Informativos

Informativo nº 10/2020 | 30/04/2020

 
Visite o Portal da ABA | www.portal.abant.org.br
Acompanhe a ABA em suas redes sociais  
Informativo nº 10/2020 | 30/04/2020
A ABA na Marcha pela Ciência e pela vida
destaques da ABA
Prorrogada Campanha de descontos – Anuidade 2020

Usufrua do desconto da campanha de anuidades até 31 de maio de 2020. Confira aqui as condições.

Eleições mantidas / Diretoria, Conselho Científico e Conselho Fiscal da ABA

Lembramos que as inscrições para as chapas da Diretoria e o envio das candidaturas para os Conselhos Fiscal e Científico da ABA ocorrerá entre os dias 04 de maio e 04 de junho de 2020. Clique aqui para acessar o edital.

Participe da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/participe-da-marcha-virtual-pela-ciencia-no-brasil/

Vamos promover um “Tuitaço” em dois momentos: de 12h às 12h30 e de 18h às 18h e 30min.
Utilize as Hashtags: #paCTopelavIda e #fiquememcasacomaciencia

Nota da ABA e sua Comissão de Assuntos Indígenas sobre a construção de três centrais hidrelétricas no Rio das Mortes/MT

Em plena vigência da pandemia da COVID-19, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), junto a sua Comissão de Assuntos Indígenas, vem a público manifestar profunda preocupação com a pressão que os povos Xavante e Bororo estão sofrendo por parte de forças econômicas e políticas estaduais mato-grossenses para que aceitem a construção de três centrais hidrelétricas nas cabeceiras do Rio das Mortes, rio que banha quatro terras indígenas Xavante e duas Bororo. Lideranças xavante alegam que a empresa responsável pela construção e pelas consultas aos povos indígenas afetados, a Bom Futuro Energia, tem convidado apenas lideranças da Terra Indígena Sangradouro para discutir os impactos desde o final do ano passado, ignorando que os mesmos serão muito mais amplos afetando as demais terras por eles indicadas.  Segue o link com matéria detalhada sobre o tema, bem como com a moção de repúdio de lideranças xavante sobre a condução do processo de licenciamento ambiental. Brasília, 27 de abril de 2020.

http://amazonia.org.br/2020/03/associacoes-xavante-questionam-conducao-ilegitima-de-consulta-sobre-hidreletricas-que-afetam-seus-territorios/

Leia aqui a nota em PDF.

ABA solicita ao MMA informações sobre atuação perante reiteradas invasões em Terras Indígenas e Unidades de Conservação

Participação da ABA no Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 24/04/2020, o Comitê de Patrimônios e Museus representou a ABA na reunião do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro. O Fórum foi criado para tentar fazer face ao processo de desmonte das políticas públicas voltadas para o patrimônio e às nomeações arbitrárias de técnicos do IPHAN que não possuem a qualificação profissional mínima, ferindo as disposições do Decreto n° 9.727/2019, que determina os critérios e o perfil profissional requeridos para a ocupação dos cargos em questão. Clique aqui para acessar a nota do Fórum. 

ABA assina Manifesto pela Integridade e Independência do Ministério Público

FCHSSALLA solicita à CAPES retificação do Edital 09/2020, por não contemplar as Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Webinar da WCAA

O vice-presidente da ABA, Sérgio Carrara, representou o Brasil no Webinar Culture and public health in the era of coronavírus organizado pelo Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA) no último dia 16 de abril. O webinar teve mais de 300 participantes de vários países do mundo e está disponível em https://www.waunet.org/wcaa/videos/index.phtml.

O webinar foi coordenado pela antropóloga Clara Saraiva (WCAA e Associação Portuguesa de Antropologia) e contou, além de Sérgio Carrara, com as participações de Cristiana Bastos (ICS, Universidade de Lisboa/Portugal), France Frederic Keck (CNRS/França), Karine Aasgaard Jansen (University of Bergen, Noruega), Charles Briggs (University of California Berkeley/Estados Unidos), Isaac Nyamongo (The Cooperative University of Kenya), Jing Wang (New York University Shangai/China) e Roberta Raffaetà (Free University of Bozen-Bolzano/Itália). Outros webinars sobre as consequências sociais da pandemia serão organizados nas próximas semanas e os links estarão acessíveis em https://www.waunet.org/ ou no Facebook da WCAA. Serão sempre em inglês, com legendas em outras línguas, aceitando-se perguntas e intervenções nos chats em português.

Cientistas Sociais e o Coronavirus

Manifestação de Stephen Grant Baines sobre o uso indevido de seu nome por um inimigo dos povos indígenas

Novos Debates

A Revista Novos Debates está com chamada de artigos aberta para o seu próximo número. Prazo para envio de artigos: até 25 de maio de 2020. Informações: http://novosdebates.abant.org.br/.

