Informativos

Informativo n° 05/2018 | 15/03/2018

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 05/2018  |  15/03/2018
Últimos dias para submissão de resumos em painéis – Até 25/03/18
 
destaques da ABA
 
18º Congresso Mundial IUAES
 
 
 

Submissão de resumos em painéis: prorrogada até 25 de março de 2018! Site:  http://www.iuaes2018.org/site/capa.
Confira o Edital de Monitoria:  http://www.pt.iuaes2018.org/informativo/view?TIPO=&ID_INFORMATIVO=29.
Dúvidas:  secretariat@iuaes2018.org.

 
 
Campanha de desconto – Anuidade 2018
 
 
 

O pagamento com desconto pode ser feito até o dia 30 de abril de 2018. Confira as condições aqui.

 
 
Nota de Pesar pelos assassinatos de Marielle Franco, ativista dos direitos humanos, e Anderson Pedro Gomes na noite de 14 de março de 2018
 
 
 

A Associação Brasileira de Antropologia lamenta o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, mulher negra, militante da causa feminista e dos direitos humanos e do motorista Anderson Pedro Gomes, mortos a tiros no centro do Rio, dentro do carro.  Marielle acabara de participar do evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”.

Marielle em 28 de fevereiro se tornou relatora da Comissão cujo objetivo é fiscalizar o Poder Público, visitar territórios, colher dados, solicitar informações e organizar reuniões sobre a intervenção no Município do Rio de Janeiro. No domingo dia 11 de março ela postou que os moradores de ACARI estavam sendo aterrorizados.

Repudiamos tal ato de violência e manifestamos nosso mais sincero pesar e solidariedade para as famílias, seres queridos, defensores dos direitos humanos e civis e moradores de favelas que Marielle defendia e representava.

De igual modo, expressamos nossa preocupação pela situação envolvendo sua morte e as consequências desse ato para o respeito e garantia dos direitos civis dos cidadãos brasileiros, em especial para todos aqueles que de forma mais ou menos visível e pública advogam pela vigência dos direitos humanos.

Por fim, exigimos a investigação e elucidação do crime.

Brasília, 15 de março de 2018.

Associação Brasileira de Antropologia e sua Comissão de Direitos Humanos

 
 
CARTA ABERTA – Morte do jovem quilombola de Baixa da Linha (BA) revela a violência decorrente da paralização da regularização fundiária no país
 
 
 

A trágica notícia sobre o assassinato do jovem quilombola Edvaldo dos Santos Santos, conhecido carinhosamente por todos como ‘Netinho’, reflete os violentos desdobramentos que decorrem da omissão do Estado brasileiro com relação aos direitos quilombolas.  O seu assassinato no último dia 3 de março de 2018, levou a comunidade a fazer manifestações próxima ao campus da UFRB, que foram reprimidas pela polícia militar.

Edvaldo pertencia à localidade de Baixo da Linha, município de Cruz das Almas, (BA), reconhecida em 2010 como “comunidade remanescentes de quilombos” pela Fundação Cultural Palmares (FCP) (processo n. 1.709 01420.003090/2010-92).  Os assassinatos deste jovem e de outras lideranças quilombolas no País estão inevitavelmente relacionados à paralização dos processos de regularização fundiária das terras quilombolas pelo INCRA, órgão responsável pelos procedimentos de sua titulação.

Para ler a íntegra da Nota clique aqui.

Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Quilombos

 
 
Reunião sobre PCH Santa Mônica
 
 
 

A ABA, representada por sua Presidente – Profa. Lia Zanotta Machado, por seu Secretário Geral – Prof. Cristhian Teófilo da Silva e pela Profa. Mônica Celeida Rabelo Nogueira, representante da ABA na Comissão Permanente dos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais do CNDH, participaram ao lado da Associação Quilombo Kalunga de reunião no dia 06 de março/18, na 6ª CCR/MPF para debater as ameaças aos direitos dos quilombolas diante do projeto de instalação do PCH Santa Mônica incidente no território dos Kalungas.
Confira aqui o ofício da ABA e de seu Comitê Quilombos entregue na ocasião.

