Informativos

Informativo n° 06/2019 | 12/04/2019

Informativo n° 06/2019 | 12/04/2019
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
Informativo n° 06/2019  |  12/04/2019
ABA se manifesta sobre corte orçamentário que atinge a ciência
destaques da ABA
Anuidade 2019 – Campanha de desconto e reajuste
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia – ABA representa a comunidade antropológica brasileira em âmbito nacional e internacional, promovendo e divulgando as contribuições do conhecimento antropológico e da atuação dos/as antropólogos/as na garantia de direitos fundamentais e na defesa da pluralidade e da diversidade cultural no país. Para realizar essas funções, a ABA precisa das contribuições de seus/suas associados/as. O pagamento com desconto pode ser feito até o dia 30 de abril de 2019. Confira as condições aqui.

 
 
Nota do Comitê de Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) a respeito da Minga Nacional pela Vida da Colômbia
 
 

O Comitê Migrações e Deslocamentos da Associação Brasileira de Antropologia vem se juntar às notas de apoio assinadas pela Associação Colombiana de Antropologia, pela Escola de Estudos de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia e por diversos departamentos de antropologia do país vizinho, que enfatizam a necessidade de que o governo colombiano atenda o chamado ao diálogo realizado pela Minga Nacional pela Vida e evite o uso da força e a criminalização do movimento indígena como resposta ao direito constitucional à mobilização e ao protesto social.

 
 
A ABA e sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) apoia o Fundo Aryon Rodrigues
 
 

O objetivo é financiar projetos de documentação e descrição de línguas indígenas brasileiras.
Informações: https://www.catarse.me/fundo-aryon-rodrigues.

 
 
ABA assina Proposta para a inclusão de línguas indígenas da Bacia Amazônica brasileira como parte integrante do patrimônio material e imaterial da humanidade
 
 

Confira em: https://diplomatique.org.br/proposta-para-a-inclusao-de-linguas-indigenas-da-bacia-amazonica-brasileira-como-parte-integrante-do-patrimonio-material-e-imaterial-da-humanidade/.

 
 
Carta Coletiva ABA, ABCP, ANPOCS e ESOCITE.BR – Corte orçamentário atinge desenvolvimento e soberania nacionais
 
 

ABA, ABCP, ANPOCS e ESOCITE.BR encaminham Carta coletiva sobre o corte orçamentário atingir desenvolvimento e soberania nacionais aos seguintes destinatários: Deputados/as – Câmara dos Deputados, Senadores/as – Senado Federal, Ministro Onyx Lorenzoni – Casa Civil da Presidência da República, Ministro Marcos Cesar Pontes – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministro Paulo Guedes – Ministério da Economia (ME) e Ministro Almirante Bento Albuquerque – Ministério de Minas e Energia (MME).

O severo corte orçamentário, determinado por decreto assinado nesta última sexta-feira pelo Presidente da República, atinge fortemente a ciência e a inovação tecnológica no Brasil, prejudicando a qualidade de vida da população brasileira e eliminando, por um longo período de tempo, a possibilidade de protagonismo internacional do país.

 
 
ABA apoia manifesto conjunto – ABC, Andifes, Confap, Consecti, Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia e SBPC – sobre corte orçamentário que atinge desenvolvimento e soberania nacionais
 
 
 
 
ABA apoia o manifesto da SBPC em defesa da educação, da ciência e da democracia
 
 
 
 
Nota de apoio a Manifestação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal
 
 

É incompatível com o Estado Democrático de Direito festejar um golpe de Estado e um regime que adotou políticas de violações sistemáticas aos direitos humanos e cometeu crimes internacionais

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) em conjunto com Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) expressam o irrestrito apoio à Nota Pública da PFDC, que repudia de forma veemente o ato da Presidência da República que recomendou ao Ministério da Defesa que o aniversário de 55 anos do golpe de Estado de 1964 seja “comemorado”.
Leia aqui a nota em PDF.

