Informativos

Informativo n° 22/2015 | 17/11/2015

 
 
 
  ABA se manifesta sobre a tragédia ocorrida em Mariana/MG
Informativo n° 22/2015  |  17/11/2015
 
destaques da ABA
 
Nota da ABA, e seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, sobre o rompimento das Barragens de rejeito em Mariana, Minas Gerais
0
0
 

A Associação Brasileira de Antropologia (ABA) vem a público manifestar seu pesar e sua solidariedade a todas as vítimas, humanas e não humanas, do rompimento das barragens de rejeitos Fundão e Santarém em Mariana, Minas Gerais. Como associação científica cujas pesquisas se referem, em muitas situações, a comunidades atingidas por grandes empreendimentos minerários, vimos nos somar às vozes da sociedade brasileira que exigem a responsabilização das empresas envolvidas, Vale-BHP Billinton-Samarco, bem como cobrar a celeridade nas ações voltadas para o restabelecimento das vidas dos ecossistemas e comunidades atingidas. Lembramos, neste último caso, que não se trata apenas de indivíduos que perderam casas e propriedades, mas de coletividades que, ao longo da bacia do Rio Doce, assistem ao desaparecimento das condições que sustentavam suas práticas, usos e formas de viver. Enfatizamos a trágica situação das comunidades Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, sendo que essa última, soterrada, teve a especificidade do seu ser, fazer viver, bruscamente interrompida com esse incidente.

0
0
Crimes Ambientais em Mariana (MG)
0
0
 

No último dia 5 de novembro, uma tragédia decorrente do rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro invadiu a comunidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), afetando centenas de pessoas. Sobre o tema, a antropóloga Andréa Zhouri (GESTA/UFMG) e Assessora Especial de Apoio à Presidência da ABA em assuntos relacionados ao Meio Ambiente comenta no Programa Opinião Minas. Confira aqui.

0
0
Retrocesso ambiental e a falácia desenvolvimento sustentável
0
0
 

Artigo da Profa. Dra. Andréa Zhouri (coord. GESTA-UFMG), do Prof. Dr. Klemens Laschefski (IGC-UFMG) e do pesquisador Vinicius Papatella (advogado, pesquisador GESTA-UFMG).
Leia aqui

0
0
O desastre do Rio Watu
0
0
 

Por muitos séculos, as margens do rio  Watu foi o habitat de um povo falante de um idioma do grupo Macro-Jê, A partir do século XVIII passaram a ser conhecidos como “botocudos” e, posteriormente, até o final do século XIX como Aymorés. No decorrer do último século, a denominação mais comum era Krenak. Finalmente, adotaram como autodenominação a palavra Borum. Os Borum, hoje reduzidos a uma população e pouco  mais de 200 pessoas, vivem em um território de 4.039 hectares, situado à margem esquerda do rio Doce, nome dado pelos brancos ao rio Watu. Segundo a antropóloga Luana Lazari Arantes, o território indígena, que está localizado no município de Resplendor, Minas Gerais, é uma “região de terra fértil, com bastante água, altitude média de 200 metros, marcada pela presença de afloramento e escarpas quartiziticas e, nas adjacências, áreas colinares e cristas graníticas”. A vida para esses índios do século XXI, não é nada fácil, pois vivem em uma terra que é muito pequena em relação ao seu território tradicional, mas de qualquer maneira conseguiram manter uma parte importante de seu território, onde estão os seus lugares sagrados.
Os Borum estão invisíveis nos noticiários da imprensa que cobrem a tragédia do rio Doce, sufocado por toneladas de lama, consequência do rompimento de uma grande barragem. O rio Doce é hoje um rio morto, cuja fauna e flora foram destruídas pelo desastre ambiental. Imaginem a tristeza daqueles que, há séculos, vivem em suas margens. Provavelmente terão que sobreviver dependentes dos pequenos tributários que desaguavam na margem esquerda do rio que continuaria belo e fértil se os brancos, insaciáveis predadores, não tivessem surgido um dia!
Por Roque de Barros Laraia, presidente de honra da Associação Brasileira de Antropologia

0
0
Protocolo de Brasília / Laudos antropológicos: Condições para o exercício de um trabalho científico
0
0
 

O e-book é resultado da oficina de trabalho realizada em Brasília, entre os dias 17 e 18 de julho de 2015, promovida pela Associação Brasileira de Antropologia, a partir de sua Comissão  de Assuntos Indígenas (CAI), de seus comitês Quilombos, e Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos, das assessorias de Laudos Periciais e de Meio Ambiente.
Confira aqui.

