Informativos

Informativo n° 06/2014 | 31/03/2014 1ª Parte

 
 
  Prorrogada até 15 de abril – Campanha de anuidade 2014
Informativo n° 06/2014  |  31/03/2014
1ª Parte
destaques da ABA
CAMPANHA DE ANUIDADE 2014 PRORROGADA ATÉ 15 DE ABRIL
 
 

Visando possibilitar o pagamento da anuidade 2014, com desconto, aos novos associados e demais associados que ainda não quitaram suas anuidades, a campanha de anuidade foi prorrogada até 15 de abril de 2014. Telefone agora para a secretaria da ABA – 0xx (55) (61) 3307-3754 ou envie e-mail  aba@abant.org.br para verificar sua situação e colocar em dia sua anuidade.
Confira as condições da campanha –  http://www.portal.abant.org.br/images/Noticias/Campanha_para_anuidade_2014.pdf

 
64 Novos/as associados/as e 16 mudanças de categoria
 
 

A ABA dá as boas-vindas aos 19 novos associados efetivos, 04 colaboradores/as, 32 pós-graduandos/as, 03 Correspondentes, 6 aspirantes, e saúda os que agora estão em nova categoria.

Efetivos/as – Andréa Martini (UFAC-FLORESTA), Carla Delgado de Souza (UEL), Débora Allebrandt (McGill University), Fabiela Bigossi (UFRGS), Isadora Lins França (Unicamp), José Cândido Lopes Ferreira (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), José Duarte Barbosa Júnior (UFRN), Juliana Salles Machado Bueno (USP), Julie Sarah Lourau Alves da Silva (Universidade Católica de Salvador), Leonardo Pomponét Cardoso da Silva (UFF), Maria da Conceição M. Cardoso van Oosterhout (UFCG), Maria Grazia Cribari Cardoso(UFRPE), Marivânia Conceição de Araujo (UEM), Patricia Carvalho Moreira (UFPI), Pedro Jose Tótora da Glória (PUC/SP), Queila de Brito Oliveira (INCRA), Roberto Adrian Ribaric (NUPAUB-USP), Rodrigo Oliveira Braga Reis (UFMA) e Vitor Pinheiro Grunvald (USP);

Colaborador/a – Beatriz Giugliani (UFRB), Helenise Monteiro Guimarães (UFRJ), José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA) e Karla Cunha Pádua (UEMG);

Pós-graduandos/as – Adriana Batalha dos Santos (UFF), Alexandre Oliveira Gomes (UFPE), Ana Letícia Aires Ribeiro Ricco (UFRJ), Carla Pires Vieira da Rocha (UFSC), Carolina Souza Pedreira (UNB), Cauê Fraga Machado (UFRJ), Edilma do Nascimento Souza (UFPB), Edivânia Freitas de Jesús (UFGD), Eduardo Araripe Pacheco de Souza (UFPE), Érika Catarina de Melo Alves (UFPB), Erika Giuliane Andrade Souza Beser (UFOPA), George Arruda de Albuquerque (UECE), Jainara Gomes de Oliveira (UFPB), Jefferson Virgílio (UFSC), Jorge Luan Rodrigues Teixeira (UFRJ), Kleb Leite da Silva (UFPI), Laís da Costa Novo (UFSC), Leonardo Leal Esteves (UFPE), Lorenzo Grimaldi (UFPE), Luana Zambiazzi dos Santos (URFGS), Marcílio Dantas Brandão (UFPE), Marta de Oliveira Antunes (UFRJ), Michel Lobo Toledo Lima, (UFRJ), Milton Bortoleto (USP), Naylini Sobral Barboza (UFS), Nicholas Moreira Borges de Castro (UNB), Priscila de Souza Viana (UFS), Ranna Mirthes Sousa Correa (UNB), Rodica Weitzman (UFRJ), Simone de Oliveira Mestre (UFMG), Vanessa Karla Mota de Souza Lima (UFPB) e Virgínia de Santana Cordolino Nunes (UFSC);

