Informativos

Informativo n° 26/2016 | 22/12/2016

 
 
 
  Informativo n° 26/2016  |  22/12/2016
Convite para a Posse da Nova Diretoria –
Gestão 2017/2018
 
destaques da ABA
 
Agradecimento/ Mensagem de Final de Ano
0
0
 

O tempo presente não nos permite vislumbrar muitas luzes, mas por isso mesmo queremos apresentar nossos mais sinceros agradecimentos aos/as associados/as que conosco colaboraram ao longo dos dois anos de nossa gestão (2015/2016) quando as Políticas da Antropologia se mostraram mais do que nunca importantes e pertinentes ao seu tempo. Só pudemos atravessar esse período com o apoio de muitos, o que tornou possível e suportável o trabalho quotidiano da Associação. Sem a solidariedade e a experiência de muitos/as colegas nosso trabalho não se concretizaria. Muitas foram as surpresas que nos deixaram estupefatos para enfrentar as batalhas que compõem o cenário social, político e científico do país, e nos instavam a tomarmos posição.

De positivo, vemos uma coletividade antropológica mais cônscia dos desafios que enfrenta a todo tempo e dos perigos que se corre ao fazê-lo. O senso de união, a dedicação e a pró-atividade de muitos tornou também possível uma 30ª Reunião Brasileira de Antropologia em conjuntura de total incerteza, e ainda assim com bons resultados. Os anais estão online, como já noticiado, e esse trabalho está, portanto, plenamente cumprido.

Destarte, todos os embates e ataques seja aos direitos humanos de modo mais amplo seja às próprias bases da coletividade acadêmica, que nos puseram à prova, mostraram o quanto mesmo com parcos meios temos muito construído e acumulado; assim como teremos muito a construir, em especial junto a uma geração que não viveu os tempos sombrios dos anos 1960-1980. Esperamos, pois, que consigamos manter a resiliência, o empenho na pesquisa e a disposição para a pronta ação, como atitudes para os anos vindouros.

Almejamos que a Diretoria que assume em janeiro conte com um muito maior número de colaboradores nos próximos dois anos (2017/2018), para que a agência da ABA possa se manter e com isso fortalecer o compromisso que temos com nossos interlocutores, cujos direitos e vidas neste momento estão ameaçados. Que trabalhemos todos juntos com os que nos sucedem na defesa do que construímos, nós, membros que somos, da coletividade de produtores intelectuais atuantes no Brasil, especialmente aqueles de nós vinculados às universidades. Sem dúvida, a intensificação da pesquisa sobre fenômenos que nos atingem em cheio, o debate acadêmico livre e intelectualmente qualificado e a percepção de que os ativismos de diversas naturezas podem se somar, são lanternas a apontar os passos a seguir.

Apesar das dificuldades, presentes no sombrio horizonte, esperamos que todos/as continuem, mais do que nunca, trabalhando em favor da Antropologia. Que 2017 traga realizações, que as festividades de Natal e de Ano Novo nos aliviem e “empoderem” para tentar caminhos de luz e harmonia. Desejamos a todos/as que o futuro seja melhor que ontem, que o penoso 2016 ao se retirar da cena, não leve consigo nossa disposição de reagir, de reinventar, de construir novas políticas para a antropologia adequadas aos enfrentamentos do presente, e mirando horizontes futuros.

Diretoria da ABA – Gestão Políticas da Antropologia (gestão 2015/2016)

0
0
Recesso de final de ano
0
0
 

O recesso coletivo da Secretaria Administrativa da ABA será de 24 de dezembro de 2016 a 01 de janeiro de 2017. Portanto, as atividades serão retomadas no primeiro dia útil do ano (02 de janeiro de 2017).

0
0
Convite para Posse da Diretoria da ABA – Gestão 2017/2018
0
0
 

A Associação Brasileira de Antropologia tem a honra de convidar V.Sa para a cerimônia de posse da Diretoria eleita na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, a se realizar no dia 18 de janeiro de 2017, às 19h, no Auditório do Instituto de Ciências Sociais, Prédio do ICS, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, Asa Norte, Brasília/DF.

