Informativos

Informativo n° 19/2015 | 18/09/2015

 
 
 
  30ª RBA – Site no ar
Informativo n° 19/2015  |  18/09/2015
 
destaques da ABA
 
30ª Reunião Brasileira de Antropologia
0
0
 

O site da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, que será realizada entre os dias 03 e 06 de agosto de 2016, em João Pessoa/PB, UFPB – Campus I, está no ar! Confira: www.30rba.abant.org.br.

Poderão propor Grupos de Trabalho (GTs) e Mesas Redondas (MRs), para compor a programação da 30ª RBA, doutores associados da ABA pertencentes às categorias: efetivo, colaborador e/ou correspondente, em dia com suas anuidades.  O período para submissão de proposta de GTs e MRs é de 15 de setembro a 14 de outubro de 2015.

Confira as regras no link: www.30rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=308. Quaisquer dúvidas a respeito da 30ª RBA devem ser enviadas para:  30rba@abant.org.br

0
0
Inscrições na XI RAM com desconto para associados da ABA
0
0
 

Por orientação da Comissão Organizadora da XI RAM, informamos que o número necessário para acessar o desconto, aos associados da ABA com suas anuidades em dia, é o número do mesmo documento cadastrado no banco de dados da ABA. Em geral, CPF para brasileiros e passaporte para estrangeiros.
Para entrar em contato a Secretaria da RAM, por favor, utilize o e-mail:  secretariaxiram@gmail.com.

0
0
MANIFESTO EM DEFESA DA FAMÍLIA BRASILEIRA, pelo arquivamento imediato do PL 6.583/13
0
0
 

A ABA vem a público repudiar o conteúdo do PL 6.583/13 que, ao dispor sobre o chamado Estatuto da Família, define entidade familiar como “o núcleo social formado a partir da união por um homem e mulher”, de autoria do deputado Anderson Ferreira (PR/PE). Contra o preconceito e nome da diversidade, a Associação convida à assinatura do Manifesto em Defesa da Família Brasileira , organizado pelo CRP-SP.
Confira o teor do manifesto, seus signatários, e assine no link:  http://www.crpsp.org.br/emdefesadafamilia/Default.aspx#a

0
0
Documento da ABA acerca das contribuições da Antropologia para a Base Nacional Comum Curricular
0
0
 

Desde 2013 diversos atores do Estado e da sociedade civil brasileira se mobilizam para a criação da Base Nacional Comum da Educação. A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, seguindo determinação do Plano Nacional de Educação, está organizando a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC) para todas as etapas da educação básica, em consulta com diversos atores da sociedade. Visando colaborar com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC), ora em curso, a Associação Brasileira de Antropologia apresenta as seguintes considerações, através de sua Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.
Leia aqui o documento.

0
0
Pronunciamento do Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA
0
0
 

O Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA e o Grupo de Trabalho sobre Migração, Cultura e Política da CLACSO expressam preocupação em relação à deportação de mais de 1.000 colombianos nas últimas semanas por decisão do governo venezuelano.
Leia aqui o pronunciamento.

0
0
Migração não pode ser caso de polícia, diz pesquisadora
0
0
 

A coordenadora do Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA e Ph.D em Antropologia pela Columbia University, Bela Feldman-Bianco, participou de debate na Cátedra Unesco Memorial da América Latina. Nesta ocasião, a pesquisadora discutiu o tema das políticas públicas e o cenário de isolamento, seja político, social, econômico ou cultural, dos imigrantes pelo mundo.

0
0
Nota informativa da Comissão de Direitos Humanos da ABA sobre a petição proposta pela Anistia Internacional “Diga não à execução!”
0
0
 

A Associação Brasileira de Antropologia – ABA, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, assinou a petição proposta pela Anistia Internacional “Diga não à execução!”. A nota foi encaminhada, através de ofício, para as seguintes instituições: Chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro/RJ, Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro/RJ e Coordenadoria de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro/RJ.
Leia aqui o ofício de encaminhamento e a íntegra da nota.

0
0
Assinatura e Lançamento do Plano de Trabalho de Ação Interinstitucional para garantia da efetivação do Direito à Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Jovens Indígenas do Cone Sul
0
0
 

A ABA foi convidada pela FUNAI para participar da reunião no dia 11 de setembro de 2015, tendo sido representada pelos Professores Stephen Grant Baines (UnB) e Cristhian Teófilo da Silva (UnB).
Leia aqui o relatório da reunião.

