Informativos

Informativo nº 03/2021 | 25/02/2021

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais:
Informativo nº 03/2021 | 25/02/2021
destaques da ABA
CAMPANHA DE DESCONTO – ANUIDADE 2021

Considerando a situação política e sanitária que enfrentamos no ano de 2020 e que se alonga por 2021, a ABA optou por não realizar reajuste nas anuidades de 2021. Além disso, os descontos desta campanha foram ampliados, em especial para as categorias aspirantes e pós-graduandos.
Apesar da inflação também ter impactado a Associação, entendemos que cabe a nós, neste momento, um ato de solidariedade para com os/as associados/as que, por razões diversas, possam estar enfrentando dificuldades.
Realize o pagamento da sua anuidade 2021 (vigência: 01/04/2021 a 31/03/2022) e usufrua do desconto, no período de 24 de fevereiro a 30 de abril de 2021. Entre em contato com a Secretaria Administrativa (aba@abant.org.br) verifique sua situação e coloque em dia sua/s anuidade/s.  
Para mais informações sobre os descontos e formas de pagamento, leia mais: http://www.portal.abant.org.br/2021/02/24/campanha-de-desconto-anuidade-2021/.

Wenner-Gren endorsement of Motion of 32nd RBA

Novos Debates

Acaba de sair o novo número de Novos Debates, com destaque para o Fórum "Periódicos sob impacto: repercussões e perspectivas sobre o Qualis Referência" que discute as mudanças em curso nas políticas de avaliação de revistas acadêmicas brasileiras pela CAPES. Ele reúne textos de editoras/es e pesquisadoras/es envolvidos nas políticas de avaliação de revistas nacionais e internacionais, como Olivia Cristina Perez, Jacob Carlos Lima, Luiz Augusto Campos, Anete Ivo, Moisés Lopes, Marcos Aurélio da Silva e John Gledhill. Nas palavras dos editores Vinicius Kauê Ferreira (UFRJ), Mariane da Silva Pisani (UFT) e Rafael Fernandes (UNIR): Estamos também muito contentes com a publicação das primeiras resenhas de nossa parceria com a Editora Unifesp.

A editoria também destaca a Chamada Especial para o número dedicado à produção de antropólogas/os negras/os. Estamos aceitando submissões para diversas seções da revista (Novas Pesquisas, Composições e Resenhas), além do Fórum temático. Também neste número, firmamos parceria com diferentes editoras como a Papeis Selvagens, Hucitec, Secult, Letramento e Autêntica.

Saiba mais em: http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

Dossiers
Anthropology in times of intolerance:
challenges facing neoconservatism
Flows, Circulations and their Opposites:
Ethnographic Perspectives and Theoretical-Methodological Challenges
Caribbean Routes:
Ethnographic Experiences, Theoretical Challenges, and the Production of Knowledge

Leia-os clicando em: www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
Colóquio Notícias de Um Ano de Pandemia

Data: 26 de fevereiro a 26 de março de 2021, nas manhãs das sextas-feiras (às 10h)
Informações: Caderno Resumo

Seminário Internacional “Técnica e vida: imbricações e desafios etnográficos”

Data: 01 a 04 de março de 2021
Informações: http://lactunb.com.br/transtec/

3º Encontro de Diálogos sobre Egon Schaden – tema Mathilde Schaden

Data: 04 de março de 2021, das 19h às 20h30
Informações: Cartaz
Transmissão: https://www.youtube.com/c/InstitutoEgonSchaden

IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP)

Data: 01 a 03 de setembro de 2021
Informações: Cartaz / http://www.anepcp.org.br/
Período de submissão de resumos nas STs será: 23/03/2021 a 10/05/2021.

