Informativos

Informativo n° 21/2017 | 21/12/2017

 
 
 
Acompanhe a ABA em suas redes sociais 
 
Informativo n° 21/2017  |  21/12/2017
ABA divulga os painéis do Congresso da IUAES
 
destaques da ABA
 
Mensagem de Boas Festas
 
 
 

Desejamos um Natal de confraternização e que o ano de 2018 renove as esperanças de cada um/a de nós. Boas Festas!
Aproveitamos para agradecer o empenho de todos/as que colaboram com a ABA e viabilizaram o trabalho da Gestão Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017/2018).
Diretoria da ABA

 
 
Recesso de final de ano
 
 
 

Comunicamos que a Secretaria Administrativa da ABA estará de recesso coletivo entre os dias 23 de dezembro de 2017 e 01 de janeiro de 2018. Portanto, as atividades serão retomadas no primeiro dia útil do ano (02 de janeiro de 2018).

 
 
18º Congresso Mundial IUAES
 
 
 

Confira a lista dos painéis que farão parte da programação do Congresso:

Painéis fechados:  http://www.inscricoes.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=539.
Painéis abertos:  http://www.inscricoes.iuaes2018.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=540.

 
 
Moción de la Asociación brasilera de antropología/ABA, presentada en la asamblea de la XII Reunión de Antropología del Mercosur/RAM, Posadas (Argentina), 7 de diciembre de 2017
 
 
 

 
 
ABA apoia a Nota dos atingidos pelo empreendimento Minerário Minas-Rio
 
 
 

A ABA apoia Nota da REAJA – Rede de Articulação e Justiça Ambiental do Projeto Minas-Rio.
Demanda-se que o processo de licenciamento da Etapa 3 do Projeto de Expansão da Mina do Sapo, da Anglo Americana Minério de Ferro Brasil S.A. seja retirado de pauta de  votação “deixada” para a última reunião do ano, dia 22 de dezembro de 2017  para que todas as pendências de informações, estudos, controle ambiental e condicionantes sejam devidamente sanadas. O empreendimento da Mineradora Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A desde a sua concepção vem ameaçando os modos de vida de inúmeros grupos tradicionais e impacta remanescentes de alto valor ecológico pertences ao Bioma Mata Atlântica. A Nota conta com inúmeras adesões institucionais e pessoais e está aberta para mais adesões a serem enviadas para o e-mail  anaflaviam.santos@gmail.com ou  reajacmd@gmail.com.
Veja a nota na íntegra aqui e confira aqui a síntese do estudo produzido por pesquisadores do GESTA/UFMG e PoEMAS/UFJF.

 
 
Comunidades Quilombolas | Um relatório que identifica as principais violações de direitos humanos em comunidades quilombolas do Brasil
 
 
 

O relatório contou com a participação da ABA para sua elaboração, através de Mônica Celeida Rabelo Nogueira (UnB) que representa a Associação na Comissão Permanente dos Direitos dos Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais – CNDH.

No relatório as principais violações de direitos humanos em comunidades quilombolas do Brasil são identificadas e são apresentadas recomendações com propostas de ações para prevenção, defesa e reparação desses direitos violados. Esta é a essência do “Relatório final – Violações de direitos humanos das comunidades quilombolas no Brasil”, aprovado pelo CNDH.

O relatório, produzido pelo Grupo de Trabalho Direitos dos Povos e Comunidades Quilombolas do CNDH, resulta de visitas in loco a três territórios quilombolas do país, com o objetivo de verificar os fatores de violações de direitos humanos nas áreas e realizar reuniões com autoridades responsáveis pela titulação e pela garantia de políticas públicas no território: Brejo dos Crioulos (MG); Alcântara (MA) e Santarém (PA).

“Os casos relativos a esses territórios foram considerados emblemáticos porque representam uma diversidade de situações de violação de direitos comuns às comunidades quilombolas do país. Assim, as missões proporcionaram a elaboração de um quadro geral sobre a problemática e o embasamento para recomendações em nível nacional”, explica o documento.