Clique aqui ou na imagem para visualizar o convite

0
0
Finalizada a primeira etapa de sistematização e digitalização do acervo da ABA no Arquivo Edgard Leuenroth – UNICAMP
0
0
 

O acervo documental da ABA, confiado ao Arquivo Edgard Leuenroth (AEL-UNICAMP –  http://www.ael.ifch.unicamp.br/), passa por um processo de reorganização e de digitalização, visando facilitar o seu acesso a pesquisadores interessados na História da Antropologia e em História Indígena no Brasil. Até esse momento, foram reorganizadas e digitalizadas as seções referentes a grandes projetos de desenvolvimento dos anos 1970-1980. Ao todo, são 510 conjuntos documentais de processos ocorridos sobretudo nas décadas citadas, auge da ditadura militar, com dezenas de páginas cada, já tratados e alocados em 61 pastas: um conjunto composto de correspondências, mapas, textos, relatórios etnográficos, pareceres expedidos, atas de reuniões e recortes de jornais reunidos ou criados pela ABA para acompanhar as tensões entre o Estado Brasileiro e os povos indígenas. O material ainda não está disponível para consulta ampla já que ainda se acha em organização. Trata-se da conclusão da primeira etapa do esforço de organização do arquivo institucional completo da ABA. A iniciativa é parte do projeto FAPESP “Constituindo arquivos: a produção da memória para a história da antropologia através do colecionismo de Nimuendaju e Fagg”, coordenado pelo professor do Departamento de Antropologia da Unicamp Christiano Key Tambascia, com participação dos pesquisadores Amanda Gonçalves Serafim, Marcos Pedro Magalhães Rosa e Thais Farias Lassali.

0
0
ABA se disponibiliza ao IBGE para contribuir na discussão sobre as questões étnicas no processo de elaboração do Censo de 2020
0
0
 

0
0
ABA assina Nota conjunta de repúdio à proposta do Governo Temer para retirar direitos dos Povos Indígenas sobre suas Terras
0
0
 

As organizações e grupos abaixo assinados, em apoio aos povos indígenas do Brasil, manifestam repúdio à minuta de “Proposta de regulamentação da demarcação de terras indígenas” que, somada a outras medidas de retrocessos de direitos constitucionais em diversas áreas sociais, estão sendo impostas pelo atual governo à sociedade brasileira à revelia da lei, de maneira atropelada, autoritária e ilegítima.

0
0
ABA assina Nota de Repúdio ao substitutivo do Deputado Mauro Pereira ao Projeto de Lei n.º 3.729/2004 – Licenciamento Ambiental
0
0
 

A Nota qualifica como um grave retrocesso ambiental projeto ruralista que pode ser votado.
Leia aqui a íntegra da Nota.

0
0
Declaração sobre a proteção e salvaguarda do Patrimônio Cultural nas Américas e no Caribe
0
0
 

Leia aqui o Histórico relativo ao processo de construção dos debates, articulação e parceria entre países, associações e instituições.
Para ler a Declaração clique aqui.

