador da Revista de Antropologia da USP. Para tanto, falamos com Pedro Martins, antropólogo da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Pedro pesquisa a vida e a obra de Schaden desde 2011 e é diretor do Instituto Egon Schaden, instituição que abriga o acervo deixado por Schaden.
Podcast dispnível em:
https://selvageriaspodcast.wordpress.com/2021/02/19/6-a-heranca-de-egon-schaden-avanhanmundaja/
https://www.facebook.com/selvageriaspodcast
https://twitter.com/SelvageriasP
https://www.instagram.com/selvageriaspodcast/

Livros – Lançamentos 2020

MACHADO, Maria Fátima R.; PORTOCARRERO, José Afonso B.; SILVA (Orgs.)(2020), Dorcas de Araújo. Tecnoíndia. Arquitetura, Antropologia e Tecnologias Indígenas em Mato Grosso. Cuiabá (MT): Entrelinhas.

MELLO, Luiz; GONÇALVES, Eliane  (Orgs.)(2020). Diferenças, desigualdades e violências: olhares sociológicos. Goiânia: Cegraf UFG.
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Diferen%C3%A7as_ desigualdades_e_violencias.pdf

Livros – Lançamentos 2021

FELIX, Gil; LAGE, Aline (Orgs.)(2021). Capitalismo e surdez. Bremen (GER): El Tiple.
https://nn_groupdepesquisasobretrabalho.files.wordpress. com/2021/02/capitalismo-e-surdez.pdf

notícias da mídia/outras
Covid-19: Por que há missionários que não querem vacinas para indígenas?

Missões evangélicas que atuam em terras indígenas da Amazônia promovem atitudes antivacina em pleno auge da pandemia de Covid-19. Após décadas de controle do atendimento sanitário, utilizado como barganha para a evangelização, missionários enxergam nas agências de saúde pública um concorrente que ameaça seu monopólio. A situação se agrava em terras indígenas no entorno de povos em situação de isolamento: nelas, igrejas recrutam ‘mateiros’ indígenas usados em expedições ilegais de contato com índios isolados, em um contínuo esforço por ampliar a abrangência da missão.

A devastadora e irreparável morte de Aruká Juma

É desoladora a morte por complicações de Covid-19 do último homem do povo Juma, o guerreiro Amoim Aruká. O povo Juma sofreu inúmeros massacres ao longo de sua história. De 15 mil pessoas no início do século XX, foi reduzido a cinco pessoas em 2002. Um genocídio comprovado, mas nunca punido, que levou seu povo quase ao completo extermínio.

Carta à FAPESP sobre pesquisas impactadas pela pandemia

Prezados representantes da ABA,

Meu nome é Marcos Rosa, represento cerca de 200 Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de SP (FAPESP).

Nós escrevemos uma Carta (link abaixo) que visa solicitar à Fapesp a elaboração de um plano emergencial de recuperação de projetos de pesquisa e das bolsas impactadas pela Pandemia de Covid-19. Bem como que prorrogue todos os prazos e bolsas por, no mínimo, 12 (doze) meses.

Recebemos apoio de várias APGs do Estado de São Paulo.

Por favor, divulguem essa carta em suas listas de e-mails (ou qualquer outra rede social, como Whatsapp, Instagram, Twitter ou Facebook) e copie o endereço bolsistasfapesp@gmail.comPor favor, contamos com sua colaboração nessa causa emergente de muitos/as pós-graduandos/as das instituições paulistas de educação, pesquisa e extensão, incluindo Unesp, Unicamp, USP, Unifesp, PUC, Mackenzie, dentre outras instituições.
https://forms.gle/8twrk2TrZRzAnRpH7

PS: Reportagem da Folha de São Paulo sobre nossa solicitação

Atenciosamente,
Marcos Rosa

Nota de repúdio à homenagem feita a Natale Coral, assassino de indígenas (que “trazia a orelha dos índios na salmoura, só pro riso”)

Petição científica internacional

La Asociación Colombiana de Antropología, ACANT, rechaza las amenazas contra profesionales de la antropología en Colombia

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF