Informativos

Informativo n° 19/2016 | 25/08/2016

 
 
 
  Divulgação das Moções aprovadas na 30ª RBA
Informativo n° 19/2016  |  25/08/2016
 
destaques da ABA
 
Moções aprovadas durante a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia
0
0
 

As moções a seguir foram aprovadas na Assembleia Geral Ordinária, no encerramento da RBA:

  1. Moção pela garantia dos direitos assegurados aos Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais. Leia aqui a íntegra da moção.
  2. Moção contra o desmonte do aparato de governo que assegura a proteção aos Povos Indígenas, às Comunidades dos Quilombos e aos Povos e Comunidades Tradicionais e seus modos de vida. Leia aqui a íntegra da moção.
  3. Moção pela garantia dos direitos dos Povos Indígenas, Comunidades dos Quilombos e Povos e Comunidades Tradicionais em processos de licenciamento ambiental de obras e empreendimentos que lhes afetam. Leia aqui a íntegra da moção.
  4. Moção contra a CPI FUNAI e INCRA e pelo reconhecimento e respeito às contribuições do Antropólogo e da Antropologia. Leia aqui a íntegra da moção.
  5. Moção desastre ambiental Mariana. Leia aqui a íntegra da moção.
  6. Moção de repúdio ao contexto de ameaças e constrangimentos ao exercício profissional antropológico. Leia aqui a íntegra da moção.
  7. Moção de apoio ao retorno imediato do MCTI e pela Ética na Ciência na construção da democracia. Leia aqui a íntegra da moção.
  8. Moção de repúdio ao projeto Escola sem Partido. Leia aqui a íntegra da moção.
  9. Moção em repúdio a Lei n.º 16.260. Leia aqui a íntegra da moção.
  10. Moção em repúdio ao nepotismo e o uso de critérios exclusivamente políticos para a alocação de cargos. Leia aqui a íntegra da moção.
  11. Moção da ABA ao CNPq em defesa da manutenção das bolsas de Produtividade. Leia aqui a íntegra da moção.
  12. Moção em defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito no Brasil. Leia aqui a íntegra da moção.

Informamos que a Moção de repúdio ao contexto de ameaças e constrangimentos ao exercício profissional antropológico surgiu de uma Nota do Comitê Inserção Profissional do Antropólogo (a) da ABA e do Coletivo de Profissionais em Antropologia (aPROA). Clique aqui para ler a Nota.

0
0
Resultado das Eleições para Diretoria, Conselho Científico e Conselho Fiscal
0
0
 

A única chapa para Diretoria, intitulada Direitos Humanos e Antropologia em Ação, composta dos/as associados/as efetivos/as: Lia Zanotta Machado (UnB) / Presidente; Antonio Carlos Motta de Lima (UFPE) / Vice-Presidente; Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB) / Secretário; Eliane Cantarino O’Dwyer (UFF) / Secretária Adjunta; Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos (DAN/UnB) / Tesoureiro; Rozeli Maria Porto (UFRN) / Tesoureira Adjunta; Claudia Turra Magni (UFPEL) / Diretora; Fabio Mura (UFPB) / Diretor; Regina Facchini (Unicamp) / Diretora e Lorenzo Macagno (UFPR) / Diretor, foi eleita, tendo recebido 235 votos. Registraram-se 12 votos em branco, totalizando a votação para Diretoria com 247 votos. Os candidatos inscritos para compor as três vagas do Conselho Fiscal foram: José do Nascimento Junior (Museu do Meio Ambiente/JBRJ); Marcos Antonio Braga de Freitas (UFRR); Maria Filomena Gregori (Unicamp); Renata de Castro Menezes (MN/UFRJ) e Rita de Cássia Maria Neves (UFRN). Os três associados eleitos para o Conselho Fiscal foram: Maria Filomena Gregori (Unicamp), com 182 votos; Renata de Castro Menezes (MN/UFRJ), com 174 votos e Rita de Cássia Maria Neves (UFRN), com 173 votos. A posição de votos dos demais candidatos foi a seguinte: José do Nascimento Junior (Museu do Meio Ambiente/JBRJ), com 65 votos e Marcos Antonio Braga de Freitas (UFRR), com 63 votos. Registraram-se ainda 69 votos em branco. Os candidatos inscritos para compor as cinco vagas renováveis do Conselho Científico foram: Aderval Costa Filho (UFMG); Beatriz Maria Alasia de Heredia (IFCS/UFRJ); Camilo Braz (UFG); Denise Fagundes Jardim (UFRGS); Estevão Rafael Fernandes (UNIR); Patricia Birman (UERJ); Raymundo Heraldo Maués (UFPA); Silvana de Souza Nascimento (USP) e Wagner Xavier de Camargo (UFSCar). Os cinco associados eleitos para o Conselho Científico foram: Patricia Birman (UERJ), com 178 votos; Denise Fagundes Jardim (UFRGS), com 154 votos; Beatriz Maria Alasia de Heredia (IFCS/UFRJ), com 147 votos; Raymundo Heraldo Maués (UFPA), com 133 votos e Silvana de Souza Nascimento (USP), com 124 votos. A posição de votos dos demais candidatos foi a seguinte: Camilo Braz (UFG), com 120 votos; Aderval Costa Filho (UFMG), com 83 votos; Estevão Rafael Fernandes (UNIR), com 64 votos, Wagner Xavier de Camargo (UFSCar), com 60 votos. Registraram-se ainda 117 votos em branco.

0
0
Premiações ocorridas ao longo da 30ª RBA
0
0
 

No dia 03 de agosto, por ocasião da cerimônia de abertura da 30ª RBA, foram concedidas quatro Medalhas Roquette-Pinto, um reconhecimento de contribuição à Antropologia Brasileira.
Ao término do encontro, no dia 06 de agosto, foram anunciados os seguintes resultados de Prêmios: Lévi-Strauss / VI Edição, Modalidade A – Pôster e Modalidade B – Artigo; Pierre Verger / VIII Edição de Ensaio Fotográfico e XI Edição de Filme Etnográfico; Heloísa Alberto Torres / II Edição.
Confira os/as condecorados/as no link:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/premios/premios-da-aba.

0
0
Reunião Brasileira de Antropologia 2016 – Estatísticas revisadas e Certificados
0
0
 

Confira as estatísticas dos/as participantes credenciados, entre os dias 03 e 06 de agosto de 2016, na 30ª Reunião Brasileira de Antropologia (João Pessoa/PB):
Clique aqui para os dados por estado;
Clique aqui para os dados por sexo;
Clique aqui para os dados de associados/as e não associados/as;
Clique aqui para os dados por categoria.

Comunicamos que os certificados da 30ª RBA estão disponíveis na área restrita de cada inscrito/a, no site da reunião ( http://www.30rba.abant.org.br/home). Em caso de dúvidas envie e-mail para:  30rba@abant.org.br.

0
0
Participação da ABA no GT sobre Direitos Humanos dos Povos Indígenas da Região Sul
0
0
 

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SDH), aprovou na última sexta-feira, 12/08/16, o Relatório do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Quilombolas da Região Sul. Com relatoria da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), pelo Professor Cristhian Teofilo da Silva (CEPPAC/UnB), da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos (DHesca) e do Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer), o relatório do GT apresentou os resultados da verificação de uma série de violações dos direitos humanos dos povos indígenas na região Sul. Constatou-se um quadro adverso de conflitos fundiários, violência policial e aprisionamento de lideranças, agressões e declarações públicas de conteúdo racista pronunciado por autoridades e agentes públicos, desatenção e negligência dos órgãos públicos quanto ao atendimento à saúde, direito à convivência familiar e comunitária, à educação escolar, diferenciada e bilíngue, moradia, segurança alimentar, regularização fundiária, dentre outras violações. O GT também reconheceu durante as missões em campo a tentativa de extrapolação das prerrogativas da CPI Funai/Incra no sentido de promover contestações aos processos de regularização fundiária e aos estudos antropológicos que os embasam além de difundir informações errôneas acerca do arcabouço legal de proteção dos direitos territoriais indígenas e constranger e pressionar as comunidades indígenas e suas lideranças para aceitarem negociações e flexibilizações de seus direitos. A partir do relatório será apresentada uma série de recomendações, gerais e específicas, aos órgãos públicos do governo federal e dos governos estaduais e municipais da região.
Para mais informações sobre o relatório acessar as seguintes matérias:
 http://www.sdh.gov.br/noticias/2016/agosto/cndh-aprova-relatorio-sobre-violacao-de-direitos-humanos-de-povos-indigenas-nos-estados-do-sul-do-brasil
 http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8868&action=read
 http://www.plataformadh.org.br/2016/08/15/relatorio-de-missao-que-investigou-violacoes-de-direitos-da-populacao-indigena-no-sul-e-apresentado-no-cndh/
 http://www.extraclasse.org.br/exclusivoweb/2016/08/segregacao-e-racismo-contra-indios-no-sul-do-brasil/.

0
0
Decisão da CPI do INCRA e da FUNAI de quebrar o sigilo bancário e fiscal da ABA
0
0
 

Confira as manifestações no link:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/destaque/1005-presidente-do-stf-concedeu-liminar-para-suspender-a-quebra-de-sigilos-fiscal-e-bancario-da-aba.

0
0
Novos Debates
0
0
 

Em breve o Volume 2 / Número 2 será disponibilizado. Acompanhe através do site:  http://novosdebates.abant.org.br/.

0
0
Vibrant Volume 13, Number 1 – Ageing and Anthropology
0
0
 

Editor: Peter Fry / Co Editora: Carmen Rial

Articles

The birth of cultural materialism?
A debate between Marvin Harris and António Rita-Ferreira
Lorenzo Macagno

Science, stigmatisation and afro-pessimism in the South African debate on AIDS
Guillermo Vega Sanabria

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-13-n-1-01-062016/.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Ciclo de Debates / FICA MCTI: Democracia, Ciência e Tecnologia
Data: 12 e 26 de agosto de 2016; 09, 16 e 23 de setembro de 2016
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divulgação

0
0
 

VIII Semana de Antropologia e Arqueologia e o II Seminário de Etnologia e Museus
Data: 19 a 22 de setembro de 2016
Local: Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná
Informações:   http://semanarqufpr.wix.com/inicio

0
0
 

XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp Araraquara
Data: 03 a 07 de outubro de 2016
Local: Araraquara/SP
Informações:  http://ppgcso-fclar.coletivando.org/xv/programacao/

0
0
 

XVI Congresso ABEQUA: Mudanças climáticas no passado e no presente – Conhecer para entender as consequências no futuro
Data: 03 a 27 de outubro de 2017
Local: SESC Bertioga (Região Metropolitana da Baixada Santista, SP)
Informações: 1ª Circular

0
0
Eventos no Exterior
0
0
 

V Congreso Asociación Latinoamericana de Antropología / XVI Congreso de Antropología en Colombia
Data: 06 a 09 de junho de 2017
Local: Bogotá / Colômbia
Informações:  http://us13.campaign-archive2.com/?u=090f2ed3d10f6623fd4cb5ef6&id=a72b422ab8&e=825ed9a78b

0
0
Exposições
0
0
 

Etnografias compartilhadas: narrativas visuais e sonoras do viver urbano em Porto Alegre
Data: 23 de agosto a 30 de setembro de 2016
Local: Hall da Reitoria da UFRGS, Campus Centro UFRGS
Informações: Divulgação

0
0
 
prêmio ABA
 
VII Prêmio Antropologia e Direitos Humanos / Edição 2016 – “Antropologia e Direitos Humanos: direitos, conflitos e cidadania”
0
0
 

A Associação Brasileira de Antropologia premiará trabalhos sobre o tema dos Direitos Humanos.
Há vários anos, a ABA elegeu os Direitos Humanos como tema de seu concurso de monografias, em virtude da contribuição crítica que a Antropologia tem oferecido a esse campo teórico e político. A formação antropológica aguça a sensibilidade crítica e relativizadora, o que ajuda a questionar preconceitos, evitar fundamentalismos de todo tipo e a reconhecer os “direitos” dos outros. Como antropólogos e antropólogas contemporâneos, sabemos que os direitos humanos – sua definição e alcance – estão no centro de inúmeros embates políticos e que, em muitos contextos, acabam sendo veículos para discursos e intervenções etnocêntricas. Por outro lado, sabemos também que a universalização do conceito de Direitos Humanos tornou-se instrumento relevante para a produção de um espaço público democrático, indispensável ao exercício adequado de nossa prática profissional.
Nesta perspectiva o prêmio ABA/Direitos Humanos busca estimular novas reflexões sobre o tema, enfatizando particularmente os aspectos relativos aos temas de “Direitos, conflitos e cidadania”. Esperamos que este concurso represente um incentivo adicional ao debate sobre o papel da antropologia no mundo contemporâneo e que esse debate possibilite o redimensionamento de nossa atuação profissional, sobretudo no que diz respeito ao campo dos direitos humanos. Inscrições até 01 de novembro de 2016. Informações: Edital / Ficha de inscrição.

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado e Doutorado na UFPE
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia torna público o Edital para Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Inscrições: 01 a 15 de setembro de 2016. Informações:  https://www.ufpe.br/ppga/index.php?option=com_content&view=article&id=656%3Aselecao-mestradodoutorado-20162017&catid=1%3Aprograma&Itemid=238.

0
0
 

Mestrado e Doutorado na UFPR
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Paraná divulga a abertura do processo seletivo para Mestrado e Doutorado em 2017, incluindo as cotas para indígenas, quilombolas e estudantes negros. Inscrições: 01 a 30 de setembro de 2016. Informações:  http://www.humanas.ufpr.br/portal/antropologiasocial/selecao/.

