Informativos

Informativo n° 08/2019 | 16/05/2019

Informativo n° 08/2019 | 16/05/2019
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
Informativo n° 08/2019  |  16/05/2019
Associações científicas manifestam preocupação em relação aos cortes na educação
destaques da ABA
Manifestações contra as ações da Presidência da República e do Ministério da Educação sobre os cortes orçamentários nas Universidades Públicas
 
 

ABA, SBS, ABCP e ANPOCS publicam Nota à Imprensa: Ciências Sociais Articuladas

"As associações aqui reunidas vêm a público manifestar sua indignação e extrema preocupação face às recentes declarações da Presidência da República e do Ministério da Educação relativas ao ensino da filosofia e das ciências sociais no Brasil.

Trata-se de demonstração do mais completo desconhecimento sobre a ciência e sobre a produção do conhecimento cientifico. É tão equivocado e enganoso avaliar as diferentes disciplinas e a reflexão filosófica pela sua aplicabilidade imediata quanto desconhecer a importância histórica das ciências sociais e das ciências sociais aplicadas no desenvolvimento de diferentes tecnologias voltadas à resolução de graves problemas da sociedade.

A reflexão das ciências humanas e sociais, incluída a filosofia, tem sido tão crucial para a formulação e avaliação de políticas públicas como para o desenvolvimento crítico das demais ciências. É inaceitável, portanto, que essas disciplinas sejam consideradas um “luxo”, passível de corte em tempos de crise econômica como a que vivemos atualmente no país ou de “rebaixamento” por motivação político-ideológica."

Associação Brasileira de Antropologia – ABA (Maria Filomena Gregori, Unicamp) Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS (Carlos Benedito Martins, UnB) Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP (Flávia Biroli, UnB)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS

(Renato Sergio de Lima, FGV)

26/abril /2019

Leia aqui a nota em PDF em português.
Leia aqui a nota em PDF em espanhol.

Confira a Nota da ABA na rádio CBN: http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/257762/em-nota-entidades-repudiam-ato-de-bolsonaro-de-cor.htm.
ABA assina, com demais Associações Científicas, manifesto de indignação e repúdio às informações inverídicas sobre a Área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Arte apresentadas pelo Ministro da Educação: http://www.aba.abant.org.br/files/20190513_5cd98f547991d.pdf.
Presidente da ABA é signatária em manifesto de acadêmicos sobre cortes nas humanidades, publicado em jornal francês: http://www.aba.abant.org.br/files/20190513_5cd9651b281a1.jpeg.

 

Confira aqui o conjunto de apoios recebidos.

 
 
Nota da Comissão de Direitos Humanos em apoio ao mandato da Deputada Renata Souza (RJ) e em repúdio às práticas autoritárias do governo de estado do RJ
 
 

"A Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia manifesta seuapoio e solidariedade ao mandato desenvolvido pela deputada do estado do Rio de Janeiro, Renata Souza, em repúdio ao pedido de cassação protocolado no dia 9 de maio desse ano, por deputados do Partido Social Cristão. O pedido de cassação refere a uma suposta "falta de de coro" na ação da denúncia apresentada pela deputada perante a ONU e a OEA diante de "ações de violação dos direitos humanos promovidas pelo governador do estado e, em particular, pelo governador Wilson Witzel".

A inciativa da deputada corresponde a suas funções como representante legal e legitimamente eleita, assim com se inscreve nas preocupações que a competem como presidenta da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ."

 
 
Nota do Comitê Deficiência e Acessibilidade, e demais signatários, de repúdio à extinção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)
 
 

O Comitê Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem a público manifestar repúdio ao Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, que extingue ou submete à justificativa de necessidade de existência os conselhos e outros órgãos colegiados não criados mediante lei. 

 
 
Nota da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aos Departamentos de Antropologia e Ciências Sociais em relação aos editais de concurso para provimento de cargo de professor de Antropologia
 
 

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Antropologia vem se dirigir aos departamentos de Antropologia e de Ciências Sociais em relação aos editais de concurso para provimento de cargo de professor de Antropologia nas diversas instituições de ensino superior no Brasil. Reiteramos, em concreto, a preocupação já expressada pela ABA em outras ocasiões perante o fato de que, em alguns desses editais, continua a ser feita a exigência de graduação em Ciências Sociais, para além do título de doutor ou mestre em Antropologia ou áreas afins.