Eventos no Exterior
Anthropology and Conservation
Virtual Conference

Data: 25 a 29 de outubro de 2021
Informações: https://www.therai.org.uk/conferences/anthropology-and-conservation
Call for Panels opens 18 January 2021 and closes on 12 March 2021 / Call for Papers opens 19 April 2021 and closes on 2 July 2021

Congreso IUAES 2021 (Modalidad Virtual)

Data: 09 a 13 de novembro de 2021
Local: Yucatán, México
Informações: https://www.iuaes2021yucatan.org/

Exposições
Documentário “Bicha Braba”, dir. Soraya Fleischer

Como é conviver com um problema de pressão ou com açúcar no sangue? Como é cuidar de distúrbios tidos como crônicos e incuráveis para o resto da vida? E naqueles dias em que a bicha fica braba?
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/187403391
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Documentário – Laços Brutos, dir. Pedro Stoeckli

A obra aborda a atividade do vaqueiro no trabalho com o búfalo do pântano (Bubalus bubalis) em uma região de várzea amazônica a partir de pesquisa etnográfica.
Realizado para apresentação de tese de doutorado em Antropologia Social defendida na Universidade de Brasília em 2015.
Link para ver o documentário: https://vimeo.com/187403339
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

publicações
Chamada para artigos
Revista Mediações

Mediações é uma publicação quadrimestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, voltada para o debate sobre temas relevantes das Ciências Sociais; mantém uma linha interdisciplinar, com contribuições da Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política, bem como de áreas afins. Abre chamada de artigos para o Dossiê "O que fazem os números? Produções, usos e efeitos da quantificação da vida cotidiana" (Mediações, vol. 26, n. 2 – 2021/2). Prazo para Submissões: até 15 de março de 2021. Informações:  http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/301.

Revista Ártemis

A Revista Ártemis – Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades inaugura, em 2012, sua versão impressa, graças aos recursos recebidos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ), por meio do Edital Apoio à Publicações de Periódicos Brasileiros em Ciências Humanas, divulga chamada para submissão de artigos para o dossiê "Maternidades e maternagens: representações e contestações". Prazo para submissões: até 21 de março de 2021. Informações: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/announcement/view/651.

ContraCorrente

A ContraCorrente, periódico semestral editorado pela Editora Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), abre chamada de artigos para sua Edição de n. 17 (2021.2) – "Práticas e teorias indígenas da comunicação na América Latina". Período de submissão: de 01 de abril até 30 de junho de 2021. Informações: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/announcement/view/18.

Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía

Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía es una publicación semestral que publica artículos originales e inéditos y da cuenta de producción de vida académica relevante y evaluada cuenta con la financiación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – Udelar. Publica chamada para dossiê temático: "Trabalho animal, trabalho humano", vol. 8, nº. 2 (2021). Data limite para submissões: 28 de fevereiro de 2021. Informações: https://ojs.fhce.edu.uy/index.php/revantroetno/announcement.

Revistas – Novos números

Hawò – revista científica, publicada na versão eletrônica pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás – v. 1 (2020): Antropologia e seus campos – https://www.revistas.ufg.br/hawo/issue/view/2122.

Podcast Selvagerias – Episódio 6 – A herança de Egon Schaden Avanhanmundajá

Quem foram os primeiros antropólogos, aqueles que estiveram lá, que testemunharam em tempo real e participaram na criação das instituições que hoje tomamos como garantidas? Neste episódio investigamos a trajetória de Egon Schaden, professor emérito de Antropologia da Universidade de São Paulo, um dos fundadores da Associação Brasileira de Antropologia e o fundador da Revista de Antropologia da USP. Para tanto, falamos com Pedro Martins, antropólogo da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental. Pedro pesquisa a vida e a obra de Schaden desde 2011 e é diretor do Instituto Egon Schaden, instituição que abriga o acervo deixado por Schaden.
Podcast dispnível em:
https://selvageriaspodcast.wordpress.com/2021/02/19/6-a-heranca-de-egon-schaden-avanhanmundaja/
https://www.facebook.com/selvageriaspodcast
https://twitter.com/SelvageriasP
https://www.instagram.com/selvageriaspodcast/

Livros – Lançamentos 2020

MACHADO, Maria Fátima R.; PORTOCARRERO, José Afonso B.; SILVA (Orgs.)(2020), Dorcas de Araújo. Tecnoíndia. Arquitetura, Antropologia e Tecnologias Indígenas em Mato Grosso. Cuiabá (MT): Entrelinhas.