Correspondente – Anne Line Dalsgaard (Universidade de Aarhus), Anthony D’Andrea (Universidade de Chicago) e Carla Guerron Montero (Universidade de Delaware);

Aspirantes – Alessandra Caroline Ghiorzi (UFMT), Armando Manoel Neto (USP), Júlia Capdville (UNB), Maria Cristina Coelho Xavier de Oliveira (UNIFESP), Mariana Zarpellon (UFPR) e Pedro Paulo Skinner (UFBA);

Mudanças de categoria (pós-graduandos/as para efetivos/as) – Alessandra de Andrade Rinaldi (UFRRJ), Andressa Lídicy Morais Lima (UAB- Universidade Aberta do Brasil), Artionka Manuela Góes Capiberibe (UNIFESP), Barbara Maisonnave Arisi (UNILA), Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (FUNBOSQUE), Danilo César Souza Pinto (UESB), Guillermo Vega Sanabria (UFRJ), Isis Leal e Silva (UFF), Jonas Henrique de Oliveira (UESPI), Margarida do Amaral Silva (UFG), Marisa Barbosa Araujo Luna (UFRR), Paula Layane (UEMA), Rolf Malungo de Souza (UFF), Verlan Valle Gaspar Neto (UNIFAL), Wagner Xavier de Camargo (FAPESP)

Mudanças de categoria (pós-graduando/a para colaborador/a) – Lucas Melo (UFRN)

A Comissão que analisou as propostas de candidatura, aprovadas pelo Conselho Diretor da ABA, foi liderada pela Vice-Presidente Ellen Woortman e formada pelos Diretores Antônio Carlos de Souza Lima, Carlos Steil, Heloisa Almeida e Márcia C. Farias Rufino. As candidaturas foram aprovadas pelo Conselho Diretor formado pela Diretoria, pelos ex-presidentes e pelos conselheiros eleitos.

 
29ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)
 
 

Tema: Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras
Data: 03 a 06 agosto de 2014
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Site:  http://www.29rba.abant.org.br

PLS – Prêmio Lévi-Strauss
 http://www.29rba.abant.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1130;
Modalidade A – Pôster / Inscrição: 10 de março a 15 de abril de 2014
Modalidade B – Artigo / Inscrição: 10 de março a 11 de maio de 2014

PDH – Prêmio Direitos Humanos
 http://www.29rba.abant.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=177;
Inscrição: até 26 de maio de 2014

Confira o regulamento da Mostra Hipermídia e Etnografia Sonora:  http://www.29rba.abant.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=280;
Inscrição: 01 de março a 15 de abril de 2014

Consulte as regras e prazos:
 http://www.29rba.abant.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=26;

 
Chamada de contribuições para o segundo número de Novos Debates
 
 

Novos Debates é um novo espaço para  novas  ideias. Trata-se  de  um fórum de publicações, promovido pela Associação Brasileira de Antropologia, voltado a pesquisadoras/es profissionais e aquelas/es em formação em antropologia. Pretende- se um espaço de divulgação ampla e reflexão crítica sobre a produção antropológica contemporânea, através  de modelos  alternativos  de debates  e contribuições. Novos Debates  representa  a  criação de um espaço dinâmico de diálogo, opiniões, trocas e embates  importantes  para  a  formação  das  novas  gerações  de pesquisadoras/es
em antropologia. As contribuições  devem ser enviadas até 31 de abril de 2014, para o e-mail  novosdebates@gmail.com. Informações: Chamada.

Acesse aqui alguns dos artigos do primeiro número de Novos Debates.

 
ABA lança o Dicionário crítico das ciências sociais dos países de fala oficial portuguesa
 
 

Organizadores: Livio Sansone e Cláudio Furtado
Clique aqui para visualizar.