Vibrant

A new issue of Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology is now available: Vibrant – Volume 17 contains the dossier “Anthropology in times of intolerance: challenges facing neoconservatism”. Available at http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-17-2020/.

eventos
Eventos no Brasil
44º Encontro Anual da ANPOCS

Data: 8 a 11 de setembro de 2020
Local: UFABC, São Bernardo do Campo, SP
Informações: https://www.anpocs2020.sinteseeventos.com.br/

Fazendo Gênero 12

Data: julho de 2021
Local: UFSC
Informações: http://fazendogenero.ufsc.br/12/
A data ainda indefinida

Eventos no Exterior
16ª Conferência Bienal da EASA

Data: 21 a 24 de julho de 2020
Informações: https://easaonline.org/
Conferência comemora 30 anos da associação – Será realizada on-line

14° Congresso Mundo de Mulheres

Data: 21 a 24 Setembro de 2020
Local: Campus Universitário Principal, Universidade Eduardo Mondlane – Maputo, Moçambique
Informações: https://plataforma9.com/congressos/14-congresso-mundos-de-mulheres.htm

VI Congresso da Associação Latino-americana de Antropologia Social (ALA)

Data: 24 e 28 de novembro de 2020
Local: Uruguai
Informações: https://plataforma9.com/congressos/vi-congresso-da-associacao-latino-americana-de-antropologia-social-ala.htm
Será realizado on-line

II Encontro Internacional TODAS AS ARTES | TODOS OS NOMES

Data: 1 e 2 de julho de 2021
Local: Cidade do Porto, Portugal
Informações: https://todasartes.eventqualia.net/pt/inicio/

Conferência antropológica “O continente esperançoso: a África subindo 20 anos depois”

A conferência antropológica “O continente esperançoso: a África subindo 20 anos depois” em Windhoek, Namibia, foi adiada por causa dos desafios do COVID-19, para data a ser definida. A conferência está sendo organizada pela Universidade da Namíbia (UNAM), Anthropology Southern Africa (ASnA) e pela Ethnological and Anthropological Society of Nigeria (EASON), com o apoio do Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA) e da Associação Pan-Antropológica (PAAA).

publicações
Chamada para artigos

Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade-RICS, revista eletrônica, quadrimestral, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-PGCULT da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, recebe artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e traduções em fluxo contínuo. Informações: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/index.

Revistas – Novos números

Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH e ILEA/UFRGS, janeiro-abril, v.21, n. 52 (2020), Antropologias do Trabalho: Desafios Latino-Americanos – https://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/3922.

Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS – Horiz. antropol. vol.26 no. 56 Porto Alegre abr. 2020 – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-718320200001&lng=pt&nrm=iso.

Mediações – Revista de Ciências Sociais, uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEL, v.25, n.1 (2020) – janeiro/abril – http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/issue/view/1611.

Lançamentos – Livros ABA
Antropologia e Direitos Humanos 8

Organizadoras:
Lucía Eilbaum
Patrice Schuch
Gisele Fonseca Chagas

Clique aqui para visualizar em PDF

notícias da mídia/outras
Notícias sobre o Coronavírus
Declaração da Associação Interciencia sobre a pandêmica Covid-19 na América Latina e no Caribe

Leia em inglês
Leia em Espanhol

Liderança Kaingang sofre ataque violento na TI Vanuíre/SP

Entre os dias 4 e 5 de abril, na TI Vanuíre, Arco-Íris, São Paulo, o Kaingang Zeca, neto da Candire (vide Tom Miller), sofreu ataque, foi espancado cruelmente, além de receber profundos cortes a faca. Zeca foi internado em estado gravíssimo numa UTI próxima e permaneceu entre a vida e a morte por vários dias. Felizmente obteve alta, mas continuará se restabelecendo devido a violência física sofrida, agravada pela omissão de socorro por horas. Zeca é herdeiro e continuador da cultura Kaingang, preservada no passado por mulheres gloriosas de uma estirpe que lutou bravamente pela cultura tradicional e pela preservação da Terra Indígena Vanuíre. Nos anos de 1990, Zeca liderou um trabalho de revitalização da cultura Kaingang com sua avó, Candire, ainda viva, lideranças espirituais e um grupo de jovens. Esse trabalho segue até o presente na TI Vanuíre, cada vez mais diminuído pelas pressões da evangelização, às quais Zeca não cede, uma vez que segue seus antepassados pela espiritualidade. O que esperamos é que o ataque ao Zeca seja investigado e esclarecido, em respeito à vida e aos direitos a viver a tradicionalidade e a espiritualidade na terra aonde nasceu.

Diretora de avaliação da Capes pede demissão após atritos com governo Bolsonaro

Professora de biologia celular da UnB, Sônia Báo se mostrava desconfortável com tutela do Ministério da Educação sobre a coordenação

Carta aberta ao Presidente da CAPES

As 49 áreas de avaliação da CAPES se manifestam com relação à notícia de que a Professora Sônia Nair Báo solicitou sua exoneração do cargo de Diretora de Avaliação.

MEC ignora resultado eleitoral e nomeia reitores temporários para institutos federais em SC e no RN

Fariba Adelkhah está presa há mais de 300 dias no Irã

Fariba Adelkhah, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Políticas –  Paris, está presa há mais de 300 dias no Irã. A União Mundial de Antropologia enviou carta ao embaixador do Irã na ONU defendendo sua libertação imediata, mas até o momento a demanda não teve resultado. https://www.waunet.org/downloads/wau/letterinsupportoffaribaadelkhah200304.pdf

Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos e Roberto Pinheiro
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support