MELLO, Luiz; GONÇALVES, Eliane  (Orgs.)(2020). Diferenças, desigualdades e violências: olhares sociológicos. Goiânia: Cegraf UFG.
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/688/o/Diferen%C3%A7as_ desigualdades_e_violencias.pdf

Livros – Lançamentos 2021

FELIX, Gil; LAGE, Aline (Orgs.)(2021). Capitalismo e surdez. Bremen (GER): El Tiple.
https://nn_groupdepesquisasobretrabalho.files.wordpress. com/2021/02/capitalismo-e-surdez.pdf

notícias da mídia/outras
Covid-19: Por que há missionários que não querem vacinas para indígenas?

Missões evangélicas que atuam em terras indígenas da Amazônia promovem atitudes antivacina em pleno auge da pandemia de Covid-19. Após décadas de controle do atendimento sanitário, utilizado como barganha para a evangelização, missionários enxergam nas agências de saúde pública um concorrente que ameaça seu monopólio. A situação se agrava em terras indígenas no entorno de povos em situação de isolamento: nelas, igrejas recrutam ‘mateiros’ indígenas usados em expedições ilegais de contato com índios isolados, em um contínuo esforço por ampliar a abrangência da missão.

A devastadora e irreparável morte de Aruká Juma

É desoladora a morte por complicações de Covid-19 do último homem do povo Juma, o guerreiro Amoim Aruká. O povo Juma sofreu inúmeros massacres ao longo de sua história. De 15 mil pessoas no início do século XX, foi reduzido a cinco pessoas em 2002. Um genocídio comprovado, mas nunca punido, que levou seu povo quase ao completo extermínio.

Carta à FAPESP sobre pesquisas impactadas pela pandemia

Prezados representantes da ABA,

Meu nome é Marcos Rosa, represento cerca de 200 Bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de SP (FAPESP).

Nós escrevemos uma Carta (link abaixo) que visa solicitar à Fapesp a elaboração de um plano emergencial de recuperação de projetos de pesquisa e das bolsas impactadas pela Pandemia de Covid-19. Bem como que prorrogue todos os prazos e bolsas por, no mínimo, 12 (doze) meses.

Recebemos apoio de várias APGs do Estado de São Paulo.

Por favor, divulguem essa carta em suas listas de e-mails (ou qualquer outra rede social, como Whatsapp, Instagram, Twitter ou Facebook) e copie o endereço bolsistasfapesp@gmail.comPor favor, contamos com sua colaboração nessa causa emergente de muitos/as pós-graduandos/as das instituições paulistas de educação, pesquisa e extensão, incluindo Unesp, Unicamp, USP, Unifesp, PUC, Mackenzie, dentre outras instituições.
https://forms.gle/8twrk2TrZRzAnRpH7

PS: Reportagem da Folha de São Paulo sobre nossa solicitação

Atenciosamente,
Marcos Rosa

Nota de repúdio à homenagem feita a Natale Coral, assassino de indígenas (que “trazia a orelha dos índios na salmoura, só pro riso”)

Petição científica internacional

La Asociación Colombiana de Antropología, ACANT, rechaza las amenazas contra profesionales de la antropología en Colombia

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Defender Direitos, Fazer Antropologia (2021-2022)

Presidente: Patricia Birman (UERJ)
Vice-Presidente: Cornelia Eckert (UFRGS)
Secretária Geral: Carla Costa Teixeira (UnB)
Secretário Adjunto: Carly Barboza Machado (UFRRJ)
Tesoureiro: Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta: Camilo Albuquerque de Braz (UFG)
Diretoras:
Fabio Mura (UFPB)
João Frederico Rickli (UFPR)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Patrícia Maria Portela Nunes (UEMA)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support