 
 
ABA encaminha Nota de Repúdio e pedido de revogação do Decreto 64.186 ao Governador e ao Secretário da Cultura e Economia Criativa de São Paulo
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia, através do seu Comitê de Patrimônios e Museus, vem a público repudiar e pedir a revogação do Decreto 64.186, de 16 de abril de 2019, realizado pelo Governador do Estado de São Paulo, que altera a composição dos membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O Decreto reduz de 13 para 4 o número de representantes das Universidades Públicas do Estado de São Paulo – USP, UNESP e UNICAMP –, aumenta o poder do Executivo nas políticas culturais de tombamento e registro de bens e consolida a instrumentalização do Conselho. O Decreto fere a Lei no 10.247, de 22/10/1968, que define que o Conselho seria formado por “membros de comprovada idoneidade moral e com notórios conhecimentos relativos às finalidades do órgão” e implica em enorme retrocesso para as políticas de patrimônio, reduzindo a sua capacidade de atuação crítica e diversa.

Brasília, 26 de abril de 2019.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Patrimônio e Museus

Leia aqui a nota em PDF.

 
 
Comitê Quilombos repudia a violação dos direitos das comunidades quilombolas de Alcântara
 
 

"A Associação Brasileira de Antropologia (ABA), por meio do Comitê Quilombos, mais uma vez, repudia a violação dos direitos constitucionais das comunidades quilombolas de Alcântara e apoia a regularização de seus territórios como previsto em lei."

Brasília, 29 de abril de 2019.

 
 
ABA adere a Nota de Repúdio à votação do Licenciamento Ambiental sem debate com a sociedade
 
 
 
 
Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento / #cienciaocupabrasilia
 
 

A Presidente da ABA, Profª Drª Bibia Gregori, representou a Associação em Brasília/DF (Congresso Nacional – Câmara dos Deputados) no dia 08 de maio de 2019, por ocasião da Reunião Preparatória das Instituições Acadêmicas e da Cerimônia de lançamento da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento.

Confira aqui o Convite.

 
 
ABA na Mesa de Diálogo sobre Territórios Tradicionalmente Ocupados do MPF
 
 

No dia 08 de maio de 2019 o Prof. Stephen G. Baines – membro do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA – e a Profª Elaine Moreira – Secretária da Comissão de Assuntos Indígenas – participaram como representante da Associação na Mesa de Diálogo sobre Territórios Tradicionalmente Ocupados a convite da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão – MPF.
Confira o Relatório do Prof. Stephen Baines: http://www.aba.abant.org.br/files/20190513_5cd99857b17d3.pdf.

 
 
Seminário on line – uma boa ideia
 
 

Foi transmitido online desde o México o seminário Antropologia Visual e a perspetiva de Roberto Cardoso de Oliveira nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2019, coordenado por Gabriel Alvarez.

 
 
Base espacial de Alcântara e as Comunidades Quilombolas
 
 

A ABA foi representada pelo Prof. Alfredo Wagner Berno de Almeida (PNCSA-UEA/UFAM), Consultor do Comitê Quilombos/ABA, no Painel: Alcântara, Quilombolas e Base espacial, que ocorreu no dia 30 de abril de 2019, de 14h às 17h, no Maranhão. Confira o cartaz:

 
 
Relatório referente à VI reunião do CEDIND
 
 

Confira aqui o relatório da Profª Ludmila Moreira Lima, Representante da ABA no CEDIND-RJ, relativo a reunião ocorrida no dia 29 de março de 2019, na Aldeia Paraty Mirim, Paraty/RJ.

