Informativos

Informativo nº 28/2020 | 10/12/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 28/2020 | 10/12/2020
destaques da ABA
32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA

A 32ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, com tema Saberes Insubmissos: diferenças e direitos, foi realizada de modo remoto entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro de 2020.

Moções apresentadas e aprovadas:

  1. Moção contra o desmanche ambiental e pela proteção dos territórios tradicionais do Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  2. Moção contra o desmonte das políticas públicas voltadas para as comunidades quilombolas, omissões e violações de direitos no contexto pandêmico. Leia aqui a íntegra da moção.
  3. Diversificar a (in)formaçao sobre as antropologias mundiais de pesquisadores estrangeiros e estudantes de antropologia. Leia aqui a íntegra da moção.
  4. Antropólogas/os pela garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de crianças e adolescentes indígenas. Leia aqui a íntegra da moção
  5. Criação do Fórum de Coordenadores/as de Cursos de Graduação em Antropologia. Leia aqui a íntegra da moção.
  6. Moção contra o desmonte das políticas de implementação dos direitos dos Povos Indígenas no Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  7. Moção de Apelo da ABA ao STF contra o estabelecimento de um marco temporal para o reconhecimento de Terras Indígenas no Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.
  8. Moções do Comitê de Gênero e Sexualidade. Leia aqui a íntegra das moções.

Certificados:

Os certificados estão disponibilizados através da área de inscrito (https://www.32rba.abant.org.br/pessoaevento/list) ou clicando em Certificados (https://www.32rba.abant.org.br/certificado/busca), no site da 32ª RBA. Informações: 32rba@abant.org.br.

Site: http://www.32rba.abant.org.br/
Dúvidas e informações: 32rba@abant.org.br

Nota de repúdio do Comitê Patrimônios e Museus da ABA

O Comitê Patrimônios e Museus da ABA vem externar seu posicionamento contrário à destituição de Hermano Fabrício Oliveira Guanais e Queiroz do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e à sua substituição por Tassus Lycurgo Galvão Nunes. O atual diretor do DPI, com pós-graduação em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Iphan, vinha  realizando  excelente  trabalho,  coordenando  equipes  profissionalizadas  em  todo  território nacional. Já o recém-nomeado, embora detentor de títulos acadêmicos, não tem formação na área nem competência específica para assumir um cargo de condução da política federal de Patrimônio Cultural Imaterial (PCI). Chamamos atenção para o risco iminente de desmonte da exitosa política que vinha sendo implantada no Brasil desde 2000, uma referência internacional merecedora de reconhecimento por parte da UNESCO, que a premiou por sua excelência no alcance dos objetivos de identificação, estímulo e preservação do PCI. Apontamos, também, o risco de descontinuidade dos planos de salvaguarda e do apoio necessário aos detentores dos bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. Lembramos que o Patrimônio Cultural Imaterial compreende uma área sensível, que necessita de profissionais com expertise e formação apropriada, tendo em vista o necessário relacionamento com populações indígenas, quilombolas e segmentos das camadas populares. A ABA alerta para o risco de perda de um trabalho na longa duração, que beneficia importantes segmentos da cultura popular, fundamentais para a memória coletiva da sociedade brasileira.

Brasília, 04 de dezembro de 2020.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Patrimônio e Museus

Leia aqui nota em PDF.

ABA envia ofício em relação ao calendário para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de Pós-Graduação

Brasília-DF, 04 de dezembro de 2020.

Ofício nº 025/2020/ABA

Ao Sr. Dr. Carlos Henrique de Carvalho
Presidente
Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação – FOPROP
Edifício Via Universitas – 4º Andar SEPN 516, Conj D, Lote 09 Asa Norte
CEP 70.770-524 – Brasília – DF

Ref. Falta de informação CAPES sobre calendário para a avaliação de propostas de cursos novos.

Prezado/a Senhor,

É com preocupação que chamamos a atenção para a falta de informação precisa, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com relação ao calendário para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) de Pós-Graduação stricto sensu. Essa situação compromete, de modo especial, os planos de desenvolvimento institucional de universidades de recente criação e os esforços envidados para a consolidação da antropologia e, em geral, das ciências sociais em regiões do interior brasileiro.