0
0
Moções da ABA aprovadas durante o 39º Encontro Anual da ANPOCS
0
0
 

1. Situação alarmante dos Guarani Kaiowa e Guarani Ñandéva, no estado do Mato Grosso do Sul. Leia aqui a moção na íntegra.
2. Preocupação com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000. Leia aqui a moção na íntegra.
3. Sobre o Projeto de Lei 6.583/2013, que propõe a criação do Estatuto da Família. Leia aqui a moção na íntegra.
4. Sobre o Projeto de Lei 5.069/2013, que restringe a abrangência do serviço das mulheres vítimas de violência sexual, entre outras reformulações. Leia aqui a moção na íntegra.
5. Em Defesa dos Direitos e da Laicidade do Estado / Associação Brasileira de Antropologia, Associação Brasileira de Ciência Política e Sociedade Brasileira de Sociologia. Leia aqui a moção na íntegra.
6. Recomendação aos cursos de pós-graduação em Ciências Sociais para o estabelecimento de cotas para pessoas com deficiência. Leia aqui a moção na íntegra.
7. A Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais / Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Leia aqui a moção na íntegra.

0
0
Nota da ABA e seu Comitê Gênero e Sexualidade sobre o PL 5069/2013
0
0
 

Confira aqui a nota encaminhada aos Deputados Federais.

0
0
ABA assina a Manifestação das Entidades Socioambientais, Sindicais e Acadêmicas do Projeto de Lei nº 2.946/2015
0
0
 

As entidades socioambientais, sindicais e acadêmicas, reunidas para analisar o Projeto de Lei nº 2.946/2015, de autoria do Governador Fernando Pimentel, encaminhado à Assembleia Legislativa em regime de urgência e publicado no Diário do Legislativo no dia 8/10/2015, decidiram se manifestar sobre o seu teor e a sua tramitação na Casa do Povo e Parlamento da Democracia.
Leia aqui a nota e seus signatários.

0
0
IUAES divulga a Nota da ABA/CAI sobre a situação dos Guarani Kaiowa e Ñandéva no Mato Grosso do Sul
0
0
 

Confira no link:  http://www.iuaes.org/statement/statement_aba.pdf.

0
0
IV Congresso Latino-Americano de Antropologia, realização da Asociación Latinoamericana de Antropología
0
0
 

Em outubro de 2015, na Cidade do México D.F., no âmbito do VI Congresso Latino-Americano de Antropologia, foi realizado o simpósio “Derechos etnicamente diferenciados: retorica y eficácia legal”, coordenado pela Vice-Presidente da ABA, Profa. Jane Felipe Beltrão e pelo Prof. Manuel Moreira, Presidente do Centro de Estudios en Antropología y Derecho (CEDEAD).
Leia mais sobre o simpósio aqui.

Ao final do evento, foi elaborada a Declaração da Assembleia Geral do IV Congreso Latinoamericano de Antropología, em que os presentes manifestaram preocupação com os processos relativos à globalização capitalista na região, entre outros pontos importantes. Confira a declaração completa aqui.

0
0
Declaração da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica (RELAJU), 2015
0
0
 

Leia aqui a declaração dos membros da RELAJU que estavam presentes em seu IX Congresso, realizado em Pirenópolis/GO, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro de 2015, a respeito de graves ameaças aos direitos dos povos originários e aos seus territórios, entre outros temas relativos ao cenário político atual.

