Informativos

Informativo n° 17/2018 | 11/10/2018

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 17/2018  |  11/10/2018
Faltam 59 dias para a 31ª RBA
 
destaques da ABA
 
31ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA
 
 
 

III Prêmio Heloísa Alberto Torres
Inscrições até 15 de outubro de 2018
Clique aqui para ler o edital.

Lançamento de Livros
Inscrições até 20 de outubro de 2018 https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=513.

Feira de Livros
Inscrições, sujeita a disponibilidade de estande/s, até 12 de novembro de 2018
https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=544

Prêmio Pierre Verger
Abertura: 07 de dezembro de 2018 às 19h
Projeção de filmes, palestra: dias 07, 08 e 09/12/18.
Local: Cine Le Corbusier
Embaixada da França no Brasil
S.E.S Av. das Nações, Quadra 801 – Lote 04 

Hospedagem solidária / Em busca de anfitriões 
Os/as interessados/as em oferecer hospedagem solidária durante a 31ª RBA deverão preencher o Formulário 2 / Para anfitrião: https://goo.gl/forms/3Ln6cozwsbvWNwLT2 até dia 09 de novembro de 2018.
Contato para dúvidas sobre hospedagem solidária: hospedagemsolidaria@abant.org.br.

Informações sobre hospedagens: https://www.31rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=521.

Passagens aéreas com descontos
A 31a Reunião Brasileira de Antropologia negociou descontos especiais com a Lugre Travel Solutions junto às principais companhias aéreas (GOL, AVIANCA e LATAM).

Os participantes do evento terão desconto de 10% sobre as tarifas disponíveis.

Para solicitar sua reserva, clique aqui ou envie um e-mail para lugre@lugretravel.com.br.

Acompanhe as notícias da 31ª RBA através do  e do  da ABA.
Site: http://www.31rba.abant.org.br/.
Dúvidas: 31rba@abant.org.br.

 
 
ABA assina Carta do GT de Demografia dos Povos Indígenas no Brasil ao IBGE
 
 
 

O GT de Demografia dos Povos Indígenas no Brasil durante o XXI Encontro da ABEP elaborou uma carta que será encaminhada à presidência do IBGE com relação às perguntas de identificação étnico-racial.

O documento conta com o apoio da Diretoria da ABEP, ABRASCO e o ISA e ABA – Associação Brasileira de Antropologia.
Carta elaborada pelo GT de Demografia dos Povos Indígenas ao IBGE

 
 
Vibrant
 
 
 

Confira os novos números da Vibrant:

v. 15 n .1 – Janeiro/Abril 2018: The Urban Peripheries – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-1-01-042018/.

v. 15 n .2 – Maio/Agosto 2018: Fighting for Indigenous Lands in Modern Brazil. The reframing of cultures and identities – http://www.vibrant.org.br/lastest-issue-v-15-n-2-05-082018/.

 
 
Novos Debates
 
 
 

Volume 2, Número 2 – http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

 
 
 
in memoriam
 
Falecimento de Francisco Mauro Salzano (28/09/2018)
 
 
 

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Antropologia comunica o falecimento do Professor Doutor Francisco Mauro Salzano, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde graduou em História Natural. Em 1950, tendo doutorado pela Universidade de São Paulo, em 1955. A partir de 1961, tornou-se membro da ABA, durante a reunião realizada em Belo Horizonte.  A partir de então, tornou-se membro de nossa Associação e uma presença constante em nossas reuniões, tendo sido eleito para o Conselho Cientifico da mesma, na famosa reunião de 1974, realizada em Florianópolis. Participou assiduamente de nossos encontros até o final da década de 90. Foi homenageado na cerimônia de abertura da reunião da SBPC, em Porto Alegre, na Pontifícia Universidade Católica, tendo-me cabido a honra de fazer o discurso de saudação. Considerado um dos maiores investigadores de genética do nosso pais (além de um grande reconhecimento internacional), Salzano recebeu as mais importantes honrarias, entre as quais destacamos: Membro Honorário da Royal Anthropological Institute, Grã Bretanha, 1988; Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, 1995, Presidente Honorário da Associacion Latino-americana de Antropología Biológica. Finalmente destacamos o fato da importância que dava à difusão cientifica, produzindo obras acessíveis ao grande público, das quais destacamos “Biologia, Cultura e Evolução”, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e “Você e Sua Herança”, Editora civilização Brasileira.
Roque de Barros Laraia

 
 
 
eventos
 
Eventos no Brasil
 
 
  III Colóquio de Antropologia da UFMT – Pós-Graduação em Campo: pesquisas recentes em Antropologia Social
 

Data: 05 e 06 de novembro de 2018
Local: UFMT
Informações: Cartaz, Programação

 
 
  XI Simpósio Nacional da ABCiber
 

Data: 21 a 24 de novembro de 2018
Local: UFJF, Juiz de Fora
Informações: http://abciber.org.br/simposio2018

 
 
  3º Congresso Internacional Povos Indígenas da América Latina: trajetórias, narrativas e epistemologias plurais, desafios comuns
 

Data: 03 a 05 de julho de 2019
Local: Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF
Informações: www.congressopovosindigenas.net

 
 
Eventos no Exterior
 
 
  VII congresso da Associação Portuguesa de Antropologia – APA
 

Data: 04 a 08 de Junho de 2019
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Lisboa, Portugal
Envio de propostas de painéis: até 05 de outubro de 2018
Divulgação da lista de painéis aprovados: até 29 de Outubro de 2018
Infromações: http://apa2019.apantropologia.org/en/call-for-panels/, secretariado.apantropologia@gmail.com

 
 
 
oportunidades
 
Concursos e Seleções
 
 
  Seleção para Escola de Artes e Ciências da Universidade de Washington em St. Louis/Estados Unidos
 

O Departamento de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Washington University em St. Louis abre seleção para professor assistente na área de Estudos do Caribe, também recebem candidatos com foco em Afro Latino Americanos. Inscrições até 22 de outubro de 2018. Informações: http://aba.abant.org.br/files/20180927_5bad030bac8a7.pdf.

 
 
  Seleção para Professor Associado de Antropologia Universidade de Purdue
 

O Departamento de Antropologia da Universidade de Purdue abre seleção para duas vagas para Professor Associado de Antropologia, com foco na Antropologia de Amanhã. Inscrições a partir de agosto de 2019. Informações: https://www.purdue.edu/ethics/Search_Screen/Faculty_Openings/Liberal_Arts/3914-2018.html.

 
 
Pós-graduação
 
 
  Processo seletivo para Mestrado e Doutorado na PÓS-AFRO/UFBA
 

O Coordenador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos – PÓS-AFRO, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com as exigências do Regimento deste Programa e do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da UFBA, divulga Editais para ingresso no curso de Mestrado e Doutorado. Inscrições prorrogadas até 08 de outubro de 2018. Informações: https://posafro.ufba.br/edital-processo-seletivo-2018-2019-prorrogacao-do-prazo-de-inscricao.

 
 
  Bolsa de pós-doutorado do CeLASSAN/UNILA
 

O Reitor Pro Tempore em exercício da Universidade Federal da Integração Lationo/America, tornar público o processo de seleção de 1 (uma) bolsa de estudos, em nível de Pós-Doutorado, vinculada às atividades do Centro Latino-Americano de Ciência e Tecnologia em Soberania, Segurança e Educação Alimentar e Nutricional da Região Sul (CeLASSAN). Inscrições: 17 de setembro a 15 de outubro de 2018. Informações: Edital.

 
 
  Seleção para Mestrado e Doutorado na PUC-Minas
 

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC Minas. As inscrições podem ser feitas até 09 de novembro de 2018. Informações: http://portal.pucminas.br/pos/cienciassociais/destaques.php.