0
0
Reunião com sociedades científicas debate impactos dos cortes orçamentários nas atividades de ciência, tecnologia e educação e planeja ações em conjunto
0
0
 

No dia 08 de setembro de 2015, na sede da SBPC, representantes de sociedades científicas se reuniram para debater (i) os cortes orçamentários e o impacto sobre as atividades de ciência, tecnologia e educação, (ii) análise da base nacional comum curricular; (iii) a atual situação das universidades federais e a crise de valores. Como resultado do debate, dois grupos de trabalho serão criados, tendo como objetivos elaborar uma análise da base nacional comum curricular e a produção de documento para contribuir com o texto, que será apresentado pela SEB/MEC, em 16/09/2015, no portal da base: basenacionalcomum.mec.gov.br. O documento será uma contribuição conjunta entre a SBPC e as Sociedades Científicas Associadas e deverá ser consolidado até dezembro. O segundo conjunto de atividades consistirá na discussão e elaboração de um documento acerca da crise de valores nas universidades. Por fim, foi decidido organizar uma visita a Brasília de representantes das sociedades científicas para atuação junto ao MEC, MCTI e Casa Civil em relação aos cortes para educação e ciência e tecnologia e também referente às restrições na proposta orçamentária para 2016. A SBPC informa que analisará a melhor oportunidade e convocará as sociedades científicas.
Veja aqui lista de sociedades científicas presentes.

0
0
91ª Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde indígena (CISI)
0
0
 

Em 1 e 2 de setembro de 2015 ocorreu a 91a Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde indígena (CISI) com a pauta que pode ser lida aqui. Dentre as discussões, destacamos:
1. A apresentação sobre o “Programa Mais Médicos” feita pelo Ministério da Saúde/Secretaria Especial de Saúde Indígena e pelo Ministério da Educação, ao final da qual foi enfatizada pelas lideranças indígenas presentes a importância de se estruturar neste programa uma política voltada para a formação de indígenas nos cursos de medicina;
2. A apresentação feita pela FUNAI e pela SESAI sobre as ações voltadas para os “indígenas isolados e de recém contato”, além de reconhecer a relevância do tema houve também discussão sobre a propriedade deste termo para designar os povos em questão; e
3. A apresentação feita pelos representantes da ABRASCO, da ABA e da FUNAI na CISI com reflexões iniciais sobre o texto final da 5ª CNSI, a qual apontou a dificuldade de acesso ao SIASI e a não divulgação pela SESAI dos dados epidemiológicos da saúde indígena como um dos principais limites para a avaliação e monitoramento da implementação das propostas aprovadas nesta conferência.
Ass: Carla Costa Teixeira, representante da ABA na CISI

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1
0
0
 

Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.
Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

Chamada de contribuições para v.2 n.2 de Novos Debates
Novos Debates é um fórum acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e voltado a pesquisadoras e pesquisadores em formação em antropologia. Seu objetivo é ser um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil e, ao mesmo tempo, se construir como um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos em nossas pesquisas e ações profissionais. Novos Debates cria um espaço dinâmico de diálogo, opiniões e embates necessários à formação das novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores em antropologia.
As contribuições devem ser enviadas até 30 de novembro de 2015, através do endereço eletrônico:  novosdebates@gmail.com.
Informações:  http://novosdebates.abant.org.br/index.php/chamada-de-trabalhos.

0
0
Vibrant Volume 12, Number 1 – Health/illness, biosocialities and culture
0
0
 

Editor: Peter Fry
Editores do Dossiê: Carlos Guilherme do Valle e Sahra Gibbon

Tracing identities through interconnections:
The biological body, intersubjective experiences
and narratives of suffering
Telma Camargo da Silva

La cosmopolitique de la dépression:
Biosocialité dans une ethnographie multi-espèces
Jean Segata

Biolegitimacy, rights and social policies:
New biopolitical regimes in mental healthcare in Brazil
Sônia Weidner Maluf

The construction of citizenship and the field of indigenous health:
A critical analysis of the relationship between
bio-power and bio-identity
Carla Costa Teixeira, Cristina Dias da Silva

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/vibrant-v-12-n-1-01-062015/.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

SEMINÁRIO “Antropologia na esfera pública: patrimônios e museus” / Realização ABA e UFF


Imagem que o Roberto fez para o banner do site da ABA
Data: 21 de setembro de 2015
Local: Universidade Federal Fluminense
Informações: Folder

0
0
 

39º Encontro anual da ANPOCS


Banner ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:  http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461