A Associação Brasileira de Antropologia solicita, respeitosamente, a manifestação e os bons ofícios do FOPROP para obter uma posição oficial, inequívoca e definitiva da CAPES nesse assunto.

Atenciosamente,

Profª Drª Maria Filomena Gregori
Presidente da ABA (Gestão 2019/2020)

Com cópia:
Coordenadores da Área de Antropologia e Arqueologia da CAPES
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS)
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar (ANINTER)

Leia aqui o Ofício em PDF.

Atividade A4 no Encontro Anual da ANPOCS

Fórum (FR02): Articulação das Ciências Sociais – A4
Sessão 3: Dilemas na internacionalização da Ciências Sociais brasileiras

Data: 10 de dezembro de 2020, às 16h30
Informações: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1172
Atividade organizada pelo A4
Carmen Rial (ex-presidente ABA/Conselho Mundial de Associações Antropológicas/UFSC)
Elisa Reis (ex-presidente ANPOCS/International Science Council/UFRJ), Tom Dwyer (ex-presidente SBS/International Sociological Association/Unicamp)
Debatedor: Gustavo Lins Ribeiro (ex-presidente ANPOCS/UAM)

Boletim Cientistas Sociais e o Coronavírus

Vibrant

A VIBRANT, revista da Associação Brasileira de Antropologia, tem como objetivo disseminar o conhecimento da Antropologia Brasileira em todo o mundo, publicando artigos em inglês, francês e espanhol, abre chamada de artigos chamada de artigos para o dossiê “Indigenous Peoples, tribunals, prisons, and legal and public processes in Brasil and Canada”, Publicação prevista até 31 de agosto de 2021. Data final de submissão de artigos: 30 de dezembro de 2020. Informações: http://www.vibrant.org.br/call-for-papers-indigenous-peoples-tribunals-prisons-and-legal-and-public-processes-in-brasil-and-canada/.

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

Novos Debates

Fórum sobre as mudanças na avaliação dos periódicos

As iminentes mudanças nos métodos empregados pela CAPES para avaliação de periódicos científicos têm gerado questionamentos e críticas por parte de editores. Apesar de informações que têm sido tornadas públicas ao longo dos últimos meses, apontando para prováveis direções, as incertezas ainda são muitas e a clareza sobre as reais implicações dessas mudanças limitada. Este Fórum de ND busca ser um espaço de esclarecimento sobre o que se sabe até aqui e de debates sobre o que há ainda a ser construído.       

Para lançar esta discussão, disponibilizamos a primeira contribuição recebida, de Olivia Cristina Perez, em modo Publicação Avançada de Artigos (PAA). Com isso, inauguramos também essa modalidade de publicação, que visa a dinamizar o debate sobre questões candentes do campo científico nacional.

Clique aqui para saber mais

Livros ABA – Lançamentos 2020

Organizadores:
Ricardo Verdum
Ana Margarita Ramos

Clique aqui para visualizar em PDF

in memoriam
Nota de pesar e solidariedade pelo falecimento do Cacique Matias, liderança do Povo Kayabi

A seção mato-grossense do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural manifesta imenso pesar pelo falecimento do Cacique Matias Jurukatu (50 anos), grande liderança do Povo Kayabi, em decorrência da Covid-19, que ocorreu nesse último sábado (05/12/2020) no Hospital Metropolitano de Várzea Grande (MT), onde estava internado.

Manifestamos, ainda, a nossa solidariedade ao Povo Kayabi, a Aldeia Tatuí localizada na Terra indígena Apiaká-Kayabi, aos amigos e aos colegas por esta triste perda.

O Cacique Matias Jurukatu foi um participante ativo e grande parceiro do Instituto Ecumam, integrante da seção mato-grossense do Fórum, e do Museu Vale do Arinos, localizados no município de Juara (MT), onde contribuiu em muitas frentes de luta e em defesa do patrimônio cultural indígena em várias ocasiões.

Além de externar o nosso profundo respeito e solidariedade a perda da Aldeia Tatuí e do Povo Kayabi, também achamos importante ressaltar que se trata de uma perda inestimável as todos povos porque o mesmo era também uma enciclopédia viva, detentor de saberes, e carregava nos ombros a responsabilidade de gerações do seu povo.
 
