Informativos

Informativo nº 11/2020 | 15/05/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 11/2020 | 15/05/2020
destaques da ABA
A mineração na promoção de doenças crônico-degenerativas e no agravamento dos efeitos da Covid-19 entre Povos Indígenas

Com esta nota, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por intermédio da sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI), objetiva trazer à discussão que ora se desenvolve na sociedade brasileira sobre como enfrentar a transmissão da COVID-19 no território nacional, uma situação específica de vulnerabilidade que exige uma estratégia de ação também específica e urgente. Para isso, refere-se a dois casos de populações indígenas que, afetadas pela atividade de mineração industrial e de “pequena escala” (garimpo) na Amazônia, passam a ser acometidas por doenças crônico-degenerativas, tornando-se coletivamente parte dos grupos sociais na condição de altíssimo risco epidemiológico.

Nota da ABA de repúdio à Instrução Normativa Nº 9/2020 da FUNAI, que desconsidera parte maciça dos processos de regularização fundiária do próprio órgão indigenista, acentuando os riscos aos povos indígenas e a seus territórios no País

A Associação Brasileira de Antropologia, junto com a sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) e o seu Comitê de Laudos, vem manifestar seu mais profundo repúdio à Instrução Normativa Nº 9/ 2020, emitida pelo presidente da FUNAI e recentemente publicada no Diário Oficial da União. Tal instrumento representa um claro e agudo atentado ao reconhecimento dos direitos territoriais e à assistência e proteção dos povos indígenas, consagrados pela Constituição Federal de 1988 e dever imperativo do órgão indigenista. O propósito da referida Instrução, como apresentado, é uma nova disciplinarização dos mecanismos jurídicos para emissão de um requerimento de propriedade privada confrontante a terras indígenas, redefinindo as modalidades de produção das “Declarações de Reconhecimento de Limites”.

Carta aberta da ABA e da SBPC
Em defesa e promoção dos direitos territoriais e da vida dos Povos Indígenas

Os primeiros dezesseis meses de Governo Federal foram tempos de desconstituição de direitos e de apoio à presunção de impunidade, dando espaço a diferentes abusos, atos e escaladas de violência contra os povos indígenas no país. Os assassinatos de lideranças indígenas em 2019 foi o maior dos últimos 11 anos, registrando 7 assassinatos; na outra ponta, os indígenas em isolamento voluntário estão entre os mais vulneráveis em vista das frequentes invasões de seus territórios. A seguir, vamos nos ater a apenas alguns atos do Governo que nos parecem indicativos dos novos tempos sombrios que querem impor aos povos indígenas no país.

Porque é imprescindível a presença de antropólogas e antropólogos nas ações de atenção à saúde indígena: uma crítica à perspectiva equivocada da SESAI

Comitê Deficiência a Acessibilidade manifesta apoio à Nota “Todas as vidas importam”

Leia aqui a Nota do Comitê Deficiência a Acessibilidade em PDF.

Nota “Todas As Vidas Importam”

GT Estudios críticos en discapacidad – pessoas com deficiência e COVID-19

Apoio da SBPC e de sociedades científicas a comunidades pobres e favelas

A SBPC, a (nome da entidade) e outras sociedades científicas estão apoiando iniciativas meritórias que buscam angariar apoio financeiro (doação) às comunidades e favelas que estão passando por uma situação de muita ameaça ao bem mais precioso que temos, a própria vida. Estudos do perfil das mortes pela COVID-19 no Brasil mostram que diferentemente da Europa, que o CEP (endereço) é também um forte determinante das situações de morte. Muitos jovens e adultos abaixo de 60 anos estão morrendo nas comunidades. Tomamos então a iniciativa de listar um conjunto de ações de abrangência nacional que apoiam favelas e comunidades pobres no território nacional.

A listagem abaixo foi extraída do site www.paraquemdoar.com.br, onde também é possível encontrar outras iniciativas locais.

