Informativos

Informativo n° 18/2015 | 01/09/2015

 
 
 
  Consulta à sociedade para discussão da minuta da Resolução específica sobre a Ética em Pesquisa nas CHS
Informativo n° 18/2015  |  01/09/2015
 
destaques da ABA
 
Conclamação aos pesquisadores, professores e estudantes das áreas de Ciências Humanas e Sociais (CHS) sobre a consulta à sociedade – Minuta de Resolução da Ética em Pesquisa em CHS
0
0
 

Conclamamos pesquisadores/as, professores/as e estudantes das áreas de Ciências Humanas e Sociais (CHS) a se manifestarem sobre a consulta à sociedade para discussão da minuta da Resolução específica sobre a Ética em Pesquisa nas CHS, que estará disponível para contribuições até o dia 04 de setembro de 2015.
Leia aqui a conclamação e aqui as instruções para as contribuições.

0
0
Seminário ABA + 60
0
0
 

A ABA comemorou seus 60 anos com a realização do Seminário ABA + 60: os antropólogos e a antropologia na esfera pública no Brasil – cenários contemporâneos e políticas para o futuro, na Universidade de Brasília/DF, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2015. O evento contou com nove mesas que buscaram fomentar reflexões e prospecções sobre temas em que a Associação teve atuação pública relevante.

Clique aqui para visualizar o folder da programação e acesse o canal da ABA no youtube para acompanhar os vídeos das mesas  https://www.youtube.com/channel/UCmPI3wees4g61zbGfePk4YQ.

0
0
Documento da ABA acerca das contribuições da Antropologia para a Base Nacional Comum Curricular
0
0
 

Desde 2013 diversos atores de órgãos públicos e da sociedade civil brasileira se mobilizam para a criação da Base Nacional Comum da Educação. A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, seguindo determinação do Plano Nacional de Educação, está organizando a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC) para todas as etapas da educação básica, em consulta com diversos atores da sociedade. Visando colaborar com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNC), ora em curso, a Associação Brasileira de Antropologia apresenta as seguintes considerações, através de sua Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.
Leia aqui o documento.

0
0
Nota do Comitê Migrações e Deslocamentos / Guerra e Pacificação: palavras-chave do conflito urbano contemporâneo
0
0
 

ABA divulga a nota de seu Comitê Migrações e Deslocamentos sobre o conflito urbano. Segundo os autores, Taniele Rui e Gabriel Feltran, é preciso construir uma agenda de pesquisa capaz de enfrentar o léxico da “guerra” e da “pacificação” que vem marcando os debates no campo da (in)segurança pública contemporânea.

Leia aqui.

0
0
30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA
0
0
 

Comunicamos que, conforme divulgado na Assembleia Geral Extraordinária da REA/ABANNE, a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA ocorrerá em João Pessoa/PB, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, entre os dias 03 e 06 de agosto de 2016.

0
0
Assembleia Geral Extraordinária da ABA – REA/ABANNE
0
0
 

Confira aqui o vídeo da Assembleia Geral Extraordinária da ABA, realizada no dia 22 de julho de 2015, por ocasião da V REA / XIV ABANNE. Na Assembleia foi aprovada a inserção do Artigo 3º do estatuto, que prevê a possibilidade da ABA, para a consecução dos seus objetivos e/ou execução de projetos, fazer doações e apoios financeiros em programas de bolsas de estudo.
Leia o novo estatuto da ABA em:  http://www.portal.abant.org.br/index.php/institucional/estatuto.

0
0
Vídeos da V REA/XIV ABANNE
0
0
 

Confira no canal do youtube da ABA os vídeos das Cerimônias de Abertura e Encerramento, além das conferências, e o pronunciamento do Presidente da ABA na abertura do Congresso:  https://www.youtube.com/watch?v=WsneUd3UfmI.

0
0
Novos Debates – v. 2, n. 1
0
0
 

Edição geral: Vinicius Kauê Ferreira.

Confira o número completo em:  http://www.novosdebates.abant.org.br/index.php/numero-atual.

