Informativos

Informativo n° 11/2014 | 23/07/2014

 
 
  29ª RBA – Eleições ABA
Informativo n° 11/2014  |  23/07/2014
destaques da ABA
Convocação para Assembleia Geral Ordinária da ABA na 29ª RBA
 
 

Convocamos todos/as associados/as da Associação Brasileira de Antropologia para estarem presentes na Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 06 de agosto de 2014, às 19h, no Auditório da Reitoria, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Formulem e apresentem suas moções impressas nessa ocasião.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras    
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Site:  http://www.29rba.abant.org.br

Abertura:
A abertura da 29ª RBA ocorrerá dia 03 de agosto, às 18h, no Centro de Convenções de Natal/RN;

Credenciamento:
Dia 03 de agosto, de 14h às 18h – Entrega do material/crachá, no Centro de Convenções, apenas para os/as inscritos/as que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 de julho.
Dias 04, 05 e 06 de agosto, de 08h às 18h – Pagamento da taxa de inscrição e entrega do material/crachá no Campus Central da UFRN. Portanto, os/as inscritos/as que deixarem para realizar o pagamento no local do evento, só poderão retirar seu material/crachá nos dias mencionados.

Funcionamento da secretaria da ABA:
Dia 29 de julho a secretaria administrativa da ABA encerrará o atendimento ao público às 15h, uma vez que estará realizando os backups dos arquivos que serão levados para 29ª RBA. Sendo assim, a partir deste momento o atendimento será realizado por e-mail ( aba@abant.org.br), conforme a disponibilidade dos trabalhos necessários para a realização da reunião.
Entre os dias 04 e 06 de agosto a ABA realizará o atendimento aos seus associados no estande da Associação, localizado no Campus Central da UFRN – mesmo local da Feira de livros e credenciamento.
A partir de 10 de agosto a secretaria estará de volta à sede da ABA, em Brasília/DF (UnB), e o atendimento ao público será normalizado (segunda a sexta-feira, de 09h às 17h).

 
Eleições ABA – Vote on line de até o dia 06/08
 
 

O sistema de votação on line, para eleição de nova diretoria (2015-2016) e renovação dos conselhos científico e fiscal da ABA, está aberto até 06 de agosto de 2014, às 12h.

A votação é realizada exclusivamente pelo sistema eletrônico e não tomará mais do que 5 minutos do tempo de cada um. Sugerimos que os/as colegas não deixem para votar na última hora. Participe deste momento importe para o andamento da nossa associação!

Informações importantes:
Conforme o estatuto da ABA, somente associados/as efetivos/as, colaboradores/as, pós-graduandos/as, correspondentes e honorários/as, em dia com a anuidade 2014 poderão votar.
Para participar da votação eletrônica será imprescindível que cada associado/a tenha seus dados de login (usuário e senha) do site da ABA, que são diferentes do site da 29ª RBA. Caso não se recorde de seus dados de login, veja nas instruções como obter novos dados.
Para saber sua situação em relação as anuidades e entre em contato com a Secretaria Administrativa da ABA através do e-mail:  aba@abant.org.br ou pelo telefone 61 3307-3754, de 09h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Confira aqui a proposta e os/as integrantes da Chapa (Políticas da Antropologia) para Diretoria da ABA (Gestão 2015/2016), liderada por Antônio Carlos de Souza Lima. Para ler as instruções para votação clique aqui.

 
Exposição Índios: Primeiros Brasileiros abriu a 29ª RBA
 
 

Segue no Museu Câmara Cascudo a exposição “Índios: os primeiros brasileiros”. A exposição, concebida pelo Prof. João Pacheco de Oliveira, coordenador da CAI, propõe ao visitante um passeio pela História do Brasil, assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas do nordeste foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. A exposição tem sido muito visitada também por estudantes e será uma das atrações da 29RBA, ela que abriu, oficialmente, as atividades do nosso congresso.
Local: Museu Câmara Cascudo, na Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol, Natal/RN, até 27 de setembro de 2014.
Veja aqui as fotos da sua inauguração.

 
Ministro de Justiça responde a ABA sobre o não reconhecimento do status de religião aos cultos afro-brasileiros
 
 

Confira aqui a resposta do Gabinete do Ministro da Justiça.
ABA protocola ofício encaminhando a nota ao Ministério da Justiça. Leia aqui.