 
CAI participa de Seminário Interuniversitário “Terras Indígenas e Crescimento Econômico: Tempo de Dúvidas e Desafios”
 
 


Ricardo Verdum (CAI-ABA), Luis Fernando Scheibe (UFSC), Felipe Amim Filomeno (UFSC) e o moderador da sessão

O seminário acontece nos dias 24 e 25 de março, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, e é promovido pela Udesc (PetGeo), UFSC (Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica), Univali e Unisul, com apoio da ABA e Funai. A mesa do dia 24 contou com a participação do secretário da CAI, o antropólogo Ricardo Verdum, que versou sobre a situação dos direitos dos povos indígenas no país no atual momento, sob forte pressão dos interesses neo-desenvolvimentistas (obras de infraestrutura, agronegócio etc.). Participam do evento cerca de 80 alunos e alunas do Curso de Licenciaturas Indígenas da UFSC vindos das aldeias Xokleng, Kaigang e Guarani, além de professores e acadêmicos não indígenas. Confira o cartaz do evento:  http://noticias.ufsc.br/2014/03/seminario-interuniversitario-debate-terras-indigenas-e-crescimento-economico/.

 
Conferência Livre e preparatória da 1º COMIGRAR
 
 


No sábado, dia 22 de março passado, o Comitê Migrações e Deslocamentos da ABA organizou a Conferência livre da ABA para a I COMIGRAR. A I COMIGRAR (1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio) a ser realizada nos dias 30 e 31 de maio de 2014, na cidade de São Paulo, é coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros – DEEST, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações – OIM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- PNUD.

Seu objetivo é reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos, servidores públicos, representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio, para uma reflexão coletiva e elaboração de aportes para a construção da Política e do Plano Nacionais de Migrações e Refúgio.
A Conferência Livre da ABA produziu um documento com as propostas formais para a I COMIGRAR.
Uma série de contribuições de associados da ABA enviadas para o site do evento ( http://conferencialivreaba.wordpress.com) juntamente com novas propostas foram debatidas por todos os que participaram presencialmente do evento. As propostas finais foram votadas, assim como foram eleitos dois delegados para representar a ABA no I COMIGRAR, respectivamente Márcia Anita Sprandel e Igor José de Renó Machado.
Veja as fotos aqui.

 
Reunião na Ford
 
 


A Presidente da ABA, Carmen Rial, acompanhada do Coordenador da CAI, João Pacheco de Oliveira, do Coordenador do Comitê Quilombos, Osvaldo Martins de Oliveira, e da Consultora do Comitê Quilombos, Eliane Cantarino O’Dwyer, estiveram conversando com o Antropólogo Aurélio Vianna (Diretor Sênior de Programas – Desenvolvimento Sustentável) sobre recentes mudanças na conjuntura política e as ações a serem tomadas para a melhor implementação dos projetos ABA-Ford.

 
PPGAS UFRGS comemora 40 anos
 
 


A ABA, através da Presidente Carmen Rial e do Diretor Carlos Steil (Coordenador do PPGAS/UFRGS), ofertaram ao Chefe do Departamento de Antropologia, Arlei Damo, placa em agradecimento a participação dos professores do PPGAS/UFRGS na Associação. O evento contou com homenagens a Claudia Fonseca (coordenadora da Comissão de Direitos Humanos) e ao ex-presidente Ruben Oliven, entre outros. O PPGAS/UFRGS comemorou o seu aniversário com uma programação intensa. Roque Laraia, Presidente de honra da ABA, abriu o evento que foi encerrado por Marisa Peirano.
Confira aqui o cartaz com a programação e aqui as fotos do evento.

 
ABA assina em conjunto a nota pública de repúdio contra editorial do Estadão e nota da CNA
 
 

Cerca de 80 institutos de pesquisa, grupos de assessoria jurídica popular, organizações de direitos humanos do Brasil lançam nota de repúdio ao editorial do Jornal O Estado de S. Paulo, de 3 de março deste ano, intitulado “Drible do Judiciário”. Na mesma esteira do artigo “Contra a Lei”, da senadora Kátia Abreu, publicado na Folha de S. Paulo, e da nota da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o editorial ataca propostas de mediação de conflitos fundiários rurais e deslegitima o direito à terra por comunidades, povos tradicionais e camponeses.