Acesse aqui o relatório na íntegra:  http://bit.ly/2AQPOFb.

 
 
Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA na RAM
 
 
 

O professor Stephen Grant Baines (DAN/UnB) representou o Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA, na XII Reunión de Antropología del Mercosur “Experiencias Etnográficas: Desafíos Y Acciones para el siglo XXI” (RAM), entre 04 e 07 de dezembro, em Posadas – Misiones – Argentina, como coordenador do Grupo de Trabalho 42 “Pueblos Indígenas en el ámbito del Mercosur: Estados, fronteras, etnicidades, nacionalidad y transnacionalidad”, como debatedor no mesmo GT, e como expositor apresentando o trabalho “Pueblos Indígenas en fronteras internacionales: indianidad, nacionalidad y transnacionalidad”; e como expositor na Mesa Redonda 21 “Pueblos indígenas, processos de expansión del capital y procesos  de transición: transformaciones y conflictos”, apresentando o trabalho, “Povos indígenas e processos de expansão do capital: a violação dos direitos e estratégias de resistência”. Além disso, participou como debatedor na apresentação do filme “Más allá del Rio das Mortes” de 1956, no I Simpósio Internacional de Antropologia dos Processos de Patrimonialização no Mercosul, coordenada pela professora Emérita Ana Maria Gorosito Kramer, coordenadora deste simpósio.

 
 
Relato da entrega dos livros da Coleção Lideranças Tradicionais da ABA nas aldeias Tembé Tenetehara: Jeju e Areal
 
 
 

 
 
Pesquisa Global sobre Antropólogos
 
 
 

O Conselho Mundial de Associações Antropológicas (WCAA), do qual a ABA é membro fundador, está realizando uma pesquisa global sobre práticas antropológicas. Convidamos aos associados da ABA a responder as perguntas da pesquisa a partir do link  https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7  
Num esforço de ampliar o acesso, a WCAA forneceu a pesquisa em inglês e espanhol. As perguntas são bastante simples e não devem demorar mais de 10 minutos. A pesquisa está aberta até 31 de janeiro de 2018. Obrigado antecipadamente por participar desta pesquisa que busca ter um perfil global da atuação na nossa disciplina.

 
 
Comissão da IUAES liderada por associado da ABA
 
 
 

Aprovada a proposta de uma Comissão de Esporte na IUAES. A nova Comissão é liderada por Luiz Fernando Rojo (UFF) e é integrada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

 
 
Encontro da WCAA
 
 
 

A WCAA realizará sua reunião bienal em Florianópolis, a partir do dia 12 de julho de 2018, e devem comparecer mais de 30 Presidentes de Associações Nacionais de Antropologia. O encontro está sendo apoiado financeiramente pela Wenner Gren e pelo antropólogo Gordon Mathews, que fez uma doação a WCAA para auxiliar no deslocamento de delegados de Associações que não dispõem de fundos.
Não deixe de responder ao questionário:  https://www.surveymonkey.com/r/6NWPRG7

 
 
WUA tem Constituição
 
 
 

O Comitê de Revisão das Diretrizes e Regras Operacionais e da Constituição da WAU (World Anthropological Union) completaram seu trabalho. A Constituição da WAU e as Diretrizes e Regras Operacionais estão agora em vigor e substituirão os presentes Estatutos da IUAES e a Constituição da WCAA. Automaticamente, todos os membros da IUAES e da WCAA passaram a pertencer também à nova WAU.

 
 
Fusão ISSC e ICS
 
 
 

O Conselho Internacional para a Ciência (International Council for Science) e o Conselho Internacional de Ciências Sociais (International Social Science Council), dos quais o IUAES e a WCAA são membros, decidiram fundir e formar um único conselho global em 2018. Leia mais:  http://www.worldsocialscience.org/2017/10/worlds-leading-bodies-social-natural-sciences-agree-merge-2018-forming-international-science-council-serve-global-voice-science/.