Seguem as iniciativas de abrangência nacional, como sugestões para apoio financeiro:

#FamiliaApoiaFamilia
#favelacontraovirus
#SOSPrecisamosContinuar
ActionAid no combate ao coronavírus
Ação contra o coronavirus
ACNUR
Criança Segura no combate à pandemia
Doações Emergências para o Fundo Baobá
Fraternidade Sem Fronteiras
Fundo de Amparo aos Profissionais do Audiovisual Negro
Fundo ELAS na Emergência do Futuro
Fundo Emergencial para a saúde – Coronavírus Brasil
Fundo Éditodos
Juntos pelo melhor
Juntos somos mais forte contra o coronavirus
Mães de Favela (exceto Alagoas)
Matchfunding ENFRENTE
Matchfunding: Salvando Vidas
Não espalhe o vírus, #EspalheSolidariedade
Observatório de Favelas
Por uma quarentena mais justa
PROJETO ISOLAR
Redes de Apoio
Transforma Brasil
UNICEF no Brasil
Unidos Contra a COVID-19: Fundação Oswaldo Cruz

ABA na Marcha Virtual pela Ciência da SBPC

Educação, saúde e democracia: povos e populações indígenas em seus territórios e nas cidades

Participantes: Alfredo Wagner Berno de Almeida (Nova Cartografia Social da Amazônia, UEMA) Ana Lucia Pontes (coordenadora GT Saúde Indígena da Abrasco, Fiocruz) Antonio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional/UFRJ) Joziléia Daniza Jagso Kaingang (Coord. pedagógica da Licenciatura Intercultural Indígena, UFSC) João Pacheco de Oliveira Filho (Museu Nacional/UFRJ) Sandra Caponi (Departamento de Sociologia e Ciência Politica, UFSC)
Moderação: Ricardo Verdum (Comissão de Assuntos Indígenas/ABA)

Clique aqui para assistir.

Violência de Estado e cidadania: Covid-19 nas prisões brasileiras

Participantes: Fábio Candotti (UFAM) Fábio Mallart (UERJ) Luiz Eloy Terena (APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) Martinho Silva (UERJ e ABRASCO) Natália Damázio (Mecanismo Estadual de Combate e Prevenção à Tortura/RJ) Patrícia Oliveira (Rede de Comunidades Contra a Violênca/Frente Estadual pelo Desencarceramento/RJ)
Moderação: Adriana Vianna (Museu Nacional/UFRJ e Comitê ABA Cidadania, Violência e Gestão Estatal)

Clique aqui para assistir.

Manifesto de Repúdio ao conteúdo divulgado pela Fundação Cultural Palmares no dia 13 de maio de 2020

Nós, integrantes do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia, manifestamos publicamente total repúdio ao conteúdo publicado pela Fundação Cultural Palmares em sua página e também em suas redes sociais, neste 13 de maio. O conteúdo ali expresso desconsidera, ignora e silencia violentamente toda luta social e política da população negra, ao longo de mais cinco séculos na sociedade brasileira. O conteúdo ainda lembra e reverencia uma figura, uma princesa imperial, do passado colonial e escravista, em uma tentativa de glorificar um ato – a abolição da escravatura – que não foi mérito e nem benevolência do estado brasileiro, mas resultado de resistência negra. Não bastasse, o conteúdo tenta deslegitimar e desmoralizar Zumbi dos Palmares, liderança negra legitimamente reconhecida por sua luta contra a escravidão. Importante recordar que o Brasil foi o último país do mundo a abolir o sistema escravocrata e fundamental é o entendimento de que a abolição da escravidão somente ocorreu em decorrência das pressões e das lutas abolicionistas que foram perpetradas por pessoas negras. Há que se ressaltar também a importância das pressões econômicas internacionais para que a abolição acontecesse neste país. Esse feito tardio é consequência das profundas e perversas desigualdades raciais, políticas e econômicas entre pessoas negras e brancas, o que caracteriza o país desde o período colonial. Além de tardia, a abolição é também incompleta, isto porque não houve previsão, ou esforços, de nenhuma forma de reparação, tampouco de integração cidadã da população negra na sociedade brasileira, após o fim do sistema escravocrata. O que se verificou, de fato, após sancionada a Lei Áurea, em 1888, foi a perpetuação de um sistema cruelmente desigual e racista. Vale a pena asseverar que o racismo no Brasil se efetiva, sobretudo, por tentativas de distorção histórica e também pela lógica do desprezo. Desprezo que está sendo mais uma vez acionado politicamente, por meio do conteúdo publicado pela Fundação Cultural Palmares neste 13 de maio, que não reconhece as pessoas, as lideranças, as heroínas e os heróis que construíram e sustentaram esta nação que hoje chamamos de Brasil.