0
0
 

Memórias Pataxó
Data: 24 de setembro de 2015
Local: UFRB
Informações: Cartaz

0
0
 

III ENEI – Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas
Data: 28 de setembro a 02 de outubro de 2015
Local: UFSC
Informações:  http://enei2015.wix.com/enei#!progracao/c7in

0
0
 

III Seminário América Indígena: processos de mediação e mestiçagens
Data: 29 e 30 de setembro de 2015
Local: Campus de Seropédica da UFRRJ
Informações: Cartaz / Programação

0
0
 

Jornadas Interamericanas e Escuela Interamericana de Astronomía Cultural
Data: 12 a 16 de outubro de 2015
Local: Rio de Janeiro/RJ
Informações:  http://www.mast.br/abertas_as_inscricoes_para_as_jornadas_interamericanas_e_ escuela_interamericana_de_astronomia_cultural.html

0
0
 

I Jornada de Estudos sobre Etnografia da Linguagem
Data: 20 a 22 de outubro de 2015
Local: UFF
Informações: Cartaz

0
0
 

IV Seminário Integrado de Pesquisa “A Pesquisa em Ciências Sociais: avanços e desafios”
Data: 09 a 11 de novembro de 2015
Local: Universidade Estadual de Londrina
Informações:  http://www.uel.br/pos/ppgsoc/portal/pages/eventos/eventos-do-programa.php

0
0
 

Seminário “Relendo Thales de Azevedo”

Data: 11 a 14 de novembro de 2015
Local: Salvador/BA
Informações: Programação /  https://www.ufba.br/noticias/semin%C3%A1rio-%E2%80 %9Crelendo-thales-de-azevedo%E2%80%9D-seleciona-comunica% C3%A7%C3%B5es-na-%C3%A1rea-das-ci%C3%AAncias-humanas

0
0
 

IX Semana da Consciência Negra (IX SECONE)
Data: 11 a 14 de novembro de 2015
Local: Campus UFT, Tocantinópolis/TO
Informações:  http://eventos.uft.edu.br/index.php/secone/IXSecone/index

0
0
Eventos no Exterior
0
0
 

XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações:  http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram

0
0
 

III Encontro de Antropólogos Mexicanos e Brasileiros (EMBRA III)  em Guadalajara/México

Data: 01 a 03 de outubro de 2015
Local: Guadalajara/México
Informações:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/destaque/747-iii-encontro-de-antropologos-mexicanos-e-brasileiros-embra-iii-em-guadalajara-mexico

0
0
 

IV Congresso Latinoamericano de Antropologia – ALA

Data: 07 a 10 de outubro de 2015
Local: Cidade do México/México
Informações:  http://www.ala.iia.unam.mx

0
0
 

UNESCO Conference on Indigenous Peoples and Climate Change
Data: 26 e 27 de novembro de 2015
Local: Paris/França
Informações:  http://glacierhub.org/2015/09/01/unesco-conference-indigenous-peoples-climate-change/ / Chamada para submissão de trabalhos de 05 a 25 de setembro de 2015

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Doutorado na UNICAMP
A Universidade de Campinas divulga o edital para o Curso de Doutorado em Ciências Sociais. Inscrições: 19 de setembro a 12 de outubro de 2015. Informações:  http://www.ifch.unicamp.br/pos/cs/selecao/2016/EDITAL_DCS_2015_2016.pdf.

0
0
 

Estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) na UFGD
Chamada para a concessão, pela CAPES, de uma (01) cota de bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) para o Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados. Inscrições: 15 de setembro a 18 de outubro de 2015. Informações:  http://200.129.209.183/arquivos/editais/78/FCH/chamada%20Edital%20Pos%20-doc%20PNPD-CAPES%20-%20PPGH-UFGD%20-%202015..pdf.

0
0
 

Mestrado na UFPel
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia  tornam  público o  processo  de seleção dos/as candidatos/as do referido Programa. Inscrições: 20 de setembro a 20 de outubro de 2015. Informações: Edital.

0
0
 

Mestrado na UFG
Confira o processo seletivo para o preenchimento das vagas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS da UFG para 2016. Inscrições: 12 a 23 de outubro de 2015. Informações:  https://ppgas.cienciassociais.ufg.br/n/82805-edital-de-selecao-mestrado-e-doutorado-turmas-2016.

0
0
Concursos e seleções
0
0
 

Concurso para Professor na UFF
A Universidade Federal Fluminense divulga a abertura do concurso público para preenchimento da vaga de professor adjunto, 40h, com regime de dedicação exclusiva que será realizado pelo Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, Campus dos Goytacazes, na área de Teoria Antropológica. Inscrições até 23 de setembro de 2015. Informações:  https://sistemas.uff.br/cpd/.