 
 
Mapeamento das Coleções Etnográficas no Brasil
 
 

O Seminário Antropologia e Museus: desafios do contemporâneo, realizado em dezembro de 2018 durante a Pré-RBA propôs, entre outras iniciativas, a realização de um mapeamento das coleções etnográficas no Brasil. O principal objetivo deste levantamento é congregar num único local informações gerais sobre estas coleções, num Guia Digital online para consulta pública gratuita. A ABA encoraja os interessados em colaborar com essa iniciativa a contatar diretamente o Comitê de Museus e Patrimônios para outras informações, através da equipe responsável por essa iniciativa:

Regiões Norte e Nordeste:
Lucia Hussak van Velthem (MPEG/ PA) – luciavelthem@museu-goeldi.br
Priscila Faulhaber (MAST) – pfaulhaber@globo.com

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste:
Adriana Russi (UFF) – adri.russitm@gmail.com
Marilia Xavier Cury (MAE/ USP) – maxavier@usp.br
Susilene Elias de Melo Kaingang (Museu Worikg, Kaingang. TI Vanuíre, SP) – susikaingang@gmail.com

 
 
Mesa do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da ABA na RAM
 
 

O Comitê de Antropólogas/os Negras/os realizará a Mesa Redonda: "Corpos e Campos Racializados: o fazer antropológico a partir da perspectiva negra", com a presença do Prof. Dr. Kabengele Munanga (https://www.ram2019.sinteseeventos.com.br/trabalho/view?ID_TRABALHO=356). A Mesa Redonda faz parte da programação da XIII RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul que acontecerá entre os dias 22 a 25/07/2019, na UFRGS, em Porto Alegre, RS. 

 
 
Antropologias do Sul
 
 

O Painel "Antropologias do Sul", na Abertura da XII Reunião de Antropologia do Mercosul, será realizado na segunda-feira, 22 de julho, às 18h e terá como conferencistas convidados/as os/as professores/as Claudia Briones (UNRN – Argentina), Nicolás Guigou (UDELAR – Uruguai) e Ruben George Oliven (UFRGS – Brasil). A XIII RAM será realizada entre os dias 22 e 25 de julho de 2019 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre-RS. Nesta edição, a reunião terá como tema as "Antropologias do Sul", com o objetivo de somar novas vozes e promover o fortalecimento das antropologias não-hegemônicas. O propósito da XIII RAM é o de reunir antropologias de toda a América Latina, mas também integrar aquelas do continente africano, da Índia e de todas aquelas que encontram um lugar comum no chamado Sul Global.

 
 
V EMBRA – ENCONTRO MEXICANO BRASILEIRO DE ANTROPOLOGIA OCORRERÁ NA CIDADE DO MÉXICO
 
 

Será realizado, entre 18 e 20 de novembro, na Cidade do México, o V Encontro Mexicano Brasileiro de Antropologia, EMBRA. Esses encontros bienais ocorrem desde 2011 com a seguinte sequência: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social – CIESAS, Cidade do México; Universidade de Brasília; CIESAS – Guadalajara; e Universidade Estadual de Campinas. Agora será a vez da Universidad Nacional Autónoma de México, na Cidade do México, abrigar o evento. A Comissão Organizadora local está trabalhando para definir a estrutura do encontro e em breve a enviará para a consideração da sua contraparte brasileira, função que desta vez será desempenhada pela Comissão de Assuntos Internacionais da ABA.

 
 
Vibrant / Chamada de artigos para o dossiê “Rotas caribenhas: experiências etnográficas, desafios teóricos e produção de conhecimento”
 
 

Júlia Goyatá (USP)
Rodrigo C. Bulamah (Unifesp)
Rodrigo Ramassote (USP)

Os últimos vinte anos, impulsionados pelo crescente processo de internacionalização das ciências sociais brasileiras, viram surgir uma expressiva leva de pesquisas acadêmicas, sobretudo teses e dissertações, mas também publicações diversas no Brasil e no exterior, voltadas para o estudo do Caribe em suas múltiplas dimensões. Ao longo desses anos foram tomadas como áreas etnográficas de investigação tanto países em suas especificidades quanto fronteiras e articulações regionais, além de trânsitos globais. A partir de estudos produzidos em centros universitários de excelência, descortinou-se um panorama mais amplo de uma região ainda pouco explorada por antropólogos e antropólogas brasileiras.

