Informativos

Informativo n° 03/2019 | 28/02/2019

Informativo n° 03/2019 | 28/02/2019
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
Informativo n° 03/2019  |  28/02/2019
Nota conjunta da ABA em defesa do Censo Demográfico 2020
destaques da ABA
Recesso de Carnaval
 
 

Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará de recesso entre os dias 04 e 06 de março de 2019. Portanto, as atividades serão retomadas no dia 07 de março de 2019 (quinta-feira).

 
 
Nota Conjunta da ANPOCS, ABA, ABCP, SBS e Fórum Brasileiro de Segurança Pública em defesa do Censo Demográfico 2020
 
 

As associações nacionais que reúnem pesquisadoras/es, docentes, estudantes e profissionais das áreas de Ciências Sociais e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública manifestam sua preocupação com a proposta do ministro Paulo Guedes, em declarações feitas no dia 22 de fevereiro de 2019, de redução das informações coletadas pelo Censo Demográfico 2020, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O Censo é fundamental para que seja possível conhecer a realidade do país e promover políticas públicas eficazes. A exclusão de informações do Censo Demográfico 2020 comprometeria as séries históricas de dados que permitem analisar, com base em evidências, mudanças no perfil populacional e padrões de desenvolvimento nacional e regionais. 

Trata-se de um país de proporções continentais, diverso e que apresenta uma série de desafios para que os recursos públicos possam ser geridos com eficácia e dirigidos para as necessidades reais da população. 

Ao longo dos anos, o IBGE tem demonstrado seriedade e competência na produção de bases de dados e, especificamente, do Censo. Na área de Ciências Sociais, acompanhamos esse trabalho e nos fundamentamos nos dados apresentados para análises e para a apresentação de alternativas diante dos desafios que esses dados evidenciam. 

Restringir o censo vai contra o interesse público, na medida em que, com menos informações, a formulação de políticas fica comprometida, assim como a possibilidade de construção de um país mais justo.  Não há desenvolvimento e justiça social sem conhecimento. Não há políticas públicas eficazes sem pesquisa que informe seus formuladores. A quem, afinal, interessa o desconhecimento?

 
 
ABA assina Carta aberta à sociedade brasileira contra a intervenção na Venezuela
 
 

Cidadãos brasileiros assistimos, preocupados, a escalada de conflitos contra a vizinha Venezuela, a que, para nossa maior consternação, adere o Brasil governado por J.Bolsonaro.

Trata-se de momento extremamente perigoso, em que a paz, tão duradoura no sub-continente, se encontra ameaçada pelo governo de D.Trump nos Estados Unidos. A intervenção norte-americana ora se traveste de ajuda humanitária, incluindo a linha seca Pacaraima/Santa Elena entre seus possíveis corredores. Não será demasiado lembrar que instituições concernidas e respeitáveis, tais como a Unesco e a Cruz Vermelha, se recusaram a participar de tal ajuda, apontando o fato básico de que ajuda humanitária se define, sempre, por sua neutralidade e desinteresse, aspectos inexistentes na presente iniciativa norte-americana. Houvesse um grão de verdade nas alegações intervencionistas quanto à crise humanitária na Venezuela, seria de se esperar que os Estados Unidos levantassem o embargo que impuseram àquele país – embargo que responde, em larga medida, à crise em pauta. Como apontam especialistas, sob o pretexto de defesa da democracia – jamais aplicado à Arábia Saudita e a outros aliados fornecedores de petróleo – , os Estados Unidos pretendem avançar sobre a região, em busca do controle de enormes reservas de petróleo.

Não podemos nos calar diante desta violência, cujos efeitos serão catastróficos para a região. Todos aqueles que conhecem a fronteira Venezuela- Brasil podem testemunhar sua diversidade étnica, sua riqueza cultural, seu delicado ecossistema – feito do encontro único da floresta tropical com a savana –, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. A pequena cidade de Pacaraima, encravada na Terra Indígena São Marcos, é geminada à cidade venezuelana de Santa Elena do Uairén, constituindo um espaço integrado, de intensa mobilidade de pessoas e de circulação de bens – a população, indígena ou não, mantém estreitos vínculos de parentesco, trabalho e residência, de ambos os lados da fronteira. Não podemos permitir que tudo isso seja devastado pelo cálculo e pela arrogância de uma intervenção armada.

Conclamamos, assim, as forças democráticas na sociedade brasileira a que, efetivamente, se manifestem contra a intervenção armada na Venezuela e, em particular, contra o envolvimento brasileiro nessa desventurada iniciativa, de modo a honrar a tradição pacifista e não-intervencionista do país, inscrita em sua Constituição.