 
Inauguração do site da Vibrant na plataforma Revues.org
 
 


Temos o prazer de comunicar a conclusão de colocação online do site da Vibrant na plataforma Revues.org. Em breve, anunciaremos a colocação online do site, na página inicial do portal OpenEdition ( http://www.openedition.org/) e na Newsletter do Open Edtion (50.000 assinantes).

 
Immigration, Work and Nationality – Parte 2 do dossiê Migração e Exílio da VIBRANT
 
 

Vibrant, Vol. 10, n. 2 –  http://www.vibrant.org.br/issues/v10n2/

Editores do dossiê: Bela Feldman-Bianco, Liliana Sanjurjo, Desirée Azevedo & Douglas Mansur da Silva

Part 2: Immigration, Work and Nationality

The Experience of Guestworkers at a United States Tourist Resort
Guilherme Mansur Dias

Para pensar las redes transnacionales: Itinerarios e historias migratorias de los capoeiristas brasileños en Madrid
Menara Lube Guizardi

 

Você já pagou sua anuidade da ABA? Entre em contato agora com a secretaria administrativa (0xx 55 61 3307-3754 ou  aba@abant.org.br) e mantenha a ABA como uma voz ativa na academia e na política pública. E não esqueça de enviar uma foto 3×4 para ter uma carteirinha personalizada.

in memoriam
Falecimento de João Baptista Cintra Ribas (09/03/14)
 
 

A ABA, através do Comitê Deficiência e Acessibilidade, comunica com profundo pesar o falecimento do antropólogo João Baptista Cintra Ribas. João era doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pela USP, defendendo em 1996 a seguinte tese “Pedágio: um estudo sobre portadores de deficiência física que trabalham como vendedores de Mentex nos semáforos da cidade de São Paulo”, em uma época em que o campo dos Disability Studies ainda era bastante incipiente no país. Em vida, João foi um grande ativista da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, tendo atuado até então como coordenador do setor de Diversidade & Inclusão do Programa Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, na Serasa Experian. Suas ideias, presentes em seus textos, anteciparam boa parte das questões contemporâneas envolvendo os direitos das pessoas com deficiência à participação social em diversas esferas da vida cotidiana. Manifestamos nossas condolências aos seus familiares, amigos e amigas.

 
Falecimento de Eduardo Coutinho (02/02/14)
 
 

“É uma necessidade imperiosa ter a colaboração do outro. E essa adesão ao objeto implica uma postura que chamo de vazio, no sentido de que o que me interessa são as razões do outro, e não as minhas. Então, tenho de botar as minhas razões entre parênteses, a minha existência, para tentar saber quais são as razões do outro, porque, de certa forma, o outro pode não ter sempre razão, mas tem sempre suas razões.”
(Eduardo Coutinho, “Cinema: entre o real e a ficção”, Interseções, 2003).
A ABA lamenta a morte repentina e trágica de Eduardo Coutinho, cuja obra pôs em cena, nos últimos 30 anos, as experiências e as palavras de brasileiros pobres, realizando uma inigualável sondagem histórica, a contrapelo das representações dominantes. Filme a filme, Coutinho também pensou o cinema, decantando em sua práxis (e nos debates que se seguiam) um inquieto pensamento – poderíamos mesmo dizer uma teoria – do cinema documentário. Lapidando seu método de modo a investir nas narrativas singulares de pessoas comuns, cujas faces compõem uma galeria complexa e plural, o cinema de Coutinho, em sua busca das “razões do outro”, não cessa de indagar nossos pressupostos, categorias, imagens e conhecimentos prévios.

 
eventos
Eventos no Brasil
 
 