Por fim, consideramos que a partida do Cacique Matias, liderança indígena e guerreiro, sem dúvida alguma, representa uma perda imensurável para toda a população brasileira, em especial para todos e todas aqueles/as que lutam pela construção de uma sociedade mais justa, livre de preconceitos, onde a diversidade cultural seja valorizada e os direitos das populações indígenas sejam respeitados.

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural
Seção Mato-grossense

eventos
Eventos no Brasil
Webinário “Fecundações Cruzadas: concebendo corpo-pensamento entre filosofias ameríndias e epistemologias transfeministas”

Data: 09 e 10 de dezembro de 2020
Transmissão online: https://is.gd/fecunda
Informações: Cartaz

Eventos no Exterior
IUAES Congress 2020

Data: 09 a 04 de março de 2021
Local: Amadria Park, Šibenik, CROATIA
Informações: https://iuaes2020.conventuscredo.hr/

CASCA 2021

Data: 12 a 15 de maio de 2021
Local: University of Guelph, Canadá
Informações: https://www.casca2021.uoguelph.ca/

Congresso Latinoamericano de Ciencias CILAT

Data: 23 a 25 de junio de 2021
Informações: http://fundacioniai.org/cilat/

Exposições
Exposição Redes, Saberes e Ocupações – 50 anos do Museu Antropológico

Apresentação ao público: dia 15 de dezembro, às 17h
Link de transmissão: https://www.youtube.com/UFGOficial
Informações: Cartaz

oportunidades
Concursos e Seleções
Vaga para Professor de Estudos Urbanos na Universidade de Tallinn

A Universidade de Tallinn anunciou um concurso público para o cargo de Professor de Estudos Urbanos. O candidato eleito começa a trabalhar no primeiro nível de carreira do cargo (professor associado) com o objetivo de apoiar o seu desenvolvimento como um líder do campo de estudo e pesquisa relevante na Universidade de Tallinn, e passa para o segundo nível de carreira do cargo (professor) a título de avaliação. Os documentos de inscrição exigidos devem ser apresentados até 20 de janeiro de 2021 ao Gabinete de Pessoal da Universidade de Tallinn. Informações: https://www.researchgate.net/job/946334_Professor_of_Social _and_ Population_Policy_Tenure_Track_Associate_Professor.

Pós-graduação
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado na UFMG

Estão abertas as inscrições para processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia para o ano de 2021  (áreas de concentração Antropologia e Arqueologia), vagas regulares e suplementares. Inscrições: de 10 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021. Informações: www.fafich.ufmg.br/ppgan/noticia/processo-seletivo-mestrado-e-doutorado-2021/ .

Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA disponibiliza vagas voltadas a indígenas e a quilombolas

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA) vai disponibilizar 12 vagas específicas para indígenas e quilombolas para o curso de Mestrado, por meio de Processo Seletivo Especial (PSE), com ingresso em 2021. Inscrições até 08 de janeiro de 2021. Informações: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/12186-programa-de-pos-graduacao-em-direito-disponibiliza-vagas-voltadas-a-indigenas-e-comunidades-quilombolas.

Bolsas de Estudos CLACSO UNQ para curso de mestrado

Com o objetivo de fortalecer a formação em Ciências Sociais e Humanas dos alunos latino-americanos e caribenhos que integram o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, por meio da Rede de Pós-Graduação e da Universidade Nacional de Quilmes, serão concedidas 18 bolsas integrais para a realização de estudos de pós-graduação em 9 mestrados. Esta chamada permanecerá aberta até 3 de fevereiro de 2021. Informações: https://www.clacso.org.

publicações
Chamada para artigos
Revista Brasileira de Tecnologias Sociais (RBTS)

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais (RBTS), publica chamada para o Dossiê Especial "Covid-19, Saúde e Políticas Públicas", com publicação prevista para junho de 2021. Prazo para submissão de artigos se encerra no dia 25 de fevereiro de 2021. Informações: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rbts/about/submissions#authorGuidelines.

