Comitê Inserção Profissional do Antropólogo

Nota do Comitê Inserção Profissional do Antropólogo

O Comitê de Inserção Profissional do Antropólogo (a) da ABA e Coletivo de Profissionais em Antropologia (aPROA), se manifestam contra o atual contexto de ameaças, constrangimentos e vulnerabilização do exercício profissional ocasionado pela ação de determinadas forças políticas e econômicas, bem como de segmentos do Estado, que se opõem à prática antropológica e à efetivação  de direitos coletivos de minorias étnicas e sociais.
Confira aqui a íntegra da nota.

separador

Profissionalização do Antropólogo

foto 1
Alicia Casttels, Carmen Rial, Henyo Baretto e Edviges Ioris

Foi realizado em Florianópolis, dia 20 de junho, mais um encontro para discutir a regulamentação da profissão do antropólogo, assim como a regulamentação proposta para a Ética na pesquisa. O encontro, organizado por Edviges Ioris, teve a presença da Presidente da ABA e do Coordenador do Comitê de Regulamentação da Profissão de Antropólogo, Henyo Trindade Barretto Filho. Assista aqui a palestra de Henyo. Veja aqui o cartaz.
Depois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Henyo falará sobre o assunto na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em junho; na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em agosto. Em breve divulgaremos a programação, com data e local destas atividades.

separador

Evento ABA/Sul debate profissionalização

O evento ABA em Pelotas, sobre Formação e Profissionalização dos(as) Antropólogos(as), realizado pela UFPel entre os dias 15 e 16 de maio “foi um sucesso”, nas palavras do diretor da ABA Carlos Steil. Ele explicou: “O debate foi muito rico e esclarecedor das possibilidades, dos limites, dos problemas e das vantagens em se avançar no processo de reconhecimento e regulação da profissão de antropólogo. Ao mesmo tempo, a discussão procurou manter uma articulação deste processo com a formação e os novos campos e postos de trabalho que vem se abrindo para a antropologia na sociedade. Por fim, o fato de contarmos com a presença dos arqueólogos, que fazem parte do curso de graduação e pós em antropologia e arqueologia, deu ao evento um sentido mais abrangente e situou a antropologia num contexto mais geral da profissionalização no Brasil”. Veja aqui a programação do evento e aqui o relatório.

separador

Breve Relato sobre as Perspectivas de Regulamentar a Profissão de Antropólogo: atividades e resultados parciais

O presente relatório descreve a atuação que tivemos em relação ao tema da regulamentação da profissão de antropólogo ao longo da gestão da Presidência da professora Bela Feldman-Bianco. Em suas linhas gerais, ele reproduz e atualiza o relato oral que foi feito por ocasião da reunião do Conselho Diretor da ABA, realizada no dia 02 de julho de 2012 nas dependências da PUC-SP, antecedendo a 28ª Reunião Brasileira de Antropologia.
Leia mais / Leia aqui a Nota Informativa nº 1.525, de 2011 / Leia aqui a minuta de proposta de PL ao Senado.

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: 0xx (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2018 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support