 
 
Vibrant
 
 
 

Chamada para o Dossiê “Técnica, poder e transformação” (a sair em Vibrant, vol. 16 nº 2, 08/2019)
O dossiê pretende reunir artigos que, a partir de variadas perspectivas teórico-metodológicas, tomam a técnica como tema ou instrumento heurístico, sempre com base em investimento empírico. Data final de submissão de artigos pelo sistema SciELO: 15 de julho de 2018. Informações:  http://www.vibrant.org.br/chamada-para-o-dossie-tecnica-poder-e-transformacao/.

v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance:  http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.

 
 
Novos Debates
 
 
 

Volume 2, Número 2 –  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

 
 
In Memoriam
 
 
 

Falecimento de Denise Pahl Schaan (03/03/2018)

Faleceu em 03 de março de 2018 a associada efetiva da ABA, Denise Pahl Schaan. Denise era Licenciada em História pela UFRGS (1987), Mestre em História/Arqueologia pela PUC/RS (1996), Ph.D. em Antropologia Social (Arqueologia) pela Universidade de Pittsburgh (2004), realizou estágio pós-doutoral no PPGAS-Museu Nacional do Rio de Janeiro e era Professora na UFPA.
“Denise Schaan se foi …
Como escreveu, a pouco, William Balee “a noticia viajou rapidamente pelo mundo arqueológico, pois  Denise Pahl Schaan foi pesquisadora de grande importância para a Arqueologia da Amazônia e deixou uma assinatura importante na Arqueologia da região como um todo.” Foi presidente da Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), profissional como poucas, trabalhava na Amazônia em muitos lugares: Marajó, Xingu, Tapajós, Serra Leste e tantos mais, reuniu sempre equipes multiprofissionais e internacionais. Era uma liderança importante na Arqueologia e Antropologia no Brasil e no mundo. Escreveu muitos trabalhos os quais possuíam muitas faces, saía do acadêmico e entrava nos paradidáticos com desenvoltura, estando sempre disposta a trabalhar um pouco mais.
Na Universidade Federal do Pará (UFPA) tornou-se docente e, com competência, criou e consolidou em pouco tempo o campo da Arqueologia na Instituição. Conseguiu agregar profissionais e participou ativamente do ousado plano de criar um Programa de Pós-Graduação em Antropologia, dentro da melhor tradição o curso seria de mestrado e doutorado. O Programa nasceu com uma revista que chama-se Amazônica – Revista de Antropologia, que completará dez anos em 2019 e é um periódico que conquistou o respeito do campo. Sua contribuição menos de 10 anos de PPGA foi enorme, muitos foram os profissionais que formou e que nutriam por ela especial carinho. Era gaúcha, mas a Amazônia era seu chão! Ao falar daqui, dizia sentir-se em casa”.
Jane Felipe Beltrão

 
 
 
eventos
 
Eventos no Brasil
 
 
  Jornada Intercultural Brasil-França / Os efeitos do e o pós-estruturalismo: Derrida, Foucault, Deleuze, Guattari, Castoriadis,…
 

Data: 20 e 21 de março de 2018
Local: UFPE, Auditório CFCH
Informações: Cartaz

 
 
  II Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia: Imagens, grafias e suas múltiplas articulações na experiência antropológica
 

Data: 10 a 12 de abril de 2018
LocaL: Unicamp, Campinas/SP
Informações:  https://www.facebook.com/events/1567236403329793/?active_tab=discussion /  lagrimaifch@yahoo.com.br

 
 
  II Congresso Brasileiro de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (II CBEVS)
 

Data: 14 e 16 de maio de 2018
Local: Brasília/DF
Informações:  https://cbevs.weebly.com/

 
 
  X Encontro Anual da ANDHEP
 

Data: 23 a 25 de maio de 2018
Local: Universidade Estadual do Piauí, Teresina/PI
Informações:  http://andhep.org.br/artigo.php?c=240&a=Chamada%20de%20trabalhos

 
 
  II Simpósio de Antropologia da UFPI
 

Data:13 a 15 de junho de 2018
Local: Teresina/PI
Informações:  https://ii-simposio-de-antropologia.webnode.com/

 
 