Criminological Encounters

A Criminological Encounters é uma revista internacional, interdisciplinar e de acesso aberto que visa facilitar diálogos críticos entre estudiosos da criminologia e nossos interlocutores em outros domínios sociais, acadêmicos e profissionais sobre questões contemporâneas de crime, dano, justiça, direito e sociedade. O prazo para a submissão de trabalhos para o dossiê “A criminologia na América Latina: entre a importação cultural e os caminhos da colonização”, com publicação prevista para meados de 2021, foi prorrogado para 15 de janeiro de 2021. Informações: https://www.criminologicalencounters.org/index.php/crimenc/announcement/view/8.

Revista Wamon

Wamon – Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM divulga chamada para dossiê temático “Arte: Entre as Máscaras: Olhares Etnográficos sobre o Mundo em Pandemia”. Submissões de artigos de 04 de abril a 30 de setembro de 2021. Informações: www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/wamon/announcement/view/154.

Revistas – Novos números

BievCast – Cidades Narradas (Antropologia e Etnografia) – T1:E2 – O percurso de uma pesquisa: Banco de Imagens e Efeitos Visuais.

CAMPO – Um podcast de antropologia – https://spoti.fi/3gkkQqK, https://www.podcastdeantropologia.com.br/  e https://bit.ly/3mTYG15.

Livros ALA – Lançamentos 2020
Colección Antropologías hechas en América Latina

Como parte da Coleção Antropologia feita na América Latina, coordenada por Eduardo Restrepo, a Associação Latino-Americana de Antropologia (ALA) apresentou, no âmbito de seu VI Congresso,  realizado em novembro de 2020, os seguintes livros:

Antropologias feitas na Argentina, Volumes I e II 

Antropologias feitas no Peru 

Antropologias feitas no Uruguai

Antropologias feitas na Venezuela, Volumes I e II

Foi também anunciada a organização das coletâneas Antropologias feitas no Chile Volumes I e II, e Antropologias feitas no México. Segundo Eduardo Restrepo, três volumes de Antropologia feitas na Colômbia, editados por Restrepo,  Rojas e Saade, já haviam sido publicados em 2017 e 2019. Os dois primeiros foram lançados no V Congresso da ALA e o terceiro, intitulado Think the Southwest. Antropologia feita na Colômbia Tomo III, editado por Rojas e Jaramillo, coedição entre a ALA e a Universidade ICESI, foi apresentado ao XVIII Congresso de Antropologia na Colômbia. Os oito livros da coleção, já publicados em formato digital, são de acesso aberto e download totalmente gratuito em versão PDF.

notícias da mídia/outras
VI Congresso da ALA teve mais de cinco mil inscritos

A programação pode ser conferida em https://ala2020.com.uy/wp-content/uploads/2020/10/Cronograma-actualizado-.pdf.

IUAES responde sobre a saída da Kiss

Diante da polêmica sobre o envolvimento do KISS em praticas contrárias ao esperado de uma instituição de ensino, a IUAES manteve seu congresso mundial na Índia, mas fora do KISS. As perguntas frequentes foram respondidas aqui:  https://mega.nz/file/SroABCCA#FZVck1gBWXj9PYkch_ 9o5b8dW4pt_SgtGpqRcae46F4. O congresso em 2023 tem como parcerias: Indian Anthropological Association, Utkal University e a Sambalpur University.

Rede de Investigação Latino-Americana em Antropologia Audiovisual realizou webinar

O Webinar "Grafia-Imagem Desafios da descrição na antropologia", aconteceu no dia 19 de novembro, às 14 horas (horário de Brasília), tendo por conferencistas convidados: Suely Kofes (La'grima-Unicamp), Fabiana Bruno (La'grima-Unicamp), Mariano Landa (Ciesas, México), Aina Azevedo (UFPB),  Oscar Guarín (Sensolab-Universidad Javeriana, Colômbia), Sylvia Caiuby (LISA-USP), Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha (BIEV e Navisual-UFRGS) e Claudia Turra  Magni (LEPPAIS-UFPel).

Documentário “A Cobra”, de Carlos Sautchuk

Apresentamos "A Cobra", uma produção audiovisual do IRIS, dirigida pelo professor Carlos Sautchuk, que compara e conecta diferentes fluxos e formas de ação na Amazônia contemporânea. Acesse o link https://vimeo.com/canaliris/acobra para ver o documentário.
Instagram: @iris_dan_unb
Facebook: @irisdanunb

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support