Chamada de contribuições para v.2 n.2 de Novos Debates

Novos Debates é um fórum acadêmico promovido pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e voltado a pesquisadoras e pesquisadores em formação em antropologia. Seu objetivo é ser um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil e, ao mesmo tempo, se construir como um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos em nossas pesquisas e ações profissionais. Novos Debates cria um espaço dinâmico de diálogo, opiniões e embates necessários à formação das novas gerações de pesquisadoras e pesquisadores em antropologia.

Novas Pesquisas
Convidamos estudantes em antropologia e áreas afins, de todos os níveis de formação, a enviar contribuições para a seção Novas Pesquisas. Aceitamos textos sobre pesquisas em desenvolvimento ou recentemente concluídas no quadro de formação acadêmica de seu autor. Tendo em vista que o objetivo dessa seção é fazer circular os trabalhos desenvolvidos pelas e pelos estudantes, propomos o envio de textos curtos com uma apresentação sucinta e clara de suas pesquisas, apresentando: problemática, referencial teórico, metodologia e considerações sobre o campo.

Fórum
O editor convidado para organizar a seção Fórum deste número é Bruno Zilli, pesquisador associado do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), para trazer suas reflexões sobre os recentes embates envolvendo a inclusão de gênero e orientação sexual como temáticas dos Planos Estaduais e Municipais de Educação em todo o Brasil. Diante do pânico moral instalado pelas bancadas conservadoras e dos vetos ocorridos após a exclusão dessas temáticas do Plano Nacional de Educação (PNE), torna-se urgente a promoção de um debate que trabalhe o tema com a devida seriedade. Serão especialmente bem-vindos textos para esse Fórum que abordem as interfaces entre gênero, orientação sexual e educação, bem como aqueles envolvendo as relações entre gênero e orientação sexual e políticas de inclusão social.

Resenhas
Aceitamos o envio de resenhas de publicações, exposições artísticas e etnográficas e de filmes recentes que sejam de potencial interesse à reflexão antropológica.

Entrevistas
Por fim, acolhemos entrevistas com pesquisadores, agentes públicos ou integrantes de movimentos sociais, que podem ser submetidas à apreciação editorial da publicação. Neste número interessa a Novos Debates entrevistas com antropólogos/as que tenham experiência de trabalho em órgãos públicos, ONGs etc. e que atuem ou tenham atuado em processos de reconhecimento de direitos territoriais. Por enquanto, aceitaremos entrevistas unicamente no formato de texto.

Normas de envio dos textos
1. As contribuições devem ser enviadas até 30 de novembro de 2015, através do endereço eletrônico:  novosdebates@gmail.com
2. Aceitaremos textos em português e espanhol.
3. Novos Debates está aberta a contribuições de outras disciplinas além da antropologia, desde que os trabalhos apresentem potencial interesse à comunidade antropológica.
4. As normas para publicação são as seguintes: Fonte: Times New Roman 12; Espaçamento: 1,5; Margens: 2,5 (acima e abaixo) por 3,0 (laterais). A extensão dos textos é de 9000 caracteres (contando os espaços e sem contar as referências bibliográficas) para a seção Novas Pesquisas e Resenhas, e máximo de 10 (dez) páginas para as entrevistas.
5. A formatação das referências bibliográficas deverá seguir as normas da revista Vibrant. Sublinhamos que a perfeita adequação da formatação das referências será especialmente observada para a avaliação dos trabalhos recebidos.
6. Os arquivos de texto devem estar em formato Word (extensões “.doc” ou “.docx”) e devem comportar o nome completo, filiação institucional, bolsa de pesquisa (se for o caso), e-mail e link para o Currículo Lattes.

0
0
Vibrant Volume 12, Number 1 – Health/illness, biosocialities and culture
0
0
 

Editor: Peter Fry
Editores do Dossiê: Carlos Guilherme do Valle e Sahra Gibbon

La science de la parenté:
Adoption, génétique et identité parmi les adoptés au Brésil
Débora Allebrandt

From abortion to embryonic stem cell research:
Biossociality and the constitution of subjects
in the debate over human rights
Naara Luna

The multiple meanings of ‘risk’:
Views on the abortion of non-viable fetuses among
Brazilian medical doctors and magistrates
Juliana Lopes de Macedo

La production d‘articulations et de mouvements pour la santé des hommes au Brésil:
La sexualité comme porte d’entrée
Fabíola Rohden

Confira o número completo em:  http://www.vibrant.org.br/issues/vibrant-v-12-n-1-01-062015/.