Com efeito, o Caribe ocupou um lugar lateral na história da antropologia em geral, pois parecia estar a meio caminho entre as sociedades ditas primitivas e os contextos pós-industriais. Mas foi exatamente esse caráter híbrido que garantiu à região aquilo que Michel-Rolph Trouillot definiu como um caráter “indisciplinado”. Assim, pensando tanto no Caribe visto pela antropologia quanto na antropologia vista desde o Caribe, descortina-se um painel multifacetado de desafios e possibilidades de pesquisa àqueles que desejarem embarcar rumo ao ainda pouco conhecido, mas já em processo de consolidação, campo de uma antropologia do Caribe feita no Brasil. O dossiê Rotas caribenhas: experiências etnográficas, desafios teóricos e produção de conhecimento pretende reunir trabalhos sobre esta área de pesquisas, acolhendo: a) relatos etnográficos; b) reflexões sobre a experiência de autores e autoras caribenhos e/ou estrangeiros no Caribe e; c) contribuições historiográficas. Também serão benvindos artigos de caráter teórico ou que estabeleçam debates e intersecções entre o Brasil, o Caribe e outros contextos regionais.

 
 
Confira o novo número da Vibrant:
 
 

v.15 n.3 – 09-12/2018: Gramáticas de la (¿post?) violencia: identidades, guerras, cuerpos y fronteras – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-3-09-122018/.

 
 
in memoriam
Falecimento de Mireya Suárez (07/05/2019)
 
 

É com tristeza que o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília comunica o falecimento da Professora Doutora Mireya Suárez (1939-2019) ocorrido na manhã de hoje.
A professora Mireya nasceu no Panamá, realizou o seu curso de graduação em Antropologia na Escuela Nacional de Antropología e Historia – ENAH, na cidade do México (1959-1963), onde também obteve o seu grau de Mestre (em 1969). Nesse mesmo ano foi contratada pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, onde desempenhou um papel importante na reconstrução do Curso de Graduação em Ciências Sociais e, posteriormente, na implantação do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. Em 1989 obteve o grau de Doutora em Sociologia Rural, na Cornell University, sendo o seu orientador Milton Barnnet. Teve um papel importante tanto na reconstrução do Programa de Graduação em Ciências Sociais como na implantação do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social.
Aposentada como Professora Adjunta continuou residindo em Brasília, onde faleceu no amanhecer do dia 07 de maio de 2019.

Roque de Barros Laraia
Professor Emérito da UnB

 
 
Falecimento de Kenneth I Taylor
 
 

Ken Taylor in Scotland as a young man
© J. Campbell Semple

Ken Taylor trabalhou vários anos no Brasil com os Ye'kwana em Roraima, na fronteira com a Venezuela, e recebeu em 1978 um processo de expulsão do Brasil durante o período da ditadura, juntamente com outros dois colegas, o David Price – que trabalhava com os Nambiquara e o Peter Silverword-Cope – que trabalhava com os Hupdah e Kakwa na fronteira do Brasil com a Colombia.
Leia aqui a nota de Steve Corry.

 
 
eventos
Eventos no Brasil
 
 
17ª Semana Nacional de Museus

Data: 14 a 18 de maio de 2019
Local: Museu Câmara Cascudo, UFRN
Informações: Programação

 
 
Exposição do Ciclo de Ensaios Fotográficos do IRIS/DAN/UnB

Data: 15 a 28 de maio de 2019
Local: Edifício do Instituto de Ciências Sociais/UnB
Informações: Cartaz

 
 
Fórum Permanente: Terras Indígenas e Interesses Nacionais

Data: 20 de maio de 2019
Local: Centro de Convenções da Unicamp
Informações: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-terras-indigenas-e-interesses-nacionais

 
 
International Meeting on the Centenary of the Sobral Eclipse

Data: 28 a 30 de maio de 2019
Local: Centro de Convenções – Sobral/CE
Informações: Cartaz / Programação

 
 
Curso de Extensão

Data: 07 a 28 de junho de 2019
Local: Prédio da Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária (Sala a definir)
Informações: http://sce.fflch.usp.br/node/2995

 
 
XIII Reunião de Antropologia do Mercosul


Data: 22 a 25 de julho de 2019
Local: Porto Alegre, RS
Informações: https://www.ram2019.sinteseeventos.com.br/

 
 
VI Reunião Equatorial de Antropologia (VI REA)

Data: 09 a 12 de dezembro de 2019
Local: PAF I e PAF 3 do Campus de Ondina, Salvador/BA
Informações: http://www.sextarea.ufba.br/ / No início de junho estarão abertas as inscrições de propostas de Mesas Redondas e Grupos de Trabalho