 
Secretaria Nacional de Justiça responde à ABA : “tráfico de pessoas”
 
 

Leia aqui, a resposta da Secretaria Nacional da Justiça à petição encaminhada pela ABA manifestando-se contra a inclusão de uma Feira Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Migrações e Refúgio na I COMIGRAR. Em sua resposta, a SNJ reconhece “que no contexto internacional, em especial nos países do Norte, ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas se identificam e equivocadamente vinculam-se a ações de restrição de mobilidade urbana. No contexto nacional, no entanto a Política Nacional tem dialogado com os avanços mais recentes e profundos no refinamento e transversalização da agenda migratória, no sentido oposto ao do controle e vigilância policiais, reforçando os laços profundos com o desenvolvimento de mais e melhores condições de inclusão social plena e autônoma da pessoa migrante”.
A ABA gradeceu a resposta, porém, através de seu Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA, continua a considerar a questão mais complexa. A simples associação da categoria “tráfico de pessoas” às experiências de migrações e refúgio tem o potencial de “criminalizar” e “vitimanizar” migrantes e refugiados como foi o caso, por exemplo, de matéria sensacionalista recente da Fôlha de São Paulo sobre os haitianos que chegam via o Equador e Peru  ao Acre de ônibus e que, de lá, estão sendo encaminhados à São Paulo. Há que se definir melhor o significado da categoria tráfico especialmente para os formadores de opinião e distingui-la de situações de ganancia e lucro de coiotes ou de estratégias (por vezes ilicitas) de imigrantes que migram para conseguir melhores condições de vida.  
Leia aqui o documento protocolado.
Também sobre o tema de Migrações, a ABA fez uma minuciosa análise da proposta de lei, concluindo que ela avança, mas há vários pontos a serem reconsiderados. Leia o texto do Comitê de Migração e Deslocamentos da ABA aqui que aponta as falhas na proposta de lei.

 
ABA fala na Câmara dos Deputados: demarcação de Terras Indígenas
 
 

Cristhian Teófilo da Silva, membro da CAI – Comissão de Assuntos Indígenas, representou a ABA na sessão da Câmara que debateu reformulação do modo de demarcação das terras indígenas.
Leia aqui o convite e aqui a matéria divulgada no site da Câmara.

 
Audiência Pública convocada por Edward Luz: a ABA se manifesta
 
 

A ABA enviou carta elaborada por sua Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) aos deputados, ministros e procuradores que estiveram na audiência pública sobre a OIT/169, na qual falou Edward Luz.
Leia a carta aqui.

 
ABA na 66ª Reunião anual da SBPC
 
 

A 66ª Reunião anual da SBPC, com tema “CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UMA AMAZÔNIA SEM FRONTEIRAS”, ocorrerá entre os dias 22 e 27 de julho de 2014 na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco/AC. A ABA estará presente na reunião com programação especial e liderando a reunião do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Confira aqui a programação da ABA na SBPC.

 
Reunião do Sistema Brasileiro de Museus
 
 

O antropólogo José do Nascimento Junior, representante da ABA no Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, protocolou 41 pedidos de Declaração de Interesse Publico (leia aqui), seguindo o Estatuto de Museus, que possibilita a qualquer cidadão encaminhar este  tipo de solicitação.
Foram solicitados que  Museus, acervos, e coleções, sejam declarados de interesse público nacional dando uma visão ampla das possibilidades de preservação da memoria, por esse instrumento.
Durante a reunião, foram apresentados aspectos do desenvolvimento da política nacional de museus, como o cadastro nacional de Museus, registro de museus, programa de patrimônio em risco, Ibermuseus, inventário nacional de bens culturais musealizados,
Ao final, votou-se uma moção de apoio aos funcionários federais da Cultura em Greve. A reunião foi realizada na sede do IBRAM em Brasília.