Mesa-redonda: Povos Indígenas e a Ditadura Militar – a questão indígena de 1964 até hoje
Data: 01 de abril de 2014
Local: Museu do Índio, Rua das Palmeiras, nº 55, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Informações: Divulgação

 
 

Palestra e Debate: Análise Causal Inference
Data: 01 de abril de 2014
Local: UERJ – Instituto de Medicina Social
Informações: Cartaz

 
 

Seminário: Perspectivas sobre Desigualdades
Data: 02 de abril de 2014
Local: PUC-Rio, Sala 102-K
Informações: Cartaz

 
 

Seminários do DAN/UNB (1º semestre/2014)
Data: 02, 09 e 23 de abril; 07 e 21de maio; e 11 de junho de 2014
Local: Departamento de Antropologia / UnB
Informações: Programação

 
 

Ciclo de Conferências A “questão pós” nas Ciências Humanas – pós-estruturalismo, pós-modernidade e pós-colonialidade
Data: 08 de abril; 06 e 27 de maio; 05 de junho; 19 de agosto; 09 e 23 de setembro; e 16 de outubro de 2014
Local: Unisinos
Informações:  http://www.unisinos.br/eventos/a-questao-pos-nas-ciencias-humanas-posestruturalismo
-pos-modernida-ex121212/21689

 
 

III Colóquio Internacional Sobre Povos e Comunidades Tradicionais
Data: 22 e 25 de abril de 2014
Local: Campus da Universidade Estadual de Montes Claros
Informações:  http://www.ppgds.unimontes.br/terceirocoloquio/

 
 

VI Simpósio de Ciências Sociais
Data: 05 a 07 de maio de 2014
Local: UFG, Campus Catalão
Informações:  http://www.visimposiodecienciassociaiscacufg.blogspot.com.br/

 
 

Colóquio Instituições Judiciais e Debate Político
Data: 06 e 07 de maio de 2014
Local: IFCH / UFRGS
Informações:  http://www.ufrgs.br/cienciapolitica/coloquio-instituicoes-judiciais-e-debate-politico-na-amercia-latina

 
 

VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura – ABEH
Data: 07 a 09 de maio de 2014
Local: UFRGS
Informações: Divulgação

 
 

II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES) – II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) – V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso.
Data: 14 a 16 de maio de 2014
Local: Unochapecó
Informações: www.unochapeco.edu.br/sicdes2014

 
 

I Seminário do Laboratório de Estudos sobre Tradições (LETRA)
Data: 03 a 05 de junho de 2014
Local: Campina Grande/PB
Informações: Programação

 
 

IV Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas / América Latina: Espaços e Pensamentos: Corpos locais e mentes Globais – Sociedade – Política – Economia e Cultura
Data: 25 a 29 de agosto de 2014
Local: Campus da UERJ – Maracanã – Rio de Janeiro-RJ
Informações:  http://www.ivcongressonucleas.com/

 
 

Curso Constitucionalismo e territorialidades em perspectiva comparativa na América Latina – Parte da programação do RELAJU
Data: 08 e 09 de setembro de 2014
Local: Ceppac/UnB
Informações:  http://relajubrasil.wordpress.com/

 
 

IX Encuentro de la Red Latinoamericana de Antropología Jurídica (RELAJU)
Data: 09 a 12 de setembro de 2014
Local: Pirenópolis/Brasil – 2014
Informações:  http://relajubrasil.wordpress.com/

 
 

38º Encontro Anual da ANPOCS
Data: 27 a 31 de outubro de 2014
Local: Caxambu/MG
Informações:   http://portal.anpocs.org/portal/index.php

 
Eventos no Exterior
 
 

Congresso da Comissão de Antropologia Urbana da IUAES
Data: 08 a 10 de julho de 2014
Local: França/Paris
Informações: Divulgação

 
 

Congresso de História e Arqueologia
Data: 28 a 31 de julho de 2014
Local: Atenas/Grécia
Informações: Divulgação

 
 