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1.
0
0
 

Edição geral: Barbara Maisonnave Arisi, Camila Alves Machado Sampaio e Gustavo Santa Roza Saggese.
Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

Chamada de contribuições para v.2 n.2 de Novos Debates
Novos Debates é um fórum acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e voltado a pesquisadoras e pesquisadores em formação em antropologia. Seu objetivo é ser um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil e, ao mesmo tempo, se construir como um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos em nossas pesquisas e ações profissionais. Novos Debates cria um espaço dinâmico de diálogo, opiniões e embates necessários à formação das novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores em antropologia.
As contribuições devem ser enviadas até 30 de novembro de 2015, através do endereço eletrônico:  novosdebates@gmail.com.
Informações:  http://novosdebates.abant.org.br/index.php/chamada-de-trabalhos.

0
0
Vibrant Volume 12, Number 1 – Health/illness, biosocialities and culture
0
0
 

Editor: Peter Fry
Editores do Dossiê: Carlos Guilherme do Valle e Sahra Gibbon
Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/vibrant-v-12-n-1-01-062015/.

0
0
 
In memoriam
 
Falecimento de Claude Lépine (14/11/15)
0
0
 

É com pesar que a ABA comunica o falecimento de sua associada efetiva, Profª Claude Lépine.  Graduada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo (1967), pós-graduada (mestrado em 1972) em Filosofia e Ciência Social (doutorado em Antropologia Social em 1979) pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Centre National de la Recherche Scientifique (1984), a Professora voluntária aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Membro de corpo editorial da Ethnos Brasil, teve contribuição relevante na Antropologia, principalmente na temática das Populações Afro-Brasileiras.
Confira aqui o reconhecimento de Ethel Kosminsky e aqui a nota de falecimento emitida pela UNESP.

0
0
Falecimento de Terence Turner (07/11/15)
0
0
 

Em sua página de 09 de novembro de 2015, a Survivor International confirma a morte de Terence Turner, sem mencionar a data do falecimento. Terence chegou ao Brasil em 1962, acompanhado de sua primeira esposa Joan Bamberger. Ambos, sob a orientação de David Maybury-Lewis, iniciaram trabalho de campo entre os índios Kayapó. Foram, assim, os dois primeiros estudantes americanos do projeto de pesquisa sobre os grupos Jê do Brasil Central, parte de um convênio entre o Museu Nacional e a Universidade de Harvard. Este projeto foi coordenador por Roberto Cardoso de Oliveira e David Maybury-Lewis. Terence Turner defendeu a sua tese de doutorado em 1965, na Universidade da Harvard. Por mais de meio século, manteve contato com seus colegas brasileiros e foi sempre um defensor de nossas populações indígenas.
Por Roque de Barros Laraia, presidente de honra da Associação Brasileira de Antropologia

Leia aqui a carta de apoio que a ABA enviou aos colegas da American Anthropological Association, Cornell University e Chicago University.

Leia aqui o comunicado enviado por Catherine Howard.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

Audiência Pública sobre a PEC 215/2000
Data: 26 de novembro de 2015 (a partir das 14 horas)
Local: Auditório JK, PGR – Procuradoria Geral da República, Brasília/DF (SAF Sul Quadra 4 Conjunto C)
Informações: Não é necessário cadastramento prévio

0
0
 

VI FIFER – Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife
Data: 16 a 19 de novembro de 2015
Local: Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Aliança Francesa e Universidade Federal de Pernambuco, Recife/PE
Informações: Programação

0
0
 

Convite I Seminário Internacional Brasil Líbano – As mudanças do Novo Oriente Médio: a experiência do Líbano e sua imigração na coexistência das minorias
Data: 25 de novembro de 2015
Local: Universidade Candido Mendes, Auditório Josué de Castro – Rio de Janeiro/RJ
Informações: Cartaz

0
0
Eventos no Exterior
0
0
 

XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo/Uruguai
Informações:  http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram

0
0
 

XX Taller Científico de Antropología Social y Cultural Afroamericana / IX Encuentro de Oralidad “Festival Afropalabra” En Homenaje a los 30 años de fundación  del Museo Casa de África
Data: 05 a 10 de janeiro de 2016
Local: Centro Histórico de La Habana Vieja / Cuba
Informações: Divulgação

0
0
 

X Coloquio y Festival Internacional de Música y Poesía Nicolás Guillén
Data: 22 a 24 de março de 2016
Local: La Habana / Cuba
Informações: Divulgação

0
0
 

Conferencia anual da CASCA
Data: 11 a 15 de maio de 2015
Local: Halifax, Nova Scotia / Canadá
Informações:  http://cascasana2016.com/

0
0
 

III Seminário sobre alimentos e manifestações culturais tradicionais / II Simpósio internacional alimentação e cultura: tradição e inovação na produção e consumo de alimento
Data: 24 a 27 de maio de 2016
Local: Universidade  de  Trás-os-Montes  e  Alto  Douro  (UTAD),  Vila  Real/Portugal
Informações: 1ª Circular

0
0
 

VIII Encuentro Internacional de Estudios Sociorreligiosos
Data: 12 a 15 de julho de 2016
Local: La Habana / Cuba
Informações: Divulgação

0
0
 

9th Midterm Conference of the RN-Sociology of the Arts / Arts and creativity: working on identity and difference
Data: 08 a 10 de setembro de 2016
Local: Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade do Porto, Portugal
Informações:  https://esa-arts2016.eventqualia.net/en/2016/home/

0
0
 
prêmios
 
Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial – IPHAN
0
0
 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Iphan lança o Edital Prêmio Boas Práticas de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Essa é uma ação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, instituído pelo Governo Federal em 2000. Inscrições: 20 de outubro a 07 de dezembro de 2015. Informações: Folder.

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado na UFPEL
A Universidade Federal de Pelotas torna público o processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em História. Inscrições: 17 a 20 de novembro de 2015. Informações: Edital.

0
0
 

Mestrado na UFRB
O Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia divulga seu mestrado profissional. Inscrições: 26 de outubro a 27 de novembro de 2015. Informações:  http://www1.ufrb.edu.br/mphistoria/processo-seletivo/selecao-2016-1.

0
0
 

Bolsista de pós-doutorado (PNPD/CAPES) na UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), torna público o edital de seleção de bolsa de Pós-Doutorado em Antropologia (PNPD). Inscrições: 09 de novembro a 03 de dezembro de 2015. Informações:  http://www.ufpi.br/noticia.php?id=30319.

0
0
 

Mestrado em Sociologia Política no IUPERJ
O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM) torna pública a abertura das inscrições para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociologia Política, para o primeiro semestre ano de 2016. Inscrições: 05 de outubro a 04 dezembro de 2015. Informações: Edital.

0
0
Concursos e seleções
0
0
 

Concurso para Professor na UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma vaga para professor substituto nas áreas de Ciências Sociais e Antropologia, para atuar no Departamento de Antropologia do Campus de Cuiabá. Os candidatos devem ter graduação e especialização em Ciências Sociais e Antropologia e disponibilidade para trabalhar no regime de 40 horas semanais, nos três turnos. Inscrições: 23 a 27 de novembro de 2015. Informações:
 http://www.ufmt.br/ufmt/site/noticia/visualizar/26060/Cuiaba#.VkcqAiyRGmE.facebook.

0
0
 

Seleção de Professor na Universidade de Virginia em Estudos Latino-Americanos
O Departamento de Espanhol, Italiano e Português da Universidade de Virginia divulga a abertura de seleção para o cargo de Professor a ser empossado em 2016. As candidaturas devem ser realizadas até 01 de dezembro de 2015. Informações: Divulgação.

0
0
 

Concurso para Professor na UnB
A Fundação Universidade de Brasília (FUB) torna público o Edital de inscrições para Concurso Público de provas e prova de títulos, no Departamento de Antropologia, destinadas a selecionar candidatos para o cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior da Fundação Universidade de Brasília (FUB). Inscrições: 03 de novembro a 04 de dezembro de 2015. Informações:  http://www.srh.unb.br/concursos/docente-2015/category/9433-edital-de-abertura-n2732015.