 
Fundação do Instituto Egon Schaden-IES
 
 

Aconteceu no dia 04 de julho de 2014, com a participação de Carmen Rial, Presidente da Associação Brasileira de Antropologia, a assembleia de fundação do Instituto Egon Schaden-IES na cidade de São Bonifácio, região da Grande Florianópolis, Santa Catarina. O instituto, que nasce inspirado em proposição do professor João Baptista Borges Pereira, terá como objetivo a guarda do espólio científico do professor Egon Schaden (1913-1991) bem como a missão de somar esforços para a pesquisa sobre a colonização alemã no sul do Brasil e questões indígenas a ela relacionadas. O resgate da trajetória pessoal de Egon Schaden e de seu pai, Francisco Schaden, como contribuição à preservação da memória da colonização alemã na região e da história da antropologia no Brasil, constitui-se como a missão imediata do instituto. A escolha de São Bonifácio, terra natal de Egon Schaden, para a sede da instituição resulta da intenção de tornar a cidade um ponto de encontro de diferentes pessoas e instituições interessadas no tema bem como aproximar o legado científico de Egon Schaden dos seus familiares. Quase uma centena de pessoas estiveram presentes no evento, dentre elas moradores de São Bonifácio, familiares de Egon Schaden, acadêmicos e autoridades. O Instituto Egon Schaden será presidido por Rosane Schaden Preuss, sobrinha do antropólogo. A Presidente da ABA foi representada na mesa de abertura por Dorothea Post Darella, integrante da CAI, que destacou a importância da iniciativa para a Antropologia brasileira, especialmente na ocasião da passagem do centenário de nascimento de Egon Schaden, festejado em 2013. A Fundação do IES foi liderada pelos associados da ABA Pedro Martins e Tânia Welter. Confira aqui as fotos da ocasião.

 
Evento ABA/Sul debate profissionalização
 
 

O evento ABA em Pelotas, sobre Formação e Profissionalização dos(as) Antropólogos(as), realizado pela UFPel entre os dias 15 e 16 de maio “foi um sucesso”, nas palavras do diretor da ABA Carlos Steil. Ele explicou: “O debate foi muito rico e esclarecedor das possibilidades, dos limites, dos problemas e das vantagens em se avançar no processo de reconhecimento e regulação da profissão de antropólogo. Ao mesmo tempo, a discussão procurou manter uma articulação deste processo com a formação e os novos campos e postos de trabalho que vem se abrindo para a antropologia na sociedade. Por fim, o fato de contarmos com a presença dos arqueólogos, que fazem parte do curso de graduação e pós em antropologia e arqueologia, deu ao evento um sentido mais abrangente e situou a antropologia num contexto mais geral da profissionalização no Brasil”. Veja aqui a programação do evento e aqui o relatório.

 
Vibrant Volume 11, Number 1 – Ethnographies of economy/ics
A revista da ABA editada por Peter Fry entra no seu 11o ano pensando a Economia
 
 

Editores do dossiê: Eugênia Motta, Federico Neiburg, Fernando Rabossi and Lúcia Müller –  http://www.vibrant.org.br/issues/v11n1/.

 
Novos Debates
 
 

Segundo número de “Novos Debates”, revista da ABA, também já está no ar. Confiram os ótimos artigos, pesquisas em andamento, resenhas e discussões em  http://novosdebates.abant.org.br/.

 
ABA distribuirá novos livros aos Associados na RBA
 
 

Os livros resultantes da 3ª edição do Prêmio ABA/GIZ, intitulados: Laboratório na floresta. Os Baniwa, os peixes e a piscicultura no alto rio Negro e Os “piaçabeiros” no médio rio Negro: identidade étnica e conflitos territoriais já estão disponíveis na sede da ABA. A secretaria administrativa estará realizando a entrega do exemplar do associado, em dia com suas anuidades, durante a 29ª RBA, assim como dos outros livros que foram editados pela ABA ao longo do último ano. A editora da ABA é liderada por Antônio Motta.
Visite o estande da ABA, na Feira de livros da 29ª RBA, e confira as publicações disponíveis.

 
Facebook da ABA
 
 