0
0
 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

 
eventos
 
Eventos no Brasil
0
0
 

39º Encontro anual da ANPOCS
Data: 26 a 30 de outubro de 2015
Local: Caxambu/MG
Informações:
 http://www.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1367&Itemid=461

0
0
 

II Seminário Internacional Desafios da Diversidade e da Desigualdade
Data: 08 a 11 de setembro de 2015
Local: PUC/RJ
Informações: Cartaz / Programação

0
0
 

Seminário em comemoração ao centenário de nascimento de Alberto Guerreiro Ramos
Data: 10 e 11 de setembro de 2015
Local: UFSC
Informações: Cartaz / Release

0
0
 

Seminário nacional: “Olhares das ciências sociais sobre a velhice”
Data: 15 a 17 de setembro de 2015
Local: Auditório da Casa da Ciência, Rio de Janeiro/RJ
Informações: Cartaz / Folder

0
0
 

Ciclo de Palestras “Instituições, Direitos e Formas de Fazer Justiça: abordagens antropológicas”
Data: 24 de setembro de 2015
Local: Edifício Sede da FGV – Rio de Janeiro
Informações: Cartaz

0
0
 

Encontro comemorativo dos 30 anos do NEAB-UFMA: IV Encontro do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais
Data: 13 a 16 de outubro de 2015
Local: São Luís/MA
Informações: Cartaz

0
0
 

V Seminário Imagens & Narrativas. Direito Autoral de Imagens, Sons e Web
Data: 05 de novembro de 2015
Local: Auditório Cartola, Campus da UERJ, Maracanã
Informações: Programação

0
0
 

Seminário “Relendo Thales de Azevedo”
 
Data: 11 a 14 de novembro de 2015
Local: Salvador/BA
Informações: Programação /  https://www.ufba.br/noticias/semin%C3%A1rio-%E2%80%9Crelendo-thales-de-azevedo%E2%80%9D-seleciona-comunica%C3%A7%C3%B5es-na-%C3%A1rea-das-ci%C3%AAncias-humanas

0
0
 

XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano
Data: 25 a 27 de novembro de 2015
Local: UNIOESTE
Informações:  http://www.unioeste.br/eventos/lhmseminario/

0
0
 

V Simpósio Paranaense de Ciências Sociais
Data: 18 a 20 de maio de 2016
Local: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Toledo
Informações: Chamadas para GTs e Minicursos

0
0
Eventos no Exterior
0
0
 

XI RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul: Diálogos, práticas e visões antropológicas desde o Sul

Data: 30 de novembro a 04 de dezembro de 2015
Local: Montevideo / Uruguai
Informações:  http://www.fhuce.edu.uy/index.php/ciencias-antropologicas/departamento-de-antropologia-social/xi-ram

0
0
 

Congresso de História de África Ancestralidade e Africanidades Cabo Verde
Data: 23 a 25 de novembro de 2015
Local: Cabo Verde/África
Informações: Divulgação

0
0
 
prêmios
 
Prêmio Luiz de Castro Faria
0
0
 

O Prêmio, de caráter nacional, é promovido pelo Centro Nacional de Arqueologia – CNA do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/Minc. Foi criado em 2013 e visa estimular a produção acadêmica sobre a preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e que, devido a sua originalidade, vulto ou caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público. O Prêmio destina-se aos trabalhos defendidos no ano de 2014 e se divide em 03 (três) categorias: categoria I – Monografia de Graduação, premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais); categoria II – Dissertação de Mestrado, premiação de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e categoria III – Tese de Doutorado, premiação de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Inscrições até 11 de setembro de 2015. Informações:  http://portal.iphan.gov.br/editais/detalhes/25/concurso-luiz-de-castro-faria-2015.