0
0
Reunião do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus
0
0
 

Na última reunião realizada, nos dias 30/11 e 02/12/2016, o Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus discutiu as pautas do Fórum Nacional de Museus em Porto Alegre 2017. As deliberações foram as seguintes:
Adiamento do encontro do Fórum, tendo em vista as mudanças no Ministério da Cultura e a falta de recursos do Governo – e apesar dos diversos conselheiros terem proposto a realização do Fórum de forma solidaria na cidade do Rio de Janeiro em 2016;
O  Fórum terá como tema  “A recomendação da Unesco sobre Museus e Coleções”, conforme recomendado e aprovado em 2015;
A Delimitação dos temas para a  IV Conferência Nacional de Cultura que se realizará em 2017, referente as questões das área da memória e dos museus;
A aprovação da moção sobre a Secretaria de Cultura do RJ contra o desmantelamento, como também em solidariedade ao IPHAN em relação à interferência do governo na aprovação dos projetos daquele órgão do Patrimônio.
As demais pautas foram as seguintes:
1. Portaria MinC nº 319/2016, com a  designação de novos membros para este Comitê;
2. Reflexão sobre o papel do Sistema Brasileiro de Museus;
3. Recomendação da UNESCO para a proteção e promoção dos museus e coleções;
4. Declaração da Cidade de Salvador, 2007;
5. Moção e Recomendações aprovadas;
6. Documento produzido pelo Colegiado por conta da IV Conferência Nacional de Cultura.
Vale alertar que os pontos de Memória do Museu da Maré e do Museu do Horto, ambos na cidade do RJ, tem pedidos junto ao IBRAM de serem declarados de interesse e correm o risco de serem despejados.

0
0
Reunião do FCHSSA com Jailson Bittencourt – SEPED/MCTIC
0
0
 

Leia aqui o Relato da reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais  Aplicadas com o Prof. Jailson Bittencourt Andrade, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC.

0
0
Novos Debates
0
0
 

Confira o Volume 2, Número 2 no link:  http://novosdebates.abant.org.br/images/pdf/v2n2.pdf.

0
0
Vibrant Volume 13, Number 1 – Ageing and Anthropology
0
0
 

Editor: Peter Fry / Co Editora: Carmen Rial

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-13-n-1-01-062016/.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

I Colóquio Internacional: Religiões ontem e hoje – Abordagens antropológicas e psicanalíticas
Data: 11 a 14 de abril de 2017
Local: Universidade  Federal do Maranhão – UFMA
Informações:  http://www.religioesontemehoje.com

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado na UFRRJ
O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro divulga a abertura do processo seletivo para Mestrado. Inscrições: 02 a 16 de janeiro de 2017. Informações:  http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgcs/2016/11/10/edital-de-selecao-para-o-mestrado-em-ciencias-sociaisufrrj/.

0
0
 
publicações
 
Revistas – Novos números
0
0
 

Revista Iluminuras – volume 17, nº 42 (2016), Antropologia das relações humano-animal: paisagens simbólico-práticas de coexistência, Revista Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS –  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/issue/view/2971.

0
0
Lançamentos – Livros 2016
0
0
 

PATRICIO, Luciane (2016). Falar, ouvir, escutar e responder: modos e sentidos da participação em Conselhos Comunitários de Segurança. Rio de Janeiro: Consequência Editora.

0
0
 

VAILATI, Alex; GODIO Matias e RIAL, Carmen (Orgs.) (2016). Antropologia Visual na Pratica. Florianópolis: Cultura e Barbarie. ( http://media.wix.com/ugd/0d9be0_840a491a713340fdb23c3ab6d75df840.pdf)

0
0
Outras publicações
0
0
 

Informe mundial sobre ciencias sociales – Cambios ambientales globales

A UNESCO, o Conselho Internacional de Ciências Sociais e o CLACSO apresentam o Relatório Mundial sobre ciências sociais / Mudanças ambientais globais, agora em sua tradução para o espanhol.
Confira no link  http://www.clacso.org.ar/libreria-latinoamericana/contador/sumar_pdf.php?id_libro=1200.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Manifestação da ABRASCO ao IBGE sobre demografia dos Povos Indígenas – Censo 2020
0
0
 

0
0
Manifestação da FEPARQ de repúdio ao Projeto de Lei do Senado Nº 146/2007
0
0
 

0
0
Manifestação do Conselho da SBF
0
0
 

O Conselho da Sociedade Brasileira de Física – SBF, reunido em 25 de novembro de 2016, considera seu dever como órgão máximo da SBF manifestar-se publicamente em relação à grave situação do país, em particular nas áreas de ciência e tecnologia e de educação. A SBF é atualmente a maior sociedade científica do Brasil, com cerca de 13.000 associados entre pesquisadores, professores e estudantes de física.

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support