A ABA multiplicou por 10 o número de visualizações dos seus post no Facebook nos últimos anos. Criado em 2011, o Face hoje é um canal de comunicação rápido e extremamente eficiente. O post da ABA que mais visualizações teve até hoje foi o de 8 de Março de 2014, sobre a Morte de uma aluna da UNILA, com mais de 126 mil visualizações. Em segundo lugar está a  NOTA DA ABA EM REPÚDIO AS DECLARAÇÕES DO DEPUTADO LUIZ CARLOS HEINZE (PPR-RS), com mais de 37 mil. No último mês 313 pessoas curiram a foto da coordenadora local Elisete Schwade mostrando em primeira mão como será a bolsa da 29RBA. Já o post com mais compartilhamentos, 51, foi o anuncio do segundo número de “Novos Debates”, revista da ABA editada por Bárbara Arise e Vinícius Kauê. Também com muitas curtidas a noticia da Feirinha da 29RBA, na qual os participantes do congresso encontrarão no mesmo espaço, a feira de livros e exposição fotográfica e projeção de documentários no container da ZOOn, apresentações musicais durante o horário do almoço. Haverá venda de produtos artesanais e degustação de gastronomia potiguar, serão divulgados programas de turismo local e comunitário, serão realizados diálogos criativos com quilombolas, indígenas, artesãos, artistas, antropólogos, alunos e profissionais da área de cultura. A Feirinha está sendo organizada por Julie Cavignac.
Acesse o Facebook da “ABA Antropologia” –  http://www.facebook.com/ABA.antropologia.

 
ABA se muda para prédio novo do ICS/UnB
 
 

Comunicamos que a Sede da ABA está devidamente instalada no novo prédio do ICS/UnB. O novo espaço físico é semelhante ao anterior (no prédio Multiuso II/UnB). Mas, agora a Associação está no mesmo prédio da Antropologia, Sociologia e Ciências Sociais, facilitando a localização e a comunicação com o público.
Agradecemos a compreensão de todos/as que não puderam contar com o atendimento da secretaria administrativa da ABA, de 01 e 03 de julho, que se empenhou para realizar a mudança no menor tempo possível, normalizando seu atendimento no dia 04 de julho.
Confira aqui as fotos da mudança.

 
in memoriam
Falecimento de Celina Ribeiro Hutzler (18/05/2014)
 
 

É com pesar que informamos o falecimento da Antropóloga Celina Ribeiro Hutzler, associada efetiva da ABA. Celina foi fundadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco faleceu em Recife no dia 18 de maio de 2014, após complicações em decorrência de um AVC sofrido no dia 18 de abril passado. Filha de um dos fundadores da ABA, Rene Ribeiro, sua trajetória profissional e acadêmica tiveram destaque para Antropologia. Ela estaria no Simpósio Especial que homenageará os 100 anos de nascimento do seu pai na RBA, que está sendo organizado pelo Secretário Renato Athias.
Leia aqui a homenagem do PPGAs da UFPE.

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública.

eventos
Eventos no Brasil
 
 

VI Jornada Nacional de Educação – Educação Especial, Diversidade e Inclusão: itinerários da pesquisa em educação
Data: 10 a 13 de setembro de 2014
Local: Câmara Municipal de Naviraí/MS e Campus da UFMS
Informações:  http://vijornadacpnv.sites.ufms.br/

 
 

VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL: fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão / I SEMINÁRIO NACIONAL DO OBEDUC: Relações étnico-raciais, gênero e desigualdade social no ensino fundamental do 6º ao 9º ano em escolas públicas estaduais de Campo Grande – MS
Data: 22 a 24 de setembro de 2014
Local: Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS
Informações:  http://www.gpec.ucdb.br/vifronteiras/

 
 

V SIALA – Seminário Internacional de Acolhimento as Línguas Africanas
Data: 22 a 26 de setembro de 2014
Local: Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Informações:  http://www.siala.uneb.br/

 
 

Seminário internacional festas, comemorações e rememorações na imigração e XXI Simpósio de história da imigração e colonização
Data: 24 a 26 de setembro de 2014
Local: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Informações:  https://www.facebook.com/boletim.ihsl

 
 

7º ENEC – Encontro Nacional de Estudos e Consumo
Data: 24 a 26 de setembro de 2014
Local: PUC / RJ
Informações:  http://estudosdoconsumo.com.br/

 
 

VIII Jornada de Alunos do PPGA, Programa de Pós-Graduação em Antropologia – Universidade Federal Fluminense.
Data: 13 a 17 de outubro de 2014
Local: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal Fluminense
Informações:  https://jornadappga2014.wordpress.com/ /  https://www.facebook.com/JornadaPPGA

 
 

I Encontro de Antropologia Visual da América Amazônica – EAVAAM
Data: 04, 05 e 06 de novembro de 2014
Local: UFPA
Informações: Divulgação

 
 

IV EICS Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças
Data: 18 a 21 de novembro de 2014
Local: UFPEL
Informações:  http://www2.ufpel.edu.br/ifisp/ppgs/eics/index.htm

 
 