 
 
Eventos no Exterior
 
 
VII Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

Data: 04 a 07 de junho de 2019
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Informações: http://apa2019.apantropologia.org/

 
 
XVII Congresso de Antropologia na Colômbia

Data: 11 a 14 de junho de 2019
Local: Universidad Icesi, Cali, Colombia
Informações: http://www.icesi.edu.co/congreso-antropologia/

 
 
II Congresso de Antropologia e História do Panamá

Data: 18 a 21 de junho de 2019
Local: Centro de Convenciones de Ciudad del Saber, Ciudad de Panamá
Informações: https://aahpanama.org/

 
 
V Encontro Mexicano Brasileiro de Antropologia

Data: 18 a 20 de novembro de 2019
Local: Cidade do México

 
 
oportunidades
Concursos e Seleções
 
 
Concurso para Professor Adjunto no Departamento de Antropologia na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), realiza concurso público que visa o preenchimento de 79 vagas para o cargo de professor da carreira do Magistério Superior. Dentre estas, uma vaga para Professor Adjunto no Departamento de Antropologia com o campo de conhecimento “Relações Raciais”. Inscrições: 7 de maio de 2019, a partir das 14 horas, até as 23h59min do dia 30 de maio de 2019 .Informações: http://www.ant.cfh.ufsc.br/2019/04/29/edital-no-0202019ddp-concurso-do-magisterio-superior-professor-adjunto-departamento-de-antropologia-campo-de-conhecimento-relacoes-raciais/.

 
 
Pós-graduação
 
 
Seleção Mestrado para Antropologia Social da Universidade de Brasília – PPGAS/UnB

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília – PPGAS/UnB – está com inscrições abertas para Seleção de Mestrado para ingresso de estudantes em março/2020. Inscrições: 29 de abril a 02 de junho de 2019. Informações: http://www.dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=422.

 
 
publicações
Chamada para artigos
 
 
Revista Antropolítica

A Antropolítica – Revista Contemporânea de Antropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, é uma revista científica que tem como objetivo a publicação de artigos e resenhas, relevantes para o campo da Antropologia e das Ciências Sociais, abre chamada para envio de artigos para integrar o dossiê “Direitos Humanos: conflitos, moralidades e direitos”. As contribuições podem ser enviadas até 20 de maio pelo sistema eletrônico da revista: http://www.revistas.uff.br/index.php/antropolitica/about/submissions#onlineSubmissions.

 
 
The Afro-Americas

The Afro-Americas, divulga chamada para artigos. Envie sua proposta por e-mail (título, resumo de 200 a 300 palavras em inglês) e o CV do autor como anexo eletrônico para jgomezme@d.umn.edu e ramos169@umn.edu até 01 de junho de 2019. Informações: https://networks.h-net.org/node/73374/announcements/4077439/afro-americas-cfp.

 
 
Revista Iluminuras

A Revista Iluminuras – Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/LAS/PPGAS/IFCH/UFRGS divulga chamada de artigos para o Segundo Semestre de 2019 – Edição nº 51. Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e encaminhados à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para Juliana Cavilha – julianacavilha@gmail.com. Data limite para envio de propostas: 31 de julho de 2019. Informações: https://seer.ufrgs.br/iluminuras/announcement/view/1061.

 
 
Ilha – Revista de Antropologia

ILHA – revista de Antropologia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina e se propõe a divulgar artigos originais e inéditos sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas tendo em vista o desenvolvimento da Antropologia, divulga chamada para o dossiê "Zika, ciência e antropologia". Os artigos devem ser submetidos no SEER do periódico até o prazo de 31 de agosto de 2019. Informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/announcement/view/520.

 
 
notícias da mídia/outras
Manifestação Sociedade Brasileira de Ictiologia sobre Nota Técnica MAPA de Suspensão da Portaria MMA de espécies ameaçadas
 
 
 
 
Relato da reunião do Diretório Nacional do FORPROP com a Diretoria da CAPES sobre o corte de bolsas
 
 
 
 
Ofício da ANPOLL sobre o corte de bolsas da CAPES
 
 
 
 
Comissão da Câmara dos Deputados questiona cortes em universidades
 
 

O Ministério da Educação decidiu cortar 30% do orçamento das universidades e dos institutos federais; contenção chega a R$ 2,4 bilhões. Parlamentares apontam inconstitucionalidade.