Congresso conjunto: Sociedade Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) e Society for Social Studies of Science (4S)
Data: 20 a 23 de agosto de 2014
Local: Buenos Aires, Argentina (Hotel Intercontinental)
Informações:  http://www.4sonline.org/meeting

 
 

Coloquio Prácticas culturales, subjetividad y globalización en América Latina
Data: 22 e 23 de outubro de 2014
Local: UNAM – México
Informações: Cartaz

 
 

Society for visual anthropology 2014 – Film e media Festival
Data: 04 a 06 de dezembro de 2014
Local: Washington/DC
Informações: Cartaz

 
 

1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILP ) / XII Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB)
Data: 01 a 05 de fevereiro de 2015
Local: Lisboa/Portugal
Informações:  http://www.ailpcsh.org/index.php

 
Exposições
 
 

O Repto da Europa – A representação das cidades europeias nas bibliotecas régias: Ajuda, Mafra e Vila Viçosa
Data: 07 de março a 19 de abril de 2014
Local: Paço Ducal de Vila Viçosa, Terreiro do Paço, Vila Viçosa – Portugal
Informações:  http://www.fcbraganca.pt/eventos/exposicoes/repto.htm

 
 

Abel Viana – Paixão pela Arqueologia
Data: 07 de março a setembro de 2014
Local: Paço Ducal de Vila Viçosa, Terreiro do Paço – 7160-251, Vila Viçosa – Portugal
Informações: Cartaz /  http://www.fcbraganca.pt/

 
 

Aquimesmo. Niterói vista pelas lentes de Pedro Vasquez
Data: 21 de março a 13 de maio de 2014
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Informações: Cartaz

 

DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE NOTÍCIAS, O INFORMATIVO DA ABA SERÁ ENVIADO EM DUAS PARTES. AQUI TERMINA A PRIMEIRA PARTE DESTE INFORMATIVO E AMANHÃ RECEBERÁ A SEGUNDA PARTE.

 

Associação Brasileira de Antropologia
Gestão Diálogos Antropológicos: expandindo fronteiras (2013-2014)

Presidente Carmen Rial (UFSC)

Vice-Presidente Ellen Fensterseifer Woortmann (UnB)
Secretário Geral Renato Monteiro Athias (UFPE)

Secretário Adjunto Manuel Ferreira Lima Filho (UFG)
Tesoureira Geral Maria Amélia S. Dickie (UFSC)
Tesoureiro Adjunto Andrea de Souza Lobo (UNB)

Diretores
Antonio Carlos de Souza Lima (MN/UFRJ)
Marcia Regina Calderipe Farias Rufino (UFAM)
Heloisa Buarque de Almeida (USP)
Carlos Alberto Steil (UFRGS)

Informativo ABA
Edição: Carine Lemos
Diagramação: Roberto Pinheiro

Universidade de Brasília
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Asa Norte
Prédio Multiuso II (Instituto de Ciências Sociais) – Térreo – Sala BT-61/8
Brasília/DF Cep: 70910-900
Tel/Fax:  (61) 3307-3754      

Para correspondência:
Caixa Postal 04491
70.904-970
Brasília/DF

Informativos dos anos anteriores

Informativos 2018
Informativos 2017
Informativos 2016
Informativos 2015
Informativos 2014
Informativos 2013
Informativos 2012
Informativos 2011
Informativos 2010
Informativos 2009 
Informativos 2008
Informativos 2007
Informativos 2006

Endereço postal:

Caixa postal 04491
Brasília/DF
CEP: 70842-970

Endereço físico:

UNB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa norte
Prédio do ICS - instituto de Ciências Sociais
Térreo - Sala AT-41/29 - Brasília/DF
CEP: 70910-900

Contato:

E-mail: aba@abant.org.br
Tel/fax: +55 (61) 3307 3754
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 09h às 17hs

© Copyright 2019 Associação Brasileira de Antropologia - Todos os direitos reservados. Por GB Criação de sites e Temas Wordpress

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support