V Seminário Trabalho e Gênero – III Seminário Internacional do PPGCS
Data: 19 a 21 de novembro de 2014
Local: Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia
Informações:  http://vseminariotrabalhoegenero.wordpress.com/ /  https://www.facebook.com/vseminariotrabalhoegeneroeiiisinppgcs

 
Eventos no Exterior
 
 

XIII Congresso da ALAB – Associação Latinoamericana de Antropologia Biológica
Data: 15 a 18 de outubro de 2014
Local: Santiago/Chile
Informações: www.antropologiabiologica.org/alab2014

 
 

 XII Conferencia Internacional Antropologia 2014
Data: 26 a 28 de novembro de 2014
Local: Habana, Cuba
Informações:  http://www.cubaarqueologica.org/index.php?q=node/923

 
 

1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP ) / XII Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB)
Data: 01 a 05 de fevereiro de 2015
Local: Lisboa/Portugal
Informações:  http://www.ailpcsh.org/index.php

 
 

Ethnografilm Festival
Data: 08 a 12 de abril de 2015
Local: Paris/França
Informações:  http://ethnografilm.com/

 
Exposições
 
 

Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense
Data: 29 de maio a 30 de novembro de 2014
Local: UFSC
Informações: Cartaz / Release

 
 

Exposição Itinerante ‘Índios: Os Primeiros Brasileiros’ chega a Natal
Cartaz que ao clicar fica grande
Data: 11 de junho a 27 de setembro
Local: Museu Câmara Cascudo/UFRN
Informações:  http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=97

 
oportunidades
Pós-graduação
 
 

Mestrado e Doutorado no CEPPAC
Os processos seletivos para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas (PPG/CEPPAC) do CEPPAC/UnB estão abertos. O PPG/CEPPAC concede títulos de Mestre e Doutor em Ciências Sociais com área de concentração em Estudos Comparados sobre as Américas, é membro do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e filiado da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). Inscrições: 25 de junho a 28 de julho de 2014. Informações:  http://www.unb.br/posgraduacao/stricto_sensu/editais.php.

 
 

Bolsa de Pós-doutorado – PNPD/CAPES
O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da UNILA informa que estão abertas as inscrições para candidaturas a uma bolsa de estudos, em nível de Pós-Doutorado, vinculadas ao Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES. Inscrições: 14 de julho a 04 de agosto de 2014. Informações: Divulgação.

 
 

Mestrado e Doutorado na UFRRJ
O exame de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é anual e está aberto a candidatos brasileiros e estrangeiros. Inscrições: 30 de junho a 22 de agosto de 2014. Informações:  http://r1.ufrrj.br/cpda/selecao/.

 
 

Pós-graduação na UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulga a abertura do processo seletivo da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura – ECO/UFRJ. Inscrições: 04 de agosto a 05 de setembro de 2014. Informações:  http://www.pos.eco.ufrj.br/.

 
Concursos e seleções
 
 

Concurso para Professor na UEMS
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulga a abertura de inscrições para o concurso docente com dez vagas, distribuídas em cinco áreas do conhecimento. Inscrições até 30 de julho de 2014. Informações:  http://www.uems.br/portal/noticia.php?idnot=7641.

 
 

Concurso para Professor na Universidade Autônoma de San Luis Potosi
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Autônoma de San Luis Potosi, no México, divulga a abertura de concurso para Professor Pesquisador. Inscrições até 26 de setembro de 2014. Informações: Divulgação.

 
publicações
Chamada para artigos
 
 

Revista Amazônica
Amazônica é um periódico científico transnacional, voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações amazônicas, nos quatro campos da antropologia. São também aceitos trabalhos que tenham importância para o avanço do conhecimento científico sobre a região. São aceitos artigos em português, inglês, espanhol e francês. A revista publica artigos originais inéditos, relatórios de pesquisa, notícias de pesquisas em andamento, resenhas, traduções, resumos de teses e ensaios fotográficos. Os artigos devem ser submetidos pelo site da revista ou através do o e-mail:  revistaamazonica@gmail.com. Aceitam-se propostas de dossiês temáticos, que devem ser enviadas para o e-mail da revista ou para os e-mails das editoras:  schaandenise@gmail.com,  janebeltrao@uol.com.br. Informações:  http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonicaNormas para publicação.