Declarando toda nossa solidariedade ao povo venezuelano, assinamos: http://www.aba.abant.org.br/files/20190228_5c781855ec25f.pdf.

Para aderir a Carta acesse: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR110834.

 
 
Anuidade 2019 – Campanha de desconto e reajuste
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia – ABA representa a comunidade antropológica brasileira em âmbito nacional e internacional, promovendo e divulgando as contribuições do conhecimento antropológico e da atuação dos/as antropólogos/as na garantia de direitos fundamentais e na defesa da pluralidade e da diversidade cultural no país. Para realizar essas funções, a ABA precisa das contribuições de seus/suas associados/as. O pagamento com desconto pode ser feito até o dia 30 de abril de 2019. Confira as condições aqui.

 
 
Calendário 2019 para pedidos de filiação e mudanças de categoria
 
 

Os pedidos de filiação e mudanças de categoria são analisados/as conforme calendário pré-estabelecido. Confira abaixo o calendário para o ano 2019:

  • Primeira chamada 2019:

    13/03/2019 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
    11/04/2019 – Divulgação dos resultados, por e-mail, aos/as candidatos/as.
     
  • Segunda chamada 2019:

    04/09/2019 – Prazo para a Secretaria Administrativa receber toda a documentação de solicitações;
    03/10/2019 – Divulgação dos resultados, por e-mail, aos/as candidatos/as.
 
 
Vibrant
 
 

Confira o novo número da Vibrant:
v.15 n.3 – 09-12/2018: Gramáticas de la (¿post?) violencia: identidades, guerras, cuerpos y fronteras – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-3-09-122018/.

 
 
Novos Debates lança Chamada de Trabalhos para seu v.4 n.1 (2019)
 
 

Prazo de envio: 28 de fevereiro de 2019. Informações: http://novosdebates.abant.org.br/.

 
 
eventos
Eventos no Brasil
 
 
Lançamento do livro “Políticas da Cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional”

Data: 16 de março de 2019 de 16:00 a 19:00
Local: Livraria Tapera Taperá. Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole, São Paulo
Informações: https://www.facebook.com/events/321476321836370/

 
 
VI Semana Internacional de Arqueologia

Data: 20 e 24 de maio de 2019
Local: Auditórios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP
Informações: 3ª Circular

 
 
XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber)

Data: 22 a 25 de julho de 2019
Local: UFRGS
Informações: http://abciber.org.br/site/2018/12/20/xii-simposio-nacional-abciber/

 
 
prêmios
Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edital 2019
 
 

Estão abertas as inscrições para o Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais – Edital 2019. As inscrições vão até dia 30 de março e o resultado será comunicado durante a Assembleia Geral do 43º Encontro Anual, dia 24 de outubro de 2019, no Hotel Glória, em Caxambu/MG. Informações: http://anpocs.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2047:resultado-2013-sp-303660533&catid=1024:concurso-anpocs-obras-e-teses-2&Itemid=737.

 
 
publicações
Lançamentos – Livros 2019
 
 
Nenhuma descrição de foto disponível.MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de (Org.) (2019). Políticas da Cultura: trânsitos, encontros e militância na construção de uma política nacional. São Paulo/SP: Editora Humanitas.
 
 
notícias da mídia/outras
Campanha de filiação à Esocite.Br – Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias
 
 

 
 
“Não há inovação sem pesquisa prévia que gere o conhecimento”, diz novo presidente do CNPq
 
 
 
 
Beira do Rio / Série: Desigualdades, violências e violações de Direitos Humanos na Amazônia brasileira
 
 

Folheto: Mulheres em situação de violência de gênero e idade – https://issuu.com/beiradorio/docs/beira_especial_001/4.

 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Antropologia Brasileira: saberes e diálogos na defesa de direitos e diferenças (2019-2020)


Presidente: Maria Filomena Gregori (UNICAMP)
Vice-Presidente: Sérgio Luís Carrara (UERJ)
Secretária Geral: Thereza Cristina Cardoso Menezes (UFRRJ)
Secretário Adjunto: Luiz Eduardo de Lacerda Abreu (UnB)
Tesoureiro: João Miguel Manzolillo Sautchuk (UnB)
Tesoureira Adjunta: Izabela Tamaso (UFG)
Diretoras:
Angela Mercedes Facundo Navia (UFRN)
Manuela Souza Siqueira Cordeiro (UFRR)
Patrice Schuch (UFRGS)
Patricia Silva Osorio (UFMT)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754


Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support