0
0
 
oportunidades
 
Pós-graduação
0
0
 

Mestrado na UFF
A Universidade Federal Fluminense torna pública a abertura de inscrições para a seleção do Curso de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (Mestrado). Inscrições: 17 de agosto a 17 de setembro de 2015. Informações:  http://www.ppcult.uff.br/images/edital%20ppcult%202016.pdf.

0
0
 

Mestrado e Doutorado na UFJF
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais – Turma 2016. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas no Curso de Mestrado e 10 (dez) vagas no Curso de Doutorado, números que poderão ser alterados a  critério das respectivas Comissões de Seleção, respeitado o máximo de vagas disponibilizadas pelos professores orientadores em cada modalidade. Inscrições: 05 a 22 de outubro de 2015. Informações:  http://www.ufjf.br/ppgcso/selecao/.

0
0
 
publicações
 
Chamada para artigos
0
0
 

Revista Horizontes Antropológicos
A Revista Horizontes Antropológicos divulga chamada de artigos para a temática Tecnologias de Governo – Etnografia de Práticas e Políticas. As submissões devem ser realizadas até 30 de setembro de 2015 para publicação de seu número 46, a ocorrer em agosto de 2016. Informações:   http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/.

0
0
 

Revista ACENO
A revista ACENO divulga chamada para o dossiê especial “Ética e suas variadas formas de regulação no trabalho antropológico”. Submissão até 30 de outubro de 2015. Informações:  http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index.

0
0
 

Percursos – Revista de Antropologia
A Revista de Antropologia da UNESP Marília convida graduandos e pós-graduandos para o envio de trabalhos para a segunda edição da revista, com previsão de lançamento em abril de 2016. Os trabalhos deverão ser encaminhados até 30 de outubro de 2015. Informações: Chamada.

0
0
 

Revista Fronteiras
Fronteiras: Revista de História é o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados e divulga a chamada para a submissão de trabalhos para o Dossiê “História Indígena, Historiografia e Indigenismo: contribuições, desafios e perspectivas”. A proposta está voltada para a divulgação de uma coletânea de estudos sobre temáticas ligadas à história dos povos indígenas, abrangendo trabalhos realizados por historiadores, etnólogos, arqueólogos, educadores e outros pesquisadores. Os trabalhos deverão ser submetidos até 31 de janeiro de 2016 e a publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2016. Informações:  http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS /  thiagocavalcante@ufgd.edu.br.

0
0
 

Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG
A Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG, uma publicação da Capes, é uma revista multidisciplinar e tem como objetivo a difusão de estudos relativos à educação superior, à ciência e tecnologia, à cooperação internacional e à popularização do conhecimento científico que tenham como foco a pós-graduação, seus programas e peculiaridades, as políticas relacionadas e suas articulações com a graduação, a educação básica, a pesquisa e a inovação. Seus públicos-alvo são docentes e alunos de pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino e de pesquisa, gestores de associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos de órgãos do MEC, do MCTI e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica. As contribuições autorais são bem-vindas durante todo o ano e podem ser redigidas em português, inglês ou espanhol. Informações:  http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg.

0
0
Revistas – Novos números
0
0
 

ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste – Vol. 2, n. 3 (jan/jul. 2015), Dossiê Políticas e Poéticas o Audiovisual na contemporaneidade: por uma antropologia do cinema –  http://periodicoscientificos.ufmt.br/index.php/aceno/issue/view/198.

0
0
 

Anuário Antropológico – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB), 2014/I, vol. 40, julho de 2015 –  http://www.dan.unb.br/anuario-antropologico-listagem-dos-numeros/220-anuario-antropologico-sumario-20141.

0
0
 

Revista Iluminuras – volume 16, nº 38 (2015), As incertezas do trabalho de campo: limites e possibilidades, Publicação Eletrônica do Banco de Imagens e Efeitos Visuais – NUPECS/PPGAS/IFCH/ILEA/UFRGS –  http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/issue/current.

0
0
Lançamentos – Livros 2015
0
0
 

ALMEIDA, Berenice de e PUCCI, Magda (2015). A Grande Pedra. São Paulo: Formato.

