Manifestações contra as ações da Presidência da República e do Ministério da Educação sobre os cortes orçamentários nas Universidades Públicas

Confira o conjunto de apoios recebidos:


Nota do Conselho do ICS/UnB em contrariedade com o modo pelo qual as Ciências Sociais vem sendo tratada pelo governo federal

Leia mais


ABA apoia a Nota da ANPOF de repúdio a declarações do Ministro da Educação e do Presidente da República sobre as faculdades de humanidades, nomeadamente filosofia e sociologia

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF) e associações abaixo mencionadas repudiam veementemente as falas recentes do atual presidente da república e de seu ministro da educação sobre o ensino e a pesquisa na área de humanidades, especificamente em filosofia e sociologia.
Confira em: http://www.anpof.org/portal/index.php/pt-BR/artigos-em-destaque/2075-nota-de-repudio-a-declaracoes-do-ministro-da-educacao-e-do-presidente-da-republica-sobre-as-faculdades-de-humanidades-nomeadamente-filosofia-e-sociologia.

Confira a Nota divulgada na página “Jornalistas Livres”: https://jornalistaslivres.org/entidades-repudiam-declaracoes-do-ministro-da-educacao-e-de-bolsonaro-sobre-filosofia-e-sociologia/.


Nota da Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG
Em defesa da Educação e da Universidade Pública!
Paralisação Nacional dia 15 de maio

Leia mais


Mais de 4 mil cientistas de todo o mundo assinam manifesto de solidariedade à Sociologia no Brasil

“A intenção do presidente Bolsonaro de cortar fundos de programas de Sociologia é uma afronta à disciplina, à academia e, de maneira mais ampla, à busca humana do conhecimento. Esta proposta é mal concebida e viola princípios de liberdade acadêmica que devem ser parte integrante de sistemas de educação superior no Brasil, nos Estados Unidos e em todo o mundo”, atestam os signatários do manifesto. A iniciativa partiu de sociólogos dos EUA.

Leia mais


Nota da ANPEPP em defesa das Ciências Humanas e Sociais, assim como em defesa das Universidades Federais

Leia mais


“As ciências humanas e sociais ensinam a pensar, condição necessária para a construção de uma sociedade ilustrada, democrática e produtiva”, diz presidente da ABC

Em carta ao presidente da República e ao o ministro da Educação, Luiz Davidovich diz que para a Academia Brasileira de Ciências, o compromisso maior da educação em todos os níveis deve ser com a qualidade e com a formação de pessoas que respondam aos desafios do século XXI.

Leia mais


Open Letter from U.S. and Global Sociologists in Support of Brazilian Sociology Departments

In Solidarity with Brazilian Sociologists: https://sites.google.com/g.harvard.edu/brazil-solidarity.


ABA apoia a manifestação da SBPC em defesa das Ciências Humanas e Sociais

Em nota pública divulgada nesta sexta-feira, 26 de abril, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contesta proposição do presidente da República de cortar investimentos federais para faculdades de Filosofia e Sociologia e defende que essas disciplinas oferecem contribuições “imprescindíveis” para o desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas.

Lei mais


Manifestos em defesa das Humanas recebe forte apoio de colegas do mundo

Milhares de intelectuais de muitos países do mundo manifestam-se contra o corte de verbas para a Ciências Humanas no Brasil A carta aberta organizada por colegas da Harvard (https://sites.google.com/g.harvard.edu/brazil-solidarity) teve mais de 17 mil assinaturas. Outra carta aberta circulou entre os Conselheiros e os Presidentes de associações integrantes do WCAA – World Council of Anthropological Associations já tem mais de 4 mil assinaturas (http://dailynous.com/2019/04/30/open-letter-regarding-president-bolsonaros-recent-pronouncements-defunding-philosophy-sociology/?fbclid=IwAR3W8I0yVRvVtiskcJjFNBivbjdRUar2klrAliLuj0VnQSaTu98nlXmyFqc) . E um manifesto organizado pela rede Gender International tem mais de mil, entre as quais a de Éric Fassin, conferencista na última RBA (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3OAxGHDIAez_BNZcK5cy5_pkDWjk-PHSzZ43BZVq-MQD89A/viewform).


ABA, CEAS, Colegio de Antropólogos de Chile y AUAS se solidarizan con la comunidad académica de Brasil

Leia mais


A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) se manifesta sobre os cortes na educação

Leia mais


Comunicado da AUAS – Asociación Uruguaya de Antropología Social em defesa das Ciências Humanas e Sociais

Leia mais

Colegas mexicanos se manifestam em defesa das Ciências Sociais e Humanas no Brasil

Leia mais


Carta de apoio do Cruesp ao movimento em defesa da ciência brasileira

Leia mais


Manifestação do Colegio de Etnólogos y Antropólogos Sociales

Leia mais


Presidente do CEAS expressa apoio a Nota da ABA “Ciências Sociais Articuladas”

Leia mais


Entidade de filosofia diz que fala de Bolsonaro é “ignorância inadmissível”

Confira a matéria do UOL que cita a Nota da ABA:

https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/04/26/fala-de-bolsonaro-e-ignorancia-inadmissivel-diz-entidade-de-filosofia.htm.


ABRASCO emite Nota de apoio às Associações das Ciências Sociais Brasileiras

Confira o apoio a Nota da ABA em: https://www.abrasco.org.br/site/outras-noticias/notas-oficiais-abrasco/nota-de-apoio-as-associacoes-das-ciencias-sociais-brasileiras/40550/.


ABA apoia manifesto conjunto – ABC, Andifes, Confap, Consecti, Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia e SBPC – sobre corte orçamentário que atinge desenvolvimento e soberania nacionais

Leia mais


ABA apoia o manifesto da SBPC em defesa da educação, da ciência e da democracia

Leia mais