Notícias/Lixo

separador

A ABA está desenvolvendo em parceria com a Fundação Ford, o Projeto de identificação e delimitação de territórios Quilobolas no Brasil.
 http://www.fordfound.org/;
Relatório narrativo – Janeiro a dezembro de 2011;
Relatório narrativo – Novembro de 2011 a outubro de 2012.

separador

Projeto ABA/MDA
TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS NO BRASIL
Este projeto assinado em novembro de 2004 pela Associação Brasileira de antropologia em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário intitula-se /Prêmio ABA/MDA Territórios Quilombolas com i/nício de 30 NOV 2004 e término: 30 DEZ 2005. O Concurso para a outorga do Prêmio ABA/MDA, destina-se a consolidar e aprofundar a discussão teórico-metodológica do campo antropológico voltado ao estudo de populações remanescentes de quilombos e terras de quilombos no país, objeto esse de interesse para o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da cidadania e de inserção política de grupos sociais marginalizados. A partir de um conhecimento acadêmico engajado, este componente visa contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas de inclusão social, direcionadas à demarcação de terras remanescentes de quilombos. O objetivo principal é premiar os cinco melhores trabalhos de pesquisa em nível de pós-graduação /stricto sensu/ (mestrado e doutorado) voltados à temática /Territórios Quilombolas/. O Prêmio ABA/MDA /Territórios Quilombolas/ destina-se a consolidar e aprofundar a discussão teórico-metodológica do campo antropológico voltado ao estudo de populações remanescentes de quilombos e terras de quilombos no país, objeto esse de interesse para o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da cidadania e de inserção política de grupos sociais marginalizados.

separador

Parceria ABA e Fundação Ford
A ABA desenvolveu em 2003, em parceria com a Fundação Ford, o projeto Direitos Humanos e Cidadania: a contribuição dos antropólogos.
 http://www.fordfound.org/;
Relatório de atividades – Janeiro a Julho de 2003;
Relatório de atividades – Agosto a Dezembro de 2003.

separador

Parceria ABA e CAPES 
Desenvolvimento da pesquisa: FORMAÇÃO ACADÊMICA, PESQUISA E MERCADO DE TRABALHO EM ANTROPOLOGIA, que tem por objetivo elaborar uma radiografia acadêmica e profissional da Antropologia Brasileira em nível de pós-graduação.  
 http://www.capes.gov.br.

separador

Convênio entre a ABA e a Escola Superior do Ministério Público da União
O objetivo deste convênio, firmado no dia 12 de novembro de 2002, é proporcionar aos Membros e Servidores do Ministério Público da União, o aperfeiçoamento cultural e profissional, por meio do desenvolvimento de projetos e programas de pesquisas na área jurídica e antropológica de ensino e extensão, com a promoção ou realização de cursos, seminários, outras modalidades de estudos e pesquisas, tais como, troca de informações com a difusão de conhecimentos de interesses comuns por meio de materiais impressos, áudio–visuais, digitais. 
 http://www.esmpu.gov.br/inicial.html

separador

Perícia antropológica e a defesa dos direitos socioculturais
ABA participa de Curso de Aperfeiçoamento: “Perícia antropológica e a defesa dos direitos socioculturais”, oferecido em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU, nos dias 23 e 24 de novembro de 2009. Ver programação

separador

Convênio entre a ABA e a Procuradoria Geral da República
Este convênio, firmado no dia 24 de abril de 2001, tem por objetivo a colaboração a que se propõe a Associação e a Procuradoria na realização de estudos, pesquisas e elaboração de laudos antropológicos periciais, que permitam subsidiar e apoiar tecnicamente os trabalhos judiciais e extrajudiciais do Ministério Público Federal, em questões que envolvam direitos e interesses de populações indígenas, remanescentes de comunidades de quilombos, grupos étnicos, minorias e outros assuntos referentes às atribuições do Ministério Público Federal, seja como defensor dos direitos e interesses referidos, seja na qualidade de custos legis. 
 http://www.pgr.mpf.gov.br

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support