 
 
OAB vai acionar STF para garantir autonomia universitária
 
 

Órgão teme violação de direito constitucional após anúncio do MEC de que cortará verbas de universidades que fizerem 'balbúrdia'

 
 
Ministro da Educação diz que vai retirar ‘recursos futuros’ das universidades e repassar a educação infantil
 
 

Segundo o Sr. Weintraub, a decisão está em linha com o plano de governo que elegeu Jair Bolsonaro, e as matrículas atuais das universidades serão mantidas.

 
 
Cercear liberdade acadêmica mostra rumo errado do País, diz presidente da SBPC
 
 

Em entrevista ao UOL, Ildeu de Castro Moreira disse que o Brasil está dando um "tiro no pé" ao contingenciar verbas para ciência, pesquisa e educação superior no Brasil.

 
 
Não existe ciência exata (e vamos combinar que todas são humanas…)
 
 
A dicotomia entre ciências exatas e humanas esvazia o debate sobre a construção do saber científico e ofusca a necessidade de integrá-las.
 
 
Projeto de Lei 1711/2019 prejudica educação superior no Brasil por Carlos Bielschowsky
 
 
 
 
Painel em Paris discute o Brasil
 
 

Désordre et régression au Brésil : sur les récentes attaques du président Bolsonaro contre la sociologie et la philosophie, et l'université publique en general. Sob esse título se reunirão Afrânio Garcia, Michael Löwy, Maud Chirio, e Mariana Stelko na EHESS, 105 Bd Raspail, dia 16 de maio.

 
 
Abaixo-assinado “Presidente da República: Contra o corte de verba para os cursos de Filosofia e Sociologia”
 
 

A meta é conseguir 50.000 assinaturas: http://chng.it/rpqjxZYVqv.

 
 
Abaixo-assinado “Congresso Nacional: Em defesa das Universidades Públicas Brasileiras”
 
 

A meta é conseguir 300.000 assinaturas: http://chng.it/ynCYkdYHGQ.

 
 
Apresentação da SBPC no encontro com o Ministro Marcos Pontes, Ministro da CTIC, no último dia 09 de maio
 
 
 
 
Spektrum publica artigo sobre a política indigenista do governo Bolsonaro
 
 

Em Spektrum, a revista de divulgação científica mais importante da Alemanha, foi publicado um artigo sobre a política indigenista do governo Bolsonaro: “’Bolsonaro-Effekt’: Für Brasiliens Indigene geht der Kampf wieder los“ (Efeito Bolsonaro: Para os indígenas brasileiros recomeçou a luta): https://www.spektrum.de/news/fuer-brasiliens-indigene-geht-der-kampf-wieder-los/1640580. A autora, Ulrike Prinz, é antropóloga e jornalista autônoma com experiência de pesquisa no Brasil.

 
 
Doações à Biblioteca do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/MN
 
 

Como todos sabem, a Biblioteca Francisca Keller do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Departamento de Antropologia-Museu Nacional, incendiou-se integralmente no dia 02/09/2018. Seguramente a mais importante biblioteca de antropologia do Rio de Janeiro, e provavelmente do Brasil, e uma das mais significativas da América Latina, amplamente frequentada por pesquisadores de todo o país, em especial do grande Rio. A Biblioteca está finalmente em condições de receber doações de livros da área de antropologia e conhecimentos conexos (antropologia biológica, arqueologia, filosofia, história, sociologia, ciência política, ecologia e biodiversidade etc) às diversas áreas de interface. Para fazer a sua doação, por favor, entre em contato diretamente com a biblioteca, através do e-mail: bfkppgas@mn.ufrj.br.

 
 
Manifestação e Nota Técnica de Esclarecimento da Sociedade Brasileira de Ictiologia sobre a preocupante Nota Técnica do MAPA que recomenda a Suspensão da Portaria MMA de espécies ameaçadas
 
 
 
 
Professor da UFPE terá seu acervo da Língua Hup digitalizado pela Biblioteca da Universidade do Texas (EUA)
 
 
 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support