0
0
Concursos e Seleções
0
0
 

Concurso para Professor na UFF
A Universidade Federal Fluminense divulga o edital de concurso para teoria antropológica do GAP/UFF. Inscrições: 02 de agosto a 01 de setembro de 2016. Informações:  https://sistemas.uff.br/cpd/home.cpd.

0
0
 

Concurso para professor na UFABC
A Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) torna público o Edital destinado a selecionar candidatos por meio de concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior. Inscrições: 04 de julho a 05 de setembro de 2016. Informações:  http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10039

0
0
 

Concurso para Professor na UNIR
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) torna pública a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento do cargo de Professor de Magistério Superior. São ofertadas 26 vagas para os campi de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho e Rolim de Moura. Inscrições: 01 a 10 de setembro de 2016. Informações:  http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=20417.

0
0
 

Concurso para Professor na UFPA
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará divulga o Edital do concurso público para o provimento de uma vaga para Professor Adjunto de Arqueologia. Inscrições: 24 de agosto a 24 de outubro de 2016. Informações:  http://www.ceps.ufpa.br/daves/docentes_ufpa_2011_1/todo/andamento/edital%20277-2016/Edital/Edital%20277-2016.pdf http://www.ceps.ufpa.br/daves/docentes_ufpa_2011_1/todo/aberto/edital%20277-2016/Edital/anexo%202%20-%20Edital%20277-2016%20-%20IFCH.pdf.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Revista Aceno
A ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso, periódico online semestral, dedicado à pesquisa, ao debate, à construção do conhecimento e à interlocução entre antropólogos e antropólogas e pesquisadores de áreas afins, abre chamada para submissão de artigos para o próximo número, a ser publicado no final do segundo semestre de 2016. Convidamos autores e autoras a contribuírem com artigos inéditos, resenhas e ensaios fotográficos sobre os temas cosmologias, territórios e políticas resultantes de pesquisas etnográficas com comunidades quilombolas e povos tradicionais. Em especial, artigos que destaquem as perspectivas cosmopolíticas e sociopolíticas, as experiências de alteridade e as formas de resistências, as tensões e os conflitos decorrentes de processos e engajamentos na luta por direitos aos territórios tradicionais. A submissão das contribuições deve ser realizada até o dia 10 de novembro de 2016. Informações: Divulgação.

0
0
Revistas – Novos números
0
0
 

Revista Espaço Ameríndio – Publicação eletrônica de periodicidade semestral do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT), PPGAS-UFRGS, volume 10, número 1 (2016) –  http://seer.ufrgs.br/espacoamerindio/.

0
0
Lançamentos – Livros 2016
0
0
 

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira (2016). Colonialismo, Território e Territorialidade: a luta pela Terra dos Guarani e Kaiowa em Mato Grosso do Sul. Jundiaí: Paco Editorial.

0
0
 

FLEISCHER, Soraya; NAVA, Elena e ALENCAR, Potyguara (2016). Pensando o capitalismo contemporâneo, um Festschrift a Gustavo Lins Ribeiro. Brasília: Editora Letras Livres.

0
0
 

JUNIOR, Cesar Alberto Ranquetat (2016). Laicidade à brasileira. Jundiaí: Paco Editorial.

0
0
 

OLIVEIRA, Jainara Gomes de (2016). Prazer e risco nas práticas homoeróticas entre mulheres. Curitiba: Appris.

0
0
 

SCHRÖDER, Peter (org. e trad.) (2016). Os índios Xipaya: cultura e língua. Textos de Curt Nimuendajú. (Série História da Antropologia, 1) Recife: Editora Universitária da UFPE.

0
0
 

VAILATI, Alex; GODIO, Matias e RIAL, Carmen (Orgs.) (2016). Antropologia Visual na Prática. Florianópolis: Editora da UFSC.

0
0
Lançamentos – Livros ABA
0
0
 

Direitos quilombolas & dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988
Organizador:
Osvaldo Martins de Oliveira
Clique aqui para visualizar em PDF

0
0
 

Corpo e Saúde na Mira da Antropologia: ontologias, práticas, traduções – *ESGOTADO
Organizadoras:
Cecilia Anne McCallum
Fabíola Rohden

0
0
 

Diálogos Antropológicos Contemporâneos
Organizadoras:
Carmen Rial
Elisete Schwade
Clique aqui para visualizar em PDF

0
0
 

Reconhecimento dos Rios Içana, Ayari e Uaupés
Organizador:
Renato Athias

0
0
 

Religiões e temas de pesquisa contemporâneos: diálogos antropológicos – *ESGOTADO
Organizadores:
Fátima Tavares
Emerson Giumbelli

0
0
 

*ESGOTADO: os exemplares impressos se esgotaram na 30ª RBA. Porém, a ABA está buscando a autorização dos/as organizadores/as e Editora parceira para ter condições de disponibilizar o arquivo em PDF.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Editorial do ISA. O fim da CPI da Funai e o desespero ruralista
0
0
 

Sem apresentar qualquer resultado na CPI da Funai, deputados da ala radical da bancada ruralista passam a perseguir pessoas e organizações que apoiam os direitos indígenas.

