Falecimento de Stella de Oxóssi (27/12/2018)

A ABA e seu comitê de Estudos Africanos manifestam seu profundo pesar pelo falecimento de Mãe Stella de Oxóssi, Iyalorixá do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, de nação nagô-ketu e uma das mais importantes lideranças religiosas do país, ocorrido no dia 27 de dezembro de 2018. 

Defensora da cultura e da religiosidade de matrizes africanas no Brasil, Mãe Stella inspirou o diálogo e a tolerância religiosa. Além de enfermeira e escritora, atuou como articulista do Jornal A Tarde e integrava a Academia de Letras da Bahia, ocupando cadeira 33, cujo patrono é Castro Alves. Recebeu, ao longo de seus quase 80 anos de iniciada, diversas honrarias religiosas, acadêmicas e políticas como reconhecimento de sua longeva e fundamental atuação. Esperamos que seu legado religioso e de luta pela dignidade e respeito à diferença permaneça e continue a nos inspirar.

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support