Informativos

Informativo n° 07/2016 | 01/04/2016

 
 
 
  Diretoria da ABA se manifesta sobre valores e condições das inscrições na 30ª RBA
Informativo n° 07/2016  |  01/04/2016
 
destaques da ABA
 
30ª Reunião Brasileira de Antropologia
0
0
 

Extensão para aprovação de trabalhos em GTs
Comunicamos que, diante da demanda de coordenadores/as de GTs e da quantidade de inscrições recebidas em tais atividades, adaptamos o sistema para que seja possível aprovar até 24 propostas, sendo 21 apresentações orais e 03 de pôster. A nova composição da atividade passa a ser a seguinte: no máximo três sessões, com oito (08) apresentações por sessão, sendo sete (07) apresentações orais e um (01) pôster, totalizando 24 propostas (21 orais e 03 pôsteres por GT).

Inscrições abertas para monitoria do evento!!
Estão abertas, até 27 de maio de 2016, as inscrições para Monitoria da 30ª RBA – Reunião Brasileira de Antropologia, a se realizar no período de 03 a 06 de agosto de 2016, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus I, João Pessoa-PB.
Para informações sobre a monitoria, acesse:
 http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=379
Dúvidas sobre a monitoria:  patriciagoldfarb@yahoo.com.br;  alessacps@hotmail.com;

PPV – Prêmio Pierre Verger (VIII Edição Ensaio Fotográfico e XI Edição Filme Etnográfico): inscrições até 14 de abril de 2016;
PLS – VI Edição do Prêmio Lévi-Strauss: inscrições para a Modalidade A – Pôster até 08 de abril de 2016 e inscrições para a Modalidade B – Artigo até 29 de abril de 2016;
PHAT – II Edição do Prêmio Heloísa Alberto Torres: inscrições até 31 de maio de 2016;

As dúvidas sobre a 30ª RBA devem ser submetidas para:  30rba@abant.org.br
Confira as regras no link:  http://www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=308.

0
0
Diretoria da ABA se manifesta sobre valores e condições das inscrições na 30a Reunião Brasileira de Antropologia
0
0
 

Confira aqui

0
0
Resposta à nota publicada pela diretoria da Associação Brasileira de Antropologia intitulada “Em Defesa do Estado de Direito e da Democracia”, por Eunice Durham, ex-presidente e membro do Conselho Diretor da ABA
0
0
 

0
0
Projeto de Lei do Senado n.º 654/2015 deve ser debatido com os diversos setores da sociedade e do governo
0
0
 

O Projeto de Lei do Senado – PLS n.º 654/2015 propõe alterações de relevo sobre o procedimento de licenciamento ambiental aplicável a  “empreendimentos de infraestrutura considerados estratégicos e de interesse nacional.” Trata-se de tema altamente relevante e complexo.

0
0
Aproveite a campanha de desconto (anuidade 2016 e anteriores) até 30 de abril
0
0
 

Veja as condições:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/destaque/842-coloque-em-dia-sua-s-anuidade-s.  
Confira os descontos em publicações, oferecidos aos associados da ABA em dia com sua/s anuidade/s:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/2012-04-16-16-56-28.

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1.
0
0
 

Edição geral: Barbara Maisonnave Arisi, Camila Alves Machado Sampaio e Gustavo Santa Roza Saggese.
Confira o número completo, editado por Vinicius Kauê Ferreira, em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

0
0
Vibrant Volume 12, Number 2 – Anthropology and education
0
0
 

Editor: Peter Fry
Editores do Dossiê: Yvonne Maggie, Helena Sampaio e Ana Pires do Prado
 
Déjà Lu

Prejudice of Mark in the Middle Classes
Text and Context of Oracy Nogueira’s “Pretos and Mulatos”
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

Pretos (Blacks) and Mulatos (Mulattos) Among the Middle Classes
Oracy Nogueira (1917-1996)

Reflection and activism
Aracy Lopes da Silva and the National Education Plan
Luís Donisete Benzi Grupioni

National educational plan
Indigenous School Education
Aracy Lopes da Silva (1949-2000)

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/lastest-issue-v-12-n-2-07-122015/.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Seminários do LEG: Nós sempre fomos globais
Data: 01 de abril de 2016
Local: Auditório do ICS/UnB
Informações: Divulgação

0
0
 

Antropologia, Poder, e Direitos Tradicionais: A CPI que investiga a FUNAI e o INCRA
Data: 07 e 08 de abril de 2016
Local: Auditório do CED/UFSC
Informações: Cartaz

0
0
 

Seminário Internacional “Centro de Ciências e Saberes: Trabalho Etnográfico e Cartografia Social” e Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia”
Data: 06 e 09 de abril de 2016
Local: Prédio de Arquitetura da UEMA e na Casa do Maranhão
Informações: Folder Seminário / Folder Exposição

0
0
 

Programação para o 1º semestre de 2016 / Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI)
Data: 13 e 20 de maio de 2016; 10 e 24 de junho de 2016
Local: Prédio do ICS/UnB
Informações: Divulgação

0
0
 

V Simpósio Paranaense de Ciências Sociais
Data: 18 a 20 de maio de 2016
Local: Unioeste, Toledo/PR
Informações:  http://www5.unioeste.br/eventos/simposiocienciassociais/ / Inscrições em minicursos de 20 de março a 20 de abril de 2016

0
0
Exposições
0
0
 

“Olhos de Água”
Data: 30 de março a 19 de abril de 2016
Local: Prédio do ICS / UnB
Informações: Cartaz

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Pós-doutorado na Faculdade France-CNRS-EHESS
A Faculdade France-CNRS-EHESS divulga processo seletivo para Antropologia. Inscrições até 09 de maio de 2016. Informações: Divulgação.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Cadernos do OBMigra
Os Cadernos do OBMigra, Revista científica do Observatório das Migrações Internacionais, divulga chamada de artigos para o dossiê temático “Brasileiras e brasileiros no exterior: passado, presente e perspectivas futuras”. A submissão dos artigos deverá ser realizada até 30 de junho de 2016. Informações:  http://periodicos.unb.br/index.php/obmigra/announcement/view/363.

0
0
Revistas – Novos números
0
0
 

Revista Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, v. 3, n. 3, Dossiê: Gênero, Sexualidade, Emoção e Moralidade –  https://drive.google.com/file/d/0Bz-DcQNJ2mVmSVk0WHVkNDF2Vlk/view?pref=2&pli=1.

0
0
 

Revista Pensata – Revista de Alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da EFLCH/Unifesp, 8ª Edição –  http://www2.unifesp.br/revistas/pensata/.

0
0
Lançamentos – Livros 2016
0
0
 

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (2016). Quebra de Confiança e Conflito entre iguais. Cultura Emotiva e Moralidade em um bairro popular. João Pessoa: GREM.

0
0
 

SILVA, Sidney. A e ASSIS, Glaucia. O. (Orgs) (2016). Em busca do Eldorado: o Brasil no contexto das migrações nacionais e internacionais. Manaus: EDUA.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Audiência pública no STF vai discutir ações contra lei que revogou antigo Código Florestal
0
0
 

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar, no dia 18/4, a partir das 14 h, uma audiência pública sobre as quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) e o PSOL que tramitam na corte contra a Lei 12.651/2012, que revogou o antigo Código Florestal. O evento vai ocorrer na sala de sessões da 1ª Turma do STF, no 3º andar do Anexo II da corte. O prazo de inscrições para falar na audiência termina hoje (28/3), às 20h (saiba mais).
Leia mais em:  https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/audiencia-publica-no-stf-vai-discutir-acoes-contra-lei-que-revogou-antigo-codigo-florestal

0
0
Moção de Solidariedade ao Antropólogo Tedson da Silva Souza
0
0
 

O GIRA: Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação (UFBA) detentor de 04 linhas de pesquisa dentre elas “Antropologia Feminista e Queer” vem a público se solidarizar e apoiar o antropólogo Tedson da Silva Souza, atualmente doutorando na Universidade Federal da Bahia. Em 2012, Tedson defendeu uma dissertação de mestrado no PPGA/UFBA intitulada “Fazer Banheirão: as dinâmicas das interações homoeróticas nos sanitários públicos da Estação da Lapa e adjacências“. A conclusão de Tedson aponta que um simples terminal rodoviário com um sanitário em Salvador/BA é ressignificado como espaço de práticas sexuais de desejos dissidentes, na direção de interesses tão diversificados quantos são os sujeitos que interagem na cena e que só são reunidos na dissertação pelo traço em comum dos desejos, diversificadamente, homo-orientados, contribuição relevante no campo de Gênero e Sexualidades. A dissertação contou com a orientação do renomado pesquisador Edward MacRae e, em sua banca de avaliação, com as presenças dos não menos renomados Júlio de Assis Simões e Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro. Recentemente, seu trabalho foi objeto de análise vexatória do vlogger Izzy Nobre que, segundo o site Dois Terços, “é sucesso entre os adolescentes”. Também segundo o site, o vlogger acusou Tedson de “travestir [sic] um hobby de valores científicos para ser pago“, desqualificando a pesquisa do antropólogo ao apresentar, inclusive, trechos de sua etnografia, classificando-a como “meros contos eróticos de chupar piroca“. Desta forma, Tedson tem se tornado vítima de ataques homofóbicos virtuais e presenciais na web e na rua desde a última segunda-feira (28/03/2016). Nós, pesquisadoras e pesquisares do campo de gênero e sexualidades do GIRA/UFBA, nos solidarizamos com o pesquisador e entendemos que sua pesquisa foi submetida ao escrutínio do campo que é, segundo as regras do científico, o locus de validação legítimo de uma pesquisa acadêmica. Ressaltamos também a necessidade de fomento de mais estudos e investigações nesse campo que, como atestamos, tem sido de embate e conflito na arena social. Nesse sentido, nos assustamos com a onda conservadora que paira na sociedade brasileira que questiona todas as dimensões, inclusive a científica, da sexualidade desviante da norma heterossexual. Ressaltamos também a importância social de pesquisas sobre espaços e territórios de sociabilidades subalternas para a construção da cidadania desses grupos e a prevenção às DST/HIV/Aids. Desde a “(re)descoberta” da sexualidade pela disciplina antropológica, esse campo tem produzido cada vez mais reflexões de excelência que contribuem com a sociedade e, com isso, merecem respaldo, recursos e autoridade.

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support