0
0
 

Concurso para Professor na UFPel
A Universidade Federal de Pelotas torna pública a abertura de inscrições do concurso público para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior: Inscrições: 14 de setembro a 13 de outubro de 2015. Informações:  http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/09/Edital-062-2015-Docente-setembro1.pdf.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Revista Política e Planejamento Regional
A Comissão Editorial da RPPR tem o prazer de convidar para submissão de trabalhos, produtos de pesquisa científica ou de experiências em diferentes campos de atuação, voltados para as temáticas de política, planejamento e desenvolvimento regional, a serem publicados no v. 02, n. 02, jul./dez. 2015. A publicação deste número está prevista para dezembro de 2015. As contribuições serão recebidas até o dia 25 de setembro de 2015. Informações: Chamada de trabalhos.

0
0
Revistas – Novos números
0
0
 

Revista Fragmentos de Cultura – Publicação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Vol. 25, n. 2 (2015), Dossiê Direitos e Conhecimentos de Povos e Comunidades Tradicionais –  http://seer.ucg.br/index.php/fragmentos/issue/view/218.

0
0
 

Revista Iluminuras – volume 16, nº 39 (2015), As incertezas do trabalho de campo: surpresas e obstáculos, Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS –  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/issue/current.

0
0
 

Revista Ponto Urbe – N. 16 (2015), revista eletrônica do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU/USP) –  http://pontourbe.revues.org/.

0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
 

BARBOSA, Raoni Borges (2015). Medos Corriqueiros e vergonha cotidiana: um estudo em Antropologia das Emoções. João Pessoa: Edições do GREM / Recife: Edições Bagaço.

0
0
 

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro e BARBOSA, Raoni Borges (2015). Da subjetividade às emoções: a Antropologia e a Sociologia das Emoções no Brasil. João Pessoa: Edições do GREM / Recife: Edições Bagaço.

0
0
 

LANGDON, Esther e CARDOSO, Marina D. (orgs.) (2015). Saúde Indígena: Políticas Comparadas na América Latina. Santa Catarina: EdUFSC, Selo ABA –  http://www.abant.org.br/file?id=1435.

0
0
 

VIDAL E SOUZA, Candice (2015). A pátria geográfica: sertão e litoral no pensamento social brasileiro. Goiânia: Editora UFG, 2ª edição.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
MEC apresenta currículo único para educação básica do País
0
0
 

Linguagem do documento, estruturado em quatro áreas, não será técnica, o que permitirá o acompanhamento por professores e pais.

0
0
Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Antropologia e Arqueologia
0
0
 

A CAPES outorgou a Edilson Sandro Pereira, o Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Antropologia e Arqueologia, pela tese “O Teatro da Religião: A Semana Santa em Ouro Preto vista através de seus personagens”, defendida no ano de 2014, sob a orientação de Renata de Castro Menezes, do Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ). A tese, defendida em 2014, enfoca um dos principais momentos festivos da cidade para pensá-la desde o momento presente. Caracterizada por uma estética e uma ritualística de inspiração barroca, a Semana Santa se revela como um momento em que importantes representações da cidade sobre si mesma vêm à tona. Entre elas, a imagem de uma Ouro Preto que se dividiria em duas metades, cada uma delas correspondentes às paróquias que desde o século XVIII se alternam e se responsabilizam na organização da festa. Para realizar a análise da rixa que anima a festa, o estudo focalizou os principais personagens que são apresentados nas procissões que recompõem as cenas da paixão de Cristo: algumas imagens barrocas que representam os protagonistas da festa (como Jesus Cristo e Nossa Senhora) e uma centena de moradores é mobilizada para interpretar outros personagens da Bíblia e da tradição cristã. Ao acompanhar a atuação esses desses dois tipos de “atores”, observa-se como são postos em ação uma progressiva pessoalização de tais imagens, por um lado, e um esforço de transformação daquelas pessoas em figuras bíblicas (como artefatos), por outro. A análise da interação entre tais imagens, pessoas e o público que compõe a festa, permitiu concluir que a busca de manutenção de uma memória sobre a história de Cristo também atualiza divisões sociais da cidade, vinculadas à sua história de origem, e influem, ainda, na reelaboração e/ou transformação das histórias de vida de alguns moradores.