 
 
ABA compareceu à Exposição “Respeito ou Repetição? – A história que não se quer reviver”
 
 

No dia 09 de abril a ABA esteve representada na exposição  “Respeito ou Repetição? – A história que não se quer reviver” através da secretária de sua Comissão de Assuntos Indígenas, Profª Elaine Moreira (UnB). A exposição acontece até o dia 16 de abril, de 13h às 17h (de segunda a sexta-feira), no Memorial do MPF, sede da Procuradoria-Geral da República.

A abertura no espaço da PGR, promovida pela 6ª Câmara do MPF, faz parte da comemoração do Abril Indígena e contou com importante apoio do Procurador Antonio Bigonha. A exposição inova, traz certa leveza à abordagem do tema, mas ao mesmo tempo mostra imagens e textos do Relatório Figueiredo e da Comissão Nacional da Verdade, informações às vezes duras demais, mas com o objetivo firme de refletir sobre o questionamento presente no título da exposição: "Respeito ou repetição?". A presença de representantes indígenas do povo Canela e de Sonia Guajajara, liderança da APIB, fizeram com que tudo ganhasse corpo e rosto. Presentes, pessoas e povos que aguardam uma política de reparação. Autoridades comprometidas, parceiras de longa data, estavam também presentes para dizer mais uma vez que não se quer repetir as cenas de violência contra povos indígenas. Segundo Luciano Maia, vice procurador, “se o passado se fizer presente de novo, não haverá futuro nem para os povos indígenas nem para nós”. Referindo-se ao deslocamento da Funai para o Ministério da Agricultura, Marcelo Zelic (curador da mostra) e Sonia afirmaram que este passado parece estar rondando novamente:  ao invés de respeito teremos repetição?

#AbrilIndígena: exposição relembra crimes contra indígenas como resultado da política de integração forçada – http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-exposicao-relembra-crimes-contra-indigenas-como-resultado-da-politica-de-integracao-forcada.

 
 
Vibrant
 
 

Confira o novo número da Vibrant:

v.15 n.3 – 09-12/2018: Gramáticas de la (¿post?) violencia: identidades, guerras, cuerpos y fronteras – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-3-09-122018/.

 
 
eventos
Eventos no Brasil
 
 
Exposição: Curt Nimuendajú – Reconhecimentos

Data: 28 março a 15 de maio de 2019
Local: Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA)
Informações: http://www.ccba.org.br/nimuendaju-reconhecimentos/

 
 
Simpósio Mercados de Proteção e Governança da Segurança

Data: 12 e 14 de junho de 2019
Local: Universidade Estadual de Londrina – UEL
Informações: https://mercadosdeprotecao2019.com.br

 
 
Eventos no Exterior
 
 
Workshop – Os mundos do trabalho e estudos sobre ferrovias na Argentina: repensando abordagens, perspectivas e trocas interdisciplinares em Ciências Sociais

Data: 13 de maio de 2019
Local: CONICET-ISHIR (Ocampo y Esmeralda, Ciudad de Rosario)
Informações: Convocatória

 
 
oportunidades
Pós-graduação
 
 
Mestrado em Antropologia na UFAL

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Inscrições: até 31 de maio de 2019. Informações: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ics/pos-graduacao/mestrado-em-antropologia/selecao/selecao-2019.

 
 
publicações
Chamada para artigos
 
 
Revista Ambivalências

A Revista Ambivalências é uma publicação semestral de divulgação científica mantida pelo Grupo de Pesquisa “Processos Identitários e Poder” (GEPPIP). O GEPPIP foi criado em 2010 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGS da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sendo composto por discentes e docentes do Brasil e Portugal. A revista abre chamada para o Dossiê: "Cinema & Contemporâneidade: Políticas e Poéticas Audiovisuais. Prazo para submissão: 30 de abril de 2019. Informações: https://seer.ufs.br/index.php/Ambivalencias/about/submissions#authorGuidelines.