 
 
 
publicações
 
Chamada para artigos
 
 
  Antropologia Portuguesa
 

A Revista Antropologia Portuguesa divulga chamada de artigos para os próximos volumes (a começar no 36) e convidamos os autores interessados a submeterem textos inéditos para publicação. Informações: http://www.aba.abant.org.br/files/20180927_5baccb4d6946b.pdf.

 
 
  Revista Horizontes Antropológicos
 
A Revista Horizontes Antropológicos, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebe contribuições para seu próximo número, com submissão de artigos aberta até 31 de outubro de 2018. Informações: http://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos.
 
 
  International Indigenous Policy Journal
 

A International Indigenous Policy Journal, periódico de pesquisa relevante de política interativa revisado por pares que aborda questões relativas a povos indígenas em todo o mundo,  abre Chamada Especial para Artigos: O Impacto dos Sistemas de Reservas para o Bem Viver Indígena. Editor convidado: Cristhian Teófilo da Silva, Universidade de Brasília e CIÉRA – Centro Interuniversitário de Estudos e Pesquisas Autóctones da Université Laval. As inscrições devem ser enviadas para revisão até 30 de novembro de 2018. Informações: https://ir.lib.uwo.ca/iipj/special_issue.html.

 
 
  R@U – Revista de Antropologia da UFSCAR
 

A R@U, Revista de Antropologia da UFSCAR, abre chamada para o Dossiê Performance, processos de diferenciação e constituição de sujeitos, organizado por Lorena A. Muniagurria e Iracema Dulley. Prazo para submissão até 31 janeiro de 2019. Interessados podem entrar em contato através do e-mail rau.ppgas@gmail.com. Informações: www.rau.ufscar.br.

 
 
Revistas – Novos números
 
 
   
 

Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas – Vol. 12, n. 2, 2018 – http://periodicos.unb.br/index.php/repam/issue/view/1919/showToc.

 
 
Lançamentos – Livros 2018
 
 
   
 

Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas — CONAQ (2018). Racismo e violência contra quilombos no Brasil. Brasília/DF: Athalaia Gráfica e Editora.

 
 
 
   
 

PERES, Lea Freitas e PASSOS, Mauro (Orgs) (2018). Pierre Sanchis – Religião, cultura e identidades: matrizes e matizes. Rio de Janeiro: Editora Vozes.

 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Advogada Joenia Wapichana será a primeira mulher indígena da história na Câmara dos Deputados e também é considerada a primeira indígena a se formar em direito no país
 
 
 

 
 
Nota de repúdio do nosso departamento em relação a extinção do Ibram e criação da ABRAM
 
 
 

 
 
Carta da IUAES e do WCAA em solidariedade e apoio ao Museu Nacional
 
 
 

 
 
Moção de apoio da SBEnBio ao Museu Nacional e a UFRJ
 
 
 

 
 
Cortes na Ciência extinguirão Institutos de Pesquisa em três anos
 
 
 

Caso a Emenda Constitucional (EC) nº 95/2016 continue em vigor, a previsão é que a maioria dos Institutos Públicos de Pesquisa  sejam extintos em três anos. A projeção é de Ivanil Barbosa, secretário-geral do Fórum Nacional das Entidades Representativas das Carreiras de C&T, que discorreu, nesta segunda-feira (1/10) na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), sobre o quadro dramático do setor, alertando para o iminente colapso das atividades de pesquisa em ciência.

O debate ocorreu durante o seminário  “A crise na Ciência e Tecnologia e as universidades públicas. O que esperar em 2019?” (assista aqui), promovido pelo Sindicato em parceria com a Associação dos Servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ASCON-CNPq). Também estiveram presentes a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e a Associação dos Servidores da Fundação Capes (ASCAPES).

Confira a matéria em: http://www.adunb.org.br/novo/page/467/.

 
 
Moção de repúdio da SBEenBio à BNCC e à reforma do Ensino Médio
 
 
 

 
 
Relatório: Violência contra os Povos Indígenas (Dados de 2017)
 
 
 

 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support