 
 
Vibrant
 
 
 

v. 14, n. 2/Maio-Agosto 2017: Mining, violence and resistance:  http://www.vibrant.org.br/new-issue-volume-14-number-2/.

 
 
Novos Debates
 
 
 

Volume 2, Número 2 –  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

 
 
 
prêmios
 
Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais
 
 
 

A iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), tem como objetivo reconhecer boas práticas presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) no Brasil.  Inscrições até 20 de fevereiro de 2018. Informações:  http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4328/premiacao-reconhece-boas-praticas-de-salvaguarda-de-sistemas-agricolas-tradicionais.

 
 
 
publicações
 
Chamada para artigos
 
 
  Revista Tessituras
  Tessituras, Revista de Antropologia e Arqueologia, divulga chamada de artigos para o Dossiê: Casa, corporalidade e gênero em contextos camponeses e de povos tradicionais (organizado por Graziele Dainese, Ana Carneiro e Renata Menasche). Submissões até 31 de março de 2018. Informações:  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/announcement/view/163.
 
 
  Revista ACENO
 

ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste divulga chamada de artigos para o Dossiê: “Parentalidades, conjugalidades e gênero”. Submissões até 30 de abril de 2018. Informações:  http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.

 
 
  Revista Périplos
  Périplos, Revista de Pesquisa sobre Migrações, divulga chamada de artigos para o Dossiê: Fronteiras internacionais e migração indígena na América do Sul: estudos de caso e questões compartilhadas. A apresentação dos artigos deve ser feita até 29 de junho de 2018. Informações:  http://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/announcement/view/536.
 
 
  Revista Anais da Academia Brasileira de Ciências
  A revista Anais da Academia Brasileira de Ciências divulga a chamada de artigos de Antropologia e da área de ciências humanas de modo geral. Informações:  http://www.scielo.br/revistas/aabc/iinstruc.htm.
 
 
Revistas – Novos números
 
 
   
  Anuário Antropológico, Revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB) – Vol. 42 n. 1 –  http://www.dan.unb.br/anuarioantropologico-sumarios/165-anuario-antropologico-vol-42-n-1-julho-2017.
 
 
   
  Interethnic@, Revista de estudos em relações interétnicas – v. 20, n. 1, nov./dez. 2017, Dossiê “Estados, territórios e autodeterminação indígena na América Latina”, organizado pela Profª Sandra Nascimento –  http://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/issue/view/1802/showToc.
 
 
   
  Tessituras, Revista de Antropologia e Arqueologia – v. 5, n. 1 (2017), Dossiê Saberes e territorialidades marítimo-costeiras: estudos e perspectivas antropológicas (organizado por Gianpaolo Knoller Adomilli e Rogério Reus Gonçalves da Rosa) –  https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras.
 
 
 
notícias da mídia/outras
 
Manifestação da SBPC sobre os acontecimentos na UFMG
 
 
 

 
 
Manifestação do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena da UFAM sobre a implantação do futuro Campus da UFAM em São Gabriel da Cachoeira
 
 
 

 
 
Atenção: As ideias, opiniões e informações expostas no informativo e nas redes sociais da ABA são de responsabilidade dos seus autores e autoras, não refletindo, necessariamente a opinião ou posição da ABA.

Associação Brasileira de Antropologia
Direitos Humanos e Antropologia em Ação (2017-2018)

Presidente Lia Zanotta Machado (UnB)

Vice-Presidente Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE)
Secretário Geral Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)

Secretária Adjunta Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF)
Tesoureiro Geral Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB)
Tesoureira Adjunta Rozeli Maria Porto (UFRN) 

Diretores/as
Fabio Mura (UFPB)
Regina Facchini (Unicamp)
Lorenzo Macagno (UFPR)
Claudia Turra Magni (UFPEL)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.842-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support