0
0
Nota da ANPUH sobre preocupação nas mudanças no Arquivo Nacional
0
0
 

0
0
Número de programas de mestrado e doutorado triplicou no país, aponta estudo do CGEE
0
0
 

O número de programas de mestrado e doutorado no Brasil apresentou, de 1996 a 2014, um crescimento de 205% e 210%, respectivamente. A expansão de títulos concedidos dentro dessas categorias foi ainda superior, de 379% e 486%. Os dados integram um estudo inédito do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que será lançado no dia 5, em Porto Seguro (BA), durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

0
0
Moção Contra a censura na Educação aprovada na 4ª Assembleia Ordinária da ANPARQ ocorrida em Porto Alegre/RS
0
0
 

0
0
“Escola sem partido” – não seja ingênuo, por Sérgio Saraiva
0
0
 

O professor constrangido, a ciência, a laicidade e o humanismo criminalizados, esses são os alvos do “escola sem partido”.

0
0
Programa Escola sem Partido
0
0
 

Esta aberta a consulta pública no portal e-cidadania do Senado Federal sobre o Projeto de Lei denominado: Programa Escola sem Partido. Colegas, se posicionem contra mais uma das muitas arbitrariedades através do link:  https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125666).

0
0
Manifesto por uma escola sem machismo
0
0
 

Entre em contato com Natália Oliveira (oliveira.nb@hotmail.com), Professora do Depto de Sociologia/Colégio Pedro II – Campus Niterói, para assinar o manifesto.

0
0
Petição da ABRA para a FAO sobre a grave questão dos agrotóxicos no país
0
0
 

Confira aqui (DOC FAO) a petição enviada à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO. Além disso, a ABRA está organizando uma missão para visita aos Guarani Kaiowa no no Mato Grosso do Sul. Veja aqui o arquivo relativo a reunião realizada na 6ª Câmara da Procuradoria-Geral da República.  
Leia aqui a Carta Pública do Consea pelos direitos conquistados e aqui (recomendação 7 e 9) as recomendações enviadas ao STF para que seja feita revisão da decisão que anulou o processo de demarcação da terra indígena Guyraroká.

0
0
Moção de repúdio à violação dos direitos dos Povos indígenas – SBPC Indígena
0
0
 

0
0
Manifiesto por la vida y los Derechos de los Pueblos Indígenas en Brasil
0
0
 

El Foro Mundial de Teología y Liberación – FMTL, en su 7ª edición, reunido en Montreal, Canadá, de 8 a 14 de agosto de 2016, bajo el tema “Resistir, esperar, inventar: otro mundo es posible”, en el contexto del Foro Social Mundial, al escuchar las graves denuncias que nos llegan de Brasil, viene a público denunciar el ataque desmedido contra la Vida y los Derechos Indígenas duramente conquistados en las últimas décadas y consignados en la Constitución Federal del Brasil en 1988.

0
0
Carta do Povo Ka’apor a Sociedade Brasileira em defesa dos Direitos Indígenas e da autonomia
0
0
 

0
0
Carta de Porto Seguro – Moção de Repúdio à violação do direito dos Povos Indígenas
0
0
 

0
0
STF mantém decisão que suspendeu processo de ampliação da terra indígena Jaraguá (SP)
0
0
 

0
0
Comunidade Guarani Kaiowá foi despejada à força de suas terras ancestrais
0
0
 

0
0
Nota de Repúdio ao massacre dos povos Guarani e Kaiowá
0
0
 

O IMPEJ – Núcleo de Estudos em Etnologia Indígena – do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG) expressa sua profunda indignação em relação ao ataque sofrido pelos Guarani e Kaiowá, ocorrido no último dia 14 no município de Caarapó-MS durante a retomada do tekoha Toro Passona na Terra Indígena Dourados-Amambaipegua I.
Acesse o conteúdo completo em:  https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/89753-nota-de-repudio-ao-massacre-dos-povos-guarani-e-kaiowa

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support