 
 

Revista IF-Sophia
A Revista IF-Sophia, órgão de divulgação científica do Grupo de pesquisa Filosofia, Ciência e Tecnologias do Instituto Federal do Paraná, divulga chamada de artigos para publicação de sua primeira edição e número. Os artigos serão aceitos até 15 de agosto de 2014. Informações: Divulgação.

 
 

Revista Gênero e Direito
A Revista G & D, que integra o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito (NEPGED) do Programas do Centro de Estudos Jurídicos da Universidade Federal da Paraíba, divulga o recebimento de artigos em Inglês, Português e Espanhol. As regras estão disponíveis em:  http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index. Para a 5 ª edição, o prazo para envio é dia 31 de agosto de 2014. Informações: Divulgação.

 
 

Anuário Antropológico
O Anuário Antropológico – revista do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília – conta com uma seção dedicada a resenhas de livros. Os/As interessados/as em resenhar um dos livros listados devem entrar em contato pelo e-mail da revista ( anuario_antro@unb.br), informando o livro intencionado, seu nome completo, a titulação, o vínculo institucional e o endereço postal. O selecionado deve enviar sua resenha até 01 de setembro de 2014. Informações: Projetos resenhas.

 
 

Revista Ilha
ILHA – Revista de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS-UFSC), convida pesquisadores a submeterem artigos e resenhas para o próximo número até o dia 08 de setembro de 2014, através do site:  http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/index.

 
 

Grupo de Trabalho  Povos e Comunidades Tradicionais, Questão Agrária e Conflitos Socioambientais
O Grupo de Trabalho  “Povos e Comunidades Tradicionais, Questão Agrária e Conflitos Socioambientais”, do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), divulga edital convocando estudantes e profissionais de diversas áreas para encaminharem artigos para comporem livro com a mesma denominação do GT, a ser lançado no primeiro semestre de 2015. Os artigos devem ser submetidos até 28 de setembro de 2014. Informações:  http://ipdms.wordpress.com/2014/06/09/lancado-edital-para-composicao-de-livro/.

 
 

Revista Espaço Ameríndio
A Revista Espaço Ameríndio está recebendo artigos, ensaios bibliográficos, traduções e resenhas, em português ou espanhol, para o processo de submissão referente ao décimo sexto número da revista (v. 8, n. 2, dez 2014). As contribuições devem ser enviadas até 30 de setembro de 2014. Informações:  http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/about/submissions#authorGuidelines.

 
 

Revista ACENO
A ACENO – Revista de Antropologia do Centro-Oeste torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Dança e Cultura Popular”. A publicação é prevista para o n. 2, 2° semestre de 2014. Serão aceitos artigos escritos em português e espanhol, que estejam em conformidade com as normas da revista, e que digam respeito ao tema proposto pelos organizadores. O prazo para envio é até 15 de novembro de 2014. Informações:  http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno.

 
 

Revista Horizontes Antropológicos
Este número temático abordará as relações entre Cultura e Aprendizagem. Trata-se de uma escolha que interessa principalmente à antropologia e à educação, mas que se estende também a outras áreas como a psicologia e os estudos da cognição. Tomaremos como horizonte temático a aprendizagem como uma prática social relacionada com a cultura, que envolve o treino da atenção e o desenvolvimento de habilidades, num processo contínuo e recursivo entre percepção e ação. Pretendemos estabelecer, neste número de Horizontes Antropológicos, um debate que avance tanto em relação às abordagens que tomam a aprendizagem como aculturação e/ou transmissão de padrões culturais quanto àquelas que a tratam como aquisição de representações ou processamento de informação. Data limite para a submissão de artigos: 31 de dezembro de 2014. Informações:  http://www.ufrgs.br/ppgas/ha/.

 
Revistas – Novos números
 
 

Amazônica – Revista de Antropologia, n. 1, v. 6, 2014, periódico científico transnacional, voltado a promover o debate, a construção do conhecimento e a veiculação de resultados de pesquisas científicas relativas às populações amazônicas, nos quatro campos da antropologia –  http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.

 
 

INTERthesis – Revista Internacional Interdisciplinar, v. 11, n. 1 (2014): Janeiro/Junho, Dossiê: “Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão” –  https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/issue/view/2127.

 
 

Revista de Antropologia – volume 56 (2) 2013, Dossiê Antropologia e Performance –  http://www.revistas.usp.br/ra/issue/view/6331.