0
0
 

CARNEIRO, Rosamaria Giatti (2015). Cenas de parto e políticas do corpo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

0
0
 

FERREIRA, Daniel Granada da Silva (2015). Pratique de la capoeira en France et au Royaume-Uni. Paris: Editora l’Harmattan.

0
0
 

LACERDA, Paula (2015). Meninos de Altamira: violência, “luta” política e administração pública. Rio de Janeiro: Garamond.

0
0
 
notícias da mídia/outras
 
Entrevista sobre o livro “Intolerância religiosa”
0
0
 

Entrevista com o professor e pesquisador Vagner Gonçalves da Silva, do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo sobre o livro organizado por ele que trata da Intolerância Religiosa. Assista no link:  https://www.youtube.com/watch?v=GwrDFErc760.

0
0
Carta aberta coletiva em repúdio à intolerância religiosa (ABA, ABHR, ACSRM, ANPTECRE, ANPUH, GTHRR/ANPUH, ISER e SOTER)
0
0
 

Leia aqui.

0
0
Documento Político do V Encontro Internacional das Atingidas e Atingidos pela Vale
0
0
 

Leia aqui.

0
0
Seminário na UFMG discute impactos da mineração nas lutas ecológicas e territoriais da América Latina
0
0
 

Confira vídeos e apresentações do Seminário no link  http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/noticias/categoria/eventos/.

0
0
Falta de água potável, insegurança alimentar, alcoolismo, depressão: sem cumprir condicionantes, Belo Monte provoca o caos na saúde indígena no Xingu
0
0
 

Em audiência pública, autoridades responsáveis pela saúde admitiram que só agora, quase no fim da obra, iniciaram as ações previstas para mitigar os impactos às nove etnias afetadas.

0
0
Indígenas sofrem atentado no Rio Grande do Sul
0
0
 

Na retomada da Terra Indígena (TI) Re Kuju, em Campo do Meio, município de Gentil, no Rio Grande do Sul, o vice-cacique Kaingang Isaías da Rosa Kaigõ e a liderança Deivid C. Kaigo sofreram atentado.

0
0
Manifesto dos Programas da Área de Serviço Social
0
0
 

Documento produzido pelos programas de pós-graduação e com apoio da ABEPSS (que integra o Fórum CHSSA), durante a realização do Seminário de Acompanhamento de Meio Termo da CAPES ocorrido entre os dias 12 e 14 de agosto em Brasília e afirma a posição da Área em face ao contexto de corte de recursos e incerteza política.
Leia aqui.

0
0
Novo representante das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas no Conselho Deliberativo do CNPq
0
0
 

O Prof. Sérgio Adorno (USP) foi nomeado pelo Ministro como representante da Comunidade Científica no Conselho Deliberativo do CNPq. O nome do Prof. Sérgio Adorno foi o mais indicado pelas sociedades científicas da área, em eleição coordenada pela SBPC, para substituir a Profª Sônia Karan (UFRGS), cujo mandato terminou em fevereiro último.
A grande experiência e reconhecida competência do Prof. Sérgio Adorno certamente farão a diferença na representação da grande área no Conselho Deliberativo.

0
0
Informativo WCAA
0
0
 

Confira o informativo número 1, agosto 2015 do World Council of Anthropological Associations – WCAA:  http://www.wcaanet.org/downloads/informativo/WCAA_informativo_0815.pdf.

0
0

Associação Brasileira de Antropologia
Políticas da Antropologia (2015-2016)

Presidente Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)

Vice-Presidente Jane Felipe Beltrão (UFPA)
Secretário Geral Sergio Ricardo Rodrigues Castilho (UFF)
Secretária Adjunta Paula Mendes Lacerda (UERJ)
Tesoureira Geral Andrea de Souza Lobo (UnB)
Tesoureira Adjunta Patrícia Silva Osorio (UFMT)   

Diretores/as
Carla Costa Teixeira (UnB)
Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN)
Júlio Assis Simões (USP)
Patrice Schuch (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio do ICS – Instituto de Ciências Sociais – Térreo – Sala AT-41/29
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax: (61) 3307-3754

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Informativos

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

Fale conosco
E-mail: aba@abant.org.br
Telefone: +55 (61) 3307 3754del>
  Celular: +55 (61) 98594-9104

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support