 
 
Revista de Antropologia do Centro-Oeste / Aceno

A Aceno – Revista de Antropologia do Centro-Oeste (ISSN: 2358-5587– Qualis B3), publicação eletrônica semestral de caráter público, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso, convida membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem artigos aos seus próximos dossiês. Políticas patrimoniais, conservadorismo político e os novos desafios da antropologia (v. 6, n. 11, 2019) – Submissão: até 30 de abril de 2019; Nos contornos do corpo e da saúde: entre temas, problemas e perspectivas (v. 6, n. 12, 2019) – Submissão: até 30 de julho de 2019 e Experiências de campo e localizações etnográficas: A antropologia de brasileiros no estrangeiro e estrangeiros no Brasil (v. 7, n. 13, 2020) – Submissão: até 30 de outubro de 2019. Informações: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/announcement/view/82.

 
 
Revista Horizontes Antropológicos

A Revista Horizontes Antropológicos divulga chamada de artigos para o seu número 57 – Antropologia da Biossegurança. As submissões serão recebidas até o dia 31 de maio de 2019. Informações: https://www.ufrgs.br/ppgas/ha/.

 
 
Revista Iluminuras

A Revista Iluminuras, vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, divulga chamada de artigos para o Segundo Semestre de 2019 – Edição nº 51. Esta edição da Revista Iluminuras tratará do tema: Dimensões Antropológicas da Alimentação. Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores, disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e encaminhados à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para Juliana Cavilha – julianacavilha@gmail.com. Data limite para envio de propostas: 31 de julho de 2019.

 
 
Revista Entrerios

A Revista EntreRios é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí, que visa contribuir para a divulgação do conhecimento Antropológico e favorecer o diálogo entre os/as antropólogos/as e profissionais de áreas afins no Brasil e exterior. Divulga chamada para submissão de artigos "Antropologia e Política: conflitos, práticas, resistências, transformações". Prazo para envio: até 26 agosto de 2019. Informações: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/entrerios/announcement.

 
 
Revistas – Novos números
 
 

RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, do GREM Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções (PPGA/DCS/UFPB) – v.18, n. 52, abril de 2019 – http://www.cchla.ufpb.br/rbse/.

 
 
Lançamentos – Livros 2019
 
 

ESTEVES, Leonardo Leal e VIANNA, Beto (orgs.) (2019). Desafios da alteridade: antropologia na Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE: Editora UFS. (http://www.aba.abant.org.br/files/20190402_5ca39283a8fec.pdf)

 
 

SCHRÖDER, Peter (org.) (2019). Os índios Xipaya – cultura e língua. Textos de Curt Nimuendajú. Campinas: Editora Curt Nimuendajú.

 
 
notícias da mídia/outras
Pronunciamiento sobre la Minga del Grupo de Antropología Social del Icanh
 
 

Investigadores del Grupo de Antropología Social del Instituto Colombiano de Antropología e Historia, ICANH

 
 
Moção de repudio às comemorações do golpe de estado de 1964 do Departamento de Antropologia da UFAM
 
 
 
 
Moção do DAN/UFAM de repúdio e solidariedade a discente que sofreu agressões após apresentar trabalho
 
 
 
 
Lançamento do site Saberes e Sabores da Colônia
 
 

Desde 2011 a equipe reunida em torno da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia tem percorrido a Serra dos Tapes, buscando conhecer, especialmente a partir da observação das práticas alimentares, um pouco da colônia da região de Pelotas e de sua gente, da diversidade que contempla colonos de distintas origens étnicas e da cultura camponesa que compartilham. O trabalho tem sido realizado, sob coordenação da professora Renata Menasche, através da parceria entre Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura – GEPAC, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA/UFPel e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS/UFPel.
Informações: https://wp.ufpel.edu.br/saberesesaboresdacolonia/.

 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support