Brasília, 14 de maio de 2020.

Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia – ABA

Leia aqui o manifesto em PDF.

Cientistas Sociais e o Coronavirus

ABA assina carta da SBPC ao Ministro da Saúde em função da preocupação com a pandemia

ABA assina Carta da ABC e da SBPC ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre as Portarias 1122 e 1329 e a importância da ciência básica

Nota da ABA divulgada na comunidade antropológica internacional

O site e as redes sociais da WCAA divulgaram a nota In defense and promotion of the territorial rights and lives of Indigenous peoples in Brazil in time of Pandemia: https://www.facebook.com/wcaanet/

Novos Debates

Novo volume de Novos Debates (v4, n1-2).

A Revista Novos Debates acaba de lançar seu novo volume (v4, n1-2). As contribuições incluem pesquisas em gênero e sexualidades, relações raciais, cultura popular, museus, infância, saúde e relações multiespécies. As autoras e autores deste número produzem desde diversas localidades do país e do exterior, o que reitera a vocação plural e cosmopolita da publicação. Boa leitura!

http://novosdebates.abant.org.br/

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
Ciências Humanas no Brasil: Análise e Perspectiva

Data: 14 de maio de 2020
Informações: Convite

Seminários Online e a Distância sobre Covid-19 do DCP/USP

Datas: 14 e 19 de maio de 2020
Informações: Programação

Programação de seminários virtuais do Laboratório e Grupo de Estudos de Relações Interétnicas – LAGERI, 01/2020

Datas: 15, 22 e 29 de maio de 2020
Informações: https://sites.google.com/view/lageri/eventos-notícias

Lançamento do vídeo em comemoração ao cinquentenário do Museu Antropológico

Data: 18 de maio de 2020
Informações: Convite / http://museu.ufg.br/ / Instagram (@ma_ufg)

Fazendo Gênero 12

Data: julho de 2021
Local: UFSC
Informações: http://fazendogenero.ufsc.br/12/
A data ainda indefinida

Eventos no Exterior
Congresso Lasa 2020 LASA em acesso livre

Data: 13 a 16 de maio de 2020
Local: Bogotá/Colombia
Informações: https://lasaweb.org/lasa2020/es / https://www.youtube.com/watch?v=-5ugHCEDlF4&feature=youtu.be

Trabalho de campo em Tempos de Pandemia

Data: 19 de maio de 2020
Informações: https://www.waunet.org/ / https://www.facebook.com/wcaanet/

16ª Conferência Bienal da EASA

Data: 21 a 24 de julho de 2020
Informações: https://easaonline.org/
Conferência comemora 30 anos da associação – Será realizada on-line

14° Congresso Mundo de Mulheres

Data: 21 a 24 Setembro de 2020
Local: Campus Universitário Principal, Universidade Eduardo Mondlane – Maputo, Moçambique
Informações: https://plataforma9.com/congressos/14-congresso-mundos-de-mulheres.htm

VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Social – ALA

Data: 24 e 27 de novembro de 2020
Local: Montevideu/Uruguai
Informações: https://ala2020.com.uy/
Será realizado on-line

Conferência antropológica “O continente esperançoso: a África subindo 20 anos depois”

A conferência antropológica “O continente esperançoso: a África subindo 20 anos depois” em Windhoek, Namibia, foi adiada por causa dos desafios do COVID-19, para data a ser definida. A conferência está sendo organizada pela Universidade da Namíbia (UNAM), Anthropology Southern Africa (ASnA) e pela Ethnological and Anthropological Society of Nigeria (EASON), com o apoio do Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA) e da Associação Pan-Antropológica (PAAA).