Eventos no Exterior
 
 
  III Jornadas Intercátedras de Antropología
 

Data: 26 e 27 de abril de 2018
Local: Salvador de Jujuy – Argentina
Informações:  http://www.fhycs.unju.edu.ar/index.php/2016-05-11-13-52-22/iii-jornadas-intercatedras-de-antropologia-fhycs-fce-unju

 
 
  5º Colóquio Internacional ESIAL
 

Data: 24 a 26 de outubro de 2018
Local: Buenos Aires – Argentina
Informações:  https://mailchi.mp/a9f73a6a8017/convocatoria-de-ponencias-5-coloquio-internacional-esial?e=8cef6da015

 
 
 
oportunidades
 
Concursos e seleções
 
 
  Concurso para Professor na UNILAB
 

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), divulga a abertura do processo seletivo para cinco vagas – sendo três vagas na área de Antropologia – para professor efetivo no Instituto de Humanidades e Letras (IHL). Inscrições: 05 a 29 de março de 2018. Informações:  http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2018/03/Edital-010.2018-IHL-CE-5-setores.pdf.

 
 
  Concurso para Professor na UFU
 

A Universidade Federal de Uberlândia divulga o concurso público para preenchimento de vaga de Professor no Instituto de Ciências Sociais. Inscrições: 22 de março a 05 de abril de 2018. Informações:  https://www.sistemas.dirps.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/731.

 
 
 
publicações
 
Chamada para artigos
 
 
  Revista Vivência
 

A Vivência, Revista de Antropologia (DAN/PPGAS/UFRN), divulga chamada de artigos para o dossiê “ETNOGRAFIA, MAPAS E O FAZER ANTROPOLÓGICO”, a ser publicado na edição do primeiro semestre de 2018. Os autores devem submeter seus textos, seguindo normas do periódico, por meio do portal  http://periodicos.ufrn.br/vivencia até o dia 31 de março de 2018. Informações:  vivenciareant@yahoo.com.br /  http://www.periodicos.ufrn.br/vivencia/information/authors.

 
 
Lançamentos – Livros ABA
 
 
   
 

E-Book
Mineração, Violências e Resistências: um campo aberto á produção de conhecimento no Brasil

Organizadora: Andréa Zhouri
Clique aqui para visualizar em PDF

 
 
Lançamentos – Livros 2018
 
 
   
 

CASTRO, Rosana; ENGEL, Cintia; MARTINS, Raysa (Orgs.) (2018). Antropologias, saúde e contextos de crise. Brasília: Sobrescrita. ( https://iiras2017.wixsite.com/iiras2017/e-book)

 
 
   
 

PEREZ, Léa Freitas (2018). Festas e viajantes em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Editora da UFMG.

 
 
Lançamentos – Livros 2017
 
 
   
 

BRITO, Celso de (2017). A roda do Mundo: a Capoeira Angola em tempos de globalização. Curitiba: Editora Apris.

 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Corte IDH condena Brasil por violar direitos do povo indígena Xucuru
 
 
 

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) condenou o Brasil por violar o direito à propriedade coletiva do povo indígena Xucuru devido à lentidão do processo judicial para devolver-lhe suas terras.

Leia aqui o Comunicado da Corte IDH.

 
 
É ilícita prova de aborto obtida por denúncia de médico, diz TJ-SP
 
 
 

São ilícitas as provas obtidas mediante violação de sigilo médico, por profissional que denuncia caso de aborto. Com esse entendimento e por maioria de votos, a 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo trancou ação contra uma mulher de 21 anos que foi denunciada com base em relatos da própria médica que a atendeu em um hospital público.

 
 
Maia quer pautar nova Lei do Licenciamento Ambiental
 
 
 

 
 
Direitos patrimoniais indígenas e quilombolas no Brasil
 
 
 

O Encontro com a História de fevereiro se dedicou em discutir os direitos patrimoniais, indígenas e quilombolas ao longo dos 30 anos da Assembleia Nacional Constituinte de 1988. A mesa de debate, que aconteceu no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

 
 
Consulta Pública – Declaração de Interesse Público
 
 
 

Confira a Consulta pública realizada pelo Ibram- Instituto brasileiro de Museus, sobre a declaração de interesse público de acervos e coleções:  http://www.museus.gov.br/consulta-publica-declaracao-de-interesse-publico/.

 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (55) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support