0
0
 

Seleção para Diretor na Universidade de Nebraska
A Universidade de Nebraska divulga a seleção para o cargo de Diretor de Estudos Latino Americanos. Informações: Divulgação.

0
0
 
publicações
 
Revistas – Novos números
0
0
 

Revista Ártemis – Volume 19, número 1 (2015), Dossiê ” I Jornada Gênero e Literatura” –  http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/issue/view/1653.

0
0
 

Revista Tomo – Periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), n. 26 (jan/jun) 2015 –  http://www.seer.ufs.br/index.php/tomo/index.

0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
 

CAPONE, Stefania; MORAIS, Mariana Ramos de (Orgs.) (2015). Afro-patrimoines. Culture afro-brésilienne et dynamiques patrimoniales. Paris: Les Carnets du Lahic 11, Lahic / Ministère de la Culture, DPRPS-Direction générale des patrimoines, Département pilotage de la recherche et de la politique scientifique. ( http://www.iiac.cnrs.fr/lahic/article1047.html)

0
0
 

CUBIDES C, Humberto; BORELLI, Silvia H. S; UNDA L, René; VAZQUEZ, Melina (Orgs.) (2015). Juventudes latinoamericanas: prácticas socioculturales, políticas y políticas públicas. Caribeña de Ciencias Sociales: Medellín, Colombia.

0
0
 

ENRIQUEZ, Eugène (2015). L’arrogance. un mode domination neoliberal. Paris: Editions in Press.

0
0
 

FERREIRA, Leticia Carvalho de Mesquita (2015). Pessoas Desaparecidas: uma etnografia para muitas ausências. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

0
0
 

LANNES, Nina vincent (2015). Paris, Maori. O museu e seus outros – curadoria nativa no Quai Branly. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda.

0
0
 

MENASCHE, Renata (2015). Saberes e Sabores da Colônia: alimentação e cultura como abordagem para o estudo do rural. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

0
0
 

OLIVEIRA, Bruno Pacheco (2015). Quebra a cabaça e espalha a semente: desafios para um protagonismo indígena. E-papers: Rio de Janeiro.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Tribunal Internacional avalia genocídio Guarani-Kaiowá
0
0
 

O procurador da Corte Penal Internacional (CPI) está examinando denúncia feita pela advogada Karine Doucerain sobre os assassinatos dos guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul, compreendidos como práticas de genocídio. A informação foi dada por ela e por sua colega Roselyne Scholtes após a Conferência realizada nesta segunda-feira (2/11/15) no Instituto de Altos Estudos da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, quando foram exibidos vídeos enviados pelo Dr. Tonico Benites, antropólogo guarani, que serão anexados ao processo.

0
0
CPI da FUNAI: Bancada do PT aciona STF contra ruralistas
0
0
 

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara acionou o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (9/11), para impedir a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito que os ruralistas querem usar para atacar a luta dos povos indígenas e quilombolas. O mandado de segurança com pedido de liminar, protocolado pela deputada Erika Kokay (PT-DF), aponta que o requerimento que propõe a CPI “nem de longe observa o requisito constitucional do fato determinado” e também não estabelece o período sobre o qual deve se debruçar o trabalho de apuração do colegiado.

0
0
Carta do povo Kisedje em repúdio à PEC 215 [faltou uma crase, alterar no site]
0
0
 

0
0
Nota da Funai sobre a PEC 215/00
0
0
 

A Fundação Nacional do Índio vem a público manifestar sua irrestrita oposição à PEC 215/00, que tramita no Congresso Nacional. Tal proposta representa uma grave ameaça não apenas aos diretos indígenas, mas a toda sociedade, uma vez que é inconstitucional por vários aspectos.

0
0
Chamada para Presidente da Wenner-Gren Foundation
0
0
 

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support