prêmios
Prêmio Para Mulheres na Ciência da L´Oréal

A L’Oréal Brasil acredita que a ciência é a chave para solucionar os enormes desafios do mundo atual e, para fazer isso, precisa de mulheres. Por isso promove desde 2006, em parceria com a UNESCO Brasil e com a Academia Brasileira de Ciências, o Programa “Para Mulheres na Ciência”. Incrições: Prorrogadas até o dia 22 de maio de 2020. Informações: www.paramulheresnaciencia.com.br.

oportunidades
Pós-graduação
Processo seletivo para bolsa de doutorado na Universidade de Glasgow

A Universidade de Glasgow oferece bolsa de 3 anos para doutorando. Inscrições até 29 de maio de 2020. Informações: Divulgação.

Estágio pós-doutorado na CIÉRA

Em vista das circunstâncias atuais e para oferecer o maior número possível de candidatos, o prazo para a inscrição na oferta de estágio de pós-doutorado da CIÉRA é prorrogado para 31 de julho de 2020. O estagiário poderá iniciar o estágio em meados de setembro (sujeito a modificações, dependendo da evolução da crise COVID-19). Informações: https://www.ciera.ulaval.ca/d-lai-de-candidature-prolong-stage-postdoctoral-du-ci-ra-2020-2021.

publicações
Chamada para artigos
Revista Áltera

A Áltera, revista do PPGA/UFPB, atenta aos acontecimentos que nos atravessam em meio à pandemia do Covid-19 está organizando uma seção especial em seu próximo número, voltada especificamente a narrativas. Período de submissão: até o dia 31 de maio de 2020. Informações: https://periodicos.ufpb.br/index.php/altera/announcement.

Revista Ambivalências

A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com chamada para publicação de trabalhos no dossiê "Arte e gênero". Período de submissão: até o dia 07 de junho de 2020. Informações: https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/.

Revista RACA

Revista RACA, publicação semestral do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) da Fiocruz Brasília, divulga chamada de artigos para seu suplemento especial: Comida nos tempos da pandemia. Data limite para submissões: 06 de julho de 2020. Informações: Chamada.

Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade – RICS

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, RICS, é uma revista eletrônica, semestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, torna pública a chamada de artigos para o Dossiê Pandemia Covid-19 e suas implicações nas relações sociais no mundo pós-pandemia. Prazo para submissão: 30 de setembro de 2020. Informações: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade.

Revistas – Novos números

Fotocronografias – O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos – Vol. 06 num. 11 -2020.

Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana – Proyectada por el Centro Latinoamericano de Sexualidad y Derechos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), la revista virtual Sexualidad, Salud y Sociedad apunta a promover el intercambio de la producción académica latino-americana y su divulgación junto a investigadores, activistas y formuladores de políticas públicas – Núm. 34 (2020).

Foco e Escopo – Revista Textos e Debates aceita trabalhos acadêmicos inéditos relacionados às Ciências Humanas, em especial, nas áreas: Antropologia, Ciência Política, História, Relações Internacionais e Sociologia – v. 2, n. 33 (2019).

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Carta enviada pela SBPC ao novo Presidente da CNPq sobre a questão do PIBIC no dia 24042020presidente do CNPq

Caso Mariana: TRF1 anula homologação do acordo firmado entre empresas e governos federal e estaduais de MG e ES
Survival International

O Grupo International de Trabalho sobre assuntos Indígenas (IWGIA) da Survival International, do qual participa Renato Athias, desde o início do ano realiza conferencias remotas sobre a questão indígena no Brasil. Com o agravamento da crise, tem organizado campanhas de apoio a diferente povos indígenas. A mais recente, lançada pelo fotógrafo Sebastião Salgado, teve como reposta do governo a devolução das fotografias que o próprio Salgado havia doado a FUNAI alguns meses atrás.

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support