 
 

Revista Espaço Ameríndio – Publicação eletrônica de periodicidade semestral do Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais (NIT), PPGAS-UFRGS, volume 8, nº 01 –   http://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/index.

 
 

Revista Livre de Cinema (RELICI) – Destina-se à divulgação de artigos sobre o Cinema, v. 1, n. 2, 2014 –   http://www.relici.org.br/index.php/relici/index.

 
 

Revista Tellus, em homenagem aos cem anos da publicação d’As lendas da criação e destruição do mundo como fundamentos da religiao dos Apapocuva-Guarani de Curt Numuendaju –  http://www.neppi.org/projetos/tellus_detalhes.php?id=374.

 
 

Revista Vivência – Revista de Antropologia da UFRN, n. 42, Dossiê: Os Embates da Memória – www.periodicos.ufrn.br.

 
Lançamentos – Livros 2014
 
 

PEREZ, Léa Freitas; MARTINS, Marcos da Costa e GOMES, Rafael Barros (orgs.) (2014), Variações sobre o reinado: um rosário de experiências em louvor a Maria. Porto Alegre: Editora Medianiz.

 
 

SANTOS, Miriam; OLIVEIRA, Anita Loureiro de e PETRUS, Regina (orgs.) (2014), Recortes Interdisciplinares sobre Migrações e Deslocamentos. Rio de Janeiro: UFRRJ e UFRJ.

 
 

KARSBURG, Alexandre de Oliveira (2014), O eremita das américas: a odisséia de um peregrino italiano no século XIX. Santa Maria: Editora UFSM.

 
 

WEHLING, Arno; ZEFERINO, Augusto; MOURA, Aureliano Pinto de; AXT, Gunter e SANCHES, Helen Crystine Corrêa (orgs.) (2014), 100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio. Santa Catarina: Ministério Público.

 
notícias da mídia/outras
Conclusão do Projeto Estado das Artes do Desenvolvimento
 
 

IPEA publica livro da conclusão do projeto “Estado das Artes do Desenvolvimento”, que contou com a colaboração da ABA – capítulo 6 (segunda parte). O livro está disponível no link:  http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/ PDFs/livros/livros/livro_direito_desenvolvimento_brasil_vol01.pdf.

 
ADEDH publica documentos sobre a pesquisa ENAFRON
 
 

A Associação de Defesa em Direitos Humanos (ADEDH) publicou documentos sobre a Pesquisa ENAFRON – Diagnóstico do Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira do Brasil.

 
Congresso de Antropologia UAB-USP
 
 

Confira a publicação das comunicações do último Congresso de Antropologia UAB-USP, que aconteceu em abril, simultaneamente na USP e em Barcelona – Revista Perifèria,  http://revistes.uab.cat/periferia.

 
28 de Junho – Dia Mundial do Orgulho LGBT
 
 

Em comemoração ao Dia Mundial do Orgulho LGBT, O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, preparou um dossiê com materiais diversos. Confira no link  http://www.sertao.ufg.br/pages/ 71037-28-de-junho-dia-mundial-do-orgulho-lgbt.

 
Canal de TV australiano é culpado por racismo
 
 

O Canal de TV australiano foi considerado culpado de racismo ao transmitir informações incorretas de povos indígenas.  

 
Portal sobre Consulta Previa – Dejusticia y Observatorio de Discriminación Racial
 
 

Confira o link de acesso ao Portal sobre Consulta Previa – Dejusticia y Observatorio de Discriminación Racial –  http://consultaprevia.org/#/index.

 
Ford Foundation tem nova diretora
 
 

 
Indígena estende faixa por demarcação na abertura da Copa
 
 

A imagem que nenhum televisão mostrou na abertura da copa, o indígena Guarani pedindo demarcação das terras. A imagem foi ignorada pela transmissão de tevê. Ação foi pensada há cerca de um mês, quando guaranis foram convidados à abertura.

 
Visão Yanomami sobre educação aldeada é tema de palestra do curso de Antropologia
 
 

O Departamento de Antropologia da UFAM realizou no dia 23 de maio de 2014, a palestra “A Educação na Visão dos Yanomami”, com o diretor da Associação Hutukara, Armindo Yanomami, de Roraima. O evento foi realizado no auditório Alalaú, na Faculdade de Educação, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

 
 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support