Informativos

Informativo n° 18/2018 | 22/10/2018

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 18/2018  |  22/10/2018
Abertura das inscrições para as eleições da ABA
 
destaques da ABA
 
Edital 2018 para Eleições da Diretoria e dos Conselhos Científico e Fiscal / Inscrições: 22 de outubro e 07 de novembro de 2018
 
 
 

O período das inscrições, com envio das chapas e resumos das propostas de gestão, assim como o período para o envio das candidaturas aos Conselhos, ocorrerá entre os dias 22 de outubro e 07 de novembro de 2018.

As inscrições serão recebidas e protocoladas, pela secretaria administrativa da ABA, através do e-mail: aba@abant.org.br, e todas as inscrições recebidas serão divulgadas aos/as associados/as da ABA.

Confira o edital completo em: http://www.portal.abant.org.br/2018/08/29/edital-2018-eleicoes-da-associacao-brasileira-de-antropologia-aba-diretoria-conselho-cientifico-e-conselho-fiscal/.

 
 
31ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA
 
 
 

Hospedagem solidária / Em busca de anfitriões  

Os/as interessados/as em oferecer hospedagem solidária durante a 31ª RBA deverão preencher o Formulário 2 / Para anfitrião: https://goo.gl/forms/3Ln6cozwsbvWNwLT2 até dia 09 de novembro de 2018.
Contato para dúvidas sobre hospedagem solidária: hospedagemsolidaria@abant.org.br.

Informações sobre hospedagens: https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=521.

Feira de Livros

Inscrições, sujeita a disponibilidade de estande/s, até 12 de novembro de 2018
https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=544.

Exposição de Artesanatos durante a 31ª RBA
 
A Capital Federal será a anfitriã da 31ª Reunião Brasileira de Antropologia e convidamos os/as artesãos e artesãs interessados/as em expor artesanatos durante o Congresso, na Universidade de Brasília de 09 e 12 de dezembro de 2018. Procuramos pessoas que trabalhem a partir da perspectiva da economia solidária e que produzam artesanatos relacionados à temática social, ambiental ou que tenha relevância étnica.  

Os/as interessados/as deverão enviar e-mail para aba@abant.org.br, até o dia 12/11/18, enviando as seguintes informações:

Nome Completo:
Cidade:
Telefone:
E-mail:
Qual o artefato que você pretende expor?
Faça um breve resumo definindo seu produto, mostrando como ele é social/ambiental/etnicamente responsável:
Anexe fotos do seu produto no e-mail e/ou envie o link de divulgação do produto:

A Comissão Organizadora entrará em contato a partir do dia 20/11/18, através dos e-mails informados pelos/as artesãos e artesãs, informando os trabalhos selecionados e o local que deverá expor seu produto ao longo do Congresso.
Acompanhe as notícias da 31ª RBA através do   e do   da ABA.
Site: http://www.31rba.abant.org.br/.
Dúvidas: 31rba@abant.org.br.

 
 
Nota da ABA pela Democracia e pelos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana
 
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia vem manifestar sua profunda preocupação quanto aos destinos da democracia no país, e quanto à manutenção dos direitos fundamentais das pessoas inscritos no artigo 5 da Constituição Brasileira de 1988.  É com profundo pesar que se faz ouvir neste momento político de eleições que definem os destinos do país, narrativas e proposições verbais e em vídeos de incitação à violência, ao ódio e à discriminação racial e de gênero.
Confira a íntegra da Nota aqui.

 
 
Comitê de Antropologia Visual divulga seu novo site com cartografia dos núcleos no Brasil
 
 
 

O Comitê Antropologia Visual da ABA – CAV trabalhou no mapeamento da rede de antropologia visual no Brasil, e nesse sentido criou um site onde está organizado um recorte de conteúdos e informações referentes ao CAV e à rede de pesquisa em antropologia visual. Convidamos todo/as a acessarem o site: https://cavantropologiavis.wixsite.com/cavaba.

Além do site, criaram também uma página e um perfil no Facebook, ambos destinados a promover as informações com mais agilidade e amplas possibilidades de compartilhamento na rede brasileira de Antropologia Visual, como proposto na última reunião ampliada do CAV, realizada no IUAES, em Florianópolis. No Facebook priorizasse a divulgação de informações sobre eventos e atividades relacionados a área de Antropologia Visual e ao CAV, além de disponibilizar links para conteúdos que também interessem a área.  

Perfil do Facebook: https://m.facebook.com/cav.aba.52?tsid=0.07451756988983526&source=result

Página do Facebook: https://m.facebook.com/antropologiavisualcav/

Feedbacks, sugestões e críticas são bem vindos e podem ser encaminhados para: cav.antropologiavisual@gmail.com.

 
 
Vibrant
 
 
 

Confira os novos números da Vibrant:

v. 15 n .1 – Janeiro/Abril 2018: The Urban Peripheries – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-1-01-042018/.

v. 15 n .2 – Maio/Agosto 2018: Fighting for Indigenous Lands in Modern Brazil. The reframing of cultures and identities – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-2-05-082018/.

 
 
Novos Debates
 
 
 

Volume 2, Número 2 – http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

 
 
 
in memoriam
 
Falecimento de Beatriz Maria Alasia de Heredia (11/10/2018)
 
 
 

É com imensa tristeza que comunicamos a perda de Beatriz Maria Alásia de Heredia, Associada Efetiva da ABA, membro do Conselho Científico da ABA eleita no ano da 2016, Professora e pesquisadora de Antropologia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, bolsista de produtividade do CNPq nível 1.

Beatriz entrou por concurso na UFRJ em 1979. Foi chefe de departamento, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS. Foi vice-diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE) desde 2012.

Líder de Grupo de Pesquisa Antropologia da Política, desenvolveu pesquisas na área de Campesinato, Antropologia da Política: A Morada da Vida (1979), 2da. ed. 2014; traduzido ao espanhol em 2003; Formas de Dominação e Espaço Social (1989). Diversos artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Publicou livro sobre Antropologia da Política: Política Ambígua (2011) com Moacir Palmeira. Desenvolveu uma longa pesquisa, com outros pesquisadores, sobre os assentamentos de reforma agrária no Brasil, resultando no livro Impactos dos Assentamentos: um estudo sobre o meio rural brasileiro (2004). Coordenou a pesquisa Sociedade e Economia do Agronegócio (2006), Co-coordenou com José Sergio Leite Lopes a pesquisa: Movimentos Sociais e Esfera Pública, que resultou no livro: Movimentos Sociais e esfera pública. O mundo da participação (2014). Professor visitante em diversas universidades brasileiras e em universidades e centros de pesquisa de: França, Argentina, Guatemala e México, também participou de consultorias e assessorias para diversos organismos internacionais.

Nascida na Argentina, em Santa Fé, formada em História, a então Professora Universitária veio ao Brasil em função de expulsão devido a Ditadura aí instalada. Foi acolhida no grupo de pesquisa sobre campesinato no PPGAS do Museu Nacional.

Defensora exemplar dos ideais acadêmicos e dos direitos sociais exerceu com excelência suas pesquisas antropológicas.

A ABA se solidariza aos sentimentos dos familiares, em especial, à sua filha e ao seu filho, dos/as amigos/as e de todos/as os/as colegas do Departamento e da UFRJ.

 
 
 
oportunidades
 
Concursos e Seleções
 
 
  Concurso para Professor na UFT
 

A Universidade Federal do Tocantins – UFT divulga edital de concurso público para Professor. Inscrições: 02 a 21 de outubro de 2018. Informações: http://www.copese.uft.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=289&Itemid=268.

 
 
 
publicações
 
Lançamentos – Livros 2018
 
 
   
 

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; RÉGIS, Kátia e MIRANDA, Shirley Aparecida de (Orgs.) (2018). Educação das Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Curitiba: NEAB-UFPR. (https://www.membros.abpn.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=58)

 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Por uma Frente Progressista do tamanho do Brasil
 
 
 

Manifesto suprapartidário redigido por cidadãos brasileiros que têm o firme intuito de cobrar dos políticos progressistas sua união na defesa da democracia brasileira. Para assinar acesse o site https://www.change.org/p/frenteprogressistadobrasil-gmail-com-por-uma-frente-progressista-do-tamanho-do-brasil.

 
 
Manifesto SBC sobre a classificação dos cursos de graduação do INEP
 
 
 

 
 
Carta aberta sobre o momento político brasileiro
 
 
 

 
 
Nota da SAB – Sociedade de Arqueologia Brasileira sobre a situação política do Brasil
 
 
 

 
 
Carta da SBPC ao Ministro Kassab sobre a revogação do Decreto da Biodiversidade
 
 
 

 
 
Nota de repúdio ao Deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ)
 
 
 

Nota Pública Conjunta das Comissões de Direitos Humanos, órgãos auxiliares e permanentes da gestão dos Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil, que guardam como função precípua a fiel e veraz observância e divulgação, junto à categoria e sociedade, dos princípios consagrados nos direitos humanos e garantias fundamentais, e de outras entidades do campo da Psicologia.
Confira em: http://crpsp.org.br/repudiobolsonaro/.

 
 
Declaración del X Congreso de la Red Latinoamericana de Antropogía Jurídica (RELAJU)
 
 
 
 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support