0
0
Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Antropologia e Arqueologia
0
0
 

A CAPES outorgou a Izabella Lacerda Pimenta a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Antropologia e Arqueologia, pela tese “Dos acessos ao ‘mundo do trabalho’ – uma etnografia sobre os processos de construção institucional de presos e egressos no Rio de Janeiro (Brasil) e em Ottawa (Canadá)”, defendida no ano de 2014, sob a orientação de Simoni Lahud Guedes e co-orientação de Edilson Márcio Almeida da Silva, ambos do Programa de Pós-Graduação de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e com a orientação do professor Daniel dos Santos, da Universidade de Ottawa, durante o doutorado sanduíche nessa Universidade. Confira abaixo o abstract da tese:
A tese aborda os processos de construção institucional de presos e egressos do sistema prisional no Rio de Janeiro (Brasil) e em Ottawa (Canadá). Os processos focalizados, a partir da perspectiva comparada, ocorrem em programas de emprego desenvolvidos e geridos por organizações não-governamentais. A etnografia foi realizada a partir da interlocução com presos e egressos do sistema prisional, público-alvo dos programas de trabalho estudados, funcionários e gestores, assim como empresas envolvidas nas iniciativas. Busca-se uma descrição a partir de casos etnográficos específicos que combinam práticas e representações oriundas tanto do “mundo do trabalho” quanto do “mundo do crime”. Procura-se elencar os significados dos programas de emprego para os interlocutores, entendendo possíveis apropriações deste tipo de política pública. Analisa-se o papel das Organizações Não-Governamentais e do Estado no acesso ao trabalho enquanto um dos direitos que integra o conceito de cidadania. Abordam-se os simbolismos, os processos de socialização normalizadora e de controle social acerca do acesso ao emprego nos contextos estudados comparativamente. Ademais, são analisados os múltiplos acionamentos identitários que o acesso ao trabalho formal é capaz de permitir.

0
0
Nota pública pelo assassinato do Líder Simião Vilhalva Guarani
0
0
 

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, manifesta, em primeiro lugar, a sua solidariedade aos familiares e aos povos kaiowá e guarani, diante o assassinato do líder Simião Vilhalva, acontecido no dia 29 de agosto último, na Terra Indígena Ñande Rú Marangatú, em Antonio João, Estado de Mato Grosso do Sul, por ação direita de fazendeiros da região, numa verdadeira operação de guerra, liderada pela presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Maria Ruiz. Neste território sagrado já tombaram Marçal de Souza Tupã’i, em 25 de novembro de 1983, Dorvalino Rocha, em 24 de dezembro de 2005, ano em que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu os efeitos do decreto de homologação desta terra indígena.

0
0
Moção de solidariedade à luta dos Povos Indígenas e de repúdio à violência por eles sofrida no Mato Grosso do Sul
0
0
 

As direções da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), da Faculdade de Engenharia (FAEN) e da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, da Universidade Federal da Grande Dourados, manifestam solidariedade às lutas dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul, em especial, neste momento, aos Kaiowá e Guarani na fronteira sul do Estado.
Repudiam, simultaneamente, as violências contínuas, físicas e simbólicas, cometidas contra os Povos Indígenas e que, outra vez, no último dia 29 de agosto, culminou com o assassinato da liderança Kaiowá-Guarani Simião Fernandes Vilhalva, no município de Antônio João.
E insistem que o Estado Brasileiro assuma, em definitivo e sem mais tergiversar, seu papel institucional na construção de canais e meios que atenuem e resolvam as tensões e os conflitos, garantindo os direitos constitucionais dos Povos Indígenas à demarcação de seus territórios.
Dourados – MS, 1º de setembro de 2015.
 
Direção da Faculdade de Ciências Humanas – FCH-UFGD
Direção da Faculdade Intercultural Indígena – FAIND-UFGD
Direção da Faculdade de Engenharia – FAEN-UFGD
Direção da Faculdade de Direito e Relações Internacionais – FADIR-UFGD

0
0
Belo Monte: CNDH recomenda garantia de direitos dos atingidos como requisito para concessão de Licença de Operação
0
0
 

Relatório de missão que constatou violações de direitos humanos decorrentes da construção da hidrelétrica foi publicado pelo Conselho.

0
0
Apoio da ABRAPEC à minuta de resolução complementar sobre a Ética das pesquisas
0
0
 

Leia aqui

0
0
Manifesto da área de Antropologia/Arqueologia da Capes sobre os cortes de recursos financeiros que afetam nossos Programas de Pós-